Pesquisa

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A missão no Lar

Leitura: ESE cap. 14 item 3 (1º parágrafo)
Prece inicial

Objetivos: Levar a criança a entender que todos têm uma missão no Lar. Cada um tem sua função, por menor que seja; desempenhando-a contribuímos para a harmonia no lar.
      Ao amor é necessário juntar a estima, o respeito, a obediência, para que o dever e o direito dos pais e filhos, no cumprimento da caridade, sejam iniciados no próprio Lar.

Sensibilização: Apresentação de gravuras onde apareçam membros de uma família em atividades. Iniciar um diálogo com o grupo, sobre a ocupação de cada um. Abordar de forma acessível à criança.

Estudo: Narrar a história.

      André e Lucas são amigos inseparáveis, sempre juntos na escola e são da mesma escolinha de futebol. Porém, André está sempre reclamando de tudo, não obedece. No futebol é indisciplinado: se comete falta e é advertido, se revolta e até é expulso da partida.
      Era sexta-feira e como de costume, André chega em casa revoltado pois seu time havia perdido o jogo devido sua indisciplina. 
     Sua mãe como sempre envolvida com os afazeres domésticos, após um dia de trabalho profissional fora de casa – diz: Eu pedi para você limpar o quarto e fazer a lição, antes de ir ao jogo, mas você nada fez. Você pode ir comigo ao supermercado? Pergunta a mãe de André, que assistia à televisão. 
     – Agora não, estou muito cansado. 
     Bem mais tarde chega seu pai do trabalho, e pergunta como foi seu dia e André começa a reclamar... Para animá-lo, seu pai pede sua ajuda para organizar o churrasco que fará amanhã para a família. Porém, André como de costume fala: - Não posso, pois vou estudar na casa do Lucas. Seu pai sai desanimado e muito triste...
      No sábado, André chega à casa do amigo e observa Lucas polindo o carro de seu pai. Logo que termina o que estava fazendo, Lucas convida o amigo a entrarem em sua casa para estudarem e conversarem. André observa a harmonia que reina no Lar do amigo. Sua mãe está com um ar tranquilo e o recebe com um belo sorriso, e pergunta a Lucas: - Meu filho, você lavou o quintal? Lucas responde: É claro e coloquei o lixo lá fora também.
      André observa tudo surpreso... Os meninos estudaram e conversaram. E logo a mãe de Lucas chama-os para o lanche bem gostoso feito com muito amor... Estava uma delícia. Mais uma vez André observa o ambiente maravilhoso da casa do amigo e fica pensando... Poxa! Quando chego em casa está tudo sempre bagunçado e minha mãe correndo para por tudo nos lugares. Eu nunca ajudo, estou sempre vendo televisão. Minha mãe sempre triste e cansada, pois tem que arrumar tudo sozinha. Meu pai chega em casa tarde fazendo hora extra para comprar o material escolar. E eu nem faço minhas tarefas da escola com dedicação.
    André fica pensando em como gostaria que o ambiente do seu Lar fosse como o de Lucas... E percebeu que só reina a harmonia e a felicidade num Lar quando todos fazem a sua parte, cumprindo suas tarefas da melhor forma possível, pensando uns nos outros e procurando fazer todos felizes.
     Na segunda-feira, André chegou da escola e fez logo suas tarefas com amor, limpou seu quarto e varreu todo o quintal. Quando sua mãe chegou do trabalho nem acreditou no que estava vendo: tudo organizado e André todo satisfeito. Seu time havia ganho o jogo e tinha se saído muito bem nas provas. Deu um beijão em sua mãe e agradeceu a Deus pela oportunidade de ter um Lar e de ser muito feliz...

Atividade 1: Proponha um desenho livre, onde cada um desenhe o que pode fazer para contribuir com a harmonia e felicidade de todos no lar.
     
Atividade 2: A critério do evangelizador e conforme o número de crianças e devida às faixas etárias.

Prece final, envolvendo a família de todos em vibrações de amor, harmonia e muita felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário