Pesquisa

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Teoria das Manifestações Físicas - 0 a 4 anos

OBJETIVOS: Compreender que o fluido universal sofre modificações, e que os Espíritos necessitam sempre do fluido do médium para atuarem sobre a matéria; Entender que o tipo de manifestação dos Espíritos varia de acordo com a sua evolução espiritual; Compreender que a matéria não é obstáculo aos Espíritos.

SENSIBILIZAÇÃO: Apresente às crianças um copo d’água e faça as seguintes perguntas:
- Temos aqui um copo de... (espere as crianças completarem) Agora, se eu pegar esse copo de água e colocar num congelador o que acontece com essa água? Ela se transforma em... (ouça as crianças), mas se eu resolver colocar numa vasilha no fogo, o que vai acontecer com essa água? (ouvir as crianças) Explicar a mudança de estado da água e as várias maneiras como essa matéria se apresenta aqui no mundo em que vivemos. Continuar perguntando, alguém aqui consegue ver o ar? Então, existem muitas coisas que não conseguimos ver, mas isso não quer dizer que elas não existam, só encontram-se espalhadas de várias maneiras diferentes, como a água, o ar e tantas outras coisas. Tudo é criação de Deus.
Ex: Para construirmos essa salinha, foi preciso que alguém pensasse em fazer a sala, depois se pensou no material que se utilizaria e depois os pedreiros vieram e construíram a sala. Na criação de Deus também acontece mais ou menos assim, Deus pensou e com uma matéria que nós não vemos, mas que existe, ele construiu tudo o que existe aqui no mundo. Essa matéria que foi usada por Deus tem um nome: Fluido Cósmico Universal. Vamos aprender mais ouvindo uma história?

ESTUDO: Reúna as crianças e convide-as a ouvirem a história “Conversando sobre os Espíritos” e vá mostrando as gravuras, explorando-as e relacionando-as com o texto;
- Faça perguntas sobre o texto e vá respondendo você mesmo, pois suas crianças são pequenas;
- Faça o comentário da aula, baseando-se no que você estudou no Livro dos Médiuns, sempre observando os objetivos propostos;
- Reconte a história através das gravuras, se possível peça ajuda das crianças; depois convide-as a fazerem a atividade.

HISTÓRIA: CONVERSANDO SOBRE OS ESPÍRITOS
(Utilizar o mesmo fantoche da aula passada: Luisinho)

Narrador: Luizinho estava maravilhado com suas novas descobertas. Entrando no mundo do “desconhecido” ele descobriu coisas que jamais havia pensado, e comprovou coisas que não acreditava. Mas, se por um lado tudo se tornava claro, por outro sua mente se enchia de dúvidas. Como os espíritos podiam movimentar as mesas? Que força eles usavam para se comunicar? Como conseguiam passar pelas paredes? Com essas indagações, o garoto se dirigiu à casa de Dona Adélia, avó do seu colega João, pois ela por ser espírita, há mais de quarenta anos, certamente lhe poderia dar alguma explicação. Dona Adélia diante da curiosidade do menino, que atropelava as palavras, falou calmamente:

Dona Adélia: — Meu filho, tudo na obra de Deus tem sua explicação. Vamos por partes. Lá no espaço, onde os planetas giram, existe uma energia que vem de Deus e que por isso mesmo se mostra no nosso mundo ao mesmo tempo, forte e sutil. Além dessas matérias invisíveis e de outras que não percebemos com todos os nossos sentidos, temos o fluido universal, que é matéria invisível aos nossos olhos. Esse fluido universal existe em abundância em alguns médiuns, como por exemplo, médiuns curadores.

Luisinho: Ah! Fluido, o que vamos receber na hora do passe?

Dona Adélia: - Sim, essa também é uma modificação desse fluido cósmico universal, inclusive no momento que o médium joga esse fluido na água, ela se transforma em remédio para todos nós. É a nossa água fluidificada.

Luisinho: — Sim senhora, mas e como podem os espíritos atravessar as paredes?

Dona Adélia: — Ah! Meu filho, a matéria de qualquer ordem não chega a ser dificuldade para o espírito que já tem algum adiantamento moral. O espírito vai onde quer: ele não se constitui de matéria igual a nossa, (vocês lembram da água uma matéria em diferentes estados?) por isso atravessa portas e paredes com imensa facilidade. E então, está satisfeito?

Lusinho: — Mais ou menos, acho que preciso estudar muito ainda Dona Adélia. Como o Espiritismo é interessante! Cada vez que venho aqui descubro coisas tão maravilhosas! Agora quero conversar com os espíritos!

Dona Adélia: — Vamos com calma filho. Tudo a seu tempo. Primeiro estude, pesquise e leia bastante. Você ainda tem muito tempo e talvez um dia você possa perguntar aos próprios espíritos sobre as questões da vida após a morte e a mediunidade.

Narrador: E Luizinho saiu alegre com as novas descobertas, e fazendo planos para o futuro, onde se via sempre em animadas companhias, conversando com os Espíritos.

CONCLUSÃO: É por meio do fluido cósmico universal que os espíritos se comunicam, e usam também os fluidos (energias) dos médiuns. A manifestação dos Espíritos varia de acordo com a sua evolução espiritual. A matéria grosseira que conhecemos não chega a ser obstáculo para o espírito que já tem algum adiantamento moral. O espírito vai onde quer: ele não se constitui de matéria igual a nossa, por isso atravessa portas e paredes com imensa facilidade.


ATIVIDADE: Quebra cabeça em anexo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário