Pesquisa

domingo, 4 de setembro de 2011

Manifestações Físicas – As mesas girantes - 8 a 10 anos

OBJETIVOS:
- Compreender o significado de manifestações físicas;
- Entender que as manifestações físicas podem dar-se de forma espontânea ou provocada;
- Reconhecer no fenômeno das mesas girantes o efeito mais simples, e um dos primeiros observados por Kardec (foi o ponto de partida da doutrina Espírita);
- Conhecer os detalhes do fenômeno das mesas girantes (giros, pancadas, posições, elevação no ar, etc.).

SENSIBILIZAÇÃO: Estabeleça um diálogo com as crianças fazendo perguntas sobre o tema da aula.
- Vocês sabem o que são manifestações físicas?
- Vocês já ouviram falar em mesas girantes?
Ouça as respostas e comente rapidamente com as crianças, observe os objetivos propostos.

ESTUDO: Convide as crianças a conhecerem um pouco mais sobre Allan Kardec e as mesas girantes.
Apresente primeiro a figura de Allan Kardec, perguntar: quem conhece esse homem? Vamos conhecer um pouco mais sobre Allan Kardec?
            Quando Kardec estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
Acostumado ao estudo, à pesquisa, Kardec achou aquilo muito estranho, mas depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões. Então ele viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio.
Logo, o professor ficou a pensar que, se não eram as pessoas que se encontravam reunidas, as causadoras daquilo, devia haver uma causa. E se pôs a pesquisar. Começou a frequentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo.
Kardec era um homem muito inteligente e logo percebeu que mesa não fala, mas todo aquele movimento da mesa e dos objetos tinham uma causa que até então era desconhecida para todo mundo e com a pesquisa de Allan Kardec, descobriu-se que foi a maneira que os Espíritos encontraram de chamar atenção, manipulando uma coisa chamada fluido que servia para provocar todo aquele barulho.
Olha só que descoberta importante, algo que pode envolver a matéria (mesa) e fazer com que ela se movimente conforme a vontade do Espírito que estava tentando se comunicar. A partir daí muita coisa aconteceu para hoje nós estarmos aqui falando desses fenômenos chamado: Mesas Girantes.
Essa história tomou conta do mundo. As pessoas começaram também a se comunicar com o outro plano de vida, de muitos lugares diferentes. 

Vá mostrando as gravuras e relacionando-as com o texto;
Faça o seu comentário baseando-se no que você estudou no LM e no material de apoio. Sempre que for possível, cite exemplos sobre o tema da aula para que as crianças compreendam melhor o assunto;
Ouça sempre o que as crianças têm a dizer, mas fique atento e faça as devidas correções.


Contar o caso verídico ocorrido com o jornalista Fernando Alves Corrêa (Jornalista No 198-DRT/MS e Radialista No 204-DRT/MS, e pesquisador bíblico – fonte: www.contatodireto.fot.br)
Faça perguntas sobre o texto; Faça uma comparação do efeito das mesas girantes com a história que acabou de contar; Faça o seu comentário baseando-se no que você estudou  no LM e no material de apoio; Ouça sempre o que as crianças têm a dizer, mas fique atento e faça as devidas correções.

CASO: E isso aconteceu comigo...
Foi na década de 60, eu participava de um grupo musical chamado Os Brincalhões. Morávamos em Aquidauana/MS e tocávamos no fim de semana num clube de Corumbá/MS. Certa noite, era aproximadamente 20 horas, o tempo mudou de repente e, em seguida caiu um temporal. Raios cortavam os céus e também a energia elétrica que acabou, deixando-nos a luz de vela.
Ficamos numa pequena sala da secretaria aguardando a chuva passar. Como sentimos que naquela noite, devido a forte chuva, não haveria mais baile, resolvemos realizar a “brincadeira do copo”. Nessa brincadeira usa-se uma tábua com as letras do alfabeto e quatro pessoas encostam o dedo no copo, fazem algumas orações e invocam Espíritos.
Já havíamos feito isso algumas vezes e nunca tinha acontecido nada de anormal. Entretanto, naquela noite, após evocar os Espíritos, um deles em vez de contatar através do copo, como era o esperado, a entidade tomou o corpo de uma jovem que também participava da brincadeira. 
Como nenhum de nós tinha experiência nesse campo, ficamos no desagradável trabalho de tentar fazer com que a entidade deixasse o corpo da jovem. Foi preciso chamar um Espírita para fazer com que tudo voltasse ao normal. A partir desse dia, nunca mais voltei a fazer a brincadeira do “copo que anda”.

CONCLUSÃO: Explicar que o fenômeno das mesas girantes foi uma maneira da Espiritualidade Maior chamar a atenção para o Mundo Espiritual. Reconhecer no estudo da Doutrina Espírita o meio mais seguro para entender como melhor utilizar esses meios de comunicação com a espiritualidade superior. Hoje através do estudo da mediunidade não temos mais necessidade do fenômeno das Mesas Girantes.

ATIVIDADE: Montar a flor (em anexo), e escrever em cada pétala as virtudes que precisamos desenvolver, de acordo com que estamos aprendendo na Doutrina Espírita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário