Pesquisa

domingo, 12 de junho de 2011

Estados da alma na erraticidade - Categoria de mundos habitados - Destinação da Terra

Objetivos: sensibilizar-se para o estudo sobre as muitas moradas. Reconhecer a imortalidade da alma e identificar a vivência do amor na Terra como condição para a felicidade futura.

Sensibilização: *o evangelizador deverá trazer gravuras de diversos tipos de moradias, umas mais parecidas outras mais diferentes. *Trabalhando em pequenos grupos, pedir a cada um que escolha uma gravura e deverão analisar a mesma. *A seguir os grupos farão a comparação das diferentes casas.

Avaliar junto às crianças: As casas são iguais? Por quê? As mesmas pessoas moram em todas essas casas? Algumas casas se parecem? As pessoas podem fazer melhorias onde moram? Como?
A seguir perguntar: Vocês sabem o nome do planeta onde vivemos? Existem outros planetas? Será que a Terra é igual a todos ou outros?
Apresentar a gravura do sistema solar (ou outra gravura que mostre o Sistema Solar e dê uma ideia da grandeza do Universo). Verificar o que o grupo sabe sobre o movimento da Terra e dos outros planetas em torno do Sol.

Refletir junto com as crianças:
Levar o grupo a observar novamente a gravura, para que constate que a Terra é um pequeno ponto no Universo, é a nossa morada.
 Questionar: A Terra, onde vivemos, é um pequeno mundo entre bilhões de outros no Universo.
Vocês acham possível só a Terra ser habitada?
Jesus nos ensinou: “A casa de meu Pai tem muitas moradas”
– Qual é a casa do Pai? E onde são essas moradas?
– Será que quem morre vai viver em algum lugar desse Universo?

Estudo: Apresentar a história:
Grav. 1: Silmara
Grav. 2: Silmara mora com sua avó materna, Adelina, nessa colônia do espaço. Logo quando desencarnou, ainda muito jovem, encontrou-se na casa espiritual de sua avozinha.
Grav 3: Essa pequena residência tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, uma varanda de frente, toda enfeitada com lindos vasos de folhagem e flores, e um pequeno jardim com trepadeiras coloridas e acácias amarelas. Nos fundos, pela saída da cozinha, há um caramanchão de madeira trançada e alguns bancos, além de muitas flores e folhagens. É prazeroso estar ali para meditar, orar ou ler.
Grav 4: Na Colônia vive junto a outras criaturas afins no desejo do Bem.

Conceitos que devem ser esclarecidos, a partir da narrativa: 
- A morte é apenas o fim da vida física. O Espírito continua a viver sem o corpo.
- Na ocasião da morte do corpo, somos ajudados, de acordo com nosso merecimento por amigos e parentes já desencarnados que nos transmitem paz e confiança.
- O desencarnado sente-se aflito quando alguém se lembra dele com desespero e se sente aliviado quando alguém ora por ele.
- Depois da morte não há um céu como prêmio, nem um inferno como castigo, mas sim a continuação da vida, com o resultado dos atos praticados.
- Os laços de amor continuam depois da morte e, por isso, os familiares que se amam e têm afinidade podem permanecer reunidos.
- Os Espíritos bondosos sempre têm um aspecto saudável.
- Embora não tenha corpo físico, o desencarnado às vezes pode sentir dores ou cansaço, que são apenas impressões deixadas pelo que sofreram durante a vida, isto é, são aflições causadas pelo pensamento.
- Em situações especiais, o Espírito pode comunicar-se com o nosso mundo através de pessoas que têm mediunidade. Esta comunicação pode ser pela escrita ou por outros meios.

Atividade: Propor ao grupo um desenho coletivo que represente a cidade espiritual onde Silmara vive. 

HARMONIZAÇÃO
- Fazer da forma habitual, pedindo que visualizem a beleza do Universo
- Meditar:
Sinto o amor de Deus em toda parte.






2 comentários:

  1. Obrigada, me ajudou muito como evangelizadora, na aulinha de hoje! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em dividir o que disponho, e poder ajudar a essa tarefa tão linda que é Evangelização.
      Obrigada

      Excluir