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quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Jesus – Seus exemplos e ensinamentos. Os evangelhos. O Evangelho Segundo o Espiritismo

Objetivo: A criança deverá ser levada a sensibilizar-se para o estudo do tema Jesus, a partir de situações do seu dia a dia, referente ao tema abordado.

Refletir acerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios para praticar o ensinamento de Jesus sobre o amor ao próximo, fazendo aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem.

Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como: egoísmo, orgulho, vaidade (dificultando a prática do amor ao próximo).

Concluir pela necessidade de mudar esses hábitos, atitudes e comportamentos, substituindo-os por outros que facilitem a vivência dos ensinamentos, tais como: fraternidade, solidariedade, cooperação, caridade, etc.

Sensibilização: Apresentar o Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo, perguntando quem conhece esse livro e o que estudamos com ele? Explicar a importância do Evangelho Segundo o Espiritismo, onde estão contidos alguns dos ensinamentos de Jesus.
            Conversar com as crianças sobre o que estudaremos  na Evangelização.

História: A lição mais importante
            Há muito, muito, muito tempo, Jesus veio à Terra para ensinar aos homens a viver melhor, sem brigas, sem discussões, como Moisés já havia ensinado antes.
            Um dia ele subiu a um monte para rezar. E passou a noite no monte.
            Ao amanhecer, chamaram seus amigos, aqueles que o seguiam e aprendiam com Ele a fazer a Vontade de Deus e viver melhor, mais feliz.
            Descendo um pouco o monte, parou num lugar plano, no alto, onde se achava grande quantidade de amigos seus e uma multidão de gente.
            Eles queriam tocar em Jesus porque achavam que bastava tocar Nele para ficarem curados. E todos queriam ouvir o que Jesus ia dizer.
            Você sabe o que Jesus fez?
            Jesus então começou a falar:
            “Felizes os que são mansos (calmos, que não gostam de violência, confusão, etc.)”
            Ele explicou também que um mandamento de Moisés era o mais importante de todos e valia por todos eles. É o que diz: Amar a Deus sobre todas as coisas.
            Jesus acrescentou que além de amar a Deus, nós também temos que amar as outras pessoas como amamos a nós mesmos.
            Durante muito tempo, Jesus continuou ensinando muitas coisas àquelas pessoas que tinham ido vê-lo, ouvi-lo e serem curadas.
            No meio do povo havia muitas crianças que foram com seus pais para ouvirem ou serem curadas por Jesus. Essas crianças não entendiam muito bem todas as coisas que Jesus falava.
            Sabe o que as crianças ficaram fazendo enquanto Jesus falava?
            As crianças estavam inquietas, então, os pais mandaram as crianças se sentarem no chão e ouvir o que Jesus estava dizendo:
            “Por isso, tudo quanto quiserem que os outros lhe façam, façam vocês também a eles. É isso que os Mandamentos de Moisés e todos os outros ensinamentos querem dizer.”
            Algumas pessoas seguiram o que Jesus disse e aprenderam a viver melhor. Outras pessoas logo, logo, esqueceram o que Jesus ensinou e continuaram a não se preocupar em só fazer aos outros o que gostariam que fizessem a elas.

Compreendendo como fazer para amar o próximo conforme Jesus ensinou:
- Essa foi a lição mais importante que Jesus ensinou. Você sabe por quê?
- Jesus também ensinou como se deve fazer para praticar esse mandamento. Você sabe como?

Falando das dificuldades para aplicar a lição de Jesus ao seu dia a dia:
- Você nem sempre faz ao outro o que gosta que o outro faça com você? É difícil?
- Qual a dificuldade? É o egoísmo, ou o que?

Concluindo pela necessidade de mudança:
- Vamos mudar um pouquinho?
- Que hábitos a pessoa precisa ter para fazer ao outro o que gosta que o outro faça com ela?
Ser paciente, fraterno, benevolente, amar aos nossos amiguinhos, perdoar, não falar palavrão e obedecer aos nossos pais.

Atividade: Pintura gravura do livro.


A vida de Jesus - Nascimento e Infância - 0 a 10 anos

Objetivo: Levar as crianças a sensibilizarem- se em conhecer o nascimento e a infância de Jesus.

Sensibilização: Perguntar às crianças:
- Onde nascem os bebês?
- Você sabe onde nasceu?
Aguardar as respostas, esclarecendo sobre o nascimento de cada um.
Convidá-los a ouvir a história de um nascimento diferente, ocorrido há muitos anos atrás.

Desenvolvimento: história: Jesus – Menino
      Tereza tinha nove anos. Muito estudiosa, adorava a leitura e fazia longas viagens imaginárias com os personagens dos livros que amava.
      Dona Luiza era uma professora aposentada, vizinha da menina. Gostava muito dela, pois a conhecia desde que nascera. Teresa a visitava constantemente. Sabem por quê? Porque Dona Luiza era excelente contadora de histórias, e a menina ficava um tempo imenso ouvindo-a, sem sentir as horas passarem.
     Um belo dia, quando Teresa chegou, ouviu da amiga o seguinte:
     - Querida, hoje vou contar uma história diferente. De alguém que mudou o destino da Humanidade marcando o tempo antes e depois dele.
      A menina logo se sentou na poltrona favorita, esperando, D. Luiza começou:
      - Faz dois mil anos, mas parece que foi hoje, tão vivas são ainda para os homens as lições que Ele deixou. Era uma bela noite, o céu estava cheinho de estrelas. Uma criança acabara de nascer... Bela entre as mais belas... Onde estava ela? Por certo, num berço de rendas... Não! Repousava numa manjedoura, em uma cama forrada de palhas, na cidadezinha de Belém da Judéia. Junto ao berço, apenas animais e humildes pastores de ovelhas. Era Jesus que chegava à Terra, dando exemplo, desde esse momento, de uma humildade sem igual.
     Os pais de Jesus, Maria e José, estavam felizes. Vieram de longe, para adorá-los, os três Reis Magos, porque eles que eram sábios, tinham certeza de que ali estava o salvador, o Messias Divino.
      O rei da Judéia, Herodes, também ouviu falar em Jesus. Consultou os adivinhos da Corte e eles confirmaram que era o Messias esperado que havia chegado. Herodes, com medo de perder o trono, fez uma coisa que demonstrava uma crueldade sem limites: Mandou matar todas as criancinhas com até dois anos de idade. E Jesus? Para Ele não havia mais perigo. Na véspera das mortes, José, seu pai, teve um sonho, em que um espírito lhe aparecia, dizendo:
     - Toma da mãe e da criança e leva-as para o Egito.
      José não pensou duas vezes. Colocou Maria num burrinho, com o menino no colo e partiram, antes que acontecesse aquele horror.
      A família ficou alguns anos no Egito, até que José sonhou novamente com o espírito, que lhe ordenava que voltasse à terra de Israel, pois Herodes já havia morrido. José então, voltou, estabelecendo-se em Nazaré.
      O que mais sabemos de Jesus – menino? Que aprendera os segredos da carpintaria com seu pai; que era uma criança muito bonita fisicamente, mas, sobretudo, bonita por dentro, pois tinha todas as virtudes que se possam enumerar. Embora de temperamento alegre, às vezes se punha a meditar, afastando-se do convívio de todos, o que causava certa preocupação a seus pais.
      Uma vez, quando Ele tinha doze anos, por ocasião da festa da Páscoa, só foi encontrado pelos pais, após três dias, entre os doutores da lei, que estavam surpreendidos com a sua sabedoria, ao falar das Sagradas Escrituras.
      Na ocasião, Jesus disse a seus pais:
      - Estou a serviço de meu Pai que está nos céus.
      Este era Jesus – menino.

Entendendo a história:
- Por que Jesus, sendo o Enviado de Deus, nasceu em local tão pobre, sem nenhuma riqueza? (para dar o exemplo da humildade e de que não temos necessidade de supérfluo)
- O que Jesus demonstrou quando falou no templo aos doze anos? (que conhecia a Lei de Deus mais do que os sacerdotes e que já a conhecia antes que tivesse ensinado, isto é, já nasceu com esse ensinamento).


Conclusão: Devemos colocar em prática no nosso dia-a-dia o que estamos aprendendo sobre Jesus na Evangelização. Concluir pela mudança de hábitos e atitudes, reconhecendo em Jesus um modelo a ser seguido por todos nós.


Atividade: Menores:pintura da gravura de Jesus, (manjedoura).
              Maiores: Mostrar a figura de Jesus e pedir que falem o que já sabem da sua vida.
Se o nascimento de Jesus acontecesse agora, como vocês acham que seria anunciado? Ex: Uma manchete de jornal. Peça que cada criança escreva o seu anúncio.

Será que realmente compreendemos a importância de Jesus para a Humanidade?



A Vinda de Jesus - 8 a 10 anos

Objetivos: *Conhecer o Roteiro de Jesus para a felicidade dos homens. *Valorizar os ensinamentos de Jesus, por reconhecê-lo como o Mestre capaz de guiar-nos com segurança no caminho do progresso.                   .


Sensibilização: desenvolver com as crianças uma conversa baseada nos seguintes itens:
- Um mestre é sempre alguém que sabe mais e é capaz de ensinar a outros.
- Existem mestres das mais diversas matérias: os mestres do colégio nos ensinam... (deixar que as crianças falem que aprendem na escola); mestres das artes como pintura, escultura, música ...
- Não importa no que seja, as características do mestre é saber e fazer o que sabe, ou seja, ele é capaz de agir de acordo com o que ensina.
- Existe um mestre, a quem chamamos “Mestre dos mestres”, porque Ele é o Espírito que mais sabe e que tem a incumbência de nos ensinar o que necessitamos aprender e praticar para sermos cada vez mais iluminados e felizes. Seus ensinamentos são para melhorar o Espírito, que não morre nunca. Essa incumbência lhe foi dada por Deus. Quem sabe quem é este Mestre?
- Quem pode dizer um ensinamento de Jesus?


Desenvolvimento: narrar a história Ano Novo, vida nova!

Ano Novo, vida nova!
Carlinhos passou o Natal tranquilo na semana anterior, dentro do seu ambiente modesto. Tudo em seu lar é carinho, compreensão. A família entende que Jesus foi um ser modesto, que exemplificou e ensinou o amor, a caridade e todas as virtudes.
Sentia-se feliz por ter ganhado de sua avó a bola que tanto desejava. Chutava sua bola no campo, ao lado da casa onde morava, quando Roberto, um menino de sua idade, sentou-se no carrinho com o qual ajudava no sustento da família, pedindo e vendendo papelão.
A mãe de Lina, uma menina sentada numa cadeira de rodas, colocou-a à sombra de uma árvore para olhar Carlinhos fazer embaixadinhas.
Joana também veio juntar-se a eles trazendo uma boneca e mostrando os cabelos raspados, pois se recuperava de uma séria doença.
Ronaldo, o vizinho que há pouco se mudara para lá, veio ver também aquele jogo. Porém, nada trazia, pois seu pai, no Natal, mal conseguira algumas moedas para os doces.
Mário, que havia chegado do Japão há pouco tempo, interessou-se pela brincadeira e aproximou-se admirado.
Carlinhos olhava toda aquela turma chegando. Sem hesitar, convidou a todos para brincar com a bola. É lógico que Lina, em sua cadeira, pegava a bola com as mãos, sempre que a jogavam para ela.
Quem via aquela cena pensava: - Este grupo sempre brincou junto!
Mal sabiam que eles começavam um feliz Ano Novo!

Entendendo a história:
- Carlinhos durante a brincadeira praticou algum ensinamento de Jesus? Qual?
- Você pratica algum ensinamento de Jesus? Qual?
- Se seguirmos os exemplos de Jesus seremos mais felizes? Por quê?
- O que Jesus representa para você?
- Qual a importância de Jesus para você?
- Qual a importância de Jesus para o mundo?
- Por que será que Deus nos enviou Jesus?

Refletindo sobre o cumprimento da Lei de Deus:
- Quando não obedecemos nossos pais o que acontece conosco?
- Eles gostam quando vocês não obedecem? O que eles fazem?
- E o que acontece quando você respeita os pais, não teima com eles, obedece e trata os dois com carinho?
- O que é melhor: respeitá-los ou desrespeitá-los?

Falando das dificuldades para aplicar esses ensinamentos ao seu dia a dia.
- Por que às vezes você não faz o que está aprendendo na Casa Espírita? É difícil? Qual a dificuldade? É a preguiça? A teimosia? O que é então?

Concluindo pela necessidade de mudança
- Jesus nos ensinou através do exemplo, como ser feliz.
- Vamos mudar um pouquinho?
- Como podemos mudar?
- O que precisamos mudar em nós?
R: Ser mais obediente, mais paciente, mais compreensivo, mais estudioso, etc.


Atividade: reproduzir para cada criança a gravura devidamente recortada nas partes pontilhadas. Fornecer-lhes um retângulo de papel (de preferência cartolina) no centro do qual vão colar a figura de Jesus. Ao redor dela irão encaixar as partes que se ajustem corretamente, por serem aquelas que definem alguns ensinamentos ensinados pelo Mestre Jesus.


A Vinda de Jesus - 0 a 7 anos

OBJETIVOS: *Sensibilizar-se para o estudo a partir de situações do dia a dia envolvendo a dificuldade em vivenciar a Lei de Deus. *Estudar as ideias principais contidas na Vinda de Jesus, os sinais precursores de sua chegada e de sua missão. *Conhecer, por meio do estudo os ensinamentos sobre a necessidade da Vinda de Jesus. *Compreender como a Humanidade se preparou para receber os ensinamentos de Jesus. *Refletir acerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios que daí decorrem, tais como: tranquilidade, harmonia, paz, segurança, confiança, etc. *Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como: rebeldia, preguiça, inveja, irritação, mentira, etc. *Concluir pela necessidade de mudar essas atitudes e comportamentos por respeito, disciplina, honestidade, etc.


SENSIBILIZAÇÃO: Apresentar o retrato de Jesus. Perguntar às crianças:
- O que Jesus representa para você?
- Qual a importância de Jesus para você?
- Qual a importância de Jesus para o mundo?
- Por que será que Deus nos enviou Jesus?


DESENVOLVIMENTO: A Vinda de Jesus (utilizar fantoches)

            Há muito tempo atrás, bem antes de Jesus nascer, lá na Grécia, vivia um homem chamado Sócrates. Ele era um homem bom e muito inteligente.
- Não se cansa de ensinar a juventude, Sócrates?  - assim falava a esposa de Sócrates – Vejo que você se desgasta, querendo levar a muitos o seu conhecimento.
Sócrates, como fazia todos os dias, reunira-se com jovens e crianças, que o ouviam com muita atenção.
- Somos espíritos! E se prestarmos atenção, descobriremos em nós mesmos o que é puro e eterno, que somos nós mesmos.
- Há, entre a Terra e o Céu, o Mestre que nos governa, em nome do Criador! Esse Espírito de Luz um dia estará entre nós nos auxiliando a entender as Leis de Deus.
Um dia Sócrates sonhou com esse Espírito de Luz que lhe falava das dificuldades que teria de enfrentar, mas Sócrates não deveria ter medo, pois Ele o auxiliaria sempre.
E realmente, Sócrates foi preso e condenado à morte, pois os homens daquela época não entenderam os ensinamentos que ele trouxe de liberdade e fraternidade.
Ao regressar ao mundo espiritual Sócrates é recebido por esse Espírito de Luz que é Jesus.
- Sócrates, a sua condenação, marcará a Grécia por amargas e dolorosas provações coletivas, respondendo cada um pelas responsabilidades de ter contribuído para que o mal florescesse onde mandei semear a mensagem do Amor.
Sócrates foi um mestre que se dedicou a iluminar os jovens e as crianças da Grécia, transmitindo ensinamentos nobres e superiores, profundamente respeitosos a Deus.
Toda a vida desse homem foi dedicada ao bem.
Tentando sensibilizar o coração do homem, Deus enviou outros homens para relembrar as suas Leis, até quando sentiu a necessidade de enviar o próprio Jesus para trazer ao coração do homem a Lei Maior do Amor ao próximo.

Conversar com as crianças sobre a história:
- Vocês gostaram da história de Sócrates?
Esta história é muito, muito antiga. As pessoas daquele tempo estavam fazendo coisas erradas, e isso as deixavam muito infelizes.
- Como Deus ajudava essas pessoas? (Enviando Espíritos de Luz para ensinar e relembrar suas leis que estão escritas na nossa consciência)

Compreendendo os preparativos para a vinda de Jesus:
- As pessoas do tempo de Sócrates fizeram o que ele ensinou?
- Os ensinamentos que Sócrates trazia ajudou as pessoas a encontrar a felicidade?
- Elas ficaram menos teimosas e brigonas?

Refletindo sobre o cumprimento da Lei de Deus:
- Quando não obedecemos ao papai e a mamãe o que acontece conosco?
- A mamãe e o papai gostam quando vocês não obedecem? O que eles fazem?
- E o que acontece quando você respeita o papai e a mamãe, não teima com eles, obedece e trata os dois com carinho?
- O que é melhor respeitar ou desrespeitar o papai e a mamãe?

Falando das dificuldades para aplicar esses ensinamentos ao seu dia a dia.
- Por que às vezes você não faz o que está aprendendo na Casa Espírita? É difícil? Qual a dificuldade? É a preguiça? A teimosia? O que é então?

Concluindo pela necessidade de mudança
- Vamos mudar um pouquinho?
- Como podemos mudar?
- O que precisamos mudar em nós?
R: Ser mais obediente, mais paciente, mais compreensivo, mais estudioso, etc.

ATIVIDADE: de 0 a 7 – pintura.