Pesquisa

O Livro dos Espíritos

ANO 2008 - 7-18 anos
 

Aulas
Temas
Módulo 1
Introdução à Doutrina Espírita
Aula 1
Abertura: O que é a Casa Espírita?
Objetivos: Reconhecer a importância da Casa Espírita que nos acolhe e divulga os ensinos de Jesus, relembrados pelos Espíritos e codificados por Allan Kardec; Identificar a Casa Espírita como o espaço onde crianças e jovens aprendem as noções de religiosidade e os conceitos doutrinários; Valorizar e manter este espaço destinado a elas.
→ Conteúdo: aula aberta, de apresentação e reconhecimento tanto do espaço físico bem como, e principalmente, do espaço espiritual da Casa, que tem suas bases fundamentadas no conhecimento.
Aula 2
Questionar é importante?
Objetivo: Observar a capacidade reflexiva como atributo do ser humano, através da via filosófica, que a Doutrina Espírita promove.
→ Conteúdo: L.E. Introdução IV (Observar o filosofar de Kardec e o método científico utilizado para codificar a Doutrina Espírita, promovendo o filosofar entre crianças e jovens).
Aula 3
Como começou o Espiritismo?
Objetivos: Refletir sobre por que e para que se comunicam os espíritos; Mostrar o histórico: das mesas girantes aos dias de hoje - como se comunicam os espíritos.
→ Conteúdo: L.E. Introdução III e V.
Aula 4
Em que acredita a Doutrina Espírita?
Objetivos: Identificar os pontos principais que norteiam a D.E (Deus; imortalidade da alma; pluralidade das existências; pluralidade dos mundos habitados e comunicabilidade com os espíritos); Tomar conhecimento da importância das palavras e do cuidado que se deve ter ao usá-las.
→ Conteúdo: L.E. Introdução I e VI; Prolegômenos.     
Módulo 2
Deus: Pai, Criador e Provedor.
Aula 5
Deus Existe? O que a humanidade pensa sobre Deus?
Objetivo: Constatar a noção interior de Deus; Identificar as mitologias: indígena, romana e grega e o panteísmo, buscando a compreensão comparada.       
→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 1 (Deus) - “Provas da existência de Deus” (questões 4 a 9); “Panteísmo” (qs 14 e 16).
Aula 6
Qual a idéia que o espírita tem de Deus?
Objetivo: Informar-se sobre o Deus mosaico e o Deus cristão: os atributos da divindade; observar que o Pai é criador e provedor, a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.
→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 1 (Deus) - “Atributos da divindade” (questões 10 a 13); “Deus e o infinito” (questões 01 a 03).
Módulo 3
a criação de deus - o universo, seus elementos e os seres.
Aula 7
Por que não entendemos tudo o que Deus criou?
Objetivo: Identificar o infinito como a eternidade, onde o tempo não existe; e mostrar que no nosso orbe e no nível intelectual em que nos encontramos, temos muitas limitações de entendimento ainda.
→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 2 (Elementos Gerais do Universo) - “Conhecimento do princípio das coisas” (questões 17 a 20); “Espaço universal” (questões 35 e 36).
Aula 8
O que é Espírito e o que é  matéria?
Objetivo: Informar-se sobre os conceitos de espírito, matéria e fluido universal. Reconhecer que Deus, espírito e matéria constituem, o princípio de tudo o que existe no Universo.
Reconhecer a tríade:

→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 2 (Elementos Gerais do Universo) - “Espírito e matéria” (questões 21 a 28); Propriedades da matéria (questões 29 a 34).
→ Outro subsídio importante: A Gênese, capítulo. VI (“Uranografia geral”): “O espaço e o tempo”; “A matéria”.  
Aula 9
De que forma aconteceu a criação dos mundos?
Objetivo: Tomar conhecimento da parcela do Universo já conhecida pela ciência humana e a partir disso estudar a grandiosidade da Vontade do Criador.
→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 3 (Criação) - “Formação dos mundos” (qs. 37 a 42); “Pluralidade dos mundos” (qs. 55 a 58).
Obs: É de suma importância a leitura complementar do item “Considerações e concordâncias bíblicas no tocante à Criação” (q. 59)
Aula 10
Como se deu o surgimento da vida na Terra?
Objetivo: Estudar tanto o aparecimento dos seres vivos quanto do ser humano, constatando o perfeito encadeamento que promove a vida.
Veremos ainda que o surgimento do homem em diversas áreas e épocas, apesar de constituir algumas particularidades (brancos, negros, amarelos, etc.), não constitui espécies distintas ou melhores umas que as outras.
→ Conteúdo L.E. 1ª parte – capítulo 3 (Criação), “Formação dos seres vivos” (questões 43 a 49); “Povoamento da Terra. Adão” (questões 50 e 51); “Diversidade das raças humanas” (qs. 52 a 54).
Obs: É de suma importância a leitura complementar do item “Considerações e concordâncias bíblicas no tocante à Criação” (q. 59)
Aula 11
Onde começa a vida?
Objetivo: Informar-se sobre o papel do princípio vital como elemento que torna a vida possível. Já que é responsável pela animalização (dar vitalidade) da matéria; com o esgotamento deste fluido, se dá a morte. Compreender ainda que com a união do espírito a essa matéria animalizada, a matéria intelectualiza-se.
→ Conteúdo: L.E. 1ª parte – capítulo 4 (Princípio Vital) - “Seres orgânicos e inorgânicos” (questões 60 a 67); “A vida e a morte” (questões 68 e 70); Inteligência e instinto (questões 71 a 75).
Módulo 4
o mundo dos espíritos - 2ª parte
Aula 12
Que são os espíritos?
Objetivo: Refletir sobre o que e como são os espíritos, o mundo em que eles vivem. A forma, o modo de locomoção, a ligação com a matéria; informar-se acerca do perispírito como envoltório do espírito, de composição semimaterial.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 1 (Dos espíritos) - “Origem e natureza dos Espíritos” (questões 76 a 83); “Mundo normal primitivo (questões 84 a 87); Forma e ubiqüidade dos Espíritos (questões 88 a 92); Perispírito (questões 93 a 95).
Aula 13
Todos os Espíritos são iguais?
Objetivo: Tomar conhecimento através da escala espírita, que há, no Universo, diferentes ordens de espíritos, que se justificam devido aos níveis distintos de adiantamento; e que o Bem é a realidade universal, sendo a finalidade de todos os encarnados; identificar que o mal é passageiro, que é um desvio de conduta e não uma oposição ao Bem.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 1 (Dos espíritos) - “Diferentes ordens de Espíritos” (questões 96 a 99); “Escala espírita” (questões 100 a 113); “Progressão dos Espíritos” (questões 114 a 127); “Anjos e demônios” (questões 128 a 131).
Aula 14
Por que encarnar?
Objetivo: Reconhecer a encarnação como mecanismo divino para aprendizado do espírito, que, simples e ignorante em sua origem, instrui-se nas lutas e tribulações da vida corporal.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 2 (Encarnação dos Espíritos) - “Objetivo da Encarnação” (questões 132 e 133); “A alma” (questões 134 a 146); “Materialismo” (questões 147 e 148).
Aula 15
Você vai morrer?
Objetivo: Constatar que a morte é um fenômeno de reciclagem material, e o espírito é um ser imortal. Refletir sobre a individualidade da alma e a manutenção de suas conquistas após a morte.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 3 (Retorno da vida corporal à vida Espiritual) - “A alma após a morte” (qs 149 a 153)
Aula 16
Morrer dói?
Objetivo: Identificar a morte como indolor ao espírito, bem como a separação da alma e do corpo como gozo ao espírito, que se liberta de um pesado vaso, apesar da condição de relativa perturbação que nos acomete após o desenlace.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 3 (Retorno da vida corporal à vida Espiritual) - “Separação da alma e do corpo” (questões 154 e 162); “Perturbação espiritual” (questões 163 a 165).
Aula 17
Reencarnaremos? Para quê?
Objetivo: Refletir acerca das ideias inatas, comprovar a reencarnação, percebendo-a como manifestação da justiça divina enquanto bendita oportunidade de recomeço.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Ideias inatas” (questões 218 e 221); A reencarnação (questões 166 a 170); “Justiça da reencarnação” (questão 171).
Aula 18
Poderemos encarnar em outros planetas?
Objetivo: Informar-se que a evolução dos espíritos acompanha a evolução dos mundos. Identificar a possibilidade de habitarmos diferentes orbes, o que se dará de acordo com nossas necessidades em cada fase evolutiva.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Encarnação em diferentes mundos” (172 a 188); “Transmigração progressiva” (questões 189 a 196).
Obs: recomenda-se a leitura do cap. V da 2ª parte do livro - “Considerações sobre a pluralidade das existências” (questão 222).
Aula 19
Somos herdeiros de nossos pais?
Objetivo: Reconhecer na semelhança de gostos e tendências entre pais e filhos, irmãos, familiares enfim, mais uma prova da reencarnação. Identificar a simpatia entre espíritos que se atraem para juntos viverem e não uma herança moral; da mesma forma como entender a antipatia gratuita como possibilidade de desenvolvimento do amor ao “inimigo” e da capacidade de perdoar.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 4 (Pluralidade das Existências) - “Parentesco, filiação” (questões 203 e 206); “Semelhanças físicas e morais” (questões 207 a 217); “Sorte das crianças após a morte” (questões 197 e 199; “Sexo nos Espíritos” (questões 200 a 202).
Obs: recomenda-se a leitura do cap. V da 2ª parte do livro - “Considerações sobre a pluralidade das existências”.
Aula 20
O que será a erraticidade?
Objetivo: Identificar o relacionamento que se dá entre os espíritos durante o intervalo entre uma reencarnação e outra (a erraticidade), mostrando também suas sensações e percepções distintas das dos encarnados.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 6 (Vida espírita) - “Espíritos errantes” (questões 223 e 233); “Mundos transitórios” (234 a 236); “Percepções, sensações e sofrimento dos Espíritos” (questões 237 a 256) “Ensaio teórico sobre a sensação nos Espíritos” (questão 257); “Relações de além-túmulo” (questões 274 a 290); “Relações simpáticas e antipáticas entre os Espíritos (questões 291 a 303); “Recordação da existência corporal” (questões 304 a 319); “Comemoração dos mortos. Funerais” (questões 320 a 329).
Aula 21
Escolhemos nossas provas antes de reencarnar?
Objetivo: Constatar a existência de um planejamento reencarnatório, que precede todo retorno ao mundo material. Identificar que é através o planejamento que se escolhe os gêneros de provas e as principais questões da vida, deixando os detalhes por conta do nosso livre-arbítrio quando encarnado.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 6 (Vida espírita) - “Escolha das provas” (questões 258 a 273).
Aula 22
Como se preparam os espíritos (nós) para o retorno à matéria?
Objetivo: Identificar o momento do prelúdio como de grande preparo, de expectativa por parte do espírito, que procura habilitar-se para vencer as provas da vida; destacar que a união da alma com o corpo inicia-se na concepção, o que nos desautoriza o aborto; trabalhar o esquecimento do passado enquanto benção de Deus.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 7 (Retorno à vida corporal) - “Prelúdios do retorno” (questões 330 a 343); “União da alma e do corpo. Aborto.” (questões 344 a 360); “Esquecimento do passado” (questões 392 a 399).
Aula 23
Para que serve a nossa infância?
Objetivo: Destacar a importância da infância humana como período ideal para que o espírito adquira novos conceitos e comportamentos; mostrar a causa também das simpatias e antipatias gratuitas, concluindo pela alteridade no convívio.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 7 (Retorno à vida corporal) - “Idiotismo e loucura” (questões 371 a 378); “A infância” (questões 379 a 385); “Simpatias e antipatias terrenas” (questões 386 a 391).
Aula 24
Que fazemos quando dormimos? Que são os sonhos?
Objetivo: Refletir acerca da importância do sono, não só para o corpo (que descansa), como, principalmente para o espírito, que mais livre, põe-se em contato mais direto com outros espíritos; facilitando o entendimento sobre a origem dos sonhos e particularmente do sonambulismo.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 8 (Emancipação da alma) - “O sono e os sonhos” (questões 400 a 412); “Visitas espíritas entre pessoas vivas” (questões 413 a 418); “Sonambulismo” (qs. 425 a 438).
Aula 25
Os espíritos conhecem o nosso pensamento?
Objetivo: Reconhecer que tanto os nossos atos, quanto os pensamentos não podem ser escondidos dos espíritos, que inclusive, influenciam-nos diretamente e diariamente; estudar também o limite dessa influência.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Penetração dos Espíritos no nosso pensamento” (questões 456 a 458); “Influência oculta dos Espíritos nos nossos pensamentos e nas nossas ações” (questões 459 a 472); “Possessos” (questões 473 a 480).
Aula 26
Temos anjo de guarda?
Objetivo: Constatar a existência de Espíritos verdadeiramente elevados a nos acompanhar durante toda a encarnação, em todos os momentos, percebendo a grandeza da doutrina dos anjos de guarda, que permite o amparo e a afeição dos anjos guardiães para conosco.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Afeição dos Espíritos por certas pessoas” (questões 484 a 488);“Anjos guardiães. Espíritos protetores,familiares ou simpáticos” (questões 489 a 521).
Aula 27
De que forma os espíritos influenciam nossas vidas?
Objetivo: Identificar tanto nos fatos mais corriqueiros quanto nos mais importantes de nossas vidas, a influência direta dos Espíritos, que vivem a nos intuir, através dos pressentimentos, por exemplo.  Perceber que apesar de os ignorarmos, em muitas circunstâncias, estão sempre dando-nos sinais.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 9 (Intervenção dos espíritos no mundo corporal) - “Pressentimentos” (questões 522 a 524); “Influência dos Espíritos nos acontecimentos da vida” (questões 525 a  535); “Ação dos Espíritos nos fenômenos da natureza” (qs. 536 a 540)
Aula 28
Que atividades os espíritos desempenham?
Objetivo: Reconhecer o trabalho como Lei geral no Universo, o que impossibilita a inutilidade de qualquer um, esteja ele onde estiver, seja encarnado ou desencarnado; entender que a cada um cabe uma parcela de contribuição para a harmonia do conjunto.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 10 (Ocupações e missões dos Espíritos) - questões 558 a 584.
Aula 29
O que foi o Espírito antes de ser Espírito?
Objetivo: Informar-se sobre o perfeito encadeamento entre os reinos da natureza, que foram pensados por Deus para promoverem a individualização do ser e sua evolução; perceber o caminho: do átomo ao arcanjo.
→ Conteúdo: L.E. 2ª parte – capítulo 11 (Os três reinos) - “Os minerais e as plantas” (questões: 585 a 591); “Os animais e o homem“ (questões: 592 a 610); “ Metempsicose” (qs. 611 a 613).
Módulo 5
leis morais - 3ª parte
Aula 30
O que caracteriza a Lei Divina?
Objetivo: Identificar os caracteres da lei natural como a única que  verdadeiramente leva o homem à felicidade, conhecê-la buscando a investigação para a sua compreensão; distinguir o bem do mal nas regras de conduta traçadas pela lei natural; identificar a principal lei que conduz o homem ao adiantamento.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 1 (Lei Divina ou Natural) - “Caracteres da lei natural” (questões 614 a 618); “Origem e conhecimento da lei natural” (questões 619 a 628); “O bem e o mal” (qs 629 a 646); “ Divisão da lei natural” (qs 647 e 648).
Aula 31
Como se processa a adoração?
Objetivo: Refletir que a necessidade da proteção de um ser superior conduz o homem à conexão com um mundo de elevação, que favorece o desenvolvimento da fé e o entendimento das formas de adoração. 
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 2 (Lei de Adoração) - “Objetivo da adoração” (questões: 649 a 652); “ Adoração exterior” (questões: 653 a 656); “Vida contemplativa” (questão: 657); “Politeísmo” (qs: 667 e 668); sacrifícios (qs: 669  a 673)
Aula 32
É sempre eficaz a prece?
Objetivo: Informar-se de que a intenção é o ponto culminante da prece, e que a sua utilidade está intimamente ligada as nossas ações, e que sempre somos assistidos pelos amigos invisíveis.  Destacar o caráter geral da prece, sua utilidade, eficácia e intercessão.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 2 (Lei de Adoração) - “A Prece” (questões 658 a 666).
Aula 33
Por que o trabalho é necessário para a evolução?
Objetivo: Constatar a necessidade do trabalho quanto lei natural  que desenvolve as faculdades do homem e propicia o progresso da sociedade; identificar o repouso como o estruturador das energias despendidas.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 3 (Lei do Trabalho) - “Necessidade do trabalho” (questões: 674 a 681); “Limite do trabalho. Repouso” (questões 682 a 685).
Aula 34
Que contribuições traz a Lei de Reprodução à sociedade?
Objetivo: Reconhecer a importância da Lei de Reprodução para a manutenção, o equilíbrio da  vida corporal; identificar o significado do casamento, as consequências do celibato e da poligamia para os espíritos encarnados.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 4 (Lei de Reprodução) - “População do Globo” (questões: 686 e 687); “Sucessão e aperfeiçoamento das raças” (questões: 688 e 692a); “Obstáculos à reprodução” (questões: 693 e 694); “Casamento e celibato” (questões: 695 a 699); “Poligamia” (questões: 700 e 701).
Aula 35
Como explicar o consumismo?
Objetivo: Observar que o instinto de conservação tem um fim na lei natural, levando o homem aos meios de conservação da vida, oferecendo-lhe atrativos nos bens terrenos para atingir determinado objetivo, que o conduzirá ao conhecimento do que lhe é necessário, evitando os supérfluos e as  mortificações e cumprindo a sua meta, rumo à evolução.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 5 (Lei de Conservação) – “Instinto de conservação” (questões: 702 e 703); “Meios de conservação” (questões: 704 a 710); “Gozo dos bens terrenos” (questões: 711 a 714); Necessário e supérfluo” (questões: 715 a 717); “Privações voluntárias. Mortificações” (questões: 718 a 727).
Aula 36
A destruição é necessária?
Objetivo: Identificar qual o fim da lei de destruição, qual a relação que há entre a conservação e a destruição para manutenção do progresso, percebendo os limites da necessidade e o uso da liberdade, vivenciando flagelos, guerras, violências e penalidades que se objetivam na conquista da regeneração moral.                                                                                               
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 6 (Lei de Destruição) “Destruição necessária e destruição abusiva” (questões: 728 a 736);  “Flagelos destruidores” (737 a 741); “ Guerras” (questões: 742 a 745); “Assassínio” (questões: 746 a 751); “Crueldade” (questões: 752 a 759); “Pena de morte” (questões: 76 a 765).
Aula 37
O que significa viver em sociedade? Tem importância?
Objetivo: Verificar a vida de relação como uma necessidade natural do seres que buscam o progresso e o desenvolvimento de suas faculdades, conquistando virtudes e se desvencilhando do egoísmo, o maior dos vícios.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 7 (Lei de Sociedade) – “Necessidade da vida social” (questões: 766 a 768); “Vida de insulamento. Voto de silêncio” (questões 769 a 772).
Aula 38
Pra que serve viver em família?
Objetivo: Identificar que se precisamos da sociedade para nos desenvolver, é na família que obteremos as bases para tais conquistas, para cumprimento do maior mandamento de Deus que é o amor ao próximo. 
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 7 (Lei de sociedade) –“Laços de família” (questões 773 a 775).
Aula 39
A reforma das leis humanas é um sinal de progresso?
Objetivo: Reconhecer que a reforma dos homens se dá pela via educacional; identificar a necessidade da reforma das leis humanas para o progresso da humanidade; despertar para a noção de que o Espiritismo particularmente influencia nesta marcha evolutiva.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 8 (Lei do Progresso) – “Estado da natureza” (questões: 776 a 778); “Marcha do progresso” (questões: 779 a 785); Povos degenerados” (questões 786 a 789); “ Civilização” (questões: 790 a 793); “Progresso da legislação humana” (questões 794 a 797); “Influência do Espiritismo no Progresso” (questões: 798 a 802).
Aula 40
V FEIRA DO LIVRO
Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos).
→ Conteúdo: L.E. Introdução IV (a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec)
Aula 41
Todos os homens são iguais perante Deus?
Objetivo: Reconhecer que as leis divinas são para todos, não há privilégios, nem preconceitos e que é através do desenvolvimento das aptidões, da educação e da prática da justiça que os homens conquistam o progresso.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 9 (Lei de Igualdade) – “Igualdade natural” (questão: 803); “Desigualdade das aptidões” (questões: 804 e 805); Desigualdades sociais” (questões 806 e 807); “Desigualdade das riquezas” (questões: 808 a 813).
Aula 42
Quando podemos nos sentir absolutamente livres?
Objetivo: Reconhecer que somos livres para pensar e agir e consequentemente responsáveis. Identificar que o pensamento é mola propulsora para o bem comum, daí a importância do estudo sobre o pensar e o refletir, disciplinando o comportamento.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 10 (Lei de Liberdade) – “Liberdade de pensar” (questões: 833 a 842); “Livre-Arbítrio” (questões: 843 a 850); “Móvel teórico das ações do homem” (q. 872).
Aula 43
Qual o critério da justiça verdadeira?
Objetivo: Constatar que todos têm direito ao bem estar completo, mas é preciso a observação da Lei Divina, desejando o melhor para os outros, exatamente como queremos para nós e esse mecanismo se justifica na prática da caridade vivenciada no lar e que se desdobra junto à sociedade.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 11 (Lei de Justiça, de Amor e de Caridade)  “ Justiça e direitos naturais” (questões: 873 a 879); “Direito e propriedade. Roubo” (qs. 880 a 885); “Caridade e Amor ao próximo” (qs. 886 a 889); “ Amor materno e filial” (qs. 890 a 892).
Aula 44
A prática do bem pode ser espontânea?
Objetivo: Reconhecer que alimentar vícios é empecilho à felicidade e que a prática do bem desinteressada nos faz melhores. Identificar que agradamos a Deus que nos criou perfectíveis quando nos esclarecemos e buscamos o conhecimento de nós mesmos.
→ Conteúdo: L.E. 3ª parte – capítulo 12 (Perfeição Moral) - “As virtudes e os vícios” (questões: 893 a 906); “Paixões” (questões: 907 a 912); Conhecimento de si mesmo” (questão: 919)
Módulo 6
das esperanças e consolações - 4ª parte
Aula 45
Há a possibilidade de sermos felizes na Terra?
Objetivo: Observar que a felicidade na Terra depende da maneira como encaramos as adversidades da vida, pois se nos aproximarmos das leis divinas, cumprindo-as e praticando o bem, suavizaremos, de forma concomitante, as nossas dores e a do próximo.  Destacar que a felicidade comum a todos está no conjunto: a posse do necessário, a consciência tranquila e a fé no futuro.
→ Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 1 (Penas e gozos terrestres) - “Felicidade e infelicidade relativas” (questões: 920 a 933).
Aula 46
Você tem medo de morrer?
Objetivo: Examinar nos postulados da D.E as informações quanto à vida além túmulo, que nos esclarece para vencermos as vicissitudes da vida, evitando o medo, o desgosto e o suicídio, pois através da prática do bem, no presente, conquistamos o bem estar na vida futura
→ Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 1 (Penas e gozos terrestres) – “ Temor da morte” (questões: 941 e 942); “ Desgosto da vida. Suicídio” (questões: 943 a 957).
Aula 47
Deus nos castiga?
Objetivo: Refletir que a felicidade ou infelicidade futura são consequências direta do cumprimento ou da violação das Leis de Deus. Identificar ainda nos chamados “castigos” a magnanimidade divina, que nos deixa livres para escolher e agir, suportando naturalmente os efeitos de tais escolhas.
→ Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 2 (Penas e gozos futuros) – “Nada. Vida futura” (questões: 958 e 959); “Intuição das penas e gozos futuros” (questões: 96 a 962); “Intervenção de Deus nas penas e recompensas” (questões: 963  e 964); “ Natureza das penas e gozos futuros” (questões: 965 a 982).
Aula 48
Você sabe para onde vai após a morte do seu corpo?
Objetivo: Refletir que o Espiritismo vem esclarecer, facilitando a compreensão quanto ao sentido real da vida, liberando–nos da linguagem figurada, dos rituais, das alegorias, clarificando as mentes de dos que buscam a verdade, redirecionando o entendimentos sobre os “lugares” de habitação dos Espíritos.
→ Conteúdo: L.E. 4ª parte – capítulo 2 (Penas e gozos futuros) – “ Penas temporais“ (questões: 983 a 989); “Expiação e Arrependimento” (questões: 990 a 1002); “Duração das penas futuras” (questões: 1003 a 109); “Paraíso, inferno e purgatório” (questões: 1012 a 1019).
Módulo 7
jesus: a sua trajetória terrestre
Aula 49
Você sabia que Jesus é o governador do planeta Terra?
Objetivo: Identificar Jesus como o grande Mestre do planeta que nos abriga, e sendo o governador, se propõe a nos ensinar a viver de forma serena e cumpridores das leis divinas, promovendo a nossa evolução e a nossa felicidade.
→ Conteúdo: JESUS - lição 18 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro).
Aula 50
Como manter a paz e sermos amorosos em um mundo de violências?
Objetivo: Constatar a importância da vinda de Jesus à Terra, revolucionando os parâmetros de outrora, esclarecendo-nos e demonstrando que somos poderosos e podemos mudar o mundo, conquistando um novo padrão, de paz.
→ Conteúdo: JESUS, PARÂMETRO DE RENOVAÇÃO - lição 20 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro).
Aula 51
Quais as características do trabalho de Jesus na Terra?
Objetivo: Reconhecer o papel de Jesus, junto à nós; identificar a figura enérgica mas amorosa, que desempenha um trabalho educativo, disciplinador, deixando as suas marcas, sejam de dinamismo, estímulo, fortaleza, poder e bondade que move recursos a todos os necessitados. O condutor de nossos destinos.
→ Conteúdo: O SENHOR DA VIDA - lição 19 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro).
Aula 52
O que nos falta para entender a mensagem do Cristo?
Objetivo: Identificar a noção de amor que o Cristo nos trouxe através de seus exemplos. Refletir que precisamos de muita determinação para a construção do bem em nós, vivendo muitas encarnações para entender a sua mensagem; que não estamos sozinhos e que Ele favorece a superação das nossas dores, porque é o grande consolador, o nosso grande amigo e tudo podemos confiantes no seu amor. 
→ Conteúdo: A MENSAGEM DO CRISTO, lição 23 do livro “Pela graça infinita de Deus, vol I”, de Balthazar (psicof: Altivo Pamphiro).

ANO 2008 - 5-6 anos


Aulas
Temas
Aula 1
Abertura: Nossa nova escolinha espírita
Objetivo: Refletir sobre a importância da Casa Espírita na divulgação dos ensinos de Jesus, relembrados pela Doutrina dos Espíritos, o Consolador Prometido, anunciado por Ele; Identificar a Casa Espírita como a sua Casa Religiosa, onde vem aprender os ensinos de Jesus; Apropriar-se do espaço, sentindo-se responsável por ele.
Aula 2
A Doutrina Espírita - Allan Kardec e o Livro dos Espíritos.
Objetivo: Refletir na importância da Doutrina Espírita na compreensão dos ensinos de Jesus, na necessidade da vivência desses ensinos; Constatar através de sua biografia, a importância de Allan Kardec e do Livro dos Espíritos, pelos ensinamentos nele contidos.
Módulo 1: Deus e sua obra
Aula 3
Observando a Natureza e buscando o seu Criador
(LE Qs. 4 a 9 NK; 1 a 3)
Objetivo: Constatar, através da própria Natureza, a existência do seu Criador; Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para com todas as suas criaturas.
Aula 4
Meu trabalho na obra da Criação
(Objetivo da encarnação - LE Q.132)
Objetivo: Identificar o seu papel na obra da criação - sua colaboração com Deus (solidariedade); Refletir na necessidade de fazer a sua parte.
Aula 5
Formação dos Mundos. Pluralidade dos Mundos Habitados. Formação da Terra. Considerações bíblicas.
(LE Qs. 38, 55, 59)
Objetivo: Informar-se sobre a formação dos mundos e a formação da Terra; Sensibilizar-se para a conservação do nosso planeta.
Aula 6
Formação dos seres vivos. Seres orgânicos e inorgânicos - as plantas
 (LE Qs. 43 a 49)
Objetivo: Tomar conhecimento da formação dos minerais e das plantas; Reconhecer o longo trabalho dos séculos.
Aula 7
Formação dos seres vivos - os animais
(LE Qs. 43 a 49)
Objetivo: Tomar conhecimento da época do surgimento dos animais no nosso planeta; Reconhecer o longo trabalho dos séculos no aperfeiçoamento das espécies.
Aula 8
Povoamento da Terra. O homem primitivo
(LE Qs. 50 e 51)
Objetivo: Informar-se sobre o povoamento da Terra – o surgimento do homem primitivo.
Aula 9
Os homens atuais. Diversidade das raças humanas
(LE Qs. 52 a 54)
Objetivo: Conscientizar-se do longo trabalho dos séculos, através da reencarnação, possibilitando o surgimento de seres melhorados  (intelectual e moralmente).
Módulo 2: Deus e suas Leis
Aula 10
Lei Divina ou Natural. Caracteres da Lei Natural. O bem e o mal.
(LE Qs. 629 a 646)
Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências.
Aula 11
Lei de Adoração I - Objetivo da adoração. Adoração exterior
(LE Qs. 649 a 656)
Objetivo: Identificar que elevar o seu pensamento a Deus é aproximar-se Dele; Perceber que orar é um ato de adoração.
Aula 12
Lei de Adoração II - A Prece
(LE Qs. 658 a 666)
Objetivo: Conscientizar-se de que a prece é um ato de adoração e de que ela serve para louvar, pedir ou agradecer; Informar-se de que aquele que ora com fervor e confiança, torna-se mais forte porque os bons espíritos o auxiliam.
Aula 13
Lei de Trabalho I - Necessidade do trabalho
(LE Qs. 674 a 681)
Objetivo: Reconhecer que o trabalho é uma Lei de Deus; Reconhecer que o trabalho é um instrumento do progresso.
Aula 14
Lei de Trabalho II - Limite do trabalho. O repouso
(LE Qs. 682 a 685)
Objetivo: Reconhecer que o repouso também constitui uma Lei de Deus; Perceber a necessidade de fazer uso adequado do tempo destinado ao repouso.
Aula 15
Lei de Reprodução. Casamento e celibato
(LE Qs. 695 a 697)
Objetivo: Identificar a reprodução como uma necessidade, ao criar novos corpos constituindo-se um instrumento para a evolução das almas, portanto, uma Lei de Deus; Valorizar o casamento como meio de estabelecer a solidariedade fraterna entre os seres (Lei de Amor)
Aula 16
Lei de Conservação. Gozos dos bens terrenos. Necessário e supérfluo
(LE Qs. 711 a 717)
Objetivo: Reconhecer que a conservação da saúde do corpo constitui uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Concluir que só o necessário é indispensável.
Aula 17
Lei de Destruição I: destruição necessária e abusiva. Flagelos destruidores
(LE Qs. 728 a 741)
Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Refletir sobre o abuso da destruição - uma infração à Lei.
Aula 18
Lei de Destruição II: Guerras. Assassínio. Crueldade. Pena de morte
(LE Qs. 742 a 765)
Objetivo: Reconhecer que o assassínio e a crueldade constituem infrações à Lei de Deus (Lei de Amor); Reconhecer que as guerras desaparecerão quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus.
Aula 19
Lei de Sociedade: necessidade da vida social. Laços de família
(LE Qs. 766 a 768; 773 a 775)
Objetivo: Reconhecer a necessidade do contato com os semelhantes a fim de progredir; Reconhecer que existem faculdades que necessitamos desenvolver.
Aula 20
Lei de Progresso I: Estado de natureza; marcha do progresso
(LE Qs. 776 a 785)
Objetivo: Reconhecer que o homem não foi criado para viver eternamente na infância (estado de natureza); Reconhecer que quanto melhor compreende e pratica a lei natural, mais progride.
Aula 21
Lei de Progresso II: Civilização; influência do Espiritismo no progresso
(LE Qs. 790 a 793; 798 a 802)
Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado.
Aula 22
Lei de Igualdade I: Igualdade natural; desigualdade das aptidões; desigualdades sociais; Desigualdade das riquezas
(LE Qs. 803 a 813)
Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado.
Aula 23
Lei de Igualdade II: Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher.
(LE Qs. 814 a 824)
Objetivo: Identificar que as desigualdades são obras do homem e não de Deus e que estas desaparecerão quando os homens conhecerem e praticarem as leis divinas.
Aula 24
Lei de Liberdade I: liberdade de pensar; liberdade de consciência; livre arbítrio
(LE Qs. 833 a  850)
Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, tendo o dever de respeitar os direitos alheios; Só pelo pensamento o homem é inteiramente livre; Reconhecer que ninguém tem o direito de constranger o homem a agir diferentemente  do seu modo de pensar.
Aula 25
Lei de Liberdade II: Livre-arbítrio e fatalidade
(LE Qs. 843 a 867)
Objetivo: Reconhecer que o homem é livre e responsável pelo que faz, não havendo fatalidade nos atos da vida moral; Tomar consciência de que a fatalidade existe na escolha da prova que o espírito faz, antes de reencarnar; Que fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte o é.
Aula 26
Lei de Justiça, Amor e Caridade I: Justiça e direitos naturais; direito de propriedade e roubo
(LE Qs. 873 a 885)
Objetivo: Constatar que o sentimento de justiça  existe em cada um de nós; Deus o pôs  no coração do homem; reconhecer que o limite do seu direito é o que reconhece ao seu semelhante; reconhecer que o direito de possuir é natural, não sendo natural querer possuir apenas para si; reconhecer que não devemos fazer aos outros o que não desejamos que nos façam.
Aula 27
Lei de Justiça, Amor e Caridade II: Caridade e amor ao próximo. Amor materno e filial
(LE Qs. 886 a 892)
Objetivo: Identificar a benevolência, a indulgência e o perdão das ofensas como sentimentos da verdadeira caridade, segundo Jesus; Reconhecer que o amor materno comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes; Esse amor sobrevive à morte e acompanha o filho até na vida além-túmulo.
Aula 28
Perfeição Moral I: virtudes e vícios
(LE Qs. 893 a 906)
Objetivo: Reconhecer que todas as virtudes conduzem ao progresso; A mais meritória das virtudes consiste no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo.
Aula 29
Perfeição Moral II: paixões e egoísmo
(LE Qs. 907 a 917)
Objetivo: Identificar no sentimento da paixão um princípio originariamente bom; Reconhecer que o abuso das paixões é que causa o mal.
Aula 30
Perfeição moral III: Caracteres do homem de bem. Conhecimento de si mesmo.
(LE Qs. 918 e 919)
Objetivo: Reconhecer que o espírito prova a sua elevação quando seus atos refletem a compreensão das leis divinas; Que o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual.
Módulo 3: A Vida no Mundo Espiritual
Aula 31
A Morte. A Alma após a morte
(LE Qs. 68 a 70; 149 a 160)
Objetivo: Observar que a morte é um fenômeno natural; Que os seres orgânicos morrem pelo esgotamento dos órgãos, assim como uma máquina cessa o seu movimento; Informar-se de que a morte atinge apenas o corpo material, o espírito sobrevive e conserva a sua individualidade.
Aula 32
O Estado do Espírito
(LE Qs. 163 a 165 e com. de Kardec)
Objetivo: Reconhecer que a vida espiritual é eterna e que a vida do corpo é passageira, mas necessária ao nosso progresso; Observar  que reconhecemos a continuação da individualidade dos espíritos  através das comunicações mediúnicas; Conscientizar-se de que a alma não recobra, imediatamente a consciência de si mesma.
Aula 33
As consequências no mundo espiritual
(LE Qs. 965 a 982)
Objetivo: Conscientizar-se de que quanto melhor o espírito, melhor desperta no plano espiritual; Refletir sobre a natureza das penas e gozos dos espíritos.
Aula 34
O arrependimento no mundo espiritual.
(LE Qs. 990 a 999)
Objetivo: Informar-se de que após a morte do corpo, o espírito pode  arrepender-se de seus erros, ou não, de acordo com a sua vontade, porém, cedo ou tarde, sentirá vontade de seguir o bom caminho.
Aula 35
Ocupações e missões dos espíritos encarnados
(LE Qs. 573 a 584 e NK)
Objetivo: Reconhecer que temos deveres a cumprir; Que cada um deve procurar ser útil na medida de suas possibilidades; Reconhecer que todas as profissões têm a sua importância e de que todas merecem respeito e reconhecimento.
Aula 36
Ocupações e missões dos espíritos desencarnados
(LE Qs. 558 a 572)
Objetivo: Informar-se de que todos os espíritos, encarnados ou desencarnados, têm deveres a cumprir; Que além do dever de se melhorar, devem trabalhar para a harmonia  do Universo, executando as vontades de Deus; Que os espíritos estão sempre ocupados e se sentem felizes por serem úteis.
Aula 37
O relacionamento entre os espíritos
(LE Qs. 274 a 303)
Objetivo: Reconhecer que quanto mais elevados, mais autoridade  têm os espíritos sobre os demais; Os bons combatem as más inclinações  dos outros espíritos; Os espíritos se comunicam pelo pensamento e conservam suas individualidades, suas afeições ou seus ressentimentos.
Aula 38
O relacionamento dos espíritos com os homens
(LE Qs. 484 a 517)
Objetivo: Reconhecer que a afeição dos espíritos pelos homens são a consequência dos sentimentos bons ou maus; Informar-se de que os parentes ou amigos espirituais nos protegem  de acordo com o poder que têm; Informar-se de que todos temos um espírito protetor, nosso guia e amigo, desde o nosso nascimento.
Aula 39
A ação dos espíritos nos fenômenos da Natureza
(LE Qs. 536 a 540)
Objetivo: Informar-se de que há espíritos que exercem influência sobre os fenômenos da Natureza - são os executores da vontade de Deus; O objetivo deles é o restabelecimento  do equilíbrio e da harmonia  das forças da Natureza; Pertencem a todas as categorias.
Aula 40
V Feira do Livro Espírita Infantojuvenil
Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). [LE Introdução IV - a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec]
Módulo 4: A Reencarnação
Aula 41
Prelúdio da volta. União da alma e do corpo
(LE Qs. 330, 334, 342, 343, 352, 354, 368 e 369)
Objetivo: Informar-se de que os espíritos pressentem a época de sua reencarnação; Podem apressar ou adiar o momento da reencarnação; Podem escolher o corpo e a prova a que deseja se submeter.
Aula 42
A infância. Esquecimento do passado
(LE Qs. 379, 383, 385, 392 e 95)
Objetivo: Reconhecer que a reencarnação tem por objetivo o progresso do espírito; Que o espírito passa pelo estado de infância para estar mais acessível às impressões que recebe daqueles que estão encarregados de educá-lo; De que a infância é um período de repouso para o espírito. 
Módulo 5: Lei de Causa e Efeito
Aula 43
As consequências na vida atual. Escolha das provas
(LE Qs. 258, 260, 260a, 262, 262a, 264, 265, 267, 267a, 268, 272 e 273)
Objetivo: Informar-se de que o próprio espírito é quem escolhe o gênero de provas pelo qual deseja passar; Que essas provas são escolhidas de acordo com o gênero de suas faltas; Que têm como objetivo expiar e progredir mais depressa.
Aula 44
Como conviver com as diferenças
(LE  Qs. 939 a 940a )
Objetivo: Reconhecer que o homem é o próprio causador dos seus sofrimentos morais e materiais (orgulho, ciúme, inveja, egoísmo).
Aula 45
Como explicar as injustiças. Felicidade e infelicidade relativas
(LE Qs. 922, 926 a 928; 930 a 933)
Objetivo: Reconhecer que a felicidade, neste mundo, é relativa; Que sofremos porque nos afastamos das leis divinas; Que só é verdadeiramente infeliz aquele a quem falta  o necessário à vida e à saúde do corpo.    
Módulo 6: Mediunidade
Aula 46
Influência dos Espíritos
(LE Qs. 459, 465, 467, 469 e 471)
Objetivo: Conscientizar-se de que os espíritos nos influenciam conforme os nossos pensamentos e atos; Reconhecer que para estarmos sob boas influências é necessário melhorarmos os nossos pensamentos e atitudes.
Aula 47
Anjos da guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos I
(LE Qs. 489, 490 a 494)
Objetivo: Conscientizar-se de que, todos, temos um irmão espiritual, um bom espírito, que se liga a nós para nos proteger; Que o espírito protetor é de ordem mais elevada e nos guia para o bem, aconselhando, consolando e levantando o nosso ânimo diante das provas; Que o anjo guardião se dedica ao seu protegido desde o nascimento até a morte e, muitas vezes, o acompanha na vida espiritual e até em outras existências.
Aula 48
Anjos da guarda. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos II
(LE Qs. 511, 513, 513a e 514)
Objetivo: Conscientizar-se de que somos responsáveis pelas nossas companhias espirituais.
Módulo 7: JESUS
Aula 49
Jesus:  Nascimento e Infância
Objetivo: Informar-se sobre a vinda de Jesus à Terra; Seu nascimento humilde e sua grande missão.
Aula 50
Histórias que Jesus contou: A Parábola da ovelha desgarrada
Objetivo: Reconhecer na Parábola da ovelha desgarrada e seu pastor, a confiança que podemos ter do Amor de Deus pelas suas criaturas.
Aula 51
Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado”
Objetivo: Identificar nesta passagem da vinda de Jesus, o grande exemplo de perdão.
Aula 52
Ninguém vai ao Pai senão por mim”
Objetivo: Reconhecer que Jesus, pelos seus ensinamentos, é o maior exemplo que tivemos do Amor a Deus e ao próximo. 



ANO 2008 - 3-4 anos

Aulas
Temas
Aula 1
Abertura: Nossa nova escolinha espírita
Objetivo: Identificar a Casa Espírita como a sua Casa Religiosa, onde vem aprender os ensinos de Jesus; Apropriar-se do espaço, sentindo-se responsável por ele; Apresentar a mentora da evangelização– Meimei.
Aula 2
A Doutrina Espírita - Allan Kardec e o Livro dos Espíritos.
Objetivo: Refletir na importância da Doutrina Espírita na compreensão dos ensinos de Jesus, na necessidade da vivência desses ensinos; Constatar através de sua biografia, a importância de Allan Kardec e do Livro dos Espíritos, pelos ensinamentos nele contidos.
Módulo 1: Deus e sua obra
Aula 3
Observando a Natureza e buscando o seu Criador
(LE Qs. 4 a 9 NK; 1 a 3)
Objetivo: Constatar, através da própria Natureza, a existência do seu Criador; Refletir sobre a Sua Bondade e Seu Amor para com todas as suas criaturas.
Aula 4
Meu trabalho na obra da Criação
(Objetivo da encarnação - LE Q.132)
Objetivo: Identificar o seu papel na obra da criação - sua colaboração com Deus (solidariedade); Refletir na necessidade de fazer a sua parte.
Aula 5
Deus fez todos os mundos
(Formação dos mundos - LE Qs. 38, 55, 59)
Objetivo: Informar-se sobre a formação dos mundos e a formação da Terra; Sensibilizar-se para a conservação do nosso planeta.
Aula 6
Deus fez os minerais e as plantas
(A vida na Terra - os minerais e as plantas - LE Qs. 43 a 49)
Objetivo: Tomar conhecimento da formação dos minerais e das plantas; Reconhecer o longo trabalho dos séculos.
Aula 7
Deus fez os animais
(A vida na Terra - os animais - LE Qs. 43 a 49)
Objetivo: Tomar conhecimento da época do surgimento dos animais no nosso planeta; Reconhecer o longo trabalho dos séculos no aperfeiçoamento das espécies.
Aula 8
Deus fez o homem
(A vida na Terra - o homem primitivo - LE Qs. 50 e 51)
Objetivo: Informar-se sobre o povoamento da Terra – o surgimento do homem primitivo.
Aula 9
Deus fez o homem
(A vida na Terra - o homem atual - LE Qs. 52 a 54)
Objetivo: Conscientizar-se do longo trabalho dos séculos, através da reencarnação, possibilitando o surgimento de seres melhorados  (intelectual e moralmente).
Módulo 2: Deus e suas Leis
Aula 10
Lei Divina ou Natural I
(Caracteres da Lei Natural - LE Qs. 614 a 618)
Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências.
Aula 11
Lei Divina  ou Natural II
(O bem e o mal - LE Qs. 629 a 633)
Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências; Distinguir o bem do mal.
Aula 12
Lei Divina ou Natural III
(O bem e o mal - LE Qs. 634, 635, 636, 641 a 646)
Objetivo: Identificar a Lei Divina ou Natural na sua consciência, percebendo que quando descumprimos a Lei, sofremos-lhe as consequências; Distinguir o bem do mal.
Aula 13
Lei de Adoração I
(Objetivo da adoração - LE Qs. 649 a 652)
Objetivo: Identificar que elevar o seu pensamento a Deus é aproximar-se Dele; Perceber que orar é um ato de adoração.
Aula 14
Lei de Adoração II
(Adoração exterior - LE Qs. 653 a 656)
Objetivo: Conscientizar-se de que a verdadeira adoração é do coração.
Aula 15
Lei de Adoração III
(A Prece - LE Qs. 658 a 666)
Objetivo: Conscientizar-se de que a prece é um ato de adoração e de que ela serve para louvar, pedir ou agradecer; Informar-se de que aquele que ora com fervor e confiança, torna-se mais forte porque os bons espíritos o auxiliam.
Aula 16
Lei do Trabalho I
(Necessidade do trabalho - LE Qs. 674 a 681)
Objetivo: Reconhecer que o trabalho é uma Lei de Deus; Reconhecer que o trabalho é um instrumento do progresso.
Aula 17
Lei do Trabalho II
(Limite do trabalho. Repouso - LE Qs. 682 a 685)
Objetivo: Reconhecer que o repouso também constitui uma Lei de Deus; Perceber a necessidade de fazer uso adequado do tempo destinado ao repouso.
Aula 18
Lei de Reprodução I
(População do globo - LE Qs. 686 a 687)
Objetivo: Reconhecer que sem a reprodução, o mundo corporal pereceria e que Deus mantém sempre o equilíbrio para que a população na Terra não seja excessiva.     
Aula 19
Lei de Reprodução II
(Casamento e celibato - LE Qs. 695 a 697)
Objetivo: Identificar a reprodução como uma necessidade, ao criar novos corpos constituindo-se um instrumento para a evolução das almas, portanto, uma Lei de Deus; Valorizar o casamento como meio de estabelecer a solidariedade fraterna entre os seres (Lei de Amor)
Aula 20
Lei de Conservação I
(Instinto de conservação - LE Qs. 702 e 703)
Objetivo: Conscientizar-se de que o instinto de conservação é lei da natureza, portanto, uma Lei de Deus e que foi dado ao homem para que ele cumpra os desígnios da Providência.
Aula 21
Lei de Conservação II
(Gozo dos bens terrenos - LE Qs. 711 a 714)
Objetivo: Reconhecer que o uso dos bens terrenos é um direito de todos, mas que é preciso usar a razão para se preservar dos excessos; Reconhecer que a conservação da saúde do corpo constitui uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus.
Aula 22
Lei de conservação III
(Necessário e supérfluo - LE Qs. 715 a 717)
Objetivo: Reconhecer que é preciso ponderação para identificar o limite entre o necessário e o supérfluo; Concluir que só o necessário é indispensável.
Aula 23
Lei de Destruição I
(Destruição necessária e abusiva - LE Qs. 728 a 736)
Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Refletir sobre o abuso da destruição - uma infração à Lei.
Aula 24
Lei de Destruição II
(Flagelos destruidores - LE Qs. 737 a 741)
Objetivo: Conscientizar-se de que a destruição é uma necessidade, portanto, uma Lei de Deus; Os flagelos destruidores concorrem para que o progresso do homem e do planeta ocorra rapidamente.      
Aula 25
Lei de Destruição III
(Guerras. Assassínio. Crueldade. Pena de morte - LE Qs. 742 a 765)
Objetivo: Reconhecer que o assassínio e a crueldade constituem infrações à Lei de Deus (Lei de Amor); Reconhecer que as guerras desaparecerão quando os homens compreenderem a justiça e praticarem a Lei de Deus.
Aula 26
Lei de Sociedade I
(Necessidade da vida social - LE Qs. 766 a 768)
Objetivo: Reconhecer a necessidade do contato com os semelhantes a fim de progredir; Reconhecer que existem faculdades que necessitamos desenvolver.
Aula 27
Lei de Sociedade II
(Laços de família - LE Qs. 773 a 775)
Objetivo: Reconhecer que Deus quer que pelos laços de família os homens aprendam a amar-se como irmãos.
Aula 28
Lei de Progresso I
(Estado de natureza - LE Qs. 776 a 778)
Objetivo: Reconhecer que o homem não foi criado para viver eternamente na infância (estado de natureza); Reconhecer que quanto melhor compreende e pratica a lei natural, mais progride.
Aula 29
Lei de progresso II
(Marcha do progresso - LE Qs. 779 a 785)
Objetivo: Reconhecer que o progresso ocorre pelo nosso próprio esforço e através da contribuição dos que seguem à nossa frente.
Aula 30
Lei de Progresso III
(Civilização; influência do Espiritismo no progresso - LE Qs. 790 a 793; 798 a 802)
Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado.
Aula 31
Lei de Igualdade I
(Igualdade natural - LE Q. 803)
Objetivo: Reconhecer que perante Deus todos os homens são iguais, pois têm a mesma origem (simples e ignorantes) e a mesma destinação (a perfeição).
Aula 32
Lei de Igualdade II
(Desigualdade das aptidões; desigualdades sociais; desigualdade das riquezas - LE Qs. 804 a 813)
Objetivo: Reconhecer que o Espiritismo contribui para o progresso da Humanidade, porque auxilia o homem a compreender sua natureza espiritual e o destino feliz para o qual foi criado.
Aula 33
Lei de Igualdade III
(Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher - LE Qs. 814 a 824)
Objetivo: Identificar que as desigualdades são obras do homem e não de Deus, e que estas desaparecerão quando os homens conhecerem e praticarem as leis divinas.
Aula 34
Lei de Liberdade I
(Liberdade Natural; Escravidão – LE Qs. 825 a 832)
Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, mas a liberdade de pertencer-se a si mesmo é um direito natural, portanto a escravidão é um abuso da força.
Aula 35
Lei de Liberdade II
(Liberdade de Pensar; Liberdade de Consciência – LE Qs. 833 a 842)
Objetivo: Reconhecer que o homem foi criado para viver em sociedade e que, por isso mesmo, não pode gozar de liberdade absoluta, tendo o dever de respeitar os direitos alheios; Só pelo pensamento o homem é inteiramente livre; Reconhecer que ninguém tem o direito de constranger o homem a agir diferentemente do seu modo de pensar.
Aula 36
Lei de Liberdade III
(Livre Arbítrio e Fatalidade – LE Qs. 843 a 867)
Objetivo: Reconhecer que o homem é livre e responsável pelo que faz, não havendo fatalidade nos atos da vida moral: o instante que é fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte o é; Tomar consciência de que a fatalidade existe na escolha da prova que o espírito faz, antes de reencarnar.
Aula 37
Lei de Justiça, Amor e Caridade I
(Justiça e Direitos Naturais – LE Qs. 873 a 879)
Objetivo: Constatar que o sentimento de justiça existe em cada um de nós; Deus o pôs no coração do homem; Reconhecer que o limite do seu direito é o que reconhece ao seu semelhante; Reconhecer que não devemos fazer aos outros o que não desejamos que nos façam.
Aula 38
Lei de Justiça, Amor e Caridade II
(Direito de Propriedade; Roubo – LE Qs. 873 a 885)
Objetivo: Reconhecer que o direito de possuir é natural, não sendo natural querer possuir apenas para si; Aquele que possui por ter trabalhado objetivando ajudar aos seus semelhantes, pratica a Lei de Amor e Caridade.
Aula 39
Lei de  Justiça, Amor e Caridade III
(Caridade e Amor ao Próximo – LE Qs. 886 a 889)
Objetivo: Identificar a benevolência, a indulgência e o perdão das ofensas como sentimentos  da verdadeira caridade, segundo Jesus; Reconhecer que o amor materno comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes; Esse amor sobrevive à morte e acompanha o filho até na vida além-túmulo. 
Aula 40
V Feira do Livro Espírita Infantojuvenil
Objetivo: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). [LE Introdução IV - a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec]
Aula 41
Perfeição Moral I
(As Virtudes e os Vícios – LE Qs. 893 a 906)
Objetivo: Reconhecer que todas as virtudes conduzem ao progresso; a mais meritória das virtudes consiste no sacrifício do interesse pessoal pelo bem do próximo.
Aula 42
Perfeição Moral II
(Paixões; Egoísmo – LE Qs. 907 a 917)
Objetivo: Identificar no sentimento da paixão um princípio originariamente bom; Reconhecer que o abuso das paixões é que causa o mal.
Aula 43
Perfeição Moral III
(Caracteres do Homem de Bem; Conhecimento de si mesmo – LE Qs. 918 e 919)
Objetivo: Reconhecer que o espírito prova a sua elevação quando seus atos refletem a compreensão das leis divinas; Que o conhecimento de si mesmo é a chave do progresso individual.
Módulo 3: A vida no mundo espiritual
Aula 44
Como se sente o amigo que chega ao mundo espiritual
(LE Qs. 68 a 70; 149 a 160; 990 a 999)
Objetivo: Observar que a morte é um fenômeno natural; Que os seres orgânicos morrem pelo esgotamento dos órgãos, assim como uma máquina cessa o seu movimento; Informar-se de que a morte atinge apenas o corpo material, o espírito sobrevive e conserva a sua individualidade.   
Aula 45
Ocupações e Missões dos espíritos
(LE Qs. 558 a 584)
Objetivo: Reconhecer que temos deveres a cumprir; Que cada um deve procurar ser útil na medida de suas possibilidades; Reconhecer que todas as profissões têm a sua importância e de que todas merecem respeito e reconhecimento.
Informar-se de que todos os espíritos, encarnados ou desencarnados, têm deveres a cumprir; que além do dever de se melhorar, devem trabalhar para a harmonia do Universo, executando as vontades de Deus; Que os espíritos estão sempre ocupados e se sentem felizes por serem úteis.
Módulo 4: A Reencarnação
Aula 46
Objetivo e Justiça da Reencarnação
(LE Qs. 132 e 171)
Objetivo: Conscientizar-se de que todos reencarnam para fazer a sua parte na obra da criação a fim de chegar à perfeição; Reconhecer que a reencarnação é a maior prova da justiça e misericórdia de Deus.
Aula 47
Prelúdio da Volta
(LE Qs. 334 e 342)
Objetivo: Informar-se de que os espíritos pressentem a época de sua reencarnação; Podem apressar ou adiar o momento da reencarnação; Podem escolher o corpo e a prova a que deseja se submeter.
Aula 48
União da alma e do corpo
(LE Qs. 344, 352 e 355b)
Objetivo: Informar-se sobre o momento em que a alma se une ao corpo, caracterizando-se então, o ser humano, que pouco a pouco recobra as suas faculdades.
Módulo 5: JESUS
Aula 49
Jesus:  Nascimento e Infância
Objetivo: Informar-se sobre a vinda de Jesus à Terra; Seu nascimento humilde e sua grande missão.
Aula 50
Histórias que Jesus contou: A Parábola da ovelha desgarrada
Objetivo: Reconhecer na Parábola da ovelha desgarrada e seu pastor, a confiança que podemos ter do Amor de Deus pelas suas criaturas.
Aula 51
Atire a primeira pedra aquele que estiver sem pecado”
Objetivo: Identificar nesta passagem da vinda de Jesus, o grande exemplo de perdão.
Aula 52
Ninguém vai ao Pai senão por mim”
Objetivo: Reconhecer que Jesus, pelos seus ensinamentos, é o maior exemplo que tivemos do Amor a Deus e ao próximo.  



ANO 2006

Aulas
Temas
Aula 1
Abertura: Aula passeio – A Casa Espírita (O que é? Por que estamos aqui?)
O que estudamos? Como podemos ajudar para que a Casa Espírita seja um lugar onde nos sintamos cada vez melhores. Cuidados com a conservação e manutenção. Embelezamento.
Aula 2

Nosso Amigo Allan Kardec e a Doutrina Espírita

O Livro dos Espíritos (A vida de Allan Kardec para crianças – Clóvis Tavares)
Módulo 1 – A Criação: O que a Doutrina Espírita nos ensina
Aula 3
Quem sou?
LE Qs. 21 a 26; Q. 134a e 135
Aula 4
De onde vim?
LE  Qs. 76 a 83
Aula 5
Para onde vou?
LE Qs.112 a 114;  Q. 503;  Qs. 916, 917 e 918
Módulo 2 – Deus
Aula 6
Deus e o Infinito
LE Qs. 1 a 3
Aula 7
Provas da existência de Deus
LE Qs. 4 a 90
Aula 8
Atributos da Divindade
LE Qs.10 a 13
Módulo 3 – As Leis Morais
Aula 9
Caracteres e conhecimento da Lei Natural
LE Qs. 614 a 628
Aula 10
Lei Divina ou Natural – O bem e o mal
LE Qs. 629 a 646
Aula 11
Lei de Adoração – Objetivo da adoração: adoração exterior; vida contemplativa
LE Qs. 649 a 657
Aula 12
A prece
LE Qs. 658 a 666
Aula 13
Lei do Trabalho – Necessidade do trabalho
LE Qs. 674 a 681
Aula 14
Limite do Trabalho – Repouso
LE Qs. 682 a 685
Aula 15
Lei de Reprodução – População do globo, sucessão e aperfeiçoamento das raças
LE Qs. 686 a 689
Aula 16
Casamento e Celibato
LE Qs. 695 a 697
Aula 17
Lei de Conservação – Instinto de conservação: meios de conservação
LE Qs. 702 a 710
Aula 18
Gozos dos bens terrenos; necessário e supérfluo; privações voluntárias; mortificações
LE Qs. 711 a 727
Aula 19
Lei de Destruição – Destruição necessária; destruição abusiva; flagelos destruidores
LE Qs. 728 a 741
Aula 20
Guerras: assassínios; crueldade; pena de morte
LE Qs. 742 a 765
Aula 21
Lei de Sociedade – Necessidade da vida social; vida de insulamento; voto de silêncio
LE Qs. 766 a 772
Aula 22
Laços de Família
LE Qs. 773 a 775
Aula 23
Lei de Progresso – Estado de Natureza; marcha do progresso
LE Qs. 776 a 785
Aula 24
Civilização; progresso da legislação humana
LE Qs. 790 a 802
Aula 25
Lei de Igualdade – Igualdade natural, desigualdade das aptidões, desigualdades sociais. Desigualdade das riquezas
LE Qs. 803 a 813
Aula 26
Provas da riqueza e da miséria. Igualdade dos direitos do homem e da mulher
LE Qs. 814 a 824
Aula 27
Lei de Liberdade – Liberdade natural; escravidão; liberdade de pensar; liberdade de consciência
LE Qs. 825 a 842
Aula 28
Livre arbítrio; fatalidade; conhecimento do futuro
LE Qs. 843 a 871
Aula 29
Lei de Justiça de Amor e Caridade – Justiça e direitos naturais; direito de propriedade, roubo
LE Q. 873 a 885
Aula 30
Caridade e amor ao próximo; amor materno e filial
LE Qs. 886 a 892
Aula 31
Perfeição Moral – As virtudes e os vícios; paixões; o egoísmo
LE Qs. 893 a 917
Aula 32
Caracteres do homem de bem, conhecimento de si mesmo.
LE Qs. 918 e 919
Módulo 4 – A vida no Mundo Espiritual
Aula 33
A morte; o medo da morte
LE Qs. 68 a 70 Com. de Kardec; Qs. 941, 154, 155, 157, 158 e 161 Com. de Kardec
Aula 34
O Estado do Espírito
LE Qs. 149 a 153a, 159, 160, 163a; 165 e nota de Kardec
Aula 35
As Consequências na vida espiritual I
LE Qs. 965 a 982 e 998
Aula 36
O arrependimento na vida espiritual
LE Qs. 990 a 997
Aula 37
Ocupação e missão dos espíritos desencarnados
LE Qs. 558 a 569
Aula 38
Ocupação e missão dos espíritos encarnados
LE q. 573 a 584a e nota de Kardec
Aula 39
O Relacionamento entre os espíritos
LE Qs. 274 a 303a
Aula 40
O Relacionamento dos Espíritos com os Homens
LE Qs. 484 a 521
Módulo 5: Reencarnação
Aula 41
Situação do Espírito Reencarnante (Infância/adolescência)
LE Qs. 379 a 385 e 132
Aula 42
Lembrança de vidas passadas
LE Qs. 218 a 221a; 392, 393, 398 e 399 (5o parágrafo da nota de Kardec)
Aula 43
Consequências na vida atual
LE Qs. 258 a 273 e 983 a 989
Aula 44
Aprendendo a Conviver
LE Qs. 943 a 957 (nota de Kardec)
Aula 45
Explicando as Injustiças
LE Qs. 920 a 932 e 984
As consequências na vida espiritual II – O nada e a vida futura
LE Qs. 958 a 961 e NK – 963 e 974a
Módulo 6: Mediunidade
Aula 46
Influências dos Espíritos
LE Qs. 489, 490 e 492
Aula 47
Utilização da Mediunidade
LE Qs. 459, 460, 462, 464, 465 (a e b), 467, 468, 469 e 472
Módulo 7: JESUS
Aula 48
Nascimento e Infância
Mateus cap. I: 18 a 25 – cap. II: 1 a 29
Lucas cap. II: 1 a 19 – cap. II: 42 a 52
Aula 49
Jesus – O médium de Deus – O sermão da montanha
Mateus – cap. V
Aula 50
Jesus – Parábola da Ovelha Desgarrada
João Cap. X: 11
Aula 51
Jesus - Parábola do Semeador
Mateus cap. 13: 1 a 23
Marcos cap.4: 1 a 20
Lucas cap. 8: 4 a 15
Aula 52

CONFRATERNIZAÇÃO