Pesquisa

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Conduta entre Pais e Filhos


Leitura: ESE cap. 14 item 3 (6°§)
Prece inicial

Primeiro momento (Sensibilização): Apresentar aos evangelizandos quatro figuras sobre boas maneiras, uma de cada vez. Pedir para as crianças observarem os desenhos (sem o texto), dizendo o que entenderam sobre o que está acontecendo em cada cena.


Texto de apoio para o Evangelizador:
Trecho do Evangelho (cap 14 item 3, 6° parágrafo) – “Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas, a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram. Se a lei da caridade manda se pague o mal com o bem, se seja indulgente para as imperfeições de outrem, se não diga mal do próximo, se lhe esqueçam e perdoem os agravos, se ame até os inimigos, quão maiores não hão de ser essas obrigações, em se tratando de filhos para com os pais! Devem, pois, os filhos tomar como regra de conduta para com seus pais todos os preceitos de Jesus concernentes ao próximo e ter presente que todo procedimento censurável, com relação aos estranhos, ainda mais censurável se torna relativamente aos pais; e que o que talvez não passe de simples falta, no primeiro caso, pode ser considerado um crime, no segundo, porque, aqui, à falta de caridade se junta a ingratidão.”


Segundo momento: conversar com as crianças a respeito dos tópicos abaixo.
         - As atitudes tomadas pelas crianças estavam corretas?
         - Quais as palavras mágicas? OBRIGADO (A), DESCULPE, POR FAVOR, COM LICENÇA.

         
- Explicar que as palavras mágicas devem ser usadas em todos os momentos e com todas as pessoas, começando em nosso lar, com nossos familiares, amigos, colegas, na rua, etc.
         - As palavras mágicas, são realmente mágicas, pois tornam nossa vida mais fácil e feliz. Quando as utilizamos, até as pessoas mais fechadas ou tristes passam a nos tratar melhor, muitas vezes nos presenteando com um sorriso.


Terceiro momento – atividade: colorir as figuras e montar um livrinho com o título – Boas Maneiras começam no Lar.


Conclusão: É muito importante agir bem com nossos pais, pois além de nos darem a vida física, são eles que nos sustentam material e emocionalmente. É dentro do Lar que iniciamos nossos primeiros passos de bem conviver, onde devemos exercitar a caridade com mais prazer.
        
Prece final

DESCULPE


    Tiago estava assistindo TV no sofá da sala e, sem querer, virou o copo de suco de laranja que estava tomando. Logo entrou na sala sua mãe, Dona Regina, que pergunta:
- Quem derramou este suco no sofá?
Tiago lembrando das aulas de evangelização, onde aprendeu sobre a importância de se falar sempre a verdade e, também, sobre as palavras mágicas, disse:
- Fui eu quem derramou o suco no sofá, mas foi sem querer, a senhora me desculpe. Vou limpar tudo.
Dona Regina, vendo que seu filho falou a verdade e que não fez aquilo de propósito, logo diz:
- Meu filho eu te desculpo, mas da próxima vez tenha mais cuidado. Agora vamos limpar antes que o suco seque e fique mais difícil tirar a mancha.



POR  FAVOR



Jader estava lanchando com seu irmão Ricardo. Eles tomavam suco e comiam sanduíches. O suco estava uma delícia e Jader teve vontade de tomar mais um pouco. Foi então que falou:
- Por favor, Ricardo, você pode me alcançar o suco?
E o irmão Ricardo imediatamente alcançou a jarra para Jader.
Jader sabe que quando pede um favor e alguém lhe atende ele deve agradecer.
- Muito obrigado! – disse Jader.



OBRIGADO



- Pedro e João são primos e estudam na mesma Escola. Eles costumam fazer as lições juntos e ambos gostam muito de ler. Por isso, sempre que um deles ganha um livro novo, depois de ler o livro, ele empresta para o primo.
O último livro que Pedro ganhou de sua avó é sobre Boas Maneiras. Depois de ler o livro, ele emprestou para João.
João sabe que deve cuidar muito bem do que não é seu, e não rasgar, nem riscar os livros dos irmãos, primos ou amigos. Depois de ler o livro, ele devolveu a Pedro, dizendo:
- Muito obrigado! Gostei muito do livro.

Obs.: menino diz OBRIGADO e a menina OBRIGADA.
           


COM  LICENÇA



Lucas deseja conversar com a professora de Educação Física sobre o time de futebol. Ele quer participar dos treinos com os meninos maiores, mas para isso precisa da autorização da professora responsável. A sala dela é no final do corredor e quando Lucas chega lá percebe que a porta está fechada.
Ele então bate na porta, abre um pedacinho e diz;
- Com licença! Posso entrar para falar com a senhora?
A professora o recebe com muita alegria, pois é sempre muito bom falar com pessoas educadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário