Pesquisa

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Método I - 0-4 anos

OBJETIVOS:  Entender que o ponto de partida do Espiritismo é a existência da alma, e não os fenômenos espíritas;   Distinguir a diferença entre Materialista, Espiritualista e Espírita.

SENSIBILIZAÇÃO: Trazer duas laranjas descascadas, uma doce e outra azeda. Pedir às crianças que olhem as laranjas e digam qual é a laranja doce e qual a laranja azeda. Será que só olhando vamos conseguir descobrir? O que vamos precisar fazer para descobrir qual a doce e qual a azeda? Com certeza vamos precisar provar as laranjas. Nesse momento o evangelizador poderá dar um pedacinho de laranja para que as crianças façam a descoberta. Falar da importância da pesquisa, do estudo, do esclarecimento para fazermos as escolhas certas.


ESTUDO: Teatro de Fantoches

Narrador: Essas são Cintia e Paulinha, são amigas de escola e hoje Cintia percebeu que a Paulinha estava muito triste, ela estava até chorando...
Cintia: Oi, Paulinha o que aconteceu com você, por que está chorando? Por que você está tão triste?
Paulinha: Estou triste, porque a minha avó que estava doente, morreu. Minha tia falou que ela foi morar com papai do céu.
Cintia: Então, Paulinha se ela foi morar com papai do céu, você deve ficar tranquila, pois ele vai cuidar muito bem dela.
Paulinha: Ah! Cintia, mas eu estou chorando porque nunca mais eu vou poder ver a minha “vó”, ela era tão boazinha, eu gostava tanto dela...
Cintia: Paulinha, não fique triste, porque a sua avó não morreu. Eu estou aprendendo lá na evangelização que a morte não existe.
Paulinha: Como não existe, se minha avó morreu????
Cintia: O que morreu foi o corpo da sua avó. O Espírito sobrevive à morte do corpo físico. Com certeza o corpo da vovó foi ficando velhinho, fraquinho e ela teve que deixá-lo. Sabe Paulinha a tia da evangelização me falou que quando nós somos bons, procuramos fazer as coisas corretas, quando chega o momento de desencarnar, essa é a palavra que usamos para explicar que uma pessoa morreu, com certeza seremos bem recebidos no plano espiritual. E olha só que coisa boa vou te dizer, isso também estou aprendendo. Você vai poder encontrar sua avó sim. Um dia você vai poder estar com ela, abraçá-la e até beijá-la.
Paulinha: Como é que você sabe tudo isso????
Cintia: Ah! Paulinha eu sou espírita, estudo a Doutrina Espírita que nos ensina que todos somos espíritos imortais. Você sabia que um dia sua avó pode reencarnar?
Paulinha: O que?? O que é reencarnar??? Ah! Eu quero aprender sobre tudo isso. Você me leva lá nessa evangelização?
Cintia: Claro, vamos conversar com sua mãe. Tenho certeza que vocês vão adorar...
            Cintia e Paulinha saíram abraçadas e foram logo conversar com a Mãe de Paulinha.

-  Faça perguntinhas sobre a história e vá respondendo, pois suas crianças são pequeninas.
-  Faça o seu comentário apoiando-se na história que contou, e de acordo com o que você estudou no Livro dos Médiuns.

 
CONCLUSÃO: O Espiritismo é uma Ciência, uma filosofia; aquele que quiser conhecê-lo deve sujeitar-se a um estudo sério, não se pode aprender brincando. O ponto de partida para o estudo do Espiritismo é a crença na existência da alma. Os materialistas não admitem a existência de seres fora do mundo material, porque eles mesmos não acreditam que têm uma alma.


ATIVIDADE: Pintar a gravura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário