ANO 2008 - 7-18 anos
Aulas | Temas |
Módulo 1 Introdução à Doutrina Espírita | |
Aula 1 | Abertura: O que é a Casa Espírita? Objetivos: Reconhecer a importância da Casa Espírita que nos acolhe e divulga os ensinos de Jesus, relembrados pelos Espíritos e codificados por Allan Kardec; Identificar a Casa Espírita como o espaço onde crianças e jovens aprendem as noções de religiosidade e os conceitos doutrinários; Valorizar e manter este espaço destinado a elas. → Conteúdo: aula aberta, de apresentação e reconhecimento tanto do espaço físico bem como, e principalmente, do espaço espiritual da Casa, que tem suas bases fundamentadas no conhecimento. |
Aula 2 | Questionar é importante? Objetivo: Observar a capacidade reflexiva como atributo do ser humano, através da via filosófica, que a Doutrina Espírita promove. → Conteúdo: L.E. Introdução IV (Observar o filosofar de Kardec e o método científico utilizado para codificar a Doutrina Espírita, promovendo o filosofar entre crianças e jovens). |
Aula 3 | Como começou o Espiritismo? Objetivos: Refletir sobre por que e para que se comunicam os espíritos; Mostrar o histórico: das mesas girantes aos dias de hoje - como se comunicam os espíritos. → Conteúdo: L.E. Introdução III e V. |
Aula 4 | Em que acredita a Doutrina Espírita? Objetivos: Identificar os pontos principais que norteiam a D.E (Deus; imortalidade da alma; pluralidade das existências; pluralidade dos mundos habitados e comunicabilidade com os espíritos); Tomar conhecimento da importância das palavras e do cuidado que se deve ter ao usá-las. → Conteúdo: L.E. Introdução I e VI; Prolegômenos. |
Módulo 2 Deus: Pai, Criador e Provedor. | |
Aula 5 | Deus Existe? O que a humanidade pensa sobre Deus? Objetivo: Constatar a noção interior de Deus; Identificar as mitologias: indígena, romana e grega e o panteísmo, buscando a compreensão comparada. → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 1 (Deus) - “Provas da existência de Deus” (questões 4 a 9); “Panteísmo” (qs 14 e 16). |
Aula 6 | Qual a idéia que o espírita tem de Deus? Objetivo: Informar-se sobre o Deus mosaico e o Deus cristão: os atributos da divindade; observar que o Pai é criador e provedor, a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 1 (Deus) - “Atributos da divindade” (questões 10 a 13); “Deus e o infinito” (questões 01 a 03). |
Módulo 3 a criação de deus - o universo, seus elementos e os seres. | |
Aula 7 | Por que não entendemos tudo o que Deus criou? Objetivo: Identificar o infinito como a eternidade, onde o tempo não existe; e mostrar que no nosso orbe e no nível intelectual em que nos encontramos, temos muitas limitações de entendimento ainda. → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 2 (Elementos Gerais do Universo) - “Conhecimento do princípio das coisas” (questões 17 a 20); “Espaço universal” (questões 35 e 36). |
Aula 8 | O que é Espírito e o que é matéria? Objetivo: Informar-se sobre os conceitos de espírito, matéria e fluido universal. Reconhecer que Deus, espírito e matéria constituem, o princípio de tudo o que existe no Universo. Reconhecer a tríade: → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 2 (Elementos Gerais do Universo) - “Espírito e matéria” (questões 21 a 28); Propriedades da matéria (questões 29 a 34). → Outro subsídio importante: A Gênese, capítulo. VI (“Uranografia geral”): “O espaço e o tempo”; “A matéria”. |
Aula 9 | De que forma aconteceu a criação dos mundos? Objetivo: Tomar conhecimento da parcela do Universo já conhecida pela ciência humana e a partir disso estudar a grandiosidade da Vontade do Criador. → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 3 (Criação) - “Formação dos mundos” (qs. 37 a 42); “Pluralidade dos mundos” (qs. 55 a 58). Obs: É de suma importância a leitura complementar do item “Considerações e concordâncias bíblicas no tocante à Criação” (q. 59) |
Aula 10 | Como se deu o surgimento da vida na Terra? Objetivo: Estudar tanto o aparecimento dos seres vivos quanto do ser humano, constatando o perfeito encadeamento que promove a vida. Veremos ainda que o surgimento do homem em diversas áreas e épocas, apesar de constituir algumas particularidades (brancos, negros, amarelos, etc.), não constitui espécies distintas ou melhores umas que as outras. → Conteúdo L.E. 1ª parte – capítulo 3 (Criação), “Formação dos seres vivos” (questões 43 a 49); “Povoamento da Terra. Adão” (questões 50 e 51); “Diversidade das raças humanas” (qs. 52 a 54). Obs: É de suma importância a leitura complementar do item “Considerações e concordâncias bíblicas no tocante à Criação” (q. 59) |
Aula 11 | Onde começa a vida? Objetivo: Informar-se sobre o papel do princípio vital como elemento que torna a vida possível. Já que é responsável pela animalização (dar vitalidade) da matéria; com o esgotamento deste fluido, se dá a morte. Compreender ainda que com a união do espírito a essa matéria animalizada, a matéria intelectualiza-se. → Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 4 (Princípio Vital) - “Seres orgânicos e inorgânicos” (questões 60 a 67); “A vida e a morte” (questões 68 e 70); Inteligência e instinto (questões 71 a 75). |
Módulo 4 o mundo dos espíritos - 2ª parte | |
Aula 12 | Que são os espíritos? Objetivo: Refletir sobre o que e como são os espíritos, o mundo em que eles vivem. A forma, o modo de locomoção, a ligação com a matéria; informar-se acerca do perispírito como envoltório do espírito, de composição semimaterial. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 1 (Dos espíritos) - “Origem e natureza dos Espíritos” (questões 76 a 83); “Mundo normal primitivo (questões 84 a 87); Forma e ubiqüidade dos Espíritos (questões 88 a 92); Perispírito (questões 93 a 95). |
Aula 13 | Todos os Espíritos são iguais? Objetivo: Tomar conhecimento através da escala espírita, que há, no Universo, diferentes ordens de espíritos, que se justificam devido aos níveis distintos de adiantamento; e que o Bem é a realidade universal, sendo a finalidade de todos os encarnados; identificar que o mal é passageiro, que é um desvio de conduta e não uma oposição ao Bem. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 1 (Dos espíritos) - “Diferentes ordens de Espíritos” (questões 96 a 99); “Escala espírita” (questões 100 a 113); “Progressão dos Espíritos” (questões 114 a 127); “Anjos e demônios” (questões 128 a 131). |
Aula 14 | Por que encarnar? Objetivo: Reconhecer a encarnação como mecanismo divino para aprendizado do espírito, que, simples e ignorante em sua origem, instrui-se nas lutas e tribulações da vida corporal. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 2 (Encarnação dos Espíritos) - “Objetivo da Encarnação” (questões 132 e 133); “A alma” (questões 134 a 146); “Materialismo” (questões 147 e 148). |
Aula 15 | Você vai morrer? Objetivo: Constatar que a morte é um fenômeno de reciclagem material, e o espírito é um ser imortal. Refletir sobre a individualidade da alma e a manutenção de suas conquistas após a morte. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 3 (Retorno da vida corporal à vida Espiritual) - “A alma após a morte” (qs 149 a 153) |
Aula 16 | Morrer dói? Objetivo: Identificar a morte como indolor ao espírito, bem como a separação da alma e do corpo como gozo ao espírito, que se liberta de um pesado vaso, apesar da condição de relativa perturbação que nos acomete após o desenlace. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 3 (Retorno da vida corporal à vida Espiritual) - “Separação da alma e do corpo” (questões 154 e 162); “Perturbação espiritual” (questões 163 a 165). |
Aula 17 | Reencarnaremos? Para quê? Objetivo: Refletir acerca das ideias inatas, comprovar a reencarnação, percebendo-a como manifestação da justiça divina enquanto bendita oportunidade de recomeço. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Ideias inatas” (questões 218 e 221); A reencarnação (questões 166 a 170); “Justiça da reencarnação” (questão 171). |
Aula 18 | Poderemos encarnar em outros planetas? Objetivo: Informar-se que a evolução dos espíritos acompanha a evolução dos mundos. Identificar a possibilidade de habitarmos diferentes orbes, o que se dará de acordo com nossas necessidades em cada fase evolutiva. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Encarnação em diferentes mundos” (172 a 188); “Transmigração progressiva” (questões 189 a 196). Obs: recomenda-se a leitura do cap. V da 2ª parte do livro - “Considerações sobre a pluralidade das existências” (questão 222). |
Aula 19 | Somos herdeiros de nossos pais? Objetivo: Reconhecer na semelhança de gostos e tendências entre pais e filhos, irmãos, familiares enfim, mais uma prova da reencarnação. Identificar a simpatia entre espíritos que se atraem para juntos viverem e não uma herança moral; da mesma forma como entender a antipatia gratuita como possibilidade de desenvolvimento do amor ao “inimigo” e da capacidade de perdoar. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Parentesco, filiação” (questões 203 e 206); “Semelhanças físicas e morais” (questões 207 a 217); “Sorte das crianças após a morte” (questões 197 e 199; “Sexo nos Espíritos” (questões 200 a 202). Obs: recomenda-se a leitura do cap. V da 2ª parte do livro - “Considerações sobre a pluralidade das existências”. |
Aula 20 | O que será a erraticidade? Objetivo: Identificar o relacionamento que se dá entre os espíritos durante o intervalo entre uma reencarnação e outra (a erraticidade), mostrando também suas sensações e percepções distintas das dos encarnados. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 6 (Vida espírita) - “Espíritos errantes” (questões 223 e 233); “Mundos transitórios” (234 a 236); “Percepções, sensações e sofrimento dos Espíritos” (questões 237 a 256) “Ensaio teórico sobre a sensação nos Espíritos” (questão 257); “Relações de além-túmulo” (questões 274 a 290); “Relações simpáticas e antipáticas entre os Espíritos (questões 291 a 303); “Recordação da existência corporal” (questões 304 a 319); “Comemoração dos mortos. Funerais” (questões 320 a 329). |
Aula 21 | Escolhemos nossas provas antes de reencarnar? Objetivo: Constatar a existência de um planejamento reencarnatório, que precede todo retorno ao mundo material. Identificar que é através o planejamento que se escolhe os gêneros de provas e as principais questões da vida, deixando os detalhes por conta do nosso livre-arbítrio quando encarnado. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 6 (Vida espírita) - “Escolha das provas” (questões 258 a 273). |
Aula 22 | Como se preparam os espíritos (nós) para o retorno à matéria? Objetivo: Identificar o momento do prelúdio como de grande preparo, de expectativa por parte do espírito, que procura habilitar-se para vencer as provas da vida; destacar que a união da alma com o corpo inicia-se na concepção, o que nos desautoriza o aborto; trabalhar o esquecimento do passado enquanto benção de Deus. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 7 (Retorno à vida corporal) - “Prelúdios do retorno” (questões 330 a 343); “União da alma e do corpo. Aborto.” (questões 344 a 360); “Esquecimento do passado” (questões 392 a 399). |
Aula 23 | Para que serve a nossa infância? Objetivo: Destacar a importância da infância humana como período ideal para que o espírito adquira novos conceitos e comportamentos; mostrar a causa também das simpatias e antipatias gratuitas, concluindo pela alteridade no convívio. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 7 (Retorno à vida corporal) - “Idiotismo e loucura” (questões 371 a 378); “A infância” (questões 379 a 385); “Simpatias e antipatias terrenas” (questões 386 a 391). |
Aula 24 | Que fazemos quando dormimos? Que são os sonhos? Objetivo: Refletir acerca da importância do sono, não só para o corpo (que descansa), como, principalmente para o espírito, que mais livre, põe-se em contato mais direto com outros espíritos; facilitando o entendimento sobre a origem dos sonhos e particularmente do sonambulismo. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 8 (Emancipação da alma) - “O sono e os sonhos” (questões 400 a 412); “Visitas espíritas entre pessoas vivas” (questões 413 a 418); “Sonambulismo” (qs. 425 a 438). |
Aula 25 | Os espíritos conhecem o nosso pensamento? Objetivo: Reconhecer que tanto os nossos atos, quanto os pensamentos não podem ser escondidos dos espíritos, que inclusive, influenciam-nos diretamente e diariamente; estudar também o limite dessa influência. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Penetração dos Espíritos no nosso pensamento” (questões 456 a 458); “Influência oculta dos Espíritos nos nossos pensamentos e nas nossas ações” (questões 459 a 472); “Possessos” (questões 473 a 480). |
Aula 26 | Temos anjo de guarda? Objetivo: Constatar a existência de Espíritos verdadeiramente elevados a nos acompanhar durante toda a encarnação, em todos os momentos, percebendo a grandeza da doutrina dos anjos de guarda, que permite o amparo e a afeição dos anjos guardiães para conosco. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Afeição dos Espíritos por certas pessoas” (questões 484 a 488);“Anjos guardiães. Espíritos protetores,familiares ou simpáticos” (questões 489 a 521). |
Aula 27 | De que forma os espíritos influenciam nossas vidas? Objetivo: Identificar tanto nos fatos mais corriqueiros quanto nos mais importantes de nossas vidas, a influência direta dos Espíritos, que vivem a nos intuir, através dos pressentimentos, por exemplo. Perceber que apesar de os ignorarmos, em muitas circunstâncias, estão sempre dando-nos sinais. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Pressentimentos” (questões 522 a 524); “Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida” (questões 525 a 535); “Ação dos Espíritos nos fenômenos da natureza” (qs. 536 a 540) |
Aula 28 | Que atividades os espíritos desempenham? Objetivo: Reconhecer o trabalho como Lei geral no Universo, o que impossibilita a inutilidade de qualquer um, esteja ele onde estiver, seja encarnado ou desencarnado; entender que a cada um cabe uma parcela de contribuição para a harmonia do conjunto. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 10 (Ocupações e missões dos Espíritos) - questões 558 a 584. |
Aula 29 | O que foi o Espírito antes de ser Espírito? Objetivo: Informar-se sobre o perfeito encadeamento entre os reinos da natureza, que foram pensados por Deus para promoverem a individualização do ser e sua evolução; perceber o caminho: do átomo ao arcanjo. → Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 11 (Os três reinos) - “Os minerais e as plantas” (questões: 585 a 591); “Os animais e o homem“ (questões: 592 a 610); “ Metempsicose” (qs. 611 a 613). |
Módulo 5 leis morais - 3ª parte | |
Aula 30 | O que caracteriza a Lei Divina? Objetivo: Identificar os caracteres da lei natural como a única que verdadeiramente leva o homem à felicidade, conhecê-la buscando a investigação para a sua compreensão; distinguir o bem do mal nas regras de conduta traçadas pela lei natural; identificar a principal lei que conduz o homem ao adiantamento. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 1 (Lei Divina ou Natural) - “Caracteres da lei natural” (questões 614 a 618); “Origem e conhecimento da lei natural” (questões 619 a 628); “O bem e o mal” (qs 629 a 646); “ Divisão da lei natural” (qs 647 e 648). |
Aula 31 | Como se processa a adoração? Objetivo: Refletir que a necessidade da proteção de um ser superior conduz o homem à conexão com um mundo de elevação, que favorece o desenvolvimento da fé e o entendimento das formas de adoração. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 2 (Lei de Adoração) - “Objetivo da adoração” (questões: 649 a 652); “ Adoração exterior” (questões: 653 a 656); “Vida contemplativa” (questão: 657); “Politeísmo” (qs: 667 e 668); sacrifícios (qs: 669 a 673) |
Aula 32 | É sempre eficaz a prece? Objetivo: Informar-se de que a intenção é o ponto culminante da prece, e que a sua utilidade está intimamente ligada as nossas ações, e que sempre somos assistidos pelos amigos invisíveis. Destacar o caráter geral da prece, sua utilidade, eficácia e intercessão. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 2 (Lei de Adoração) - “A Prece” (questões 658 a 666). |
Aula 33 | Por que o trabalho é necessário para a evolução? Objetivo: Constatar a necessidade do trabalho quanto lei natural que desenvolve as faculdades do homem e propicia o progresso da sociedade; identificar o repouso como o estruturador das energias despendidas. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 3 (Lei do Trabalho) - “Necessidade do trabalho” (questões: 674 a 681); “Limite do trabalho. Repouso” (questões 682 a 685). |
Aula 34 | Que contribuições traz a Lei de Reprodução à sociedade? Objetivo: Reconhecer a importância da Lei de Reprodução para a manutenção, o equilíbrio da vida corporal; identificar o significado do casamento, as consequências do celibato e da poligamia para os espíritos encarnados. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 4 (Lei de Reprodução) - “População do Globo” (questões: 686 e 687); “Sucessão e aperfeiçoamento das raças” (questões: 688 e 692a); “Obstáculos à reprodução” (questões: 693 e 694); “Casamento e celibato” (questões: 695 a 699); “Poligamia” (questões: 700 e 701). |
Aula 35 | Como explicar o consumismo? Objetivo: Observar que o instinto de conservação tem um fim na lei natural, levando o homem aos meios de conservação da vida, oferecendo-lhe atrativos nos bens terrenos para atingir determinado objetivo, que o conduzirá ao conhecimento do que lhe é necessário, evitando os supérfluos e as mortificações e cumprindo a sua meta, rumo à evolução. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 5 (Lei de Conservação) – “Instinto de conservação” (questões: 702 e 703); “Meios de conservação” (questões: 704 a 710); “Gozo dos bens terrenos” (questões: 711 a 714); Necessário e supérfluo” (questões: 715 a 717); “Privações voluntárias. Mortificações” (questões: 718 a 727). |
Aula 36 | A destruição é necessária? Objetivo: Identificar qual o fim da lei de destruição, qual a relação que há entre a conservação e a destruição para manutenção do progresso, percebendo os limites da necessidade e o uso da liberdade, vivenciando flagelos, guerras, violências e penalidades que se objetivam na conquista da regeneração moral. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 6 (Lei de Destruição) “Destruição necessária e destruição abusiva” (questões: 728 a 736); “Flagelos destruidores” (737 a 741); “ Guerras” (questões: 742 a 745); “Assassínio” (questões: 746 a 751); “Crueldade” (questões: 752 a 759); “Pena de morte” (questões: 76 a 765). |
Aula 37 | O que significa viver em sociedade? Tem importância? Objetivo: Verificar a vida de relação como uma necessidade natural do seres que buscam o progresso e o desenvolvimento de suas faculdades, conquistando virtudes e se desvencilhando do egoísmo, o maior dos vícios. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 7 (Lei de Sociedade) – “Necessidade da vida social” (questões: 766 a 768); “Vida de insulamento. Voto de silêncio” (questões 769 a 772). |
Aula 38 | Pra que serve viver em família? Objetivo: Identificar que se precisamos da sociedade para nos desenvolver, é na família que obteremos as bases para tais conquistas, para cumprimento do maior mandamento de Deus que é o amor ao próximo. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 7 (Lei de sociedade) –“Laços de família” (questões 773 a 775). |
Aula 39 | A reforma das leis humanas é um sinal de progresso? Objetivo: Reconhecer que a reforma dos homens se dá pela via educacional; identificar a necessidade da reforma das leis humanas para o progresso da humanidade; despertar para a noção de que o Espiritismo particularmente influencia nesta marcha evolutiva. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 8 (Lei do Progresso) – “Estado da natureza” (questões: 776 a 778); “Marcha do progresso” (questões: 779 a 785); Povos degenerados” (questões 786 a 789); “ Civilização” (questões: 790 a 793); “Progresso da legislação humana” (questões 794 a 797); “Influência do Espiritismo no Progresso” (questões: 798 a 802). |
Aula 40 | V FEIRA DO LIVRO Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). → Conteúdo: L.E. Introdução IV (a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec) |
Aula 41 | Todos os homens são iguais perante Deus? Objetivo: Reconhecer que as leis divinas são para todos, não há privilégios, nem preconceitos e que é através do desenvolvimento das aptidões, da educação e da prática da justiça que os homens conquistam o progresso. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 9 (Lei de Igualdade) – “Igualdade natural” (questão: 803); “Desigualdade das aptidões” (questões: 804 e 805); Desigualdades sociais” (questões 806 e 807); “Desigualdade das riquezas” (questões: 808 a 813). |
Aula 42 | Quando podemos nos sentir absolutamente livres? Objetivo: Reconhecer que somos livres para pensar e agir e consequentemente responsáveis. Identificar que o pensamento é mola propulsora para o bem comum, daí a importância do estudo sobre o pensar e o refletir, disciplinando o comportamento. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 10 (Lei de Liberdade) – “Liberdade de pensar” (questões: 833 a 842); “Livre-Arbítrio” (questões: 843 a 850); “Móvel teórico das ações do homem” (q. 872). |
Aula 43 | Qual o critério da justiça verdadeira? Objetivo: Constatar que todos têm direito ao bem estar completo, mas é preciso a observação da Lei Divina, desejando o melhor para os outros, exatamente como queremos para nós e esse mecanismo se justifica na prática da caridade vivenciada no lar e que se desdobra junto à sociedade. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 11 (Lei de Justiça, de Amor e de Caridade) “ Justiça e direitos naturais” (questões: 873 a 879); “Direito e propriedade. Roubo” (qs. 880 a 885); “Caridade e Amor ao próximo” (qs. 886 a 889); “ Amor materno e filial” (qs. 890 a 892). |
Aula 44 | A prática do bem pode ser espontânea? Objetivo: Reconhecer que alimentar vícios é empecilho à felicidade e que a prática do bem desinteressada nos faz melhores. Identificar que agradamos a Deus que nos criou perfectíveis quando nos esclarecemos e buscamos o conhecimento de nós mesmos. → Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 12 (Perfeição Moral) - “As virtudes e os vícios” (questões: 893 a 906); “Paixões” (questões: 907 a 912); Conhecimento de si mesmo” (questão: 919) |
Módulo 6 das esperanças e consolações - 4ª parte | |
Aula 45 | Há a possibilidade de sermos felizes na Terra? Objetivo: Observar que a felicidade na Terra depende da maneira como encaramos as adversidades da vida, pois se nos aproximarmos das leis divinas, cumprindo-as e praticando o bem, suavizaremos, de forma concomitante, as nossas dores e a do próximo. Destacar que a felicidade comum a todos está no conjunto: a posse do necessário, a consciência tranquila e a fé no futuro. → Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 1 (Penas e gozos terrestres) - “Felicidade e infelicidade relativas” (questões: 920 a 933). |
Aula 46 | Você tem medo de morrer? Objetivo: Examinar nos postulados da D.E as informações quanto à vida além túmulo, que nos esclarece para vencermos as vicissitudes da vida, evitando o medo, o desgosto e o suicídio, pois através da prática do bem, no presente, conquistamos o bem estar na vida futura → Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 1 (Penas e gozos terrestres) – “ Temor da morte” (questões: 941 e 942); “ Desgosto da vida. Suicídio” (questões: 943 a 957). |
Aula 47 | Deus nos castiga? Objetivo: Refletir que a felicidade ou infelicidade futura são consequências direta do cumprimento ou da violação das Leis de Deus. Identificar ainda nos chamados “castigos” a magnanimidade divina, que nos deixa livres para escolher e agir, suportando naturalmente os efeitos de tais escolhas. → Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 2 (Penas e gozos futuros) – “Nada. Vida futura” (questões: 958 e 959); “Intuição das penas e gozos futuros” (questões: 96 a 962); “Intervenção de Deus nas penas e recompensas” (questões: 963 e 964); “ Natureza das penas e gozos futuros” (questões: 965 a 982). |
Aula 48 | Você sabe para onde vai após a morte do seu corpo? Objetivo: Refletir que o Espiritismo vem esclarecer, facilitando a compreensão quanto ao sentido real da vida, liberando–nos da linguagem figurada, dos rituais, das alegorias, clarificando as mentes de dos que buscam a verdade, redirecionando o entendimentos sobre os “lugares” de habitação dos Espíritos. → Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 2 (Penas e gozos futuros) – “ Penas temporais“ (questões: 983 a 989); “Expiação e Arrependimento” (questões: 990 a 1002); “Duração das penas futuras” (questões: 1003 a 109); “Paraíso, inferno e purgatório” (questões: 1012 a 1019). |
Módulo 7 jesus: a sua trajetória terrestre | |
Aula 49 | Você sabia que Jesus é o governador do planeta Terra? Objetivo: Identificar Jesus como o grande Mestre do planeta que nos abriga, e sendo o governador, se propõe a nos ensinar a viver de forma serena e cumpridores das leis divinas, promovendo a nossa evolução e a nossa felicidade. → Conteúdo: JESUS - lição 18 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro). |
Aula 50 | Como manter a paz e sermos amorosos em um mundo de violências? Objetivo: Constatar a importância da vinda de Jesus à Terra, revolucionando os parâmetros de outrora, esclarecendo-nos e demonstrando que somos poderosos e podemos mudar o mundo, conquistando um novo padrão, de paz. → Conteúdo: JESUS, PARÂMETRO DE RENOVAÇÃO - lição 20 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro). |
Aula 51 | Quais as características do trabalho de Jesus na Terra? Objetivo: Reconhecer o papel de Jesus, junto à nós; identificar a figura enérgica mas amorosa, que desempenha um trabalho educativo, disciplinador, deixando as suas marcas, sejam de dinamismo, estímulo, fortaleza, poder e bondade que move recursos a todos os necessitados. O condutor de nossos destinos. → Conteúdo: O SENHOR DA VIDA - lição 19 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro). |
Aula 52 | O que nos falta para entender a mensagem do Cristo? Objetivo: Identificar a noção de amor que o Cristo nos trouxe através de seus exemplos. Refletir que precisamos de muita determinação para a construção do bem em nós, vivendo muitas encarnações para entender a sua mensagem; que não estamos sozinhos e que Ele favorece a superação das nossas dores, porque é o grande consolador, o nosso grande amigo e tudo podemos confiantes no seu amor. → Conteúdo: A MENSAGEM DO CRISTO, lição 23 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro). |
ANO 2008 - 5-6 anos
Aulas | Temas |
Aula 1 | Abertura: Nossa nova escolinha espírita Objetivo: Refletir sobre a importância da Casa Espírita na divulgação dos ensinos de Jesus, relembrados pela Doutrina dos Espíritos, o Consolador Prometido, anunciado por Ele; Identificar a Casa Espírita como a sua Casa Religiosa, onde vem aprender os ensinos de Jesus; Apropriar-se do espaço, sentindo-se responsável por ele. |
Aula 2 | A Doutrina Espírita - Allan Kardec e o Livro dos Espíritos. Objetivo: Refletir na importância da Doutrina Espírita na compreensão dos ensinos de Jesus, na necessidade da vivência desses ensinos; Constatar através de sua biografia, a importância de Allan Kardec e do Livro dos Espíritos, pelos ensinamentos nele contidos. |
Módulo 1: Deus e sua obra | |
Aula 3 | Observando a Natureza e buscando o seu Criador (LE Qs. 4 a 9 NK; 1 a 3) Objetivo: Constatar, através da própria Natureza, a existência do seu Criador; Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para com todas as suas criaturas. |
Aula 4 | Meu trabalho na obra da Criação (Objetivo da encarnação - LE Q.132) Objetivo: Identificar o seu papel na obra da criação - sua colaboração com Deus (solidariedade); Refletir na necessidade de fazer a sua parte. |
Aula 5 | Formação dos Mundos. Pluralidade dos Mundos Habitados. Formação da Terra. Considerações bíblicas. (LE Qs. 38, 55, 59) Objetivo: Informar-se sobre a formação dos mundos e a formação da Terra; Sensibilizar-se para a conservação do nosso planeta. |
Aula 6 | Formação dos seres vivos. Seres orgânicos e inorgânicos - as plantas (LE Qs. 43 a 49) Objetivo: Tomar conhecimento da formação dos minerais e das plantas; Reconhecer o longo trabalho dos séculos. |
Aula 7 | Formação dos seres vivos - os animais (LE Qs. 43 a 49) Objetivo: Tomar conhecimento da época do surgimento dos animais no nosso planeta; Reconhecer o longo trabalho dos séculos no aperfeiçoamento das espécies. |
Aula 8 | Povoamento da Terra. O homem primitivo (LE Qs. 50 e 51) Objetivo: Informar-se sobre o povoamento da Terra – o surgimento do homem primitivo. |
Aula 9 | Os homens atuais. Diversidade das raças humanas (LE Qs. 52 a 54) Objetivo: Conscientizar-se do longo trabalho dos séculos, através da reencarnação, possibilitando o surgimento de seres melhorados (intelectual e moralmente). |
Módulo 2: Deus e suas Leis | |
Aula 10 | Lei Divina ou Natural. Caracteres da Lei Natural. O bem e o mal. (LE Qs. 629 a 646) Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências. |
Aula 11 | Lei de Adoração I - Objetivo da adoração. Adoração exterior (LE Qs. 649 a 656) Objetivo: Identificar que elevar o seu pensamento a Deus é aproximar-se Dele; Perceber que orar é um ato de adoração. |
Aula 12 | Lei de Adoração II - A Prece (LE Qs. 658 a 666) Objetivo: Conscientizar-se de que a prece é um ato de adoração e de que ela serve para louvar, pedir ou agradecer; Informar-se de que aquele que ora com fervor e confiança, torna-se mais forte porque os bons espíritos o auxiliam. |
Aula 13 | Lei de Trabalho I - Necessidade do trabalho (LE Qs. 674 a 681) Objetivo: Reconhecer que o trabalho é uma Lei de Deus; Reconhecer que o trabalho é um instrumento do progresso. |
Aula 14 | Lei de Trabalho II - Limite do trabalho. O repouso (LE Qs. 682 a 685) Objetivo: Reconhecer que o repouso também constitui uma Lei de Deus; Perceber a necessidade de fazer uso adequado do tempo destinado ao repouso. |
Aula 15 | Lei de Reprodução. Casamento e celibato (LE Qs. 695 a 697) Objetivo: Identificar a reprodução como uma necessidade, ao criar novos corpos constituindo-se um instrumento para a evolução das almas, portanto, uma Lei de Deus; Valorizar o casamento como meio de estabelecer a solidariedade fraterna entre os seres (Lei de Amor) |
Aula 16 | Lei de Conservação. Gozos dos bens terrenos. Necessário e supérfluo (LE Qs. 711 a 717) Objetivo: Reconhecer que a conservação da saúde do corpo constitui uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Concluir que só o necessário é indispensável. |
Aula 17 | Lei de Destruição I: destruição necessária e abusiva. Flagelos destruidores (LE Qs. 728 a 741) Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Refletir sobre o abuso da destruição - uma infração à Lei. |
Aula 18 | Lei de Destruição II: Guerras. Assassínio. Crueldade. Pena de morte (LE Qs. 742 a 765) Objetivo: Reconhecer que o assassínio e a crueldade constituem infrações à Lei de Deus (Lei de Amor); Reconhecer que as guerras desaparecerão quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus. |
Aula 19 | Lei de Sociedade: necessidade da vida social. Laços de família (LE Qs. 766 a 768; 773 a 775) Objetivo: Reconhecer a necessidade do contato com os semelhantes a fim de progredir; Reconhecer que existem faculdades que necessitamos desenvolver. |
Aula 20 | Lei de Progresso I: Estado de natureza; marcha do progresso (LE Qs. 776 a 785) Objetivo: Reconhecer que o homem não foi criado para viver eternamente na infância (estado de natureza); Reconhecer que quanto melhor compreende e pratica a lei natural, mais progride. |
Aula 21 | Lei de Progresso II: Civilização; influência do Espiritismo no progresso (LE Qs. 790 a 793; 798 a 802) Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado. |
Aula 22 | Lei de Igualdade I: Igualdade natural; desigualdade das aptidões; desigualdades sociais; Desigualdade das riquezas (LE Qs. 803 a 813) Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado. |
Aula 23 | Lei de Igualdade II: Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher. (LE Qs. 814 a 824) Objetivo: Identificar que as desigualdades são obras do homem e não de Deus e que estas desaparecerão quando os homens conhecerem e praticarem as leis divinas. |
Aula 24 | Lei de Liberdade I: liberdade de pensar; liberdade de consciência; livre arbítrio (LE Qs. 833 a 850) Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, tendo o dever de respeitar os direitos alheios; Só pelo pensamento o homem é inteiramente livre; Reconhecer que ninguém tem o direito de constranger o homem a agir diferentemente do seu modo de pensar. |
Aula 25 | Lei de Liberdade II: Livre-arbítrio e fatalidade (LE Qs. 843 a 867) Objetivo: Reconhecer que o homem é livre e responsável pelo que faz, não havendo fatalidade nos atos da vida moral; Tomar consciência de que a fatalidade existe na escolha da prova que o espírito faz, antes de reencarnar; Que fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte o é. |
Aula 26 | Lei de Justiça, Amor e Caridade I: Justiça e direitos naturais; direito de propriedade e roubo (LE Qs. 873 a 885) Objetivo: Constatar que o sentimento de justiça existe em cada um de nós; Deus o pôs no coração do homem; reconhecer que o limite do seu direito é o que reconhece ao seu semelhante; reconhecer que o direito de possuir é natural, não sendo natural querer possuir apenas para si; reconhecer que não devemos fazer aos outros o que não desejamos que nos façam. |
Aula 27 | Lei de Justiça, Amor e Caridade II: Caridade e amor ao próximo. Amor materno e filial (LE Qs. 886 a 892) Objetivo: Identificar a benevolência, a indulgência e o perdão das ofensas como sentimentos da verdadeira caridade, segundo Jesus; Reconhecer que o amor materno comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes; Esse amor sobrevive à morte e acompanha o filho até na vida além-túmulo. |
Aula 28 | Perfeição Moral I: virtudes e vícios (LE Qs. 893 a 906) Objetivo: Reconhecer que todas as virtudes conduzem ao progresso; A mais meritória das virtudes consiste no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo. |
Aula 29 | Perfeição Moral II: paixões e egoísmo (LE Qs. 907 a 917) Objetivo: Identificar no sentimento da paixão um princípio originariamente bom; Reconhecer que o abuso das paixões é que causa o mal. |
Aula 30 | Perfeição moral III: Caracteres do homem de bem. Conhecimento de si mesmo. (LE Qs. 918 e 919) Objetivo: Reconhecer que o espírito prova a sua elevação quando seus atos refletem a compreensão das leis divinas; Que o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual. |
Módulo 3: A Vida no Mundo Espiritual | |
Aula 31 | A Morte. A Alma após a morte (LE Qs. 68 a 70; 149 a 160) Objetivo: Observar que a morte é um fenômeno natural; Que os seres orgânicos morrem pelo esgotamento dos órgãos, assim como uma máquina cessa o seu movimento; Informar-se de que a morte atinge apenas o corpo material, o espírito sobrevive e conserva a sua individualidade. |
Aula 32 | O Estado do Espírito (LE Qs. 163 a 165 e com. de Kardec) Objetivo: Reconhecer que a vida espiritual é eterna e que a vida do corpo é passageira, mas necessária ao nosso progresso; Observar que reconhecemos a continuação da individualidade dos espíritos através das comunicações mediúnicas; Conscientizar-se de que a alma não recobra, imediatamente a consciência de si mesma. |
Aula 33 | As consequências no mundo espiritual (LE Qs. 965 a 982) Objetivo: Conscientizar-se de que quanto melhor o espírito, melhor desperta no plano espiritual; Refletir sobre a natureza das penas e gozos dos espíritos. |
Aula 34 | O arrependimento no mundo espiritual. (LE Qs. 990 a 999) Objetivo: Informar-se de que após a morte do corpo, o espírito pode arrepender-se de seus erros, ou não, de acordo com a sua vontade, porém, cedo ou tarde, sentirá vontade de seguir o bom caminho. |
Aula 35 | Ocupações e missões dos espíritos encarnados (LE Qs. 573 a 584 e NK) Objetivo: Reconhecer que temos deveres a cumprir; Que cada um deve procurar ser útil na medida de suas possibilidades; Reconhecer que todas as profissões têm a sua importância e de que todas merecem respeito e reconhecimento. |
Aula 36 | Ocupações e missões dos espíritos desencarnados (LE Qs. 558 a 572) Objetivo: Informar-se de que todos os espíritos, encarnados ou desencarnados, têm deveres a cumprir; Que além do dever de se melhorar, devem trabalhar para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus; Que os espíritos estão sempre ocupados e se sentem felizes por serem úteis. |
Aula 37 | O relacionamento entre os espíritos (LE Qs. 274 a 303) Objetivo: Reconhecer que quanto mais elevados, mais autoridade têm os espíritos sobre os demais; Os bons combatem as más inclinações dos outros espíritos; Os espíritos se comunicam pelo pensamento e conservam suas individualidades, suas afeições ou seus ressentimentos. |
Aula 38 | O relacionamento dos espíritos com os homens (LE Qs. 484 a 517) Objetivo: Reconhecer que a afeição dos espíritos pelos homens são a consequência dos sentimentos bons ou maus; Informar-se de que os parentes ou amigos espirituais nos protegem de acordo com o poder que têm; Informar-se de que todos temos um espírito protetor, nosso guia e amigo, desde o nosso nascimento. |
Aula 39 | A ação dos espíritos nos fenômenos da Natureza (LE Qs. 536 a 540) Objetivo: Informar-se de que há espíritos que exercem influência sobre os fenômenos da Natureza - são os executores da vontade de Deus; O objetivo deles é o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças da Natureza; Pertencem a todas as categorias. |
Aula 40 | V Feira do Livro Espírita Infantojuvenil Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). [LE Introdução IV - a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec] |
Módulo 4: A Reencarnação | |
Aula 41 | Prelúdio da volta. União da alma e do corpo (LE Qs. 330, 334, 342, 343, 352, 354, 368 e 369) Objetivo: Informar-se de que os espíritos pressentem a época de sua reencarnação; Podem apressar ou adiar o momento da reencarnação; Podem escolher o corpo e a prova a que deseja se submeter. |
Aula 42 | A infância. Esquecimento do passado (LE Qs. 379, 383, 385, 392 e 95) Objetivo: Reconhecer que a reencarnação tem por objetivo o progresso do espírito; Que o espírito passa pelo estado de infância para estar mais acessível às impressões que recebe daqueles que estão encarregados de educá-lo; De que a infância é um período de repouso para o espírito. |
Módulo 5: Lei de Causa e Efeito | |
Aula 43 | As consequências na vida atual. Escolha das provas (LE Qs. 258, 260, 260a, 262, 262a, 264, 265, 267, 267a, 268, 272 e 273) Objetivo: Informar-se de que o próprio espírito é quem escolhe o gênero de provas pelo qual deseja passar; Que essas provas são escolhidas de acordo com o gênero de suas faltas; Que têm como objetivo expiar e progredir mais depressa. |
Aula 44 | Como conviver com as diferenças (LE Qs. 939 a 940a ) Objetivo: Reconhecer que o homem é o próprio causador dos seus sofrimentos morais e materiais (orgulho, ciúme, inveja, egoísmo). |
Aula 45 | Como explicar as injustiças. Felicidade e infelicidade relativas (LE Qs. 922, 926 a 928; 930 a 933) Objetivo: Reconhecer que a felicidade, neste mundo, é relativa; Que sofremos porque nos afastamos das leis divinas; Que só é verdadeiramente infeliz aquele a quem falta o necessário à vida e à saúde do corpo. |
Módulo 6: Mediunidade | |
Aula 46 | Influência dos Espíritos (LE Qs. 459, 465, 467, 469 e 471) Objetivo: Conscientizar-se de que os espíritos nos influenciam conforme os nossos pensamentos e atos; Reconhecer que para estarmos sob boas influências é necessário melhorarmos os nossos pensamentos e atitudes. |
Aula 47 | Anjos da guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos I (LE Qs. 489, 490 a 494) Objetivo: Conscientizar-se de que, todos, temos um irmão espiritual, um bom espírito, que se liga a nós para nos proteger; Que o espírito protetor é de ordem mais elevada e nos guia para o bem, aconselhando, consolando e levantando o nosso ânimo diante das provas; Que o anjo guardião se dedica ao seu protegido desde o nascimento até a morte e, muitas vezes, o acompanha na vida espiritual e até em outras existências. |
Aula 48 | Anjos da guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos II (LE Qs. 511, 513, 513a e 514) Objetivo: Conscientizar-se de que somos responsáveis pelas nossas companhias espirituais. |
Módulo 7: JESUS | |
Aula 49 | Jesus: Nascimento e Infância Objetivo: Informar-se sobre a vinda de Jesus à Terra; Seu nascimento humilde e sua grande missão. |
Aula 50 | Histórias que Jesus contou: A Parábola da ovelha desgarrada Objetivo: Reconhecer na Parábola da ovelha desgarrada e seu pastor, a confiança que podemos ter do Amor de Deus pelas suas criaturas. |
Aula 51 | “Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado” Objetivo: Identificar nesta passagem da vinda de Jesus, o grande exemplo de perdão. |
Aula 52 | “Ninguém vai ao Pai senão por mim” Objetivo: Reconhecer que Jesus, pelos seus ensinamentos, é o maior exemplo que tivemos do Amor a Deus e ao próximo. |
ANO 2008 - 3-4 anos
Aulas | Temas |
Aula 1 | Abertura: Nossa nova escolinha espírita Objetivo: Identificar a Casa Espírita como a sua Casa Religiosa, onde vem aprender os ensinos de Jesus; Apropriar-se do espaço, sentindo-se responsável por ele; Apresentar a mentora da evangelização– Meimei. |
Aula 2 | A Doutrina Espírita - Allan Kardec e o Livro dos Espíritos. Objetivo: Refletir na importância da Doutrina Espírita na compreensão dos ensinos de Jesus, na necessidade da vivência desses ensinos; Constatar através de sua biografia, a importância de Allan Kardec e do Livro dos Espíritos, pelos ensinamentos nele contidos. |
Módulo 1: Deus e sua obra | |
Aula 3 | Observando a Natureza e buscando o seu Criador (LE Qs. 4 a 9 NK; 1 a 3) Objetivo: Constatar, através da própria Natureza, a existência do seu Criador; Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para com todas as suas criaturas. |
Aula 4 | Meu trabalho na obra da Criação (Objetivo da encarnação - LE Q.132) Objetivo: Identificar o seu papel na obra da criação - sua colaboração com Deus (solidariedade); Refletir na necessidade de fazer a sua parte. |
Aula 5 | Deus fez todos os mundos (Formação dos mundos - LE Qs. 38, 55, 59) Objetivo: Informar-se sobre a formação dos mundos e a formação da Terra; Sensibilizar-se para a conservação do nosso planeta. |
Aula 6 | Deus fez os minerais e as plantas (A vida na Terra - os minerais e as plantas - LE Qs. 43 a 49) Objetivo: Tomar conhecimento da formação dos minerais e das plantas; Reconhecer o longo trabalho dos séculos. |
Aula 7 | Deus fez os animais (A vida na Terra - os animais - LE Qs. 43 a 49) Objetivo: Tomar conhecimento da época do surgimento dos animais no nosso planeta; Reconhecer o longo trabalho dos séculos no aperfeiçoamento das espécies. |
Aula 8 | Deus fez o homem (A vida na Terra - o homem primitivo - LE Qs. 50 e 51) Objetivo: Informar-se sobre o povoamento da Terra – o surgimento do homem primitivo. |
Aula 9 | Deus fez o homem (A vida na Terra - o homem atual - LE Qs. 52 a 54) Objetivo: Conscientizar-se do longo trabalho dos séculos, através da reencarnação, possibilitando o surgimento de seres melhorados (intelectual e moralmente). |
Módulo 2: Deus e suas Leis | |
Aula 10 | Lei Divina ou Natural I (Caracteres da Lei Natural - LE Qs. 614 a 618) Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências. |
Aula 11 | Lei Divina ou Natural II (O bem e o mal - LE Qs. 629 a 633) Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências; Distinguir o bem do mal. |
Aula 12 | Lei Divina ou Natural III (O bem e o mal - LE Qs. 634, 635, 636, 641 a 646) Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências; Distinguir o bem do mal. |
Aula 13 | Lei de Adoração I (Objetivo da adoração - LE Qs. 649 a 652) Objetivo: Identificar que elevar o seu pensamento a Deus é aproximar-se Dele; Perceber que orar é um ato de adoração. |
Aula 14 | Lei de Adoração II (Adoração exterior - LE Qs. 653 a 656) Objetivo: Conscientizar-se de que a verdadeira adoração é do coração. |
Aula 15 | Lei de Adoração III (A Prece - LE Qs. 658 a 666) Objetivo: Conscientizar-se de que a prece é um ato de adoração e de que ela serve para louvar, pedir ou agradecer; Informar-se de que aquele que ora com fervor e confiança, torna-se mais forte porque os bons espíritos o auxiliam. |
Aula 16 | Lei do Trabalho I (Necessidade do trabalho - LE Qs. 674 a 681) Objetivo: Reconhecer que o trabalho é uma Lei de Deus; Reconhecer que o trabalho é um instrumento do progresso. |
Aula 17 | Lei do Trabalho II (Limite do trabalho. Repouso - LE Qs. 682 a 685) Objetivo: Reconhecer que o repouso também constitui uma Lei de Deus; Perceber a necessidade de fazer uso adequado do tempo destinado ao repouso. |
Aula 18 | Lei de Reprodução I (População do globo - LE Qs. 686 a 687) Objetivo: Reconhecer que sem a reprodução, o mundo corporal pereceria e que Deus mantém sempre o equilíbrio para que a população na Terra não seja excessiva. |
Aula 19 | Lei de Reprodução II (Casamento e celibato - LE Qs. 695 a 697) Objetivo: Identificar a reprodução como uma necessidade, ao criar novos corpos constituindo-se um instrumento para a evolução das almas, portanto, uma Lei de Deus; Valorizar o casamento como meio de estabelecer a solidariedade fraterna entre os seres (Lei de Amor) |
Aula 20 | Lei de Conservação I (Instinto de conservação - LE Qs. 702 e 703) Objetivo: Conscientizar-se de que o instinto de conservação é lei da natureza, portanto, uma Lei de Deus e que foi dado ao homem para que ele cumpra os desígnios da Providência. |
Aula 21 | Lei de Conservação II (Gozo dos bens terrenos - LE Qs. 711 a 714) Objetivo: Reconhecer que o uso dos bens terrenos é um direito de todos, mas que é preciso usar a razão para se preservar dos excessos; Reconhecer que a conservação da saúde do corpo constitui uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus. |
Aula 22 | Lei de conservação III (Necessário e supérfluo - LE Qs. 715 a 717) Objetivo: Reconhecer que é preciso ponderação para identificar o limite entre o necessário e o supérfluo; Concluir que só o necessário é indispensável. |
Aula 23 | Lei de Destruição I (Destruição necessária e abusiva - LE Qs. 728 a 736) Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Refletir sobre o abuso da destruição - uma infração à Lei. |
Aula 24 | Lei de Destruição II (Flagelos destruidores - LE Qs. 737 a 741) Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Os flagelos destruidores concorrem para que o progresso do homem e do planeta ocorra rapidamente. |
Aula 25 | Lei de Destruição III (Guerras. Assassínio. Crueldade. Pena de morte - LE Qs. 742 a 765) Objetivo: Reconhecer que o assassínio e a crueldade constituem infrações à Lei de Deus (Lei de Amor); Reconhecer que as guerras desaparecerão quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus. |
Aula 26 | Lei de Sociedade I (Necessidade da vida social - LE Qs. 766 a 768) Objetivo: Reconhecer a necessidade do contato com os semelhantes a fim de progredir; Reconhecer que existem faculdades que necessitamos desenvolver. |
Aula 27 | Lei de Sociedade II (Laços de família - LE Qs. 773 a 775) Objetivo: Reconhecer que Deus quer que pelos laços de família os homens aprendam a amar-se como irmãos. |
Aula 28 | Lei de Progresso I (Estado de natureza - LE Qs. 776 a 778) Objetivo: Reconhecer que o homem não foi criado para viver eternamente na infância (estado de natureza); Reconhecer que quanto melhor compreende e pratica a lei natural, mais progride. |
Aula 29 | Lei de progresso II (Marcha do progresso - LE Qs. 779 a 785) Objetivo: Reconhecer que o progresso ocorre pelo nosso próprio esforço e através da contribuição dos que seguem à nossa frente. |
Aula 30 | Lei de Progresso III (Civilização; influência do Espiritismo no progresso - LE Qs. 790 a 793; 798 a 802) Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado. |
Aula 31 | Lei de Igualdade I (Igualdade natural - LE Q. 803) Objetivo: Reconhecer que perante Deus todos os homens são iguais, pois têm a mesma origem (simples e ignorantes) e a mesma destinação (a perfeição). |
Aula 32 | Lei de Igualdade II (Desigualdade das aptidões; desigualdades sociais; desigualdade das riquezas - LE Qs. 804 a 813) Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado. |
Aula 33 | Lei de Igualdade III (Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher - LE Qs. 814 a 824) Objetivo: Identificar que as desigualdades são obras do homem e não de Deus, e que estas desaparecerão quando os homens conhecerem e praticarem as leis divinas. |
Aula 34 | Lei de Liberdade I (Liberdade Natural; Escravidão – LE Qs. 825 a 832) Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, mas a liberdade de pertencer-se a si mesmo é um direito natural, portanto a escravidão é um abuso da força. |
Aula 35 | Lei de Liberdade II (Liberdade de Pensar; Liberdade de Consciência – LE Qs. 833 a 842) Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, tendo o dever de respeitar os direitos alheios; Só pelo pensamento o homem é inteiramente livre; Reconhecer que ninguém tem o direito de constranger o homem a agir diferentemente do seu modo de pensar. |
Aula 36 | Lei de Liberdade III (Livre Arbítrio e Fatalidade – LE Qs. 843 a 867) Objetivo: Reconhecer que o homem é livre e responsável pelo que faz, não havendo fatalidade nos atos da vida moral: o instante que é fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte o é; Tomar consciência de que a fatalidade existe na escolha da prova que o espírito faz, antes de reencarnar. |
Aula 37 | Lei de Justiça, Amor e Caridade I (Justiça e Direitos Naturais – LE Qs. 873 a 879) Objetivo: Constatar que o sentimento de justiça existe em cada um de nós; Deus o pôs no coração do homem; Reconhecer que o limite do seu direito é o que reconhece ao seu semelhante; Reconhecer que não devemos fazer aos outros o que não desejamos que nos façam. |
Aula 38 | Lei de Justiça, Amor e Caridade II (Direito de Propriedade; Roubo – LE Qs. 873 a 885) Objetivo: Reconhecer que o direito de possuir é natural, não sendo natural querer possuir apenas para si; Aquele que possui por ter trabalhado objetivando ajudar aos seus semelhantes, pratica a Lei de Amor e Caridade. |
Aula 39 | Lei de Justiça, Amor e Caridade III (Caridade e Amor ao Próximo – LE Qs. 886 a 889) Objetivo: Identificar a benevolência, a indulgência e o perdão das ofensas como sentimentos da verdadeira caridade, segundo Jesus; Reconhecer que o amor materno comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes; Esse amor sobrevive à morte e acompanha o filho até na vida além-túmulo. |
Aula 40 | V Feira do Livro Espírita Infantojuvenil Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). [LE Introdução IV - a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec] |
Aula 41 | Perfeição Moral I (As Virtudes e os Vícios – LE Qs. 893 a 906) Objetivo: Reconhecer que todas as virtudes conduzem ao progresso; a mais meritória das virtudes consiste no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo. |
Aula 42 | Perfeição Moral II (Paixões; Egoísmo – LE Qs. 907 a 917) Objetivo: Identificar no sentimento da paixão um princípio originariamente bom; Reconhecer que o abuso das paixões é que causa o mal. |
Aula 43 | Perfeição Moral III (Caracteres do Homem de Bem; Conhecimento de si mesmo – LE Qs. 918 e 919) Objetivo: Reconhecer que o espírito prova a sua elevação quando seus atos refletem a compreensão das leis divinas; Que o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual. |
Módulo 3: A vida no mundo espiritual | |
Aula 44 | Como se sente o amigo que chega ao mundo espiritual (LE Qs. 68 a 70; 149 a 160; 990 a 999) Objetivo: Observar que a morte é um fenômeno natural; Que os seres orgânicos morrem pelo esgotamento dos órgãos, assim como uma máquina cessa o seu movimento; Informar-se de que a morte atinge apenas o corpo material, o espírito sobrevive e conserva a sua individualidade. |
Aula 45 | Ocupações e Missões dos espíritos (LE Qs. 558 a 584) Objetivo: Reconhecer que temos deveres a cumprir; Que cada um deve procurar ser útil na medida de suas possibilidades; Reconhecer que todas as profissões têm a sua importância e de que todas merecem respeito e reconhecimento. Informar-se de que todos os espíritos, encarnados ou desencarnados, têm deveres a cumprir; que além do dever de se melhorar, devem trabalhar para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus; Que os espíritos estão sempre ocupados e se sentem felizes por serem úteis. |
Módulo 4: A Reencarnação | |
Aula 46 | Objetivo e Justiça da Reencarnação (LE Qs. 132 e 171) Objetivo: Conscientizar-se de que todos reencarnam para fazer a sua parte na obra da criação a fim de chegar à perfeição; Reconhecer que a reencarnação é a maior prova da justiça e misericórdia de Deus. |
Aula 47 | Prelúdio da Volta (LE Qs. 334 e 342) Objetivo: Informar-se de que os espíritos pressentem a época de sua reencarnação; Podem apressar ou adiar o momento da reencarnação; Podem escolher o corpo e a prova a que deseja se submeter. |
Aula 48 | União da alma e do corpo (LE Qs. 344, 352 e 355b) Objetivo: Informar-se sobre o momento em que a alma se une ao corpo, caracterizando-se então, o ser humano, que pouco a pouco recobra as suas faculdades. |
Módulo 5: JESUS | |
Aula 49 | Jesus: Nascimento e Infância Objetivo: Informar-se sobre a vinda de Jesus à Terra; Seu nascimento humilde e sua grande missão. |
Aula 50 | Histórias que Jesus contou: A Parábola da ovelha desgarrada Objetivo: Reconhecer na Parábola da ovelha desgarrada e seu pastor, a confiança que podemos ter do Amor de Deus pelas suas criaturas. |
Aula 51 | “Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado” Objetivo: Identificar nesta passagem da vinda de Jesus, o grande exemplo de perdão. |
Aula 52 | “Ninguém vai ao Pai senão por mim” Objetivo: Reconhecer que Jesus, pelos seus ensinamentos, é o maior exemplo que tivemos do Amor a Deus e ao próximo. |
ANO 2006
Aulas | Temas |
Aula 1 | Abertura: Aula passeio – A Casa Espírita (O que é? Por que estamos aqui?) O que estudamos? Como podemos ajudar para que a Casa Espírita seja um lugar onde nos sintamos cada vez melhores. Cuidados com a conservação e manutenção. Embelezamento. |
Aula 2 | Nosso Amigo Allan Kardec e a Doutrina EspíritaO Livro dos Espíritos (A vida de Allan Kardec para crianças – Clóvis Tavares) |
Módulo 1 – A Criação: O que a Doutrina Espírita nos ensina | |
Aula 3 | Quem sou? LE Qs. 21 a 26; Q. 134a e 135 |
Aula 4 | De onde vim? LE Qs. 76 a 83 |
Aula 5 | Para onde vou? LE Qs.112 a 114; Q. 503; Qs. 916, 917 e 918 |
Módulo 2 – Deus | |
Aula 6 | Deus e o Infinito LE Qs. 1 a 3 |
Aula 7 | Provas da existência de Deus LE Qs. 4 a 90 |
Aula 8 | Atributos da Divindade LE Qs.10 a 13 |
Módulo 3 – As Leis Morais | |
Aula 9 | Caracteres e conhecimento da Lei Natural LE Qs. 614 a 628 |
Aula 10 | Lei Divina ou Natural – O bem e o mal LE Qs. 629 a 646 |
Aula 11 | Lei de Adoração – Objetivo da adoração: adoração exterior; vida contemplativa LE Qs. 649 a 657 |
Aula 12 | A prece LE Qs. 658 a 666 |
Aula 13 | Lei do Trabalho – Necessidade do trabalho LE Qs. 674 a 681 |
Aula 14 | Limite do Trabalho – Repouso LE Qs. 682 a 685 |
Aula 15 | Lei de Reprodução – População do globo, sucessão e aperfeiçoamento das raças LE Qs. 686 a 689 |
Aula 16 | Casamento e Celibato LE Qs. 695 a 697 |
Aula 17 | Lei de Conservação – Instinto de conservação: meios de conservação LE Qs. 702 a 710 |
Aula 18 | Gozos dos bens terrenos; necessário e supérfluo; privações voluntárias; mortificações LE Qs. 711 a 727 |
Aula 19 | Lei de Destruição – Destruição necessária; destruição abusiva; flagelos destruidores LE Qs. 728 a 741 |
Aula 20 | Guerras: assassínios; crueldade; pena de morte LE Qs. 742 a 765 |
Aula 21 | Lei de Sociedade – Necessidade da vida social; vida de insulamento; voto de silêncio LE Qs. 766 a 772 |
Aula 22 | Laços de Família LE Qs. 773 a 775 |
Aula 23 | Lei de Progresso – Estado de Natureza; marcha do progresso LE Qs. 776 a 785 |
Aula 24 | Civilização; progresso da legislação humana LE Qs. 790 a 802 |
Aula 25 | Lei de Igualdade – Igualdade natural, desigualdade das aptidões, desigualdades sociais. Desigualdade das riquezas LE Qs. 803 a 813 |
Aula 26 | Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher LE Qs. 814 a 824 |
Aula 27 | Lei de Liberdade – Liberdade natural; escravidão; liberdade de pensar; liberdade de consciência LE Qs. 825 a 842 |
Aula 28 | Livre arbítrio; fatalidade; conhecimento do futuro LE Qs. 843 a 871 |
Aula 29 | Lei de Justiça de Amor e Caridade – Justiça e direitos naturais; direito de propriedade, roubo LE Q. 873 a 885 |
Aula 30 | Caridade e amor ao próximo; amor materno e filial LE Qs. 886 a 892 |
Aula 31 | Perfeição Moral – As virtudes e os vícios; paixões; o egoísmo LE Qs. 893 a 917 |
Aula 32 | Caracteres do homem de bem, conhecimento de si mesmo. LE Qs. 918 e 919 |
Módulo 4 – A vida no Mundo Espiritual | |
Aula 33 | A morte; o medo da morte LE Qs. 68 a 70 Com. de Kardec; Qs. 941, 154, 155, 157, 158 e 161 Com. de Kardec |
Aula 34 | O Estado do Espírito LE Qs. 149 a 153a, 159, 160, 163a; 165 e nota de Kardec |
Aula 35 | As Consequências na vida espiritual I LE Qs. 965 a 982 e 998 |
Aula 36 | O arrependimento na vida espiritual LE Qs. 990 a 997 |
Aula 37 | Ocupação e missão dos espíritos desencarnados LE Qs. 558 a 569 |
Aula 38 | Ocupação e missão dos espíritos encarnados LE q. 573 a 584a e nota de Kardec |
Aula 39 | O Relacionamento entre os espíritos LE Qs. 274 a 303a |
Aula 40 | O Relacionamento dos Espíritos com os Homens LE Qs. 484 a 521 |
Módulo 5: Reencarnação | |
Aula 41 | Situação do Espírito Reencarnante (Infância/adolescência) LE Qs. 379 a 385 e 132 |
Aula 42 | Lembrança de vidas passadas LE Qs. 218 a 221a; 392, 393, 398 e 399 (5o parágrafo da nota de Kardec) |
Aula 43 | Consequências na vida atual LE Qs. 258 a 273 e 983 a 989 |
Aula 44 | Aprendendo a Conviver LE Qs. 943 a 957 (nota de Kardec) |
Aula 45 | Explicando as Injustiças LE Qs. 920 a 932 e 984 As consequências na vida espiritual II – O nada e a vida futura LE Qs. 958 a 961 e NK – 963 e 974a |
Módulo 6: Mediunidade | |
Aula 46 | Influências dos Espíritos LE Qs. 489, 490 e 492 |
Aula 47 | Utilização da Mediunidade LE Qs. 459, 460, 462, 464, 465 (a e b), 467, 468, 469 e 472 |
Módulo 7: JESUS | |
Aula 48 | Nascimento e Infância Mateus cap. I: 18 a 25 – cap. II: 1 a 29 Lucas cap. II: 1 a 19 – cap. II: 42 a 52 |
Aula 49 | Jesus – O médium de Deus – O sermão da montanha Mateus – cap. V |
Aula 50 | Jesus – Parábola da Ovelha Desgarrada João Cap. X: 11 |
Aula 51 | Jesus - Parábola do Semeador Mateus cap. 13: 1 a 23 Marcos cap.4: 1 a 20 Lucas cap. 8: 4 a 15 |
Aula 52 | CONFRATERNIZAÇÃO |