Pesquisa

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Vida Futura - 0 a 7 anos

Objetivos: Perceber a importância da ideia de vida futura como a base do ensinamento de Jesus; Conscientizar-se que o Espiritismo amplia esta visão facilitando o nosso desenvolvimento moral; Reconhecer a imortalidade da alma; Ajudar na vivência do amor na Terra; Conscientizar-se que o amor que se cultivar no coração é condição para felicidade futura.

Sensibilização: Qual atitude devo tomar? Diga em voz alta ao responder ou fazer, quando acontecem uma dessas situações:

- Alguém me ajuda a levantar depois que levei um tombo... Eu digo... (obrigado)
- Uma senhora está carregando sacolas pesadas... Eu ajudo?... (sim)
- Minha mãe está muito atarefada e estou vendo TV... Será que devo ir ajudá-la?... (sim)
- Vou dormir!... Mas antes o que tenho que fazer, com quem tenho que conversar antes? ... (fazer uma prece a Deus e a Jesus)
- Alguém cometeu um erro... Devo fazer brincadeiras com isso ou reconhecer que também às vezes cometo erros? (reconhecer que cometo erros)
- Preciso de ajuda para arrumar meus brinquedos espalhados na calçada... Como devo pedir ao meu amiguinho para me ajudar?... (por favor, me ajude!)
- Muitos amigos vieram na minha casa para brincar... Quando eles forem embora, como devo me despedir?... (até logo)
- Machuquei sem querer meu irmão, enquanto estávamos brincando... O que devo dizer a ele?... (me desculpe!)
- Vou entrar na sala de aula atrasado... O que eu devo falar?... (dê licença!)

Estudo: Contar a história abaixo, extraída do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, pág. 27.






Conteúdo para o evangelizador:
 
            Tinham os judeus ideias muito insertas sobre a vida futura. Acreditavam nos anjos considerados como seres privilegiados da Criação, mas ignoravam que um dia os homens pudessem ser anjos e participar da felicidade destes. Segundo criam, a observância da lei de Deus era recompensada com os bens terrenos, com a supremacia de sua nação. E as vitórias alcançadas sobre os inimigos.
          As calamidades públicas e as derrotas são castigos de sua desobediência. Outra coisa não poderia Moisés dizer a um povo pastor e ignorante.
          Mais tarde veio Jesus revelando-lhes que há outro modo, na qual a justiça de Deus segue o seu curso: É mundo prometido aos que observam os mandamentos de Deus e onde os homens bons encontraram sua recompensa. Esse é o reino de Jesus, no qual estará em toda a sua gloria e para onde regressará ao deixar a Terra.
          Não obstante, acomodando o seu ensino ao estado mental dos homens da época, Jesus não julgou dever lhes dar completa luz, que os deslumbraria sem os esclarecer.
          Limitou-se em anunciar a vida futura como uma lei da natureza, a que ninguém podia fugir.
        Todo Cristão, crê na vida futura. Mas a ideia que muitos fazem dela, é vaga, incompleta e, por isso mesmo, falsa sob vários aspectos. Neste ponto como em muitos outros, o Espiritismo veio completar o ensino do Cristo, quando os homens atingem as condições de compreender a verdade.
          Com o Espiritismo já não é a vida futura um artigo de fé, nem uma hipótese; é uma realidade, demonstrada pelos fatos, porque são testemunhas oculares os que as descrevem em todas as suas fases e peripécias, de tal modo que não só a dúvida é possível, como ainda a mais vulgar inteligência pode fazer uma ideia de seu verdadeiro aspecto, como explicam os Espíritos as condições de existência feliz ou desgraçada dos que nelas se encontram.

Conclusão: Jesus em seus ensinamentos sempre se referia à vida do espírito imortal. Ele quis nos ensinar que a verdadeira preocupação do homem sobre a Terra é a vida futura, a certeza de que existe outro mundo, o mundo dos Espíritos, onde a justiça divina se realiza. A vida terrena é uma escola de aprimoramento moral.

Atividade: Pintura das gravuras da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário