Pesquisa

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Família – Educação

Leitura: ESE.  cap. 14  item 9
Prece inicial


Objetivos: Levar a criança a compreender que é pela educação que nos transformamos e nos aperfeiçoamos. Na família despertamos as primeiras aspirações ao bem.


 Estudo: Narrar a história: “Educação Liberal”
     Dr. João conversava com amigos na sala de estar de sua residência. Era um advogado de nome. Era muito inteligente e tinha talento e muita cultura. Tinha ideias bastante liberais a respeito da educação de seus filhos.
     - Sou contra a educação religiosa de crianças. Isto é imposição de ideias. Penso ser melhor escolherem quando forem adultos.
     - Paulo, seu amigo, lhe dizia que educação dos filhos é coisa séria, de responsabilidade. Sabemos que nossos filhos são espíritos que nos buscam a orientação e o amor, na fase da infância. É importante que conheçam a conduta correta e o amor ao próximo, como ensina Jesus.
     Paulo, seu amigo, estava ali em busca de auxílio para construção de um prédio, destinado à evangelização infanto-juvenil.
     - João, porém insistia, não concordo. Meus filhos foram educados com plena liberdade. Sempre escolheram o que vestir, o que comer, e a que horas iriam dormir... São donos de si. Penso que desta maneira aprenderão por conta própria.
     Entretanto, no decorrer da conversa, toca o telefone. Dr. João levanta-se e atende. Ouve atentamente. Fica pálido e trêmulo. E depois de algum tempo, desliga o telefone afobado.
     Sua esposa impaciente e preocupada lhe pergunta o que aconteceu, e ele só tem tempo para dizer:
     - Nosso filho está no Pronto-socorro do bairro. Sofreu um acidente. Apostava corrida com amigos e capotou o carro. Está gravemente ferido e atropelou várias pessoas.
     Saiu correndo junto com a esposa, acompanhado por Paulo que estava em prece silenciosa.

Perguntar às crianças sobre o que acharam da história?
Após ouvir as crianças com atenção, refletir junto com elas.


Refletindo: Refletir com as crianças sobre a importância da Educação, e que esta deve iniciar no Lar.
E para isso devemos contar com a perseverança, firmeza, ternura e o amor de nossos pais. A escola do mundo instrui e traz conhecimento, cultura. Mas somente no Lar, em Família, é que a criança encontrará a proteção e o ambiente propício ao desenvolvimento de seus sentimentos, ideias, emoções para as lutas do mundo. E cabe aos pais fazer do ambiente doméstico essa escola de moralização das almas. Verdadeira educação do coração e do caráter.
Refletir também sobre a importância da Evangelização onde aprendemos os ensinamentos do Mestre Jesus, que veio nos exemplificar o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Léon Denis nos traz: A educação baseada numa concepção exata da vida transformaria a face do mundo. Todas as chagas morais são provenientes da má educação. Reformá-la, colocá-la sobre novas bases traria à humanidade consequências inestimáveis. Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.


Conclusão: Concluir junto com as crianças que a família é a nossa primeira escola, onde recebemos todos os recursos para nos tornamos homens de bem, pois na família encontraremos a proteção e o ambiente seguro para o desenvolvimento dos nossos sentimentos e ideais.


Atividade: A critério do evangelizador.
Sugestão: Podemos fazer um acróstico com as palavras FAMILIA UMA IDEIA GENIAL DE DEUS (Veja o exemplo abaixo) Cada criança fala uma palavra que tenha a ver o que precisamos para viver bem em família (O evangelizador deverá auxiliar as crianças menores).

   F raternidade
   A mor
a M izade
   I nteligencia
   L ealdade
   I nstrução
   A uxiliar

OBS.: Não esqueça de fazer a prece final, envolvendo todos os lares em harmonia, paz e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário