Leitura: ESE. cap.14 item 9 (§ 6 e § 7)
Prece inicial
OBJETIVO:
- Entender que à medida que compreendermos e respeitamos o outro, fica mais agradável a convivência.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar para a dificuldade que o outro tem, para realizar tarefas que julgamos simples.
- Respeitar os limites de cada um com vista ao relacionamento fraterno.
- Entender que cada membro de nossa família é uma individualidade, com suas conquistas e dificuldades.
Primeiro momento: perguntar às crianças se elas conhecem alguma palavra mágica. Explicar que existem algumas palavras que, quando faladas, demonstram boa educação e respeito e por isso são consideradas "mágicas". Perguntar novamente se os evangelizandos conhecem algumas dessas palavras.
Segundo momento: explicar que as palavras mágicas são:
Com licença Desculpe Por favor Obrigado (menino) Obrigada (menina)
ESE cap. 14:9 1ºp. – “A ingratidão é um dos frutos mais imediata do egoísmo, e sempre revolta os corações honestos, porém, a ingratidão dos filhos em relação aos pais tem um caráter ainda mais odioso.”
L.E. pgta. 385 – “A infância ainda tem outra utilidade. Os Espíritos entram na vida corporal para se aperfeiçoarem, para se melhorarem. A delicadeza da idade infantil...”
Terceiro momento: Explicar às crianças o que é simpatia e mostrar para elas que muitas vezes podemos ter sentimentos contrários ao da simpatia, a antipatia e por isso às vezes brigamos e magoamos os corações que nos amam e, que também amamos.
L.E. pgtas. 386 a 391 Simpatia e antipatia terrena.
Quarto momento: Neste momento, o evangelizador deve pedir aos evangelizandos que sugiram situações em que cada palavra mágica deve ser usada, complementando com as situações citadas abaixo, se necessário. À medida que conversam ir colando na cartolina novas flores para cada palavra mágica usada, sendo que na flor (no miolo ou nas pétalas), deve estar escrita a palavra mágica referida.
Obrigado (a) – quando ganhamos um presente, quando alguém nos oferece algo para comer ou beber, quando devolvemos algo que alguém nos emprestou. Lembrar que a menina diz obrigada e o menino diz obrigado.
Por favor – quando pedimos alguma coisa a alguém;
Com licença – sempre que formos entrar em um lugar que está fechado, ou quando queremos interromper uma conversa (por um motivo importante);
Desculpe – quando derrubamos algo – uma comida, um sorvete, um copo d'água, quando magoamos alguém com palavras ou atos, quando esbarramos sem querer em alguém.
Terceiro momento: explicar que assim como as flores de um jardim nos oferecem um perfume agradável, também as palavras mágicas são agradáveis aos nossos ouvidos, nos fazem pessoas melhores e amigas.
Conclusão:
Distribuir a cada evangelizando um recipiente (pode ser uma caixa de leite cortada ao meio) com serragem ou areia (onde serão plantadas as flores) e flores de diversos modelos para colorir e colar em um pauzinho de picolé. Explicar que durante a semana, cada vez que usarem uma das palavras mágicas deverão plantar uma flor, e enquanto eles organizam um belo jardim, aprendem a usar as palavras mágicas e assim darão para sua vida, mais alegria e estarão fazendo um bom trabalho de paz como Jesus nos ensinou.
Lembrar que na família temos a nossa maior oportunidade de desenvolver essas palavras mágicas no nosso coração. “É preciso florescer onde fomos plantados, ou seja na Família.”
“Ame ao próximo como a si mesmo.”
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