Pesquisa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ação dos Espíritos sobre a Matéria - 0-4 anos

OBJETIVOS:  Compreender que os Espíritos são seres inteligentes que vivem no nosso meio, que podem ou não apresentar-se a nós;  Tomar conhecimento de que há no homem três componentes: a alma, o corpo e o perispírito;   Entender que o Espírito é o princípio intelectual e moral, ao qual não se pode atribuir forma determinada, por isso se apresenta sempre revestido de um envoltório (perispírito);  Entender que o perispírito pode tomar a forma e a aparência de acordo com a vontade do Espírito.


SENSIBILIZAÇÃO: Começaremos com músicas  para acalmar. Essas músicas servirão para lembrar tudo o que estamos aprendendo com a Doutrina Espírita: “Nas conchinhas”, “Chuva que cai”, “Deus é bom pra mim”.
Mostrar às crianças a gravura  do corpo e explicar a elas a importância desse corpo para todos nós. Lembrar como nos comunicamos com o mundo em que vivemos através dos 5 sentidos.


ESTUDO:    Narração da história.
Apresentar às crianças a gravura do vovô João (devem ser dois desenhos, um sobreposto ao outro, colado com uma fita durex, onde o primeiro corpo do desenho – que é o espírito- será descolado durante a história).
Vovô João é um homem bem velhinho, é um senhor espírita que também vem ao Centro para realizar estudos durante a semana. Ele é um senhor muito trabalhador, pois além de estudar no Centro, ele também cuida da horta da sua casa, dos gatinhos que ele tem, da sua casinha, e também cuida muito bem do seu corpo, ele sabe que o corpo é um presente de Deus. Quando vovô João vai dormir, o corpinho dele fica na caminha quentinha, e o espírito dele sai do corpinho (descolar um desenho do outro, e segurar o ‘espírito’ do vovô João na mão). O espírito dele passeia, trabalha, visita as pessoas que já estão no Plano Espiritual, e de manhã cedo, volta para o corpinho, que se levanta e vai para mais um dia de trabalho. Epa! Mas o espírito do vovô João parece estar ‘colado’ com alguma coisa no corpinho dele (mostrar as crianças que um desenho está colado no outro com um durex). Falar que o nosso corpinho é que nem o do vovô João, que todos nós temos espírito e corpo, e para colar um no outro, temos o perispírito, (que é o Durex).

             Trabalhar os cinco sentidos. Mostrar a eles uma gravura de Jesus e dizer que para vermos as gravuras, utilizamos os olhos (visão). Levar algo bem perfumado (uma maçã, um sachê) e passar por cada criança, para que cada uma cheire. Perguntar se gostaram do cheiro e dizer que para sentir o cheiro, usamos o nariz (olfato). Pedir para que cada criança  esfregue uma mãozinha na outra, e sintam como a pele delas é macia! Dizer que para sentirmos as coisas, utilizamos o tato. Levar algo que faça barulho (pode ser um sino, campainha, ou até mesmo celular) e dizer que para ouvirmos aquele barulhinho, usamos os ouvidos (audição). Perguntar: que tipo de comida que gosta, e dizer que para sentirmos os gostos das coisas, utilizamos o paladar.
            Falar que vamos passar um a um e mostrar um presente que Deus deu a cada um de nós. Neste momento, passar com um espelho, e fazer com que cada criança se olhe no espelho. Ao final, perguntar o que cada um viu. E complementar as respostas, dizendo que o maior presente que Deus nos deu, para que o Espírito evolua, foi o que vimos no espelho: o nosso corpinho!

CONCLUSÃO: Somos espíritos. O Espírito precisa da matéria (perispírito) para atuar sobre a matéria (corpo).
A grande importância do perispírito é servir de intermediário entre o Espírito que pensa e o corpo que executa as ordens que recebe do Espírito. Todas as manifestações que o corpo executa são feitas através do perispírito, que possibilita essa ação. Nada acontece sem o perispírito.

ATIVIDADE: Desenhar o contorno das mãos e dos pés das crianças e pedir que cada uma diga o que podemos fazer de importante com essa parte do nosso corpo.

Cantar com as crianças a música: Espírito
Esse corpo de carne em que estou encarnado
É um presente que Deus me deu emprestado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário