Leitura: ESE cap. 1 item 3
Prece inicial Objetivos: Compreender que JESUS, a fim de instruir-nos, viveu a fraternidade pura, auxiliando os homens felizes e infelizes, os necessitados e doentes. Nos explicou que somos no mundo uma só família e que por isso todos somos irmãos com o dever de ajudar-nos uns aos outros. Na condição de aprendizes do nosso divino Mestre, devemos seguir-lhe o exemplo.
Estudo: Narrar a história: “A Lição de Jesus”
Era um dia maravilhoso. Os camponeses faziam a colheita, após uma plantação muito proveitosa. A terra estava impregnada do perfume das flores, o céu apresentava-se muito azul, os passarinhos cortavam os ares com seu canto mavioso e as borboletas pousavam de flor em flor.
Um perfume delicioso enchia o caminho por onde Jesus passava com seus discípulos. Ele havia proposto que subissem ao alto da colina. Lá chegando, Jesus parou perto de uma árvore frondosa e disse:
- Descansai aqui, sossegai os vossos espíritos e harmonizai vossos corações, pois tenho muito a vos dizer. Todos sentaram-se, fitando, embevecido, o rosto meigo de Jesus. Este falou do amor, do perdão, da alegria, da paz e do reino de Deus.
Enquanto o Mestre falava, um velhinho chegou bem perto e, olhando-o, ficou a ouvi-lo, comovido. Quando o Mestre terminou, ele disse:
- Mestre, era meu desejo ajoelhar-me, voltar todo o meu espírito para Deus e orar, mas minha língua está emperrada. Ensina-me a orar!
E Jesus disse:
- Quando orardes, deixai o vosso coração falar. Nesse momento, é o meu coração que fala assim:
Pai Nosso, que estás no céu,
Santificado seja o Teu Nome,
Venha a nós o teu reino,
Seja feita a Tua Vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje,
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
Não nos deixes cair em tentação.
Livra-nos de todo mal, porque teu é o reino, o Poder e a Glória para sempre.
Assim seja!
E, então, já era noite e Jesus caminhou, descendo a colina, e todos o seguiram, repetindo baixinho a prece que Ele lhes ensinara.
Conversar com as crianças sobre a história.
- Verificar quem sabe um pedacinho dessa prece que Jesus ensinou e se deseja explicá-lo para o grupo;
- Dialogar a respeito do trecho comentado e de outros mais;
- Dizer que, um dia, um garotinho que ouvia a mãe repetir, diariamente, na prece noturna: “O pão nosso de cada dia dai-nos hoje...”, intrigado, indagou: Mãe, por que pedir todo dia a mesma coisa? Por que a senhora não pede logo, o pão da semana toda? A irmãzinha se antecipou, dizendo: Não seja bobo, Pedrinho, se ele der o pão da semana toda, o pão fica duro!.
- Deixem que comentem o caso e procurem interpretar a frase corretamente, esclarecendo que devemos pedir forças e inspiração para garantirmos o nosso suprimento e daqueles pelos quais somos responsáveis, ao longo de uma vida decente e com desapego.
Conclusão: JESUS deu um grande exemplo auxiliando, amparando, esclarecendo a todos. Veio nos trazer a mensagem que somos todos filhos de um só DEUS e, portanto uma só FAMÍLIA.
Atividade: Distribuir as atividades anexas, para que sejam desenvolvidas pelas crianças.
Sugestão: Podemos fazer um acróstico com as palavras FAMILIA COM JESUS.
(Veja o exemplo em anexo) Cada criança fala uma palavra que tenha a ver com o que precisamos para viver bem em família (O evangelizador deverá auxiliar as crianças menores).
F raternidade
A mor
a M izade
I nteligencia
L ealdade
I nstrução
A uxiliar
C
O
M
J
E
S
U
S
OBS.: Não esqueça de fazer a prece final, envolvendo todos os lares em harmonia, paz e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário