Pesquisa

terça-feira, 6 de setembro de 2011

As Manifestações Físicas Espontâneas - 0 a 4 anos

OBJETIVOS: Compreender que as manifestações físicas têm por objetivo chamar-nos a atenção para alguma coisa, e convencer-nos da presença de uma força superior ao homem; Compreender que os Espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações, e que se servem dos Espíritos inferiores para produzi-las; Entender que, embora possam ser provocadas às vezes se produzem espontaneamente, sem intervenção da vontade e até mesmo contra a vontade.

SENSIBILIZAÇÃO: Converse com as crianças, apresente-se e pergunte o nome de cada uma delas, para formar um ambiente agradável na sua salinha. Faça uma pequena introdução sobre o assunto a ser estudado.

ESTUDO:
- Convide as suas crianças a ouvirem a história “A Casa dos Ruídos” e vá mostrando as gravuras, explorando-as e relacionando-as com os objetivos propostos;
- Retire do texto os pontos que se relacionem com o assunto, traçando um paralelo texto/assunto que está sendo estudado;
- Procure relacionar o assunto estudado a fatos que suas crianças, possivelmente possam conhecer;
- Faça o comentário da aula, baseando-se no que você estudou no Livro dos Médiuns, sempre observando os objetivos propostos;
- Reconte a história através das gravuras, fixando os fatos que se relacionam com o assunto estudado.

HISTÓRIA: A CASA DOS RUÍDOS
            Vovó Mariana estava sentada e a sua volta todos os seus netinhos, com olhos atentos para a história que ela começaria a contar.
            Era uma vez numa cidade pequenininha, onde todos os moradores se conheciam, e junto à essa cidade existia uma casa muito bonita e que por muitos anos ficara fechada. Certo dia a família de Carlos, vinda de outra cidade, comprou esta casa para morar e com isso ficaram sabendo que esta casa era conhecida como “A casa dos ruídos”. Carlos como era muito curioso, resolveu investigar o porquê desse nome. Chegando à escola foi logo falar com Ana e Beth, pois os ruídos já eram constantes na casa e sua mãe ficava bastante assustada com tudo aquilo. Foi então que Ana e Beth começaram a explicar que todos aqueles ruídos eram movimentos de um espírito que ali morava, mas Carlos não acreditou nisso, pois nunca tinha ouvido falar em espíritos. Pediu, então, para que as meninas explicassem melhor tudo aquilo.
            Ana e Beth começaram a explicar tudo: há muito tempo atrás, morava naquela casa um jovem que se sentia muito só e por isso era bastante triste. Com o tempo foi adoecendo e acabou desencarnando. Por ser pouco esclarecido quanto às verdades de Deus, continuou dentro daquela casa e com o passar do tempo começou a provocar perturbações e ruídos na casa, e todos que ali passavam ouviam estes ruídos.
            Carlos, depois de tudo ouvir, resolveu perguntar como poderia solucionar o problema. Foi então que procuraram Dona Amélia, uma das poucas espíritas da cidade. E Dona Amélia explicou:
            - Uma manifestação física tem por finalidade chamar-nos a atenção para alguma coisa. No Centro Espírita que eu frequento tem um trabalho que se chama Irradiação.
- O que é Irradiação? Perguntaram as crianças.
- Irradiação é um trabalho de prece à distância para auxiliar aos espíritos encarnados e desencarnados também.  Vou levar o endereço da sua casa para que seja colocado na Irradiação.
- E a prece tem todo esse poder? Perguntou Carlos muito interessado.
- A prece é o grande recurso para buscarmos e recebermos auxílio dos amigos espirituais. Por que você não vem frequentar as aulas na evangelização lá na Casa Espírita?
Carlos prometeu conversar com a mãe sobre o assunto e agradeceu as explicações.
E a história conta que realmente depois de alguns dias todos perceberam que os ruídos sumiram.
            Quando vovó Mariana acabou a história, o seu neto mais novo disse:
            - Vovó é sempre necessário esse tipo de manifestações?
         - Não meu neto, porém a intenção de certos espíritos é de chamar a atenção e pôr-se em comunicação com certas pessoas, quer para lhes avisar de algo proveitoso, quer com a finalidade de pedir-lhes qualquer coisa.
            O menino curioso ainda perguntou:
            - Vovó, lá na Casa Espírita que frequentamos, também tem Irradiação?
        - Temos sim meu querido, temos esse e muitos outros trabalhos, porque não podemos esquecer que na Casa Espírita nós somos conduzidos por Espíritos Superiores que têm como missão auxiliar a todos os necessitados.
            E assim todos se levantaram para sair, e ainda escutaram, a Vovó falar:
            - Viram com é importante o estudo da Doutrina Espírita? E falando nisso, vão já se arrumar, pois, hoje é dia de assistir aula na evangelização.

CONCLUIR: As manifestações físicas têm por finalidade chamar a atenção para alguma coisa e convencer-nos da presença de uma força superior ao homem e que os espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações e que se servem de espíritos inferiores para produzi-los.

ATIVIDADE: Pintura com giz de cera, de uma das gravuras da história.




Nenhum comentário:

Postar um comentário