Pesquisa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Vinda de Jesus - 8 a 10 anos

Objetivos: *Conhecer o Roteiro de Jesus para a felicidade dos homens. *Valorizar os ensinamentos de Jesus, por reconhecê-lo como o Mestre capaz de guiar-nos com segurança no caminho do progresso.                   .


Sensibilização: desenvolver com as crianças uma conversa baseada nos seguintes itens:
- Um mestre é sempre alguém que sabe mais e é capaz de ensinar a outros.
- Existem mestres das mais diversas matérias: os mestres do colégio nos ensinam... (deixar que as crianças falem que aprendem na escola); mestres das artes como pintura, escultura, música ...
- Não importa no que seja, as características do mestre é saber e fazer o que sabe, ou seja, ele é capaz de agir de acordo com o que ensina.
- Existe um mestre, a quem chamamos “Mestre dos mestres”, porque Ele é o Espírito que mais sabe e que tem a incumbência de nos ensinar o que necessitamos aprender e praticar para sermos cada vez mais iluminados e felizes. Seus ensinamentos são para melhorar o Espírito, que não morre nunca. Essa incumbência lhe foi dada por Deus. Quem sabe quem é este Mestre?
- Quem pode dizer um ensinamento de Jesus?


Desenvolvimento: narrar a história Ano Novo, vida nova!

Ano Novo, vida nova!
Carlinhos passou o Natal tranquilo na semana anterior, dentro do seu ambiente modesto. Tudo em seu lar é carinho, compreensão. A família entende que Jesus foi um ser modesto, que exemplificou e ensinou o amor, a caridade e todas as virtudes.
Sentia-se feliz por ter ganhado de sua avó a bola que tanto desejava. Chutava sua bola no campo, ao lado da casa onde morava, quando Roberto, um menino de sua idade, sentou-se no carrinho com o qual ajudava no sustento da família, pedindo e vendendo papelão.
A mãe de Lina, uma menina sentada numa cadeira de rodas, colocou-a à sombra de uma árvore para olhar Carlinhos fazer embaixadinhas.
Joana também veio juntar-se a eles trazendo uma boneca e mostrando os cabelos raspados, pois se recuperava de uma séria doença.
Ronaldo, o vizinho que há pouco se mudara para lá, veio ver também aquele jogo. Porém, nada trazia, pois seu pai, no Natal, mal conseguira algumas moedas para os doces.
Mário, que havia chegado do Japão há pouco tempo, interessou-se pela brincadeira e aproximou-se admirado.
Carlinhos olhava toda aquela turma chegando. Sem hesitar, convidou a todos para brincar com a bola. É lógico que Lina, em sua cadeira, pegava a bola com as mãos, sempre que a jogavam para ela.
Quem via aquela cena pensava: - Este grupo sempre brincou junto!
Mal sabiam que eles começavam um feliz Ano Novo!

Entendendo a história:
- Carlinhos durante a brincadeira praticou algum ensinamento de Jesus? Qual?
- Você pratica algum ensinamento de Jesus? Qual?
- Se seguirmos os exemplos de Jesus seremos mais felizes? Por quê?
- O que Jesus representa para você?
- Qual a importância de Jesus para você?
- Qual a importância de Jesus para o mundo?
- Por que será que Deus nos enviou Jesus?

Refletindo sobre o cumprimento da Lei de Deus:
- Quando não obedecemos nossos pais o que acontece conosco?
- Eles gostam quando vocês não obedecem? O que eles fazem?
- E o que acontece quando você respeita os pais, não teima com eles, obedece e trata os dois com carinho?
- O que é melhor: respeitá-los ou desrespeitá-los?

Falando das dificuldades para aplicar esses ensinamentos ao seu dia a dia.
- Por que às vezes você não faz o que está aprendendo na Casa Espírita? É difícil? Qual a dificuldade? É a preguiça? A teimosia? O que é então?

Concluindo pela necessidade de mudança
- Jesus nos ensinou através do exemplo, como ser feliz.
- Vamos mudar um pouquinho?
- Como podemos mudar?
- O que precisamos mudar em nós?
R: Ser mais obediente, mais paciente, mais compreensivo, mais estudioso, etc.


Atividade: reproduzir para cada criança a gravura devidamente recortada nas partes pontilhadas. Fornecer-lhes um retângulo de papel (de preferência cartolina) no centro do qual vão colar a figura de Jesus. Ao redor dela irão encaixar as partes que se ajustem corretamente, por serem aquelas que definem alguns ensinamentos ensinados pelo Mestre Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário