Pesquisa

sábado, 8 de outubro de 2011

Jesus, Nosso Mestre




Parábola do Semeador

Nesse mesmo dia, Jesus, tendo saído de casa, sentou-se à beira do mar, e logo juntou-se em volta dele uma grande multidão, de tal sorte que foi preciso entrar numa barca, onde se sentou, e todo o povo permaneceu de pé na praia. Ele, então, disse muitas coisas por parábolas, falando:
“Aquele que semeia, saiu a semear; e enquanto semeava, uma parte da semente caiu ao longo do caminho, e as aves do céu vieram e a comeram.
Uma outra parte caiu em lugar pedregoso, onde não havia muita terra, e logo nasceu, porque a terra onde ela estava não tinha profundidade. Mas, saindo o Sol, queimou-se, e como não tinha raiz, secou.
Outra parte caiu sobre os espinhos, mas quando os espinhos cresceram, eles a sufocaram.
Outra, finalmente caiu em boa terra, e frutificou; alguns grãos produziram cem por um, outros sessenta e outros trinta.
Que ouça aquele que tem ouvidos para ouvir.” (Mateus, XIII: 1 a 9.)
“Ouvi, pois, vós outros, a parábola do semeador.
Todo aquele que ouve a palavra do reino e não lhe dá atenção, vem o espírito maligno e tira o que foi semeado em seu coração; esse é o que recebeu a semente ao longo do caminho.
O que recebeu a semente no meio das pedras, é o que ouve a palavra, e na mesma hora a recebe com gosto; porém ele não tem em si raiz, antes é de pouca duração, e quando lhe sobrevém tribulação e perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
O que recebeu a semente entre os espinhos, é aquele que ouve a palavra, mas em seguida, os cuidados deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam nele a palavra, e ela se torna infrutífera. 
Aquele, porém, que recebeu a semente em boa terra, é o que escuta a palavra, que lhe presta atenção e ela frutifica, e rende cem, sessenta ou trinta por um.” (Mateus, XIII: 18 a 23.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário