Pesquisa

domingo, 17 de julho de 2011

Família e Espiritismo

Leitura: ESE cap. 1 item: 7
Prece inicial


Objetivos: Levar a criança a entender que o Espiritismo auxiliará a organização familiar através de infinitas formas, mas destacamos:
       - esclarecendo a missão e a responsabilidade dos pais;
       - fazendo conhecer a fonte das qualidades inatas (boas ou más);
       - mostrando a ação que se pode exercer sobre os espíritos encarnados e desencarnados;
       - proporcionando a fé inquebrantável;
       - moralizando os próprios pais.

        O Espiritismo explica o passado, engrandece o presente e semeia o futuro.
       É no ambiente familiar que se reúnem devedores em resgate de antigos compromissos, desafetos companheiros de erros passados, afeições queridas e amigos em trabalho de socorro mútuo.
       Não podemos esquecer que o ambiente familiar é formado por criaturas em processo de melhoria, ainda carregando muita sombra por expurgar, o que cria um clima de experiências diversas, construindo uma grande escola a educá-las, um grande cadinho depurando-as.
  

Estudo: Narrar a história:  “Vencendo Dificuldades”

      Laura era a mais jovem dos três irmãos, filhos de D. Letícia. Tinha onze anos, enquanto sua irmã, Susana, tinha doze e Álvaro, o único irmão, quatorze.
      Laura até que era boazinha: prestativa, trabalhadeira e estudiosa. Entretanto ,tinha dificuldades: reclamava muito de sua irmã, Susana.
-          Mãe, o vestido da Susana é mais bonito que o meu! Mãe olhe o cabelo da Susana; é muito mais liso e fácil de pentear que o meu.
           D. Letícia falava:
-          Deixe disso, menina. Se sua irmã tem os cabelos bonitos, você tem um sorriso encantador. As roupas dela não são mais bonitas que as suas, você é que está sempre insatisfeita.
       Laura, porém, não achava nada disso; sentia-se injustiçada, achando que ninguém a compreendia, nem Deus, que não a fizera tão bonita como a irmã...E o engraçado é que, como já foi dito antes, Laura até que era uma boa menina. Participava das atividades da Evangelização no Centro Espírita, o que fazia com muito prazer, e era uma excelente aluna, sempre tirando ótimas notas na escola. Mas aquela diferença com a irmã... O que seria aquilo?  Laura pensava: afinal, amava a irmã, mas, às vezes lhe dava uma raiva dela...

       Naquele dia, resolveu conversar com a Tia Rosa, evangelizadora do Centro Espírita que frequentava.
-          Tia, diga-me, por favor, o que acontece comigo, com relação à minha irmã? Por que a considero melhor do que eu em tudo e não gosto disso?
            A tia olhou-a longamente e falou:
-          Olhe, Laura, desculpe dizer-lhe, vou ser franca com você, que já compreende bem o Evangelho e o Espiritismo. Na verdade, você ainda não fez uma análise profunda dos seus sentimentos; ainda não procurou se conhecer bem, para perceber que o que a atrapalha é a inveja que nutre pela sua irmã. 
             Laura ouviu tudo meio contrafeita, mas o que a tia Rosa lhe disse calou bem fundo dentro do seu coração. Logo percebeu a verdade. Aprendera que precisamos lutar contra as nossas imperfeições. Mas como faria isso, se nem se conhecia bem?

             Desde esse dia, a menina a passou a analisar profundamente o seu comportamento, pois descobriu que, se não investigasse as causas dos seus atos, nunca conseguiria se corrigir das suas principais imperfeições. 
   

Atividade 1: Ilustrar a história e depois cada um deve contar a história explicando o que entendeu com a lição.


Prece final: Todos devem envolver seus lares e a Doutrina Espírita em vibrações de muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário