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quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Método II - 0-10 anos

OBJETIVOS:   Verificar a importância do estudo para nos auxiliar a compreender, aceitar e mudar;  Tomar conhecimento da missão do verdadeiro espírita.
SENSIBILIZAÇÃO:  Colar, com auxílio de fita gomada, a Figura 1 - a árvore - cujas folhas foram feitas de papel verde, de seda ou crepom, cortado em tirinha ou amassado em bolinhas. Pode-se também usar folhas naturais. Perguntar às crianças se conhecem árvores, de que espécies, se podem citar os nomes de algumas frutíferas, etc. Perguntar-lhes, ainda, se aceitam que aquele seja um pé de maçãs deliciosas! ... Perguntar que tipo de benefícios as árvores nos trazem?

ESTUDO: Exposição.  -  Comentar com as crianças os seguintes itens:
- As árvores são muito importantes para nossa vida: dão-nos alimento, madeira, sombra, purificam o ar ...;
- Já pensaram se as árvores resolvessem não repartir o que possuem? Não teríamos como viver na Terra!;
- Vamos agora fazer uma comparação: imaginemos que esta árvore seja o Espiritismo (o evangelizador colará no tronco da árvore, neste momento, um retângulo de papel onde esteja escrita a palavra Espiritismo ).O que a Doutrina Espírita nos tem oferecido? (O evangelizador irá tirando de uma caixa os “frutos” da Figura 2, devidamente recortados e coloridos, e os irá colando na árvore e explicando cada ensinamento da Doutrina Espírita representada pelos frutos);
- Imaginemos, agora, que o Fulano (dirá o nome de uma das crianças), aprendeu com o Espiritismo a importância da BONDADE (retirar da árvore o fruto da bondade e entregá-lo à criança mencionada); vai adiantar se ela ficar com o fruto só para si? Ele não poderia fazer a felicidade de muitas outras pessoas, se fosse repartido?;
- Assim também deve acontecer com tudo o que temos de bom. Se aprendermos a viver, a exemplificar o que aprendemos com o Espiritismo, muitas outras pessoas poderão se beneficiar, quando nos virem, e sentirem vontade, também, de ser felizes como nós o somos, praticando o bem.
“O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Lenir corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa a sua missão.”
A partir destes raciocínios, o evangelizador continuará a conversa com as crianças, delas indagando como acham que podemos exemplificar os ensinamentos de Jesus e do Espiritismo.


CONCLUSÃO: Somente o estudo dos ensinamentos espíritas não resolve. Nós temos que compreendê-los e aceitá-los, para a partir daí começarmos nossa transformação. O nosso exemplo em vivenciar os ensinamentos espíritas é capaz de incentivar as pessoas a cultivarem o esforço da própria melhoria.


ATIVIDADE: Brincadeira didática. -  O evangelizador fará várias frutinhas (modelos abaixo), pelo menos três para cada criança, e depois deve distribuí-las entre as crianças, de forma aleatória. As crianças deverão trocá-las entre si, falando alguma coisa sobre o que consta na frutinha, repartindo, assim, os “ensinamentos espíritas” e espalhando a mensagem de Jesus. Poderão ser incentivadas também, a oferecerem essas frutinhas a alguém da família ou entre amigos, espalhando, mais ainda, as coisas boas que possuem.
            Com as crianças até 4 anos deveremos adaptar a linguagem a faixa etária, procurando junto das frutinhas trazer gravuras que representem a ação solicitada na frutinha.









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