Pesquisa

domingo, 17 de julho de 2011

Somando paciência e amor

Leitura: ESE cap. 20 item 4
Prece inicial


Objetivos: Levar a criança a entender, que é no lar que devemos receber as primeiras lições de amor. É indispensável em qualquer aprendizado o uso da paciência e da moderação. Educar é mostrar o caminho, deixando a escolha ao educando. Somente a constante e paciente repetição dos ensinamentos faz que os valores educativos sejam assimilados. É no lar que aprendemos a falar, sentir e viver o Evangelho.  Cumprindo nossas obrigações o mais fielmente possível, com amor e muita paciência e assim iniciaremos em nosso lar a sementeira de uma Nova Era.


Estudo: Narrar a história  “Os cartões verdes”

      Armandinho era um menino de três anos muito esperto e simpático. Pele morena, olhos pretos e grandes como duas jabuticabas, rostinho bem redondo. Mas, talvez por ser muito mimado, queria que todos fizessem as suas vontades.
      - Quero a pipoca da Daniela...
      - Quero o sorvete da Aninha...
      - Quero... Quero... Quero...
      Por mais que a mãe explicasse, com amor e muita paciência, Armandinho abria o bocão e batia o pé...

      As irmãs maiores também estavam trazendo alguns problemas. Aninha vestia as roupas da Daniela sem pedir e acabava em briga...  Daniela por sua vez saía para conversar com suas amigas sem arrumar o quarto, nem concluir as tarefas escolares...
      E a mamãe estava ficando cansada e triste. O papai entrou de férias do trabalho e resolveu ajudar a família.
      Acordou bem cedo, chamou os filhos e mostrou vários cartões verdes e vermelhos. Avisou que cada vez que os filhos tivessem atitudes de respeito e ajuda à família ganhariam um cartão verde. Mas se fizessem coisas erradas, ganhariam um cartão vermelho.
       A cada dez verdes, ganhariam um prêmio: um sorvete ou um saco de pipocas.

       No final do primeiro dia, quando o papai mostrou os cartões, foi uma tristeza! Muitos cartões vermelhos e bem poucos verdes. Os filhos ficaram surpresos. Nem tinham percebido as coisas erradas que fizeram. Mas papai explicou com paciência o motivo de cada cartão.
        Depois de alguns dias, todos estavam prestando mais atenção ao que faziam. E cada um foi ganhando cartões verdes. Depois sorvetes e sacos de pipoca... Até o Armandinho, que era muito esperto.
        A mamãe voltou a ficar bem disposta e alegre...
        Papai com seu Amor e uma boa dose de paciência nos ensinou a cumprir nossa pequenos obrigações e todos nós ficamos bem mais felizes...
   

Atividade 1: A critério do evangelizador.


Prece final: Todos devem envolver seus lares em vibrações de muito amor.

Um comentário:

  1. muito linda, é necessário falarmos de paciência e amor, ainda mais na periferia, onde as crianças são tão carentes, parabéns pelo lindo trabalho, abçs

    ResponderExcluir