Pesquisa

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reencarnação e Educação

Leitura: ESE cap. 4 item 18
Prece inicial

Objetivos: Levar a criança a perceber que o Espiritismo nos traz a palavra-chave no processo educativo do nosso espírito – A REENCARNAÇÃO. 

       O filho hoje recebido com tanto carinho e amor é o companheiro de outrora retornando para dar prosseguimento ao trabalho evolutivo. Estamos na Terra em processo de aprendizado e corrigenda, e para que isso aconteça precisamos encontrar novamente os afetos e desafetos para fortalecimento dos laços e ressarcimento dos erros do passado.
       Retornamos à Terra para dar continuidade na tarefa de evolução do Espírito. Para isto, precisamos de um porto seguro onde começar a jornada: a FAMÍLIA.

Estudo: Narrar a história “O neném chegou”.
      A casa estava em polvorosa. As crianças eram uma alegria só. A mamãe fora para o hospital e o neném deveria nascer naquela noite. Seria uma menina; o exame mostrara. Paulo e Lúcia perguntavam toda hora à vovó: - já nasceu? Será que ela é bonitinha? É verdade que o bebê chora quando nasce? E eram perguntas e perguntas... Até que, assim que acordaram, na manhã seguinte, surpreenderam a vovó ao telefone, com um sorriso de orelha a orelha...
      - Nasceu, queridos... Nasceu a nossa menina!
      As crianças não cabiam em si de alegria. Entretanto, à tarde, a vovó percebeu que Lúcia estava muito quieta. A menina, que antes era só sorrisos, mostrava-se, agora, pensativa, muito séria mesmo.
      - O que aconteceu? A vovó perguntou à Lúcia.
      - Sabe, vovó, eu estive pensando... Será que a nossa irmãzinha é um espírito amigo? A tia da Evangelização nos disse que muitas vezes reencarnam na família espíritos que foram até inimigos; é para fazerem as pazes, ela disse...
      - A tia disse a verdade, querida, mas você falou bem: fazer as pazes. Caso a nossa bonequinha tenha alguma diferença com os parentes, nós temos que lhe dar muito amor; ao amor ninguém resiste. E olhe, a mamãe já chega amanhã de manhã...
      Lúcia, ao ouvir isso, esqueceu logo as suas apreensões. Chamou o irmão e juntos enfeitaram o quarto do neném com bolas de gás, bandeirinhas, escreveram cartazes de boas-vindas, enfim, prepararam aquela recepção...
      E, afinal, a mamãe chegou. Trazia nos braços a coisinha mais linda que se possa imaginar, toda envolvida em bonita manta, somente o rostinho rosado e encantador aparecia.
      Paulo e Lúcia, embevecidos, estenderam os braços em direção à irmã e disseram numa só voz. – Seja bem-vinda! Seja quem for, venha de onde vier, será tão amada que, se houver um passado ruim, ele será esquecido. Só o presente conta, o presente e o futuro...

Vera Verônica do Nascimento Cavalcanti

Perguntar, para entender e trabalhar o tema:
- Vocês acham que o espírito que reencarna num lar tem sempre dívidas sérias com os parentes, ou pode ser um grande amigo?
- Como deve ser recebido um bebê que chegue à família?
- Qual o objetivo da Reencarnação?


Concluir: Através da Reencarnação reencontramos espíritos com quem tivemos problemas afetivos anteriores a esta vida, e que hoje se encontram como esposos, pais, filhos e irmãos; E somos convidados à transformação, aprendendo a nos libertar do ódio e da vingança, aprendendo no perdão a lição de amor que o Mestre Jesus nos veio ensinar para que possamos alçar vôo rumo à perfeição.


Atividade 1: Desenhar a história narrada.

Atividade 2: Pedir que cada criança desenhe do quarto do bebê que reencarnou.

Prece final: Todos devem envolver seus lares em vibrações de muita proteção e paz.



“Recebamos na criança de hoje, em pleno mundo físico, o companheiro do pretérito que nos bate à porta do coração, suplicando reajuste e socorro. Estendamos a luz da educação e do amor, diminuindo as sombras da penúria e da ignorância”.
                                                                                   Emmanuel                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário