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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aprendendo a conviver

OBJETIVOS: *Compreender que a reencarnação é a oportunidade que Deus nos concede de progredirmos junto àqueles que nos amam. *Entender a programação reencarnatória como a oportunidade para reparar os nossos erros e juntos desenvolvermos o sentimento do amor uns pelos outros.

Sensibilização: Apresentar o anexo 1 e contar o seguinte fato:
            Uma cachorrinha e uma gatinha foram criadas juntas e com muito carinho. Quando cresceram tiveram filhotes no mesmo tempo, mas a gata morreu logo depois. A cadela, então, amamentou a sua própria cria e mais os filhotes da gata, cuidando deles, tal como se fossem seus.

Perguntar às crianças:
- Uma cadela costuma criar gatinhos?
- Por que isso aconteceu, nessa casa?
- Se a cachorrinha e a gatinha não tivessem crescido juntas e amigas, o que teria acontecido?
Explicar que na vida em família, as pessoas, mesmo diferentes umas das outras, também precisam conviver bem, ajudando-se para serem felizes.

Narrar a história: Os cartões verdes


Fig. 1: Armandinho era um menino de três anos muito esperto e simpático. Mas talvez por ser muito mimado, queria que todos fizessem as suas vontades.
- Quero a pipoca da Daniela.
- Quero o sorvete da Aninha.
- Quero... quero... quero...

Fig.2: Por mais que a mamãe explicasse, Armandinho abria uma grande boca e batia o pé.

Fig.3: As irmãs maiores também estavam trazendo alguns problemas. Aninha vestia as roupas de Daniela sem pedir e acabava em brigas...

Fig.4: Daniela saía para conversar com as amigas sem arrumar seu quarto, nem acabar os exercícios da escola.
E a mamãe estava ficando cansada e triste.
O papai entrou de férias do trabalho e resolveu ajudar a família.

Fig.5: Acordou bem cedo, chamou os filhos e mostrou vários cartões verdes e vermelhos.
Avisou que cada vez que os filhos tivessem atitudes de respeito e ajuda à família ganhariam um cartão verde. Mas se fizessem coisas erradas, ganhariam um cartão vermelho.
No final do primeiro dia, quando o papai mostrou os cartões, foi uma tristeza!
Muitos cartões vermelhos e muito poucos verdes.
As crianças ficaram surpresas. Nem tinham percebido as coisas erradas que fizeram. Mas o papai explicou o motivo de cada cartão, o que deixou as crianças muito envergonhadas.
Depois de alguns dias, as crianças estavam prestando mais atenção ao que faziam.

Fig.6: E cada um foi ganhando cartões verdes. Até Armandinho que era muito esperto. A mamãe voltou a ficar bem disposta e alegre. Papai abraçava os filhos e também parecia muito feliz com a mudança dos filhos
            Todos então resolveram sair para comemorar!



Após a história propor que por alguns minutos, também brinquem com cartões verdes e vermelhos. Colar em cada metade de uma folha grande a figura de uma criança. Depois apresentar uma situação e pedir a alguém do grupo que diga se a ação merece cartão verde ou vermelho, prendendo-o junto ao personagem (do cartaz) a quem foi imaginariamente atribuída a ação. Pedir que digam o porque da ação ser certa ou errada.

Exemplos:

- A mãe de João pediu para ele guardar o uniforme. O menino respondeu: “Não vou guardar não!”

- Maria pediu emprestado a boneca mais bonita da irmã. Brincou muito com ela e quando a mãe chamou para tomar banho, deixou a boneca no quintal.

- O avô de João chegou em sua casa e abraçou-o perguntando: Como vai João? O menino respondeu: Vou bem obrigado. E o senhor vovô?

- Maria estava sentada no ônibus. Entrou uma idosa e não tinha lugar para ela. Maria ofereceu-lhe o lugar.

- João e sua mãe estavam esperando o elevador. Quando chegou ao andar em que estavam, João abriu a porta e disse: Entre, por favor, mamãe.

- Maria e seu irmão estavam jogando boliche com alguns colegas. O irmão de Maria não conseguia acertar. Um dos colegas gritou: - Você é burro. Maria chegou perto e disse: Você não é burro porque não derrubou o boliche. Você só precisa treinar bastante, que vai conseguir.

Atividade criativa: Oferecer meia folha de papel ofício para cada criança, pedindo que o decorem com flores ou outro motivo. Ensinar depois a dobradura da casa.
Colar o nome da criança na sua dobradura. Colá-las verticalmente numa folha grande, pedir que cada criança escreva uma frase bonita sobre o seu lar ao lado da sua dobradura. Este cartaz deverá ficar no mural.








2 comentários:

  1. Agradeço de coração seu post.Será valiosa sua aula para a evangelização amanha na creche. Beijos no coração. Sueli

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    1. Jesus te abençoe nessa tarefa tão importante de Evangelizar corações! Bjs

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