Leitura: ESE cap. 4 item 25
Prece inicial
OBJETIVO: Levar a criança a compreender que a reencarnação é a grande oportunidade que Deus nos dá de progredirmos junto aqueles que nos amam; Entender a programação reencarnatória como a oportunidade para reparar os nossos erros e juntos desenvolvermos o sentimento do amor uns pelos outros. Por isso a família a nossa grande escola.
SENSIBILIZAÇÃO: Apresentar uma gravura de um pássaro preso na gaiola, e/ou qualquer situação onde a liberdade tenha sido retirada. Conversar com as crianças.
- O que é a liberdade para o pássaro?
- No caso das pessoas a liberdade significa a mesma coisa?
- Abrir a porta de casa e sair sem rumo significa liberdade?
- As consequências são as mesmas para os animais e para as pessoas?
(Lembrar questões muito importantes do LE 774 e 775 )
- Qual a grande oportunidade de vivermos num grupo familiar?
- O Que representa a família para nós?
Narrar a seguinte história, interagindo com as crianças:
Marcos (fig.1) tem 12 anos e vive dizendo que quer ser livre como um passarinho. Quer chegar e sair de casa sem dar satisfação a ninguém; quer comer só o que gosta e brincar todo o tempo possível. D. Maria, a sua mãe, e o Sr. Venâncio, o pai, preocupados com a atitude do filho, chamaram-no para uma conversa.
• Perguntar ao grupo:
– Como deve ser essa conversa?
– Coloquem-se no lugar da mãe ou do pai. O que vocês diriam ao Marcos?
• Ouvir o grupo, devolver-lhe os questionamentos para que os participantes tirem as próprias conclusões.
Depois da conversa, D. Maria pediu a Deus, em oração, que ajudasse Marcos a descobrir o caminho do bem. Naquela mesma noite Marcos teve um sonho interessante. Andava por uma estrada quando viu à sua frente, dois caminhos.
Entrou por um deles (fig.2) que era florido e cheio de letreiros luminosos, que diziam: “Aqui tudo é fácil”, “Você terá tudo que deseja, sem fazer esforço”, “Ganha mais quem for o mais esperto”.
Marcos andou algum tempo e quando passou uma curva, acabaram-se as luzes e as flores. Estava tudo escuro, sombrio. Ouvia-se pessoas chorando, soluçando e pedindo socorro... Marcos sentiu muito medo e quis sair dali (fig.3) tinha a impressão de que seus pés estavam pesados e presos a uma cola. Com dificuldades retornou e procurou seguir o outro caminho.
O segundo caminho não era tão florido e luminoso. A estrada não era calçada e era mais difícil andar por ela (fig.4). As pessoas iam e vinham do trabalho ou da escola. Sorriam satisfeitas. Ao contrário do primeiro caminho, Marcos sentia-se muito bem e feliz, quando... acordou! Começou a pensar no sonho e achou que tinha entendido o seu significado. Pela manhã, procurou seus pais para conversar, dizendo ter decidido que a partir daquele dia, iria se esforçar para ser um bom filho, ouvir mais os conselhos de seus pais, pois queria muito aproveitar essa oportunidade que Deus estava lhe dando de conviver junto a uma família que o ama e se esforça para que ele seja feliz .
• Dialogar com o grupo:
– Como Marcos deve ter entendido o sonho?.
– Por que o primeiro caminho parecia florido e luminoso?
– Esse sonho tem relação com a vida de Marcos?
– Na vida, temos caminhos diferentes a seguir?
– Como saber qual o melhor?Qual a importância da família nesse momento na nossa vida?
– Se caminharmos no errado, podemos voltar para o caminho certo? É fácil?
– Como vocês imaginam que será a vida de Marcos, daqui a vinte anos, se ele cumprir o que prometeu a seus pais?
– Como Marcos deve ter entendido o sonho?.
– Por que o primeiro caminho parecia florido e luminoso?
– Esse sonho tem relação com a vida de Marcos?
– Na vida, temos caminhos diferentes a seguir?
– Como saber qual o melhor?Qual a importância da família nesse momento na nossa vida?
– Se caminharmos no errado, podemos voltar para o caminho certo? É fácil?
– Como vocês imaginam que será a vida de Marcos, daqui a vinte anos, se ele cumprir o que prometeu a seus pais?
- Será que estamos valorizando a família que Deus nos concedeu?
A partir das contribuições do grupo, concluir comentando os seguintes conceitos:
- A reencarnação é a nossa grande oportunidade para aprendermos a amar verdadeiramente uns aos outros, principalmente aqueles que conosco convivem num mesmo grupo familiar.
Atividade criativa: Pedir que cada uma crie o caminho que a educação EM FAMÍLIA está nos proporcionando.
HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
Imaginar um mundo melhor. Seu bairro, sua cidade está em paz. As pessoas têm liberdade de ir e vir. Você entra na sua rua... Vê grupos de crianças brincando... Pessoas felizes voltando do trabalho...Você se sente em paz. Você se aproxima e se junta a um grupo... São seus amigos que sorriem para você. Você sente alegria no coração. Agora volte ao nosso ambiente... satisfeito com a imagem que criou na sua mente de um mundo melhor. - Meditar:
Faço o bem e sinto-me livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário