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quarta-feira, 13 de julho de 2011

Relacionamento entre irmãos

Leitura: ESE. cap. 11 item 10
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Objetivos: Levar a criança a entender o quanto é importante ter um bom relacionamento com os irmãos. E que Jesus veio nos ensinar a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, e que é em família que iniciamos esse processo. Para sermos felizes temos que procurar ter um bom relacionamento em família, e depende de todos nos essa Felicidade.


Sensibilização: Perguntar às crianças: 
- Quem tem irmãos? 
- Vocês brigam com seus irmãos?
- Como fica o ambiente no Lar de vocês quando há brigas? 
- E vocês, como se sentem, quando discutem com seus irmãos?
      Conversar com as crianças que as dificuldades de relacionamento, acontecem como processo de nosso aprendizado. Devemos procurar ter uma relação fraterna com nossos irmãos procurando a solução de todas as desavenças através de diálogo e entendimento entre todos em família.


Refletir: É muito enriquecedor que a criança tenha irmãos, pois ela se destina a viver em sociedade; como se sabe, a vida num mundo competitivo como o nosso é uma luta. Quem não for preparado para essa luta na certa irá ter muitas dificuldades. Os irmãos, são os melhores parceiros para tão importante aprendizado. É convivendo com os irmãos que a criança irá aprender:
- a controlar seus impulsos;
- a suportar leves injustiças;
- a ser contrariada em seus desejos;
- a fazer pequenos sacrifícios;
- a ter em conta os direitos alheios;
- a partilhar suas coisas, inclusive o afeto dos pais, preparando-se, assim, para ser um elemento bem ajustado no meio social.
      A função essencial dos irmãos é propiciar a melhor socialização possível da criança, ensinando-a a conquistar o seu lugar no meio dos outros, respeitando o lugar dos outros; é despertar nela a capacidade de enxergar, ouvir e amar o outro, desenvolvendo em si o sentimento de fraternidade.
      “Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam os primeiros. Eis porque os segundos constituem uma lei da Natureza. Quis Deus que, por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos.”

                                                                                       
Estudo: Narrar a história: O Desvio

      Eu e meus irmãos vivíamos brigando uns com os outros, quando éramos crianças. Teimosos e obstinados, cada qual queria a coisa do seu modo.
      Um dia papai levou-nos à estação de trem par assistir a chegada de um trem de passageiros. Mal chegamos, ouvimos o apito de um trem de carga que vinha na direção oposta.
      - Estão vendo? Disse-nos papai. Dois trens vêm chegando, em direções contrárias. Que é que vai acontecer?
      Nem respondemos. Deixamo-nos ficar ali, mudos de espanto e de medo, à espera da colisão que julgávamos inevitável.
      Mas, dali a pouco o trem de carga mudou de direção e entrou em um desvio. O trem de passageiros ganhou a estação sem nenhuma dificuldade.
      Enquanto os viajantes desciam tranquilamente, papai se voltou para nós e disse:
      - Vocês viram? O mesmo acontece às pessoas. Todos nós tentamos seguir em direções diversas, no mesmo leito da estrada, que é a vida. E se não usarmos os desvios, podemos esperar  por um desastre na certa. Há muitos desvios à nossa disposição: chamam-se paciência, amor fraterno, tolerância e bom senso. Não só as crianças, mas os adultos também, e até as nações se entenderiam muito melhor se lembrassem de usar os desvios.
      Nunca mais nenhum de nós esqueceu a lição. E todas as vezes que nos vemos na eminência de um choque de opiniões, lembrando-nos daquele desvio e sempre conseguimos, com bons resultados, resolver os problemas.

Atividade: Desenhar a história ou outra a critério do evangelizador.

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