Leitura: ESE cap. 17 item 10
Prece inicial
Objetivos: Levar a criança a aprender a distinguir o lazer saudável daqueles que podem trazer más consequências físicas ou espirituais.
Sensibilização: Previamente preparar cartões com desenhos (anexos 1 a 6) de opções de lazer: dança, cinema, futebol, brincadeira com amigos, leitura, televisão. Espalhar os cartões em seis pontos diferentes da sala.
Pedir que as crianças escolham a sua forma favorita de lazer e se coloquem junto ao respectivo cartão. Nesse momento vamos verificar a diversidade ou não das preferências.
Reuni-las em círculo e conversar sobre os seguintes pontos:
- as emoções que cada um sente no momento de lazer de sua preferência;
- se a escolha desse lazer oferece algum risco físico ou moral para si ou para o outro. Ressaltar que há pessoas que não se preocupam com os sentimentos dos outros quando buscam diversão.
Estudo: CINEMINHA (as crianças maiores poderão ajudar passando as gravuras na televisão).
Com as gravuras em anexo faça um cineminha e convide as crianças para assistirem o “filme” A Turma.
Fig.1 – Quando a família de André mudou para outra cidade, o menino ficou triste, pois sentiu muita falta dos amigos.
- Você logo vai fazer amizades! Disse o pai.
Fig.2 – Alguns dias depois, André encontrou dois garotos do bairro, Zeca e Pepeu que após se apresentarem, fizeram um convite:
- Você gostaria de fazer parte da nossa turma? A gente se diverte muito! – disse Zeca.
- E o que vocês fazem? – perguntou André animado com as novas amizades que iria fazer.
- Ontem mesmo eu joguei uma aranha em cima da Ana! Ela morre de medo! Gritou apavorada!
- Foi muito divertido! – respondeu o Zeca.
- Melhor ainda foi quando o Dico e eu jogamos formigas no lanche do Cláudio! Aquele dia, ele ficou com fome na escola! – Lembrou Pepeu.
Os meninos continuaram a descrever outras “brincadeiras”, sempre rindo muito. Foi então que perceberam que o André não estava rindo...
Quando perguntaram o que tinha acontecido, ele respondeu com a pergunta:
- De onde vocês tiraram essas “brincadeiras”?
Os meninos logo responderam:
- Você não vê televisão? É daqueles programas de pegadinhas, são muito legais e divertidos, não perdemos um, é assim que essas idéeas chegam na nossa cabeça. Você quer assistir conosco, é amanhã vamos todos nos reunir lá na minha casa. Você vem? - Perguntou o Zeca.
- Sinto muito mas eu não vou fazer parte da turma de vocês! A minha antiga turma se divertia jogando bola, empinando pipa, rodando pião e até nos reunimos também para ver filmes e alguns programas de televisão, mas não esse tipo de programa, porque acho que o que eu não gostaria que fizessem comigo e não devo fazer com o outro. Isso inclusive eu tenho aprendido com os meus pais que me orientam, e frequentamos uma Casa Espírita onde fazemos o Curso da Família que muito nos tem auxiliado a viver melhor. Com a minha turma, nunca fizemos brincadeiras de mau gosto, porque alguém poderia sair magoado ou ferido! Como vocês se sentiriam se alguém fizesse uma dessas brincadeiras com vocês? Esses canais de televisão que passam esse tipo de programação não tem ibope lá em casa não...
Dizendo isso, Ande se retirou, deixando os meninos pensativos...
Fig.3 - Algum tempo depois, André foi procurado por Pepeu.
- Você estava certo. As brincadeiras da turma eram de muito mau gosto! Por causa de uma delas, um menino do bairro foi parar no hospital. Nós decidimos escolher melhor nossas brincadeiras. Você poderia nos ajudar? Os outros garotos querem convidar você novamente para fazer parte da turma! Você aceita? – Perguntou Pepeu.
Fig. 4 - Os meninos foram se juntar aos outros e, a partir daquele dia, a turma passou a se divertir a valer.
Refletir com as crianças de que conviver com a televisão é uma realidade da qual não podemos fugir, e a nossa reação perante essa situação é que vai definir uma convivência sadia ou perigosa.
Aplicar os conhecimentos adquiridos ao nosso dia a dia: - Quais os nossos deveres perante a nossa família?
- Há uma maneira de você tornar o seu Lar feliz? Explique como.
Concluir, pela necessidade da mudança de nossos hábitos e atitudes, a fim de colaborar na construção da harmonia e do equilíbrio da nossa família. Devemos escolher com cuidado a forma de diversão, evitando aquelas que tragam inclusive, constrangimento ou traumas.
Atividade: maiores e menores em anexo.
NOME: _____________________________________________ IDADE: __________
ATIVIDADE:
1 – Assinale com V o que for verdadeiro e F o que for falso. Nos casos em que a frase for falsa, escreva a frase de maneira correta.
a) A televisão é sempre um meio de comunicação saudável. ( )
b) O lazer é necessário para o nosso bem-estar e saúde. ( )
c) O passeio não deve ser feito junto à natureza. ( )
d) Os Espíritos Superiores se juntam a nós quando vemos programas de televisão que não trazem utilidade e progresso a nós Espíritos Imortais. ( )
e) Lazer é o espaço entre o trabalho e o repouso. ( )
f) Todos temos resistência para trabalhar sem descansar. ( )
g) Recreação é a atividade espontânea que buscamos para ocupar nosso tempo livre. ( )
2 – Divida a turma em pequenos grupos e peça que eles montem um programa de televisão para crianças (o evangelizador deverá ficar atento para fazer as devidas orientações).
Cada grupo deverá apresentar a sua ideia.
Vamos colorir: SINTO ALEGRIA COM OS BONS AMIGOS
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