ANO 2008 - 0-18 anos
ANO 2006
Aulas | Temas |
Módulo Introdutório | |
Aula 1 | ABERTURA – Por que o Evangelho é considerado a Boa Nova? (Introdução I) Objetivos: Apresentar o Evangelho, promovendo a identificação da obra, como o roteiro de Jesus para a felicidade dos homens, um manual de bem viver; Identificar o espaço da Evangelização como o espaço destinado às crianças e aos jovens, onde se aprende a comportar-se como Jesus ensinou. |
Aula 2 | Como explicar o advento do Espiritismo? (Introdução II) Objetivos: Constatar que a revelação dos ensinos trazidos pelos espíritos e codificados por Allan Kardec é uma demonstração da misericórdia divina, que atendendo a promessa de um consolador, esclarece através da universalização desses ensinamentos; Perceber a necessidade da reflexão. |
Aula 3 | O Evangelho favorece o questionamento? (Introdução IV) Objetivos: Observar que formulando perguntas, conhecemos a verdade; Identificar que a D.E promove o pensar através dos ensinos de Jesus, assim como as ideias disseminadas pelos precursores da D.E estimula o exercício do pensamento, conduzindo à reforma interior. |
Módulo 1: Não vim destruir a Lei | |
Aula 4 | Quais as características da lei mosaica? O que Jesus quis dizer com “Não vim destruir a Lei”? (Cap. I - itens 1 a 4) Objetivos: Perceber que a lei mosaica se divide em partes distintas; Conhecer o verdadeiro sentido da missão do Cristo, desenvolvendo a Lei Divina para a compreensão de todos, trazendo o consolo e as formas de prevenção para as conquistas futuras. |
Aula 5 | Jesus revolucionou o mundo? (Cap. I – itens 10 e 11) Objetivo: Reconhecer o Cristo como o modelo enviado por Deus para nos alertar, consolar e orientar; Identificar que a revolução favorecida por Ele foi a da moralidade, auxiliando-nos a conquistar o progresso mais rapidamente, enviando emissários para divulgar a D.E. |
Módulo 2 : Meu reino não é deste mundo | |
Aula 6 | O que é vida futura? (Cap. II – itens 1 a 5; Objetivos: Entender a ideia de vida futura como a base do ensinamento de Jesus e que o Espiritismo amplia esta visão facilitando o nosso desenvolvimento moral e uma fé inabalável; Ressaltar que a realeza de que Jesus nos fala é de ordem moral, pois facilita a nossa conscientização quanto ao uso dos bens terrenos. |
Módulo 3: Há muitas moradas na casa de meu Pai | |
Aula 7 | O que são moradas na casa do Pai? (Cap. III – itens 1 a 7) Objetivos: Mostrar que a casa de Deus, Nosso Pai é o Universo, onde tudo evolui, que há muitas moradas nesta casa, e que a nossa inferioridade embota a visão de conjunto; Perceber que para o nosso aprimoramento passamos por diferentes moradas, como as paragens no espaço infinito (estágios da vida errante). |
Aula 8 | Por que a Terra é um mundo com muitas dificuldades? (Cap. III – itens 8 a 19) Objetivos: Identificar a Terra como um mundo de expiações e provas e a nossa necessidade de vivermos nela, já que estamos marcados pelos vícios de outrora, apesar das conquistas que nos habilita a enfrentar tais adversidades; Comparar mundos superiores e inferiores, regeneradores e a progressão dos mundos. |
Módulo 4: Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo | |
Aula 9 | Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação? (Cap. IV – item 4) Objetivos: Diferenciar ressurreição e reencarnação, identificando a reencarnação como o retorno do espírito ao corpo físico; Refletir que o Espiritismo vem esclarecer, facilitando a compreensão quanto ao sentido real da vida, liberando–nos da linguagem figurada, dos rituais, das alegorias, clarificando as mentes de todos os que buscam a verdade. |
Aula 10 | Por que a reencarnação fortalece os laços de família? (Cap. IV – itens 18 a 26) Objetivos: Reconhecer que a verdadeira afeição sobrevive à destruição do corpo, apertando os laços de família através a reencarnação; Entender os limites e a necessidade da encarnação (explorar as noções de vida familiar como base para a vida em sociedade). |
Módulo 5: Bem-aventurados os aflitos | |
Aula 11 | Por que uns sofrem mais que outros? (Cap. V – itens 1 a 10) Objetivo: Refletir que a D.E. nos ensina a crer de forma racional, consolando-nos; que a justiça divina se explica pela característica educativa da dor, pois muitos males são provenientes dos nossos desvios de comportamento e de caráter. |
Aula 12 | Quais os mecanismos da resignação? (Cap. V – itens 11 a 20) Objetivos: Conscientizar-se que não estamos sós, pois somos consolados sempre; Buscar na fé raciocinada os motivos para a resignação; Constatar que é desenvolvendo a serenidade diante das vicissitudes, sem cair no desânimo, que nos livraremos de males como o suicídio, a loucura, construindo aos poucos a felicidade que se completará na vida futura. |
Aula 13 | Por que avaliamos a justiça divina pelo valor da nossa? (Cap. V – itens 21 a 25) Objetivo: Reconhecer que Deus é sempre justo e bom, e não nos pune, nem é caprichoso, ao retirar de nós os afetos ou os bens terrenos; a nossa noção de bem muitas vezes é equivocada, pois o que nos parece mal, muitas vezes é um bem e tudo tem o seu propósito. |
Módulo 6: O Cristo Consolador | |
Aula 14 | Que condições Jesus colocou ao prometer o consolo aos aflitos? (Cap. VI – itens 1 a 8) Objetivos: Identificar em que consiste o jugo de Jesus e de que forma Ele traz consolo aos homens; Constatar que Jesus é o nosso grande amigo, que nos ensina a obediência às leis divinas, o amor e a caridade, consolando através dos postulados da D.E. |
Módulo 7 – Bem-aventurados os pobres de Espírito | |
Aula 15 | O que são pobres de espírito? (Cap. VII – itens 1 a 6) Objetivo: Identificar que pobres de espírito são aqueles que se propõem a desenvolver a humildade, tornando-se ricos em qualidades morais e conquistando o reino dos céus; Constatar que o Espiritismo vem confirmar a teoria pelo exemplo. |
Aula 16 | Quem é o grande adversário da humildade? (Cap. VII – itens 11 a 13) Objetivos: Analisar a importância da humildade para o desenvolvimento do homem inteligente na Terra; Identificar que o orgulho não nos permite sermos caridosos e que a humildade nos conduz para o bem. |
Módulo 8: Bem-aventurados os que têm puro o coração | |
Aula 17 | Por que Jesus toma a infância como símbolo da pureza? (Cap. VIII – itens 1 a 4; 18 e 19) Objetivos: Distinguir o que é pureza de coração e porque Jesus fez esta comparação aos pequeninos; Identificar a necessidade de extirparmos o orgulho de nossas vidas, exercitando a caridade. |
Aula 18 | Qual a necessidade do escândalo? (Cap. VIII – itens 11 a 17) Objetivo: Informar-se sobre a conduta ideal perante as leis de Deus para evitar os vícios que levam às más ações, prejudicando os outros. |
Módulo 9 – Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos | |
Aula 19 | Como conviver com a violência? (Cap. IX – itens 1 a 8) Objetivos: Ressaltar que a violência deixará de existir na Terra, à medida que nos comportemos com brandura, mansuetude, afabilidade, cortesia, moderação e paciência; Identificar a obediência e a resignação como as duas virtudes sinônimas da doçura, que Cristo convocou-nos a adotar para a conquista da reforma íntima. |
Aula 20 | Como evitar a cólera? (Cap. IX – itens 9 e 10) Objetivo: Identificar que as origens dos vícios estão no espírito e não no corpo, e que mediante a vontade, a inteligência e o livre-arbítrio, o homem pode evitar a impaciência, que denota falta de caridade e conduz ao sofrimento. |
Módulo 10: Bem-aventurados os que são misericordiosos | |
Aula 21 | É fácil perdoar? (Cap. X – itens 5 e 6; 14 e 15) Objetivo: Analisar a importância da reconciliação com os adversários, ressaltando a prática do perdão como meio de se obter a paz e a felicidade. |
Aula 22 | Como ser indulgente? (Cap. X – itens 9 a 13; 16 a 18) Objetivo: Reconhecer que a indulgência é uma virtude que caracteriza o verdadeiro cristão. É o remédio benéfico que nos permite perceber o próximo de forma fraternal. |
Módulo 11: Amar ao próximo como a si mesmo | |
Aula 23 | Sei desejar o bem a todos? (Cap. XI - itens 1 a 4; 11 e 12) Objetivo: Identificar o maior mandamento da Lei de Deus, esclarecendo em que consiste “Amar ao próximo como a si mesmo”, identificando formas de fazê-lo, como preventivo contra o egoísmo. |
Aula 24 | Quais são os limites dos direitos de cada um? (Cap. XI - itens 5 a 7) Objetivos: Refletir sobre o respeito às leis humanas cumprindo nossas obrigações na família, na escola e na sociedade enfim; Observar e cumprir os preceitos divinos da Lei de Amor, que nos possibilitam o progresso moral e espiritual. |
Módulo 12: Amai os vossos inimigos | |
Aula 25 | Alimentar o ódio faz bem? (Cap. XII - itens 1 a 4 e 10) Objetivos: Refletir sobre os malefícios do ódio, que nos afasta de Deus; Reconhecer que o “amor” nos aproxima de Deus, principalmente quando amamos indistintamente a todos, como irmãos. |
Aula 26 | Você já se vingou? (Cap. XII - itens 7 a 9) Objetivos: Identificar que a covardia maior é vingar-se de alguém, e que suportar um insulto é o verdadeiro ato de coragem; Refletir na importância de ser humilde e caridoso, e na certeza da justiça divina. |
Módulo 13: Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita | |
Aula 27 | O que significa “Fazer o bem sem ostentação”? (Cap. XIII - itens 1 a 4) Objetivo: Refletir em torno da obrigação de auxiliar o próximo, ressaltando as atitudes que devemos evitar e as que devemos cultivar, pois a verdadeira caridade é desinteressada. |
Aula 28 | Você já visitou ou ajudou alguém muito necessitado? (Cap. XIII - itens 5 a 8 e 19) Objetivos: Reconhecer que a prática desinteressada do bem, conforme os ensinos de Jesus nos traz felicidade e contribuem para o progresso moral; Analisar a diferença entre esmola e caridade. |
Aula 29 | O que você sente quando vê crianças órfãs ou idosos abandonados? (Cap. XIII - itens 17 e 18) Objetivos: Identificar a importância de nos apiedarmos dos mais necessitados, buscando sempre alternativas para ajudar os que sofrem, os que vivem na miséria e os que passam por dificuldades de toda a ordem; Diferenciar pena e piedade. |
Módulo 14: Honrai a vosso pai e a vossa mãe | |
Aula 30 | Há diferença ente família corporal e família espiritual? (Cap. XIV - itens 5 a 8) Objetivos: Reconhecer que a família consanguínea deve ser valorizada e respeitada, pois viver em família é grande oportunidade evolutiva; Identificar, porém que a família espiritual tem os laços apertados e que se perpetuam no mundo dos espíritos. |
Módulo 15: Fora da Caridade não há salvação | |
Aula 31 | Por que Jesus combate o orgulho e o egoísmo? (Cap. XV - itens 1 a 3 e 10) Objetivo: Refletir sobre os recursos verdadeiramente necessários à prática da caridade, incentivando-os a identificar os meios de que dispõem para atender os irmãos menos felizes. |
Módulo 16: Não se pode servir a Deus e a Mamom | |
Aula 32 | Por que todos os homens não são igualmente ricos? (Cap. XVI - itens 5 a 8) Objetivos: Informar-se de que a riqueza e a miséria são provas difíceis para o ser humano, destacando que a verdadeira função da riqueza é promover o progresso material do planeta, em benefício da humanidade; Observar os caracteres de aptidões que faz do homem detentor de certos bens. |
Módulo 17: Sede Perfeitos | |
Aula 33 | Como posso desenvolver virtudes? (Cap. XVII - itens 3 e 8) Objetivos: Identificar a perfeição como sendo o objetivo a ser perseguido durante a nossa jornada terrena; Ressaltar que o verdadeiro homem de bem é o que age de acordo com as leis de Deus. |
Aula 34 | Como conviver com as tentações do mundo terreno? (Cap. XVII - itens 10 e 11) Objetivo: Observar o comportamento ideal do homem no mundo, convivendo com os prazeres e tentações terrenos, sem se envolver, cuidando de si, tendo em vista a evolução espiritual. |
Módulo 18: Muitos os chamados e poucos os escolhidos | |
Aula 35 | A porta estreita representa as escolhas que podemos fazer? (Cap. XVIII - itens 1 a 5) Objetivo: Identificar a porta estreita como o único caminho que nos levará, todos, a Deus, informando que, quando rejeitamos o convite fraterno de Jesus, o tempo e a dor a ela [porta estreita] nos conduzirão, por misericórdia divina. |
Módulo 19: A fé transporta montanhas | |
Aula 36 | Você sabe o que é fé? (Cap. XIX - itens 1 a 5) Objetivo: Reconhecer o poder que a fé tem de transportar “montanhas”, evidenciando o que a torna poderosa e o que é necessário desenvolver em nós para conquistá-la. |
Aula 37 | O que é fé raciocinada? (Cap. XIX - itens 6 e 7) Objetivo: Informar-se que a fé não se impõe, conquista-se gradativamente; é através do raciocínio, do estudo, da liberdade de escolha que se adquire a certeza. Com o Espiritismo não há lugar para a dúvida, porque é refletindo que se chega à compreensão. |
Módulo 20: Os trabalhadores da última hora | |
Aula 38 | Eu desejo ser um obreiro do Senhor? (Cap. XX - itens 4 e 5) Objetivos: Identificar que a missão dos espíritas é propagar o amor através de palavras de consolação, fraternidade, esperança e paz; Ressaltar que o verdadeiro obreiro do Senhor é aquele que sabe ouvir, aconselhar ou simplesmente compartilhar um momento de dor ou de alegria de um companheiro. |
Módulo 21: Haverá falsos Cristos e falsos profetas | |
Aula 39 | O que Jesus quis dizer com: Conhece-se a árvore pelo seu fruto? (Cap. XXI - itens 1 a 3 e 9) Objetivo: Distinguir entre aqueles que verdadeiramente buscam a verdade e aqueles que enganam a humanidade. Reconhece-se o verdadeiro cristão pelos atos. |
Módulo Extra: Homenageando Kardec | |
Aula 40 | V FEIRA DO LIVRO (L.E. Introdução IV – a via filosófica e o método científico utilizados por Kardec) Objetivos: Constatar o aspecto filosófico da Doutrina Espírita; Identificar as características de Kardec para efetivar a codificação (sua capacidade, sua missão e esforços empreendidos). |
Módulo 22: Não separeis o que Deus juntou | |
Aula 41 | Que sentimento deve prevalecer em um casamento? (Cap. XXII - itens 1 a 5) Objetivo: Constatar que a indissolubilidade do casamento só se explica pela lei imutável de Deus e não pela lei instável dos homens. O divórcio é lei humana, Jesus não o condena porque é a Lei de Amor que deve reger as uniões. |
Módulo 23: Estranha Moral | |
Aula 42 | Jesus foi um revolucionário? (Cap. XXIII - itens 9 a 13; 16 a 18) Objetivo: Identificar que Jesus proclamou uma Doutrina, que abalou as estruturas de determinado segmento da sociedade de então, orgulhosos e intolerantes; anunciando uma lição de determinação, fé e, sobretudo esperança quanto a conquista da fraternidade e da paz neste mundo, apesar da inferioridade humana. |
Módulo 24: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire | |
Aula 43 | Quem pode representar a palavra do mundo dos espíritos? (Cap. XXIV - itens 11 e 12) Objetivo: Reconhecer que a exemplo de Jesus, devemos auxiliar aqueles que transitam no mundo com dificuldades diferentes das nossas; todos temos faculdades, a serem desenvolvidas, inclusive as mediúnicas para uso à serviço do bem comum. |
Módulo 25: Buscai e Achareis | |
Aula 44 | Do que depende para sermos ajudados por Deus? (Cap. XXV - itens 1 a 5) Objetivo: Informar-se sobre a ajuda que Deus nos oferece, à medida que nos esforçamos por nossas necessidades, trabalhando em prol de si próprio e pelo semelhante, utilizando-se dos recursos orgânicos, materiais e intelectuais conquistados. |
Módulo 26: Dai gratuitamente o que recebestes gratuitamente | |
Aula 45 | O que é preciso para praticar a mediunidade? (Cap. XXVI - itens 1, 2 e 10) Objetivo: Refletir que a mediunidade é coisa santa, que deve ser praticada de forma religiosa, sem comercialização. |
Módulo 27: Pedi e obtereis | |
Aula 46 | Você sabe fazer prece? (Cap. XXVII - itens 1 a 8) Objetivo: Identificar qual deve ser o nosso comportamento, ao orar, para que a prece seja ouvida e atendida pelo Pai. |
Aula 47 | Como a prece pode chegar a Deus? (Cap. XXVII - itens 9 e 10) Objetivo: Identificar que a prece se processa através da transmissão do pensamento. Deus, bom e misericordioso nos envia seus emissários que providenciam os recursos para atender-nos. |
Módulo 28: Coletânea de preces espíritas | |
Aula 48 | Para que serve a oração? (Cap. XXVIII – Preâmbulo) Objetivos: Identificar que ao orarmos promovemos a reflexão em nós e o que importa é a qualidade do pensamento; Devemos refletir a cada palavra para despertar uma ideia, por em vibração uma fibra da alma e qualquer fórmula de oração é apenas para fixar as ideias, estimular o exercício do pensamento e do sentimento sincero. |
Módulo 29: Jesus e a sua trajetória terrestre | |
Aula 49 | Você sabia que Jesus é o governador do planeta Terra? (JESUS, lç 18: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I) Objetivo: Identificar Jesus como o grande Mestre do planeta que nos abriga, e sendo o governador, se propõe a nos ensinar a viver de forma serena e cumpridores das leis divinas, promovendo a nossa evolução e a nossa felicidade. |
Aula 50 | Como manter a paz e sermos amorosos em um mundo de violências? (JESUS, PARÂMETRO DE RENOVAÇÃO, lç 20: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I) Objetivo: Reconhecer a importância da vinda de Jesus á Terra, revolucionando os parâmetros de outrora, esclarecendo-nos e demonstrando que somos poderosos e podemos mudar o mundo, conquistando um novo padrão, de paz. |
Aula 51 | Quais as características do trabalho de Jesus na Terra? (O SENHOR DA VIDA, lç 19: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I) Objetivo: Observar qual o papel de Jesus, junto a nós; identificá-lo como figura enérgica, mas amorosa, que desempenha um trabalho educativo, disciplinador, deixando as suas marcas, sejam de dinamismo, estímulo, fortaleza, poder e bondade que move recursos a todos os necessitados. Ele é o condutor de nossos destinos. |
Aula 52 | O que nos falta para entender a mensagem do Cristo? (A MENSAGEM DO CRISTO, lç 23: Pela Graça Infinita de Deus, vol. I) Objetivo: Refletir sobre a noção de amor que o Cristo nos trouxe através de seus exemplos; Mostrar que precisaremos de muita determinação para construção do bem em nós, vivendo muitas encarnações para entender a sua mensagem; Saber que não estamos sozinhos e que Ele favorece a superação das nossas dores, porque é o grande consolador, o nosso grande amigo e tudo podemos confiantes no seu amor. |
ANO 2006
Aulas | Temas |
Módulo 1: Jesus nosso irmão maior | |
Aula 1 | A Vinda de Jesus - Sinais precursores de sua chegada e de sua missão (fatos espíritas: anunciação e profecias) |
Aula 2 | A Vida de Jesus - Nascimento e Infância |
Aula 3 | Jesus – Seus exemplos e ensinamentos - Os evangelhos - O Evangelho Segundo o Espiritismo |
Módulo 2 : Cap. I – Não vim destruir a Lei | |
Aula 4 | As Três Revelações: Moisés – Cristo – Espiritismo |
Módulo 3: Cap. II – Meu Reino não é desse mundo | |
Aula 5 | A Vida Futura |
Aula 6 | A Realeza de Jesus |
Módulo 4: Cap. III – Há muitas moradas | |
Aula 7 | Estados da alma na erraticidade - Categoria de mundos habitados - Destinação da Terra |
Aula 8 | Causa das misérias humanas |
Aula 9 | Mundos de expiações e provas - Progressão dos mundos |
Módulo 5: Cap. IV – Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo | |
Aula 10 | Ressurreição e Reencarnação |
Aula 11 | Laços de Família - Necessidade da encarnação |
Módulo 6: Cap. V – Bem-aventurados os aflitos | |
Aula 12 | Justiça das aflições - Causas atuais e anteriores das aflições |
Aula 13 | Esquecimento do passado - Motivos de Resignação |
Aula 14 | Bem e mal sofrer |
Aula 15 | A felicidade não é deste mundo |
Aula 16 | Perda de pessoas amadas - Mortes prematuras |
Aula 17 | A desgraça real |
Módulo 7 – Cap. VI – O Cristo Consolador | |
Aula 18 | O jugo leve |
Aula 19 | O Consolador Prometido |
Módulo 8: Cap. VII – Bem-aventurados os pobres de espírito | |
Aula 20 | Aquele que se eleva será rebaixado - O orgulho e a humildade |
Aula 21 | Missão do homem inteligente na Terra |
Módulo 9 – Cap. IX – Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos | |
Aula 22 | Injúrias e Violências. |
Aula 23 | Afabilidade e a Doçura |
Módulo 10: Cap. X – Bem-aventurados os que são misericordiosos | |
Aula 24 | O Perdão - Reconciliação com os adversários |
Aula 25 | O Argueiro e a Trave - A Indulgência |
Módulo 11: Cap. XI – Amar o próximo como a si mesmo | |
Aula 26 | O Mandamento Maior |
Aula 27 | O Egoísmo |
Módulo 12: Cap. XII – Amai os vossos inimigos | |
Aula 28 | Retribuir o mal com bem |
Aula 29 | O Duelo |
Módulo 13: Cap. XIII – Não saiba a vossa mão esquerda | |
Aula 30 | Fazer o bem... |
Aula 31 | Caridade Material e a Caridade Moral |
Aula 32 | A Piedade |
Módulo 14: Cap. XIV – Honrai vosso pai e a vossa mãe | |
Aula 33 | Parentela corporal e a parentela espiritual |
Aula 34 | A ingratidão dos filhos e os laços de família |
Módulo 15: Cap. XV – Fora da Caridade não há salvação | |
Aula 35 | Parábola do bom samaritano |
Aula 36 | A Caridade |
Módulo 16: Cap. XVI – Não se pode servir a Deus e a Mamom | |
Aula 37 | Parábola dos Talentos |
Aula 38 | A verdadeira propriedade |
Módulo 17: Cap. XVII – Sede Perfeitos | |
Aula 39 | O homem de bem |
Aula 40 | Cuidar do corpo e do espírito |
Módulo 18: Cap. XVIII – Muitos os chamados... | |
Aula 41 | A porta estreita |
Aula 42 | Pelas obras é que se reconhece o cristão |
Módulo 19: Cap. XIX – A fé transporta montanhas | |
Aula 43 | O poder da fé |
Aula 44 | A fé humana e a divina |
Módulo 20: Cap. XX – Os trabalhadores da última hora | |
Aula 45 | Os Obreiros do Senhor |
Módulo 21: Cap. XXI – Haverá falsos Cristos e falsos profetas | |
Aula 46 | Conhece-se a arvore pelo fruto – Missão dos profetas |
Módulo 22: Cap. XXII – Não separeis o que Deus juntou | |
Aula 47 | O divórcio |
Módulo 23: Cap. XXIII – Estranha Moral | |
Aula 48 | Abandonar pai, mãe e filhos |
Módulo 24: Cap. XXIV – Não ponhais a candeia debaixo do alqueire | |
Aula 49 | Candeia debaixo do alqueire |
Módulo 25: Cap. XXV – Buscai e Achareis | |
Aula 50 | Ajuda-te a ti mesmo |
Módulo 26: Cap. XXVI – Daí gratuitamente | |
Aula 51 | O dom de curar |
Módulo 27: XXVII – Pedi e obtereis | |
Aula 52 | Qualidades da prece - Eficácia da prece - Oração dominical |