Pesquisa

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 ANO 2008 - 0-18 anos


Aulas
Temas

Módulo Introdutório

Aula 1
ABERTURA – Por que o Evangelho é considerado a Boa Nova?
(Introdução I)
Objetivos: Apresentar o Evangelho, promovendo a identificação da obra, como o roteiro de Jesus para a felicidade dos homens, um manual de bem viver; Identificar o espaço da Evangelização como o espaço destinado às crianças e aos jovens, onde se aprende a comportar-se como Jesus ensinou.
Aula 2
Como explicar o advento do Espiritismo?
(Introdução II)
Objetivos: Constatar que a revelação dos ensinos trazidos pelos espíritos e codificados por Allan Kardec é uma demonstração da misericórdia divina, que atendendo a promessa de um consolador, esclarece através da universalização desses ensinamentos; Perceber a necessidade da reflexão.
Aula 3
O Evangelho favorece o questionamento?
(Introdução IV)
Objetivos: Observar que formulando perguntas, conhecemos a verdade; Identificar que a D.E promove o pensar através dos ensinos de Jesus, assim como as ideias disseminadas pelos precursores da D.E estimula o exercício do pensamento, conduzindo à reforma interior.

Módulo 1: Não vim destruir a Lei

Aula 4
Quais as características da lei mosaica?   O que Jesus quis dizer com “Não vim destruir a Lei”?
(Cap. I - itens 1 a 4)
Objetivos: Perceber que a lei mosaica se divide em partes distintas; Conhecer o verdadeiro sentido da missão do Cristo, desenvolvendo a Lei Divina para a compreensão de todos, trazendo o consolo e as formas de prevenção para as conquistas futuras.
Aula 5
Jesus revolucionou o mundo?
(Cap. I – itens 10 e 11)
Objetivo: Reconhecer o Cristo como o modelo enviado por Deus para nos alertar, consolar e orientar; Identificar que a revolução favorecida por Ele foi a da moralidade, auxiliando-nos a conquistar o progresso mais rapidamente, enviando emissários para divulgar a D.E.

Módulo 2 : Meu reino não é deste  mundo

Aula 6
O que é vida futura?
(Cap. II – itens 1 a 5;
Objetivos: Entender a ideia de vida futura como a base do ensinamento de Jesus e que o Espiritismo amplia esta visão facilitando o nosso desenvolvimento moral e uma fé inabalável; Ressaltar que a realeza de que Jesus nos fala é de ordem moral, pois facilita a nossa conscientização quanto ao uso dos bens terrenos.

Módulo 3:  Há muitas moradas na casa de meu Pai

Aula 7
O que são moradas na casa do Pai?
(Cap. III – itens 1 a 7)
Objetivos: Mostrar que a casa de Deus, Nosso Pai é o Universo, onde tudo evolui, que há  muitas moradas nesta casa, e que a nossa inferioridade embota a visão de conjunto; Perceber que para o nosso aprimoramento passamos por diferentes moradas, como as paragens no espaço infinito (estágios da vida errante).
Aula 8
Por que a Terra é um mundo com muitas dificuldades?
(Cap. III – itens 8 a 19)
Objetivos: Identificar a Terra como um mundo de expiações e provas e a nossa necessidade de vivermos nela, já que estamos marcados pelos vícios de outrora, apesar das conquistas que nos habilita a enfrentar tais adversidades; Comparar mundos superiores e inferiores, regeneradores e a progressão dos mundos.
Módulo 4: Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo
Aula 9
Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?
(Cap. IV – item 4)
Objetivos: Diferenciar ressurreição e reencarnação, identificando a reencarnação como o retorno do espírito ao corpo físico; Refletir que o Espiritismo vem esclarecer, facilitando a compreensão quanto ao sentido real da vida, liberando–nos da linguagem figurada, dos rituais, das alegorias, clarificando as mentes de todos os que buscam a verdade.
Aula 10
Por que a reencarnação fortalece os laços de família?
(Cap. IV – itens 18 a 26)
Objetivos: Reconhecer que a verdadeira afeição sobrevive à destruição do corpo, apertando os laços de família através a reencarnação; Entender os limites e a necessidade da encarnação (explorar as noções de vida familiar como base para a vida em sociedade).
Módulo 5: Bem-aventurados os aflitos
Aula 11
Por que uns sofrem mais que outros?
(Cap. V – itens 1 a 10)
Objetivo: Refletir que a D.E. nos ensina a crer de forma racional, consolando-nos; que a justiça divina se explica pela característica educativa da dor, pois muitos males são provenientes dos nossos desvios de comportamento e de caráter.
Aula 12
Quais os mecanismos da resignação?
(Cap. V – itens 11 a 20)
Objetivos: Conscientizar-se que não estamos sós, pois somos consolados sempre; Buscar na fé raciocinada os motivos para a resignação; Constatar que é desenvolvendo a serenidade diante das vicissitudes, sem cair no desânimo, que nos livraremos de males como o suicídio, a loucura, construindo aos poucos a felicidade que se completará na vida futura.
Aula 13
Por que avaliamos a justiça divina pelo valor da nossa?
(Cap. V – itens 21 a 25)
Objetivo: Reconhecer que Deus é sempre justo e bom, e não nos pune, nem é caprichoso, ao retirar de nós os afetos ou os bens terrenos; a nossa noção de bem muitas vezes é equivocada, pois o que nos parece mal, muitas vezes é um bem e tudo tem o seu propósito.

Módulo 6: O Cristo Consolador

Aula 14
Que condições Jesus colocou ao prometer o consolo aos aflitos?
(Cap. VI – itens 1 a 8)
Objetivos: Identificar em que consiste o jugo de Jesus e de que forma Ele traz consolo aos homens; Constatar que Jesus é o nosso grande amigo, que nos ensina a obediência às leis divinas, o amor e a caridade, consolando através dos postulados da D.E.

Módulo 7 – Bem-aventurados os pobres de Espírito

Aula 15
O que são pobres de espírito?
(Cap. VII – itens 1 a 6)
Objetivo: Identificar que pobres de espírito são aqueles que se propõem a desenvolver a humildade, tornando-se ricos em qualidades morais e conquistando o reino dos céus; Constatar que o Espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo.
Aula 16
Quem é o grande adversário da humildade?
(Cap. VII – itens 11 a 13)
Objetivos: Analisar a importância da humildade para o desenvolvimento do homem inteligente na Terra; Identificar que o orgulho não nos permite sermos caridosos e que a humildade nos conduz para o bem.

Módulo 8: Bem-aventurados os que têm puro o coração

Aula 17
Por que Jesus toma a infância como símbolo da pureza?
(Cap. VIII – itens 1 a 4; 18 e 19)
Objetivos: Distinguir o que é pureza de coração e porque Jesus fez esta comparação aos pequeninos; Identificar a necessidade de extirparmos o orgulho de nossas vidas, exercitando a caridade.
Aula 18
Qual a necessidade do escândalo?
(Cap. VIII – itens 11 a 17)
Objetivo: Informar-se sobre a conduta ideal perante as leis de Deus para evitar os vícios que levam às más ações, prejudicando os outros.

Módulo 9 – Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos

Aula 19
Como conviver com a violência?
(Cap. IX – itens 1 a 8)
Objetivos: Ressaltar que a violência deixará de existir na Terra, à medida que nos comportemos com brandura, mansuetude, afabilidade, cortesia, moderação e paciência; Identificar a obediência e a resignação como as duas virtudes sinônimas da doçura, que Cristo convocou-nos a adotar para a conquista da reforma íntima.
Aula 20
Como evitar a cólera?
(Cap. IX – itens 9 e 10)
Objetivo: Identificar que as origens dos vícios estão no espírito e não no corpo, e que mediante a vontade, a inteligência e o livre-arbítrio, o homem pode evitar a impaciência, que denota falta de caridade e conduz ao sofrimento.

Módulo 10: Bem-aventurados os que são misericordiosos

Aula 21
É fácil perdoar?
(Cap. X – itens 5 e 6; 14 e 15)
Objetivo: Analisar a importância da reconciliação com os adversários, ressaltando a prática do perdão como meio de se obter a paz e a felicidade.
Aula 22
Como ser indulgente?
(Cap. X – itens 9 a 13; 16 a 18)
Objetivo: Reconhecer que a indulgência é uma virtude que caracteriza o verdadeiro cristão. É o remédio benéfico que nos permite perceber o próximo de forma fraternal.

Módulo 11: Amar ao próximo como a si mesmo

Aula 23
Sei desejar o bem a todos?
(Cap. XI - itens 1 a 4; 11 e 12)
Objetivo: Identificar o maior mandamento da Lei de Deus, esclarecendo em que consiste “Amar ao próximo como a si mesmo”, identificando formas de fazê-lo, como preventivo contra o egoísmo.
Aula 24
Quais são os limites dos direitos de cada um?
(Cap. XI - itens 5 a 7)
Objetivos: Refletir sobre o respeito às leis humanas cumprindo nossas obrigações na família, na escola e na sociedade enfim; Observar e cumprir os preceitos divinos da Lei de Amor, que nos possibilitam o progresso moral e espiritual.

Módulo 12: Amai os vossos inimigos

Aula 25
Alimentar o ódio faz bem?
(Cap. XII - itens 1 a 4 e 10)
Objetivos: Refletir sobre os malefícios do ódio, que nos afasta de Deus; Reconhecer que o “amor” nos aproxima de Deus, principalmente quando amamos indistintamente a todos, como irmãos.
Aula 26
Você já se vingou?
(Cap. XII - itens 7 a 9)
Objetivos: Identificar que a covardia maior é vingar-se de alguém, e que suportar um insulto é o verdadeiro ato de coragem; Refletir na importância de ser humilde e caridoso, e na certeza da justiça divina.

Módulo 13: Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita

Aula 27
O que significa “Fazer o bem sem ostentação”?
(Cap. XIII - itens 1 a 4)
Objetivo: Refletir em torno da obrigação de auxiliar o próximo, ressaltando as atitudes que devemos evitar e as que devemos cultivar, pois a verdadeira caridade é desinteressada.
Aula 28
Você já visitou ou ajudou alguém muito necessitado?
(Cap. XIII - itens 5 a 8 e 19)
Objetivos: Reconhecer que a prática desinteressada do bem, conforme os ensinos de Jesus nos traz felicidade e contribuem para o progresso moral; Analisar a diferença entre esmola e caridade.
Aula 29
O que você sente quando vê crianças órfãs ou idosos abandonados?
(Cap. XIII - itens 17 e 18)
Objetivos: Identificar a importância de nos apiedarmos dos mais necessitados, buscando sempre alternativas para ajudar os que sofrem, os que vivem na miséria e os que passam por dificuldades de toda a ordem; Diferenciar pena e piedade.

Módulo 14: Honrai a vosso pai e a vossa mãe

Aula 30
Há diferença ente família corporal e família espiritual?
(Cap. XIV - itens 5 a 8)
Objetivos: Reconhecer que a família consanguínea deve ser valorizada e respeitada, pois viver em família é grande oportunidade evolutiva; Identificar, porém que a família espiritual tem os laços apertados e que se perpetuam no mundo dos espíritos.

Módulo 15: Fora da Caridade não há salvação

Aula 31
Por que Jesus combate o orgulho e o egoísmo?
(Cap. XV - itens 1 a 3 e 10)
Objetivo: Refletir sobre os recursos verdadeiramente necessários à prática da caridade, incentivando-os a identificar os meios de que dispõem para atender os irmãos menos felizes.

Módulo 16: Não se pode servir a Deus e a Mamom

Aula 32
Por que todos os homens não são igualmente ricos?
(Cap. XVI - itens 5 a 8)
Objetivos: Informar-se de que a riqueza e a miséria são provas difíceis para o ser humano, destacando que a verdadeira função da riqueza é promover o progresso material do planeta, em benefício da humanidade; Observar os caracteres de aptidões que faz do homem detentor de certos bens.

Módulo 17: Sede Perfeitos

Aula 33
Como posso desenvolver virtudes?
(Cap. XVII - itens 3 e 8)
Objetivos: Identificar a perfeição como sendo o objetivo a ser perseguido durante a nossa jornada terrena; Ressaltar que o verdadeiro homem de bem é o que age de acordo com as leis de Deus.
Aula 34
Como conviver com as tentações do mundo terreno?
(Cap. XVII - itens 10 e 11)
Objetivo: Observar o comportamento ideal do homem no mundo, convivendo com os prazeres e tentações terrenos, sem se envolver, cuidando de si, tendo em vista a evolução espiritual.
Módulo 18: Muitos os chamados e poucos os escolhidos
Aula 35
A porta estreita representa as escolhas que podemos fazer?
(Cap. XVIII - itens 1 a 5)
Objetivo: Identificar a porta estreita como o único caminho que nos levará, todos, a Deus, informando que, quando rejeitamos o convite fraterno de Jesus, o tempo e a dor a ela [porta estreita] nos conduzirão, por misericórdia divina.

Módulo 19: A fé transporta montanhas

Aula 36
Você sabe o que é fé?
(Cap. XIX - itens 1 a 5)
Objetivo: Reconhecer o poder que a fé tem de transportar “montanhas”, evidenciando o que a torna poderosa e o que é necessário desenvolver em nós para conquistá-la.
Aula 37
O que é fé raciocinada?
(Cap. XIX - itens 6 e 7)
Objetivo: Informar-se que a fé não se impõe, conquista-se gradativamente; é através do raciocínio, do estudo, da liberdade de escolha que se adquire a certeza. Com o Espiritismo não há lugar para a dúvida, porque é refletindo que se chega à compreensão.

Módulo 20: Os trabalhadores da última hora

Aula 38
Eu desejo ser um obreiro do Senhor?
(Cap. XX - itens 4 e 5)
Objetivos: Identificar que a missão dos espíritas é propagar o amor através de palavras de consolação, fraternidade, esperança e paz; Ressaltar que o verdadeiro obreiro do Senhor é aquele que sabe ouvir, aconselhar ou simplesmente compartilhar um momento de dor ou de alegria de um companheiro.

Módulo 21: Haverá falsos Cristos e falsos profetas

Aula 39
O que Jesus quis dizer com: Conhece-se a árvore pelo seu fruto?
(Cap. XXI - itens 1 a 3 e 9)
Objetivo: Distinguir entre aqueles que verdadeiramente buscam a verdade e aqueles que enganam a humanidade. Reconhece-se o verdadeiro cristão pelos atos.

Módulo Extra: Homenageando Kardec

Aula 40
V FEIRA DO LIVRO 
(L.E. Introdução IV – a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec)
Objetivos: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos).

Módulo 22: Não separeis o que Deus juntou

Aula 41
Que sentimento deve prevalecer em um casamento?
(Cap. XXII - itens 1 a 5)
Objetivo: Constatar que a indissolubilidade do casamento só se explica pela lei imutável de Deus e não pela lei instável dos homens. O divórcio é lei humana, Jesus não o condena porque é a Lei de Amor que deve reger as uniões.

Módulo 23: Estranha Moral

Aula 42
Jesus foi um revolucionário?
(Cap. XXIII - itens 9 a 13; 16 a 18)
Objetivo: Identificar que Jesus proclamou uma Doutrina, que abalou as estruturas de determinado segmento da sociedade de então, orgulhosos e intolerantes; anunciando uma lição de determinação, fé e, sobretudo esperança quanto a conquista da fraternidade e da paz neste mundo, apesar da inferioridade humana.

Módulo 24: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

Aula 43
Quem pode representar a palavra do mundo dos espíritos?
(Cap. XXIV - itens 11 e 12)
Objetivo: Reconhecer que a exemplo de Jesus, devemos auxiliar aqueles que transitam no mundo com dificuldades diferentes das nossas; todos temos faculdades, a serem desenvolvidas, inclusive as mediúnicas para uso à serviço do bem comum.
Módulo 25: Buscai e Achareis
Aula 44
Do que depende para sermos ajudados por Deus?
(Cap. XXV - itens 1 a 5) 
Objetivo: Informar-se sobre a ajuda que Deus nos oferece, à medida que nos esforçamos por nossas necessidades, trabalhando em prol de si próprio e pelo semelhante, utilizando-se dos recursos orgânicos, materiais e intelectuais conquistados.
Módulo 26: Dai gratuitamente o que recebestes gratuitamente
Aula 45
O que é preciso para praticar a mediunidade?
(Cap. XXVI - itens 1, 2 e 10)
Objetivo: Refletir que a mediunidade é coisa santa, que deve ser praticada de forma religiosa, sem comercialização.

Módulo 27: Pedi e obtereis

Aula 46
Você sabe fazer prece?
(Cap. XXVII - itens 1 a 8)
Objetivo: Identificar qual deve ser o nosso comportamento, ao orar, para que a prece seja ouvida e atendida pelo Pai.
Aula 47
Como a prece pode chegar a Deus?
(Cap. XXVII - itens 9 e 10)
Objetivo: Identificar que a prece se processa através da transmissão do pensamento. Deus, bom e misericordioso nos envia seus emissários que providenciam os recursos para atender-nos.  

Módulo 28: Coletânea de preces espíritas

Aula 48
Para que serve a oração?
(Cap. XXVIII – Preâmbulo)
Objetivos: Identificar que ao orarmos promovemos a reflexão em nós e o que importa é a qualidade do pensamento; Devemos refletir a cada palavra para despertar uma ideia, por em vibração uma fibra da alma e qualquer fórmula de oração é apenas para fixar as ideias, estimular o exercício do pensamento e do sentimento sincero.

Módulo 29: Jesus e a sua trajetória terrestre

Aula 49
Você sabia que Jesus é o governador do planeta Terra?
(JESUS, lç 18: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I)
Objetivo: Identificar Jesus como o grande Mestre do planeta que nos abriga, e sendo o governador, se propõe a nos ensinar a viver de forma serena e cumpridores das leis divinas, promovendo a nossa evolução e a nossa felicidade.
Aula 50
Como manter a paz e sermos amorosos em um mundo de violências?
(JESUS, PARÂMETRO DE RENOVAÇÃO, lç 20: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I)
Objetivo: Reconhecer a importância da vinda de Jesus á Terra, revolucionando os parâmetros de outrora, esclarecendo-nos e demonstrando que somos poderosos e podemos mudar o mundo, conquistando um novo padrão, de paz.
Aula 51
Quais as características do trabalho de Jesus na Terra?
(O SENHOR DA VIDA, lç 19: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I)
Objetivo: Observar qual o papel de Jesus, junto a nós; identificá-lo como figura enérgica, mas amorosa, que desempenha um trabalho educativo, disciplinador, deixando as suas marcas, sejam de dinamismo, estímulo, fortaleza, poder e bondade que move recursos a todos os necessitados. Ele é o condutor de nossos destinos.
Aula 52
O que nos falta para entender a mensagem do Cristo?
(A MENSAGEM DO CRISTO, lç 23: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I)
Objetivo: Refletir sobre a noção de amor que o Cristo nos trouxe através de seus exemplos; Mostrar que precisaremos de muita determinação para construção do bem em nós, vivendo muitas encarnações para entender a sua mensagem; Saber que não estamos sozinhos e que Ele favorece a superação das nossas dores, porque é o grande consolador, o nosso grande amigo e tudo podemos confiantes no seu amor. 

ANO 2006

Aulas
Temas

Módulo 1: Jesus nosso irmão maior

Aula 1
A Vinda de Jesus - Sinais precursores de sua chegada e de sua missão (fatos espíritas: anunciação e profecias)
Aula 2
A Vida de Jesus - Nascimento e Infância
Aula 3
Jesus – Seus exemplos e ensinamentos - Os evangelhos - O Evangelho Segundo o Espiritismo

Módulo 2 : Cap. I – Não vim destruir a Lei

Aula 4
As Três Revelações: Moisés – Cristo – Espiritismo

Módulo 3:  Cap. II – Meu Reino não é desse mundo

Aula 5
A Vida Futura
Aula 6
A Realeza de Jesus
Módulo 4: Cap. III – Há muitas moradas
Aula 7
Estados da alma na erraticidade - Categoria de mundos habitados - Destinação da Terra
Aula 8
Causa das misérias humanas
Aula 9
Mundos de expiações e provas - Progressão dos mundos
Módulo 5: Cap. IV – Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo
Aula 10
Ressurreição e Reencarnação
Aula 11
Laços de Família - Necessidade da encarnação

Módulo 6: Cap. V – Bem-aventurados os aflitos

Aula 12
Justiça das aflições - Causas atuais e anteriores das aflições
Aula 13
Esquecimento do passado - Motivos de Resignação
Aula 14
Bem e mal sofrer
Aula 15
A felicidade não é deste mundo
Aula 16
Perda de pessoas amadas - Mortes prematuras
Aula 17
A desgraça real

Módulo 7 – Cap. VI – O Cristo Consolador

Aula 18
O jugo leve
Aula 19
O Consolador Prometido

Módulo 8: Cap. VII – Bem-aventurados os pobres de espírito

Aula 20
Aquele que se eleva será rebaixado - O orgulho e a humildade
Aula 21
Missão do homem inteligente na Terra

Módulo 9 – Cap. IX – Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos

Aula 22
Injúrias e Violências.
Aula 23
Afabilidade e a Doçura

Módulo 10: Cap. X – Bem-aventurados os que são misericordiosos

Aula 24
O Perdão - Reconciliação com os adversários
Aula 25
O Argueiro e a Trave - A Indulgência

Módulo 11: Cap. XI – Amar o próximo como a si mesmo

Aula 26
O Mandamento Maior
Aula 27
O Egoísmo

Módulo 12: Cap. XII – Amai os vossos inimigos

Aula 28
Retribuir o mal com bem
Aula 29
O Duelo

Módulo 13: Cap. XIII – Não saiba a vossa mão esquerda

Aula 30
Fazer o bem...
Aula 31
Caridade Material e a Caridade Moral
Aula 32
A Piedade

Módulo 14: Cap. XIV – Honrai vosso pai e a vossa mãe

Aula 33
Parentela corporal e a parentela espiritual
Aula 34
A ingratidão dos filhos e os laços de família

Módulo 15: Cap. XV – Fora da Caridade não há salvação

Aula 35
Parábola do bom samaritano
Aula 36
A Caridade

Módulo 16: Cap. XVI – Não se pode servir a Deus e a Mamom

Aula 37
Parábola dos Talentos
Aula 38
A verdadeira propriedade

Módulo 17: Cap. XVII – Sede Perfeitos

Aula 39
O homem de bem
Aula 40
Cuidar do corpo e do espírito
Módulo 18: Cap. XVIII – Muitos os chamados...
Aula 41
A porta estreita
Aula 42
Pelas obras é que se reconhece o cristão

Módulo 19: Cap. XIX – A fé transporta montanhas

Aula 43
O poder da fé
Aula 44
A fé humana e a divina

Módulo 20: Cap. XX – Os trabalhadores da última hora

Aula 45
Os Obreiros do Senhor

Módulo 21: Cap. XXI – Haverá falsos Cristos e falsos profetas

Aula 46
Conhece-se a arvore pelo fruto – Missão dos profetas

Módulo 22: Cap. XXII – Não separeis o que Deus juntou

Aula 47
O divórcio

Módulo 23: Cap. XXIII – Estranha Moral

Aula 48
Abandonar pai, mãe e filhos

Módulo 24: Cap. XXIV – Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

Aula 49
Candeia debaixo do alqueire
Módulo 25: Cap. XXV – Buscai e Achareis
Aula 50
Ajuda-te a ti mesmo
Módulo 26: Cap. XXVI – Daí gratuitamente
Aula 51
O dom de curar

Módulo 27: XXVII – Pedi e obtereis

Aula 52
Qualidades da prece - Eficácia da prece - Oração dominical