Pesquisa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ação dos Espíritos sobre a Matéria - 5-10 anos

OBJETIVOS:  Compreender que os Espíritos são seres inteligentes que vivem no nosso meio, que podem ou não apresentar-se a nós;  Tomar conhecimento de que há no homem três componentes: a alma, o corpo e o perispírito;   Entender que o Espírito é o princípio intelectual e moral, ao qual não se pode atribuir forma determinada, por isso se apresenta sempre revestido de um envoltório (perispírito);  Entender que o perispírito pode tomar a forma e a aparência de acordo com a vontade do Espírito.



SENSIBILIZAÇÃO: O evangelizador deverá levar um jarro ou um copo ou outros objetos próprios para conter água. Colocará água em todos os objetos, esclarecendo às crianças que a água tomou forma de cada um dos objetos, por ser elemento líquido, que não possui corpo.
            Assim como a água toma a forma do vaso que a contém, o ESPÍRITO, que é uma luz, toma o corpo de carne da cabeça aos pés, saturando-o com as suas energias espirituais, cujas vibrações irradiam, invisíveis, para fora do corpo de carne.
Vamos, então, conversar mais um pouco sobre espírito, corpo e também sobre perispírito.
O que vocês sabem sobre esses três elementos dos quais somos constituídos?


ESTUDO: (O evangelizador deverá adaptar o texto abaixo a sua faixa etária)
            ILUSTRAÇÕES Nºs 01, 02 e 03.
Prosseguir a aula usando as três ilustrações, com textos apropriados para o desenvolvimento do estudo.
Continuando a aula: Vamos observar duas ilustrações simbólicas:

DESENHO Nº 01: Apresentá-lo às crianças, com o seu simbolismo: a fita de gravar na cabeça, representando o sentido de ouvir (compara a fita de gravar com a sublime capacidade de nosso cérebro, na captação de sons, recordando-os à nossa vontade).

DESENHO Nº 02: Mostrá-lo, informando que as duas máquinas fotográficas nos olhos, representam a capacidade humana de reter as imagens que vemos (o dom que possuímos de fotografar através dos olhos, guardando a imagem na memória, relembrando-a quando quisermos).

Como observamos, possuímos em nós mesmos a capacidade de ouvir e ver, com qualidades muito superiores às daqueles aparelhos construídos pelos homens, porque criados por Deus, na longa caminhada evolutiva do ser humano. Mas, não basta ver imagens e ouvir sons materiais.
Somos espíritos criados por Deus para chegar á perfeição. Tomamos um corpo emprestado em cada encarnação, para que possamos evoluir.
E o que estamos fazendo com este corpo que Deus nos emprestou?
Estamos cuidando bem dele?
Jesus continua interrogando-nos assim: “Tendo olhos, não vês? e, tendo ouvidos, não ouves?” Jesus quer dizer que ouçamos e vejamos os seus ensinos, a fim de chegarmos a espíritos puros.
O principal atributo do Espírito é ser consciente de si mesmo, isto é, ele sabe que existe, distingue o bem do mal e é livre para agir. Sabendo que existe e reconhecendo a própria imperfeição, sente desejo de se aperfeiçoar. Para se aperfeiçoar, reencarna, vem para a Escola Terra.
Reencarnando, se de fato deseja se aperfeiçoar, procura seguir os ensinos e exemplos de Jesus, através das lições dos Espíritos a Allan Kardec.


CONCLUSÃO: Há no homem três componentes: a alma, o corpo e o perispírito. O Espírito é uma chama, um clarão ou uma centelha etérea. Nada lhe é obstáculo: o ar, a terra, as águas e até mesmo o fogo. Foi criado para ser perfeito, puro Espírito. Tomamos um corpo emprestado em cada encarnação, para que possamos evoluir. O perispírito é o corpo intermediário entre o corpo físico e o espírito, para que possa haver as manifestações no mundo físico.


ATIVIDADE: Pintura de uma das gravuras, ou complete as frases, conforme a faixa etária.














Nenhum comentário:

Postar um comentário