Pesquisa

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Há Espíritos? III - 5-10 anos

OBJETIVOS: Constatar que o Espírito pode comunicar-se com o homem;  Verificar a importância do perispírito no processo da comunicação.


SENSIBILIZAÇÃO: Colorir, recortar e colar. Trazer a gravura ampliada e junto com as crianças montar o quadro seguindo as instruções do próprio desenho. Após as atividades, interrogar as crianças, dialogando com elas:
-   Vocês notaram que cada um dos animais possui um corpo especial para viver no seu ambiente?

-   Será que nós poderíamos viver na água ou no ar?
Portanto, Deus fez corpos apropriados para cada ambiente da Natureza.


ESTUDO: Narração através das gravuras
Conta-nos o apóstolo Mateus, no seu Evangelho, que logo depois do nascimento de Jesus, o rei Herodes soube que Ele era o Messias esperado pelo povo, como enviado de Deus, e, maldosamente, mandou matá-lo.

DESENHO Nº 01
Um Espírito de luz, sabendo da intenção do rei, aproveitou o desprendimento do Espírito José de Nazaré, pelo sono, dizendo-lhe: José, leva o menino e sua mãe para o Egito. E eles foram, atendendo ao conselho.
DESENHO Nº 02
Tempos depois, novamente o Espírito de luz, servindo-se do sono de José, apareceu-lhe em sonho, dizendo-lhe: Volta para Israel, porque o rei Herodes já morreu.
Assim, o menino Jesus foi salvo por iluminado Espírito que, servindo-se do sono de José, deu-lhe avisos através do seu Perispírito.

Converse com as crianças, estabelecendo um ambiente agradável na salinha.
-  Permita que elas observem bem as gravuras;
-   Explore bastante as gravuras;
-   Faça o seu comentário de acordo com o que você estudou no Livro dos Médiuns.
Mostre às crianças (nas figuras) o corpo espiritual, chamado Perispírito, que todos nós temos.
O nosso estudo de hoje é a respeito desse corpo espiritual do pai de Jesus, que vocês estão vendo, nos desenhos, fora do corpo de carne.
Kardec denominou esse corpo de Perispírito.
Os desenhos mostram, também, o fio que liga os dois corpos. Ele se chama cordão fluídico ou cordão de prata, apropriado para ligar o corpo de carne ao corpo espiritual.
O Perispírito é formado por uma substância vaporosa, fluídica, bastante grosseira para os Espíritos, mas que pode elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira.
Assim como o corpo do peixe é apropriado para viver na água, o Perispírito é corpo espiritual destinado a servir, no Mundo Espiritual, ao Espírito.


CONCLUIR com as crianças que somos espíritos imortais, que hoje espíritos encarnados, vestimos um corpo de carne para nos comunicarmos uns com os outros, e existe em nós um  outro corpo chamado perispirito que nos permite também nos comunicar com espíritos desencarnados, através do sono ou da vigília.


ATIVIDDE: Pintura de uma das gravuras


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário