Pesquisa

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Há Espíritos? II - 0-4 anos

OBJETIVOS: Compreender que as manifestações espíritas constituem a prova da existência e da sobrevivência da alma; Estabelecer a diferença entre corpo, perispírito e espírito, demonstrando a função de cada um deles.
 
SENSIBILIZAÇÃO:  A música  A Ginástica (CD Evangelização em notas musicais)
Durante a música o evangelizador deverá brincar com a criança, fazendo os gestos que a música pede. Conversar com elas sobre a importância do nosso corpo e do cuidado que devemos ter com ele para termos uma vida saudável e feliz.
            Vamos agora ouvir uma história que vai no mostrar como o corpo é importante, mas que existe algo em nós que precisa ser muito bem cuidado também. Vamos conhecer?

ESTUDO:  O contador de história
            Sentar com as crianças ao redor e com o auxílio do Livro: DEUS ME FEZ ASSIM, contar a história. E, a cada parte do corpo, mostrar a eles a importância e função de cada um.
-   Permita que elas observem bem as gravuras; Explore bastante as gravuras;
-  Faça perguntinhas sobre as a história e vá respondendo, pois suas crianças são pequeninas;
-   Faça o seu comentário de acordo com o que você estudou no Livro dos Médiuns;

-   Pergunte às crianças o que em nós é verdadeiramente importante para nossa vida? (O Espírito Imortal que somos – esse o ponto que devemos atingir);

- Identificar-se como espírito imortal que possui temporariamente um corpo físico, que lhe serve de instrumento para seu progresso. Lembrar que se o corpo físico é instrumento de progresso e se não cuidarmos bem desse instrumento precioso, o espírito sofrerá as consequências; (Apresente nesse momento a gravura em anexo e fale de maneira simples da existência do perispírito)

-   E por que o Espírito é mais importante? (porque sobrevive à morte do corpo físico, continua aprendendo e evoluindo);
-   Lembrar nesse momento da importância da prece para o momento de dormir, pedindo à mamãe que nos ensine a rezar antes de dormir, pois assim o nosso corpinho descansa e nós espíritos vamos continuar aprendendo durante o momento do sono com os nossos amigos espirituais.
(recurso para o evangelizador: O E.S.E. no cap. 28 : 38 e a prece para dormir)


CONCLUIR que o espírito é o ser principal, é o ser que pensa e sobrevive à morte do corpo. O corpo, qualquer que seja ele,  é o grande e importante instrumento que o espírito utiliza para se manifestar no mundo, para aprender, para PROGREDIR.  Mas, só o corpo físico não é suficiente; o espírito precisa de outro corpo, o perispírito. Este, é semimaterial, tem a forma humana, vaporoso, e responsável pela ligação entre o espírito e o corpo físico.


ATIVIDADE: Trazer um grande desenho de um corpo humano em partes para ser montado num cartaz com as crianças, nesse momento poderemos reforçar a importância de cada parte do corpo, lembrando sempre que o Espírito é quem comanda esse corpo através do perispírito que liga um ao outro.


2 comentários: