Pesquisa

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Há Espíritos? II - 5-7 anos

OBJETIVOS: Compreender que as manifestações espíritas constituem a prova da existência e da sobrevivência da alma; Estabelecer a diferença entre corpo, perispírito e espírito, demonstrando a função de cada um deles.

SENSIBILIZAÇÃO: A brincadeira: QUEM COMANDA ?
Colocar as crianças sentadas em círculo e pedir que uma criança saia da sala. Explicar a essa criança que quando retornar, ela deverá descobrir quem é o líder que estará comandando a brincadeira. Escolhe-se um líder para criar movimentos diferentes durante o jogo, no que deve ser imitado por todos. A pessoa destacada retorna, ficando no centro do círculo, movimentando-se para tentar descobrir quem é o líder. A brincadeira pode ser repetida enquanto houver interesse, mudando-se o líder.
            Conversar com as crianças que cada um foi escolhido para comandar a brincadeira, todos os nossos movimentos foram comandados por alguém, agora perguntar: e  o nosso corpo, quem comanda?
-   Mas, afinal, o que em nós é verdadeiramente importante para nossa vida? (O Espírito Imortal que somos – esse o ponto que devemos atingir);
-   Identificar-se como espírito imortal que possui temporariamente um corpo físico, que lhe serve de instrumento para seu progresso. Lembrar que se o corpo físico é instrumento de progresso e se não cuidarmos bem desse instrumento precioso, o espírito sofre as consequências.
-   E por que o Espírito é mais importante? (porque sobrevive à morte do corpo físico, continua aprendendo e evoluindo);
-   Como podemos entender um pouco mais sobre a sobrevivência da alma? (convidá-los a ouvir a história: Passeio Espiritual).


ESTUDO:  Passeio Espiritual
Oscar e Margarida são irmãos e frequentam a mesma Escolinha de Moral Cristã. Já estão na idade de compreender que quando dormimos, o espírito pode se afastar do corpo físico ficando ligado por um cordão fluídico.
Oscar perguntou à evangelizadora:
   - Dona Célia, se o espírito se afasta do corpo, quando dormimos, aonde ele vai?
 Boa pergunta - disse ela - depende Oscar. Às vezes se afasta muito pouco porque não consegue se desligar dos problemas do dia-a-dia, ou por falta de elevação espiritual.
Margarida, também curiosa no assunto, perguntou:
   - Mas, Dona Célia, a gente pode passear no Mundo Espiritual para aprender?
               - Claro. Mas precisa ter merecimento. Quando se tem vontade de evoluir, há um instrutor espiritual que nos conduz a lugares para a aprendizagem.

O tema foi tão empolgante que o assunto deu continuidade em casa. Os pais que também são estudiosos da Doutrina Espírita resolveram entrar na conversa.
- Mamãe - pergunta Margarida - será que temos merecimento?
- Filha, temos procurado seguir os ensinamentos de Jesus. Nossas ações e sentimentos, temos procurado baseá-los no Evangelho.
- Então vamos pedir que nos permitam viajar na espiritualidade, enquanto dormimos?
- Está bem. Vamos fazer o Evangelho e, se tivermos merecimento, que isso possa acontecer.
(Nesse momento o Evangelizador poderá recorrer ao E.S.E no cap. 28 : 38 e a prece para o momento de dormir, ressaltando a grande importância da prece antes de dormir)

Despediram-se para o repouso noturno. Mas, Oscar estava tão ansioso que não conseguia dormir. Foi preciso que o instrutor lhe aplicasse um passe e, em poucos instantes, já se encontrava desligado do corpo físico. E de mãos dadas seguia o instrutor. Passaram por um jardim onde as flores eram tão lindas e com um brilho diferente, um riacho de águas cristalinas, belas aves canoras. Que encanto!Cruzaram com outras criaturas e Oscar, não se contendo, perguntou:
- Mas, todas essas criaturas que estamos encontrando, estão desligadas no corpo físico?
O instrutor, sorrindo respondeu:
- Não. Há entre eles, os desencarnados.
- Mas, como saberemos os que são desencarnados e os que apenas estão desligados do corpo físico? Parecemos todos iguais.
- É fácil reconhecer. Os que são encarnados estão ligados ao corpo físico por um cordão fluídico, que os desencarnados não têm.
Isso chamou tanto a atenção de Oscar, que passou a falar, à medida que cruzavam com as criaturas: este é encarnado, aquele é desencarnado. Aquele encarnado está longe do corpo físico, aquele outro está rente ao corpo.
Bem , já está na hora de retornar ao corpo físico. O dia estava clareando e cada um tem seu compromisso do dia.
Agradeceu ao instrutor e a Deus pela grande oportunidade e despertou alegre, bem humorado, para seguir sua rotina diária.
(Texto de Maria Helena  Leite; Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo)

Conversar com as crianças:
-   Quando dormimos o espírito fica ligado pelo cordão fluídico. Por quê?
-   Qualquer pessoa pode passear no Mundo Espiritual?
-   Todos os lugares são bonitos e bons para nós visitarmos?
-   Por que foi preciso aplicar um passe em Margarida?
-   Se o Amigo Espiritual foi capaz de agir sobre o corpo de Margarida, isso confirma que existem Espíritos. E quem são os Espíritos?

CONCLUIR que o espírito é o ser principal, é o ser que pensa e sobrevive à morte do corpo. O corpo, qualquer que seja ele,  é o grande e importante instrumento que o espírito utiliza para se manifestar no mundo, para aprender, para PROGREDIR.  Mas, só o corpo físico não é suficiente; o espírito precisa de outro corpo, o perispírito. Este, é semimaterial, tem a forma humana, vaporoso, e responsável pela ligação entre o espírito e o corpo físico.

ATIVIDADE: Pedir às crianças que recortem figuras que representem o que somos: corpo e espírito e perispírito, colorindo-as em cores diferentes (modelo na fig. A, incluir no exemplo o perispírito).
Mostrem com as figuras:
- o que somos (corpo,  espírito e perispírito)
- o que morre
- o que vive depois da morte
Façam colagem em folha de papel, identificando as figuras e escrevendo uma frase bem bonita sobre o que aprenderam.








Nenhum comentário:

Postar um comentário