OBJETIVOS: Entender que o ponto de partida do Espiritismo é a existência da alma, e não os fenômenos espíritas; Distinguir a diferença entre Materialista, Espiritualista e Espírita.
SENSIBILIZAÇÃO: Trazer duas laranjas descascadas, uma doce e outra azeda. Pedir às crianças que olhem as laranjas e digam qual é a laranja doce e qual a laranja azeda. Será que só olhando vamos conseguir descobrir? O que vamos precisar fazer para descobrir qual a doce e qual a azeda? Com certeza vamos precisar provar as laranjas. Nesse momento o evangelizador poderá dar um pedacinho de laranja para que as crianças façam a descoberta. Falar da importância da pesquisa, do estudo, do esclarecimento para fazermos as escolhas certas
ESTUDO: Exposição dialogada
Dizer que estamos iniciando uma nova etapa de novos conhecimentos, em que a presença de cada um será indispensável para que se alcance bons resultados.
- Através de exposição dialogada, apresentar se possível um colar de pérolas:
Conhecemos as pérolas que são fabricadas em máquinas e são usadas em colares, anéis, botões; mas as pérolas verdadeiras formam-se dentro de alguns tipos de ostras e são muito belas, pois têm um brilho especial. São consideradas verdadeiras joias, de grande valor comercial.
Fig. 1- Quem deseja encontrá-las precisa usar roupa e equipamentos especiais, ter disposição para mergulhar, perseverança para procurar muito e coragem para enfrentar os perigos das profundezas dos mares. Mas os que buscam, acham...
Fig. 2- Há outros que desejariam conseguir as pérolas verdadeiras, mas não passam da praia, limitando-se, apenas, a contemplar o mar, sem nenhuma disposição para enfrentar o esforço da procura. E há também os que duvidam da existência das pérolas verdadeiras...
– Será que estes últimos acharão as pérolas?
Dizer que vamos aproveitar as pérolas para fazer uma reflexão. Perguntar:
– Dizem que a Verdade é tão valiosa quanto uma pérola verdadeira. Então, conhecer a Verdade é algo muito valioso. O que significa conhecer a verdade?
Ouvir as opiniões. Apresentar o anexo 1, ler e pedir que reflitam sobre os conceitos.
- Conhecer a verdade é: descobrir o que somos, na essência, além desse corpo que um dia desaparecerá; - Saber por que estamos no mundo e para onde vamos; - Aprender a distinguir o bem do mal em nossas vidas; - Descobrir as riquezas que temos em nós. |
Continuar a reflexão:
Lembrar que a Doutrina Espírita nos auxilia a ter perseverança no estudo até encontrarmos os tesouros que existem em nós, como sementinhas que esperam para germinar.
Fig.3- Dizer que há uma outra semelhança entre o mergulhador e os que vão em busca da Verdade:
- O mergulhador veste uma roupa especial.
- O mergulhador veste uma roupa especial.
- Os que buscam a Verdade devem despir as roupas dos medos, da preguiça, dos preconceitos, vestindo-se apenas com o amor pela Verdade.
- A Doutrina Espírita é essa pérola preciosa que estamos aprendendo a conhecer. Com ela entendemos melhor os ensinamentos de Jesus.
Lembrar Jesus: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
- Ter disposição para aprender, perseverança para buscar e coragem para enfrentar as dificuldades. Mas os que buscam, acham...;
- Acreditar que somos alguma coisa a mais do que apenas a matéria física;
- Faça o seu comentário apoiando-se na história que contou, e de acordo com o que você estudou no Livro dos Médiuns.
CONCLUSÃO: O Espiritismo é uma Ciência, uma filosofia; aquele que quiser conhecê-lo deve sujeitar-se a um estudo sério, não se pode aprender brincando. O ponto de partida para o estudo do Espiritismo é a crença na existência da alma. Os materialistas não admitem a existência de seres fora do mundo material, porque eles mesmos não acreditam que têm uma alma.
ATIVIDADE: Completar o desenho e ilustrar com a frase: Somos Espíritos Imortais (as crianças que têm dificuldade na escrita deverão ser auxiliadas pelo monitor), ou labirinto, conforme a faixa etária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário