Pesquisa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Do Maravilhoso e do Sobrenatural - 0-10 anos

OBJETIVOS: Compreender o significado de maravilhoso e de sobrenatural;  Compreender que nada há de maravilhoso e de sobrenatural na atuação dos Espíritos, tudo está na lei natural; Compreender a necessidade do estudo sobre o Espiritismo, para entendermos cada vez mais os fatos que acontecem à nossa volta, e que nada têm de maravilhosos e sobrenaturais. São perfeitamente explicáveis; Compreender o significado de milagre e a impossibilidade de que um aconteça.


SENSIBILIZAÇÃO :  O Evangelizador deverá utilizar um pequeno ímã para mostrar às crianças a sua capacidade de atrair partículas de ferro. Explicar a elas porque acontece essa atração das partículas de ferro. O ímã tem uma força chamada magnetismo que atrai. Lembrar conquistas da tecnologia moderna, mostrando  o telefone celular, como um  recurso extraordinário se vistos sem a devida explicação científica.


ESTUDO: Convide-as a ouvirem a história “A Eficácia da Prece” mostrando as figuras.

Fig.1 – Bruno é o irmão de Cláudia. Ele parece muito doente. O que será que ele tem?
Bruno está com uma forte crise de bronquite e quase não consegue respirar. Já é tarde e mamãe deu o remédio que o médico mandou, mas Bruno ainda não melhorou.
Mamãe e Cláudia estão muito preocupadas.
Cláudia até chorou com  medo que o irmão não fique bom. Mamãe diz que vai usar um remédio que sempre dá certo nessas horas.

Fig.2 – Mamãe diz a Cláudia para ficar calma e ir dormir. Mas recomenda:
Cláudia, não se esqueça de rezar antes de dormir.
Para que, mamãe? O Bruno já está doente mesmo, não tem mais jeito, não! Diz Cláudia.
Tem jeito sim, Cláudia. Tem que rezar para pedir a Deus que ajude seu irmão a melhorar – responde a mãe.

Fig.3 – Cláudia vai para o seu quarto. Mas a mãe volta ao quarto do filho para ver como Bruno está. Bruno continua passando mal. Mamãe fica ao seu lado e reza pedindo a Deus que “tome conta” de Bruno para ele melhorar. Um pouco depois Bruno consegue dormir. Mamãe fica mais tranqüula e vai ver se Cláudia também já conseguiu dormir.
Cláudia ainda está acordada, porque não consegue  rezar pelo irmão. A mãe a orienta a pensar em Jesus e fazer o seu pedido, porque com certeza Jesus vai ajudar Bruno. As duas fazem a prece. Quando acabou de rezar, Cláudia disse para mãe:
Tenho certeza que Bruno vai melhorar.
Ela e mamãe estavam tranquilas depois da oração.

Fig.4 – No dia seguinte Bruno acordou bem melhor.  Cláudia levanta e vai logo ao quarto do irmão, para ver se ele melhorou, muito feliz percebe que o irmão está bem melhor.
Oi! Bruno! Que bom que você melhorou! Parece até um “milagre” você ontem estava tão mal. O que é que você quer agora?
Eu quero te contar uma coisa muito estranha que aconteceu comigo ontem.
Ontem?! Mas ontem você estava doente, nem saiu da cama!
É por isso mesmo que é estranho. Mas olha quem chegou! É a mamãe.
Cláudia vai logo dando a boa noticia a mamãe.
- Veja que “milagre” mamãe o Bruno melhorou....
Bruno fala com a mamãe:
Mamãe quando você estava rezando aqui ao lado da minha cama, eu estava de olhos fechados, mas eu vi uma coisa que aconteceu! Eu vi um velhinho de barba branca aparecer do seu lado. Ele era todo iluminado. Ele ficou parado um tempo, depois olhou bem para mim e botou a mão na minha testa e no meu peito, depois ele colocou a mão na sua cabeça, pensou... e aí... ele sumiu. Eu não vi mais ele, só acordei agora.
Crianças não existem milagres, o que aconteceu foi que os amigos espirituais ouviram as nossas preces – falou a mamãe

     Tudo o que aconteceu com o Bruno, pode ser explicado. O nosso pensamento voa pelo ar e encontra o pensamento do nosso amigo espiritual.  E como é que o Amigo Espiritual faz para responder a nossa prece?
     O pensamento dele tem muita força e com o pensamento forte ele consegue fazer muitas coisas.
     Quando também colocamos força no nosso pensamento, ou seja , quando temos fé, esse pensamento fica forte e os amigos espirituais, a mando de Jesus vêm em nosso auxílio.
     Quando vamos à Casa Espírita, na hora do passe, a gente faz a prece pensando em Jesus e nos nossos Amigos Espirituais e pede que eles nos ajudem a ter saúde e alegria. Os amigos Espirituais, pela força do pensamento deles, fazem sair uma energia pela mão do médium que dá o passe, e essa energia vai para a água e vira remédio, entra pelo nosso corpo e trata da nossa doença. É assim que acontece. Foi assim que o amigo espiritual nos ajudou ontem à noite. (Nesse momento o evangelizador pode aproveitar e explicar o processo da água fluidificada).

     Bruno estava surpreso com  todas as informações e perguntou:
- Quer dizer que tudo o que a gente pensa chega até o amigo espiritual?
- Chega, mas na prece é um pouco diferente. A prece para chegar até o amigo espiritual, o nosso pensamento precisa ter força.
Como é que a gente dá força ao pensamento: tendo fé e confiança em Deus e nos Amigos Espirituais; fazerndo silêncio e se comportando bem no momento da prece – se na salinha houver o cartaz sobre o as condições para a Prece, mostrá-lo às crianças.

Conversando com as crianças sobre a história:
-  Permita que as crianças observem bem as gravuras;
-  Explore bastante as gravuras;
-  Faça o seu comentário apoiando-se na história que contou, e de acordo com o que você estudou no Livro dos Médiuns;
     -  Leia também: A Gênese, Allan Kardec – cap. XV, itens 38 e 39.

Lembrar as crianças que vários fatos realizados ou vividos por Jesus durante a sua vida na Terra foram chamados de milagrosos, exatamente pelo desconhecimento das leis da Natureza, da mediunidade e da possibilidade de ação do Espírito sobre a matéria. Mas a Doutrina Espírita, revelando muitas verdades sobre o mundo dos espíritos e a influência destes na matéria, explicou a existência dos fluidos, dos fenômenos mediúnicos e anímicos, da força extraordinária da energia mental. O Espiritismo veio, assim, demonstrar que aqueles fatos, então considerados extraordinários, anormais, são perfeitamente naturais e não sobrenaturais. 


CONCLUSÃO: Os fatos tratados como milagres vão sendo explicados como naturais, com a evolução da compreensão humana, devida ao progresso da Ciência. Assim, podemos concluir que os chamados milagres são fenômenos perfeitamente explicáveis, nada havendo neles que represente derrogação das leis da Natureza. Quanto mais progride a Ciência, mais ela ratifica as explicações que a Doutrina Espírita tem dado a respeito de inúmeros fenômenos tidos por mágicos, milagrosos, mostrando estarem eles perfeitamente enquadrados nas leis da Natureza.


ATIVIDADE: Pintar a gravura que mostra a importância da prece, ou Jesus ensinando a orar, ou o caça-palavras, conforme a faixa etária.
Enquanto você ajuda suas crianças a realizarem a tarefa, continue o comentário sobre a aula.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário