Pesquisa

sábado, 8 de outubro de 2011

A Nova Era

Objetivo: Reconhecer que a Doutrina Espírita é uma revelação divina que auxilia em nossa transformação moral.

Sensibilização: Apresentar uma gravura de Allan Kardec, e questionar às crianças quem é ele e o que ele fez.

Conteúdo: O Espiritismo existe desde 1857. Ele nasceu do trabalho conjunto de Allan Kardec e dos Espíritos. Kardec reuniu as comunicações, estudou-as, pesquisou e colocou o resultado deste trabalho em livros, para que todo mundo pudesse aprender. 

Nestes livros, conhecidos como Obras Básicas ou Codificação Espírita, encontram-se os fundamentos de nossa Doutrina. Por isso, é importante conhecê-los. São eles: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese, O Céu e o Inferno e Obras Póstumas (neste momento o evangelizador poderá levar exemplares dos livros para as crianças manusearem). Os Espíritos responsáveis pela Revelação do Espiritismo eram liderados pelo Espírito da Verdade.



 Espiritismo é uma doutrina cristã, pois segue os ensinamentos de Jesus.


Jesus é considerado o modelo de perfeição moral que um ser humano pode atingir, na Terra.


O maior objetivo do Espiritismo é transformar a Terra num mundo melhor, através da transformação nos pensamentos e sentimentos das pessoas.


Aqueles que estudam o Espiritismo compreendem a necessidade de se melhorarem e procuram fazer isto, são considerados bons espíritas.

Princípios do Espiritismo


O Espiritismo é uma doutrina filosófica que se define por um conjunto de princípios. Estes princípios são verdades que formam a base do pensamento espírita sobre a vida e o Universo:

- Deus como Criador do Universo.

- A existência, sobrevivência e individualidade do Espírito.

- As vidas sucessivas através da reencarnação.

- A justiça divina expressa na Lei de Causa e Efeito.

- O livre-arbítrio como expressão de liberdade individual.

- O intercâmbio entre o mundo físico e o espiritual.

- A pluralidade dos mundos habitados.

Todas as pessoas e instituições espíritas os aceitam e os divulgam, através de cursos e reuniões, mas o que nos torna verdadeiros espíritas é viver de acordo com a compreensão espírita da vida, pondo em prática aquilo que aprendemos.



Estudo/Desenvolvimento: Apresentar para todas as faixas etárias - a figura de Kardec.



Para os menores – 0 a 4, apresentar a Doutrina como Consolador Prometido, doutrina que nos ajuda a viver melhor, a compreender as dificuldades da nossa vida, que nos auxilia em nossa transformação moral. Mostrar os livros da codificação. Apresentar alguns princípios da doutrina: Deus: o Criador; Espírito e matéria: os elementos da Criação; Imortalidade da alma; Reencarnação.



Para os maiores – 5 a 10 – Apresentar o mesmo conteúdo, explorando mais, mostrando as figuras na sequência. Se possível, questionar as crianças sobre outros princípios da doutrina e apresentar os mesmos (num cartaz) e comentá-los, conforme a compreensão da turma.



Concluir que a Doutrina Espírita é o Cristianismo Redivivo. Que a Doutrina Espírita traz as ideias que mais preenchem as nossas necessidades do coração (sentimento) e do pensamento (razão). Que a Doutrina Espírita explica direitinho para nós o que precisamos fazer para sermos felizes.



Atividades: 0 a 7 – atividade 02     8 a 10 anos: atividade 01

Atividade 01

Atividade 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário