OBJETIVOS:
- Compreender o significado de manifestações físicas;
- Entender que as manifestações físicas podem dar-se de forma espontânea ou provocada;
- Reconhecer no fenômeno das mesas girantes o efeito mais simples, e um dos primeiros observados por Kardec (foi o ponto de partida da doutrina Espírita);
- Conhecer os detalhes do fenômeno das mesas girantes (giros, pancadas, posições, elevação no ar, etc.).
SENSIBILIZAÇÃO: Trazer gravuras de meios de comunicação: Ex. telefone, celular, carta, computador.
Explicar às crianças que aqui no mundo em que vivemos, quando queremos nos comunicar com alguém que está distante, usamos esses meios. E quando essa pessoa vive no mundo espiritual, como podemos nos comunicar com ela? Explicar que hoje temos os médiuns que nos auxiliam nessa comunicação, mas como tudo isso começou?
ESTUDO: Convide-as a ouvir a história das mesas girantes
Apresente primeiro a figura de Allan Kardec, perguntar: quem conhece esse homem? Vamos conhecer um pouco mais sobre Allan Kardec?
Quando Kardec estava com 50 anos de idade, através de um amigo, tomou conhecimento de coisas estranhas que vinham acontecendo na cidade. Dizia o amigo que, em determinada reunião que assistira, os objetos se movimentavam e uma mesa chegara a falar.
Acostumado ao estudo, à pesquisa, Kardec achou aquilo muito estranho, mas depois do amigo insistir muito, decidiu assistir uma das reuniões. Então ele viu pela primeira vez o fenômeno das mesas que se movimentavam sozinhas. Objetos diversos como vasos, flores e chapéus se moviam em pleno ar, sem nenhum apoio.
Logo, o professor ficou a pensar que, se não eram as pessoas que se encontravam reunidas, as causadoras daquilo, devia haver uma causa. E se pôs a pesquisar. Começou a frequentar, com assiduidade, as reuniões semanais, disposto a descobrir o que havia por detrás daquilo tudo.
Kardec era um homem muito inteligente e logo percebeu que mesa não fala, mas todo aquele movimento da mesa e dos objetos tinham uma causa que até então era desconhecida para todo mundo e com a pesquisa de Allan Kardec, descobriu-se que foi a maneira que os Espíritos encontraram de chamar atenção, manipulando uma coisa chamada fluido que servia para provocar todo aquele barulho.
Olha só que descoberta importante, algo que pode envolver a matéria (mesa) e fazer com que ela se movimente conforme a vontade do Espírito que estava tentando se comunicar. A partir daí muita coisa aconteceu para hoje nós estarmos aqui falando desses fenômenos chamado: Mesas Girantes.
Essa história tomou conta do mundo. As pessoas começaram também a se comunicar com o outro plano de vida, de muitos lugares diferentes.
Vá mostrando as gravuras e relacionando-as com o texto;
Faça o seu comentário baseando-se no que você estudou no LM e no material de apoio. Sempre que for possível, cite exemplos sobre o tema da aula para que as crianças compreendam melhor o assunto;
Ouça sempre o que as crianças têm a dizer, mas fique atento e faça as devidas correções.
CONCLUSÃO: Explicar que o fenômeno das mesas girantes foi uma maneira da Espiritualidade Maior chamar a atenção para o Mundo Espiritual. Reconhecer no estudo da Doutrina Espírita o meio mais seguro para entender como melhor utilizar esses meios de comunicação com a espiritualidade superior. Hoje através do estudo da mediunidade não temos mais necessidade do fenômeno das Mesas Girantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário