Pesquisa

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pais, filhos e a violência

Leitura: ESE cap.14 item 9 (6º§ e 7º§)
Prece  inicial


OBJETIVO:
  • Entender que à medida que compreendermos e respeitamos o outro, seremos respeitados, criando uma vibração agradável para nossa convivência.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Despertar para o respeito às regras e aos responsáveis.
  • Respeitar os limites de cada um com vista ao relacionamento fraterno.
  • Entender que cada atitude no bem, anula as possibilidades do mal.
 
Primeiro momento: Iniciar a aula com um cartaz com as seguintes perguntas: FIXAR NO QUADRO NEGRO.

  OBEDECER:
       A QUEM?
       QUANDO?
       ONDE?
       POR QUÊ?

Feche este momento inicial, lembrando aos evangelizandos, após ouvir suas respostas sem interromper e atentos para as ideias principais por eles mencionadas, que:

“Jesus faz uma lei da doçura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência; consequentemente condena a violência, a cólera e mesmo qualquer expressão descortês que alguém possa usar com respeito a seus semelhantes.”         ESE cap. IX: 4
  
Segundo momento: Convide o grupo para ouvir a história: A Lição de Andrezinho.

         Andrezinho é um menino muito levado. Ele mora com seus pais, dona Mariana e seu Pedro, em uma casa com um bonito jardim e um lindo cachorrinho.
         Andrezinho não é um menino obediente. Sempre reclama para ajudar nas tarefas do lar e nunca quer tomar banho.
         Dona Mariana sempre diz:
         - Você precisa tomar banho, filho. Se ficar sujo vai adoecer!
         Mas ele não obedecia. Achava que seus pais não tinham razão, reclamava e se escondia em baixo da cama!
         Um dia Andrezinho resolveu fugir. Pensou: “Se eu fugir não terei mais que tomar banho, nem obedecer a ninguém.”
         E fugiu. Andou muito, encontrou outros amiguinhos e brincou o dia todo. Quando anoiteceu seus novos amigos foram para casa e Andrezinho ficou sozinho, em um lugar estranho, sem ter para onde ir. Quis voltar para casa, mas estava perdido. Com fome e frio, chorou muito, reclamou, mas ninguém lhe deu atenção.
         Andrezinho pensou em sua cama quentinha, no carinho de seus pais e se arrependeu de ter fugido de casa. Sentou em um canto da calçada e, com medo, chorou baixinho. Lembrou-se, então, de fazer uma prece, pedindo a Deus que lhe ajudasse a voltar para casa.
         Pouco tempo depois, ouviu um grito:
         - Andrezinho! Andrezinho!
         Eram seus pais, procurando por ele. Andrezinho ficou muito feliz em  vê-los. Agradeceu a Deus pela ajuda e abraçou-os forte. Prometeu ser um filho obediente e nunca mais fugir de casa.
Claudia Schmidt

Terceiro Momento: Trabalhando o texto (ouvir as respostas e trabalhar fechando conceitos doutrinário e exemplos de Jesus, com uma pergunta simples, tipo: O que Jesus faría nesta situação? – Aguarde a resposta sempre.)

         - Andrezinho desobedeceu às ordens da mamãe? Sua atitude foi correta?       (apoio Q.621L.E)

         - Andrezinho se arrependeu de sua atitude? Por quê? (apoio – Q.630 L.E)

         - Qual foi a lição que ele aprendeu? (apoio - Q.614 L.E)

         - As pessoas que nos amam sempre querem o nosso bem. Enquanto somos crianças devemos aproveitar a experiência deles e seguir seus conselhos. Obedecer é importante, pois pode nos livrar de muitas coisas negativas.
             
“ A obediência é o concentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração. As duas são forças ativas, pois levam o fardo das provas  que a revolta insensata deixa cair.” E.S.E cap. IX:8

Quarto Momento:
1- Atividade para a aula: Pintar o desenho. (Expressa o cuidado com os animais e a natureza, estimulando a harmonia com o Criador – DEUS.)
                                  
2- Atividade para o lar
Sugerir que os evangelizandos observem o seu próprio comportamento durante a semana. Ao final de cada dia, eles podem desenhar corações de acordo com suas atitudes, no quadrinho correspondente. Quanto mais corações desenharem, melhor foram suas ações naquele dia da semana. O evangelizador poderá sugerir alguns exemplos a serem avaliados como: participou do Evangelho no Lar, tomou banho no horário, não reclamou de ajudar nas tarefas do lar, ajudou a cuidar do animal de estimação, não brigou com o irmão ou coleguinhas, fez as tarefas escolares. Salientando que todos estes exemplos são “Atitudes de Amor”, que é o tema da atividade.
(Podem ajudar: O papai, a mamãe, o responsável)

  
Para colorir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário