Pesquisa

domingo, 12 de junho de 2011

A realeza de Jesus

Objetivo: A criança deverá ser levada a sensibilizar-se para o estudo do tema: A Realeza de Jesus, a partir de situações do seu dia a dia, referente ao tema abordado.
Estudar o item do ESE referente ao módulo 3, a fim de conhecer e compreender o ensinamento da Doutrina Espírita sobre: A Realeza de Jesus, seus exemplos e ensinamentos. Entender que Jesus, nosso Mestre, teve sua trajetória de evolução como nós.
Refletir acerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios para praticar os ensinamentos de Jesus.
Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como: egoísmo, orgulho, vaidade (dificultando a prática do amor ao próximo).
Concluir pela necessidade de mudar esses hábitos, atitudes e comportamentos, substituindo-os por outros que facilitem a vivência dos ensinamentos, tais como: fraternidade, solidariedade, cooperação, caridade, etc...

Sensibilização: “Preciso ter no meu coração:”, orientadas pelo evangelizador, as crianças vão citando palavras (atitudes, sentimentos, valores positivos), podendo usar a ordem alfabética, a letra do próprio nome, a letra do nome do companheiro a seguir.
Ex: Amor     Benevolência    Caridade    Desinteresse   Esperança ...

O evangelizador poderá fazer um aponte com a história a seguir, falando: “Vamos agora ver se descobrimos esses sentimentos na história que vamos ouvir?!”.

Estudo
História: AS DUAS MENINAS
Lúcia e Marina são duas irmãs muito diferentes uma da outra.
Lúcia é meiga, bondosa e estudiosa.
Marina ao contrário, não gosta de estudar. Só se preocupa com a vaidade. Só quer vestidos novos, sapatos, joias. Tudo que vê, cobiça. Tudo o que os outros têm, Marina também quer.
Mamãe se preocupa muito com isso. Marina, diz ela: Tenha paciência, As coisas não são como você quer. Precisamos saber se Papai pode comprar, se o dinheiro que ganha dá para este gasto. Marina sempre teimosa, bate o pé, quero, quero e quero. Por isso é uma menina aflita, inquieta e na sua fisionomia reflete-se o seu estado de alma. Sempre carrancuda nervosa com o olhar procurando ver o que os outros possuem. Vive atormentada, porque inveja as outras crianças.
Lúcia, ao contrário, se contenta com o que possui. Por isso vive feliz. Suas roupas estão sempre limpas, seus sapatos engraxados e os cabelos bem penteados. É amiga dos bichinhos, das plantas e dos passarinhos. Todos gostam dela e se sentem felizes em sua companhia. Não inveja as outras crianças. Por isso é bonita, seus cabelos e olhos têm o brilho da felicidade. Para que tanta roupa e agasalho? Tantos pares de sapato? Não pensa em tantas crianças que não tem nem um agasalho para o frio.
Crianças que andam descalças e não tem às vezes nem o pão para alimentá-las. Isso que é triste. Diz Lúcia:
- Devemos visitar a casa dos pobrezinhos para levar-lhes alguma coisa de que necessitam. 
Vou com mamãe, fazer um plantão no Albergue Noturno e lá vejo algumas crianças do sítio que vem para a cidade, tratar-se no hospital porque estão doentes. Fico penalizada. Ajudo no que posso... É assim que sou, É assim que penso Jesus não diz em seu Evangelho (repetir as figs 3 e 4) AS AVES DO CÉU NÂO SEMEIAM NÃO COLHEM NEM JUNTAM EM CELEIROS CONTUDO ELAS SE SUSTENTAM COM A NATUREZA.
OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO, OLHAI COMO CRESCEM. ELES NÃO TRABALHAM NEM FIAM CONTUDO SÃO LINDOS, ALVOS E PUROS COMO A NEVE. Estão vestidos com a natureza que Deus lhes dá. Quem se vestirá melhor que as flores lindas e perfumadas. Deus nosso Pai sabe de tudo o que necessitamos e desde que procuremos ser justos e bons nada nos faltará. Se formos calmos e caridosos, teremos Paz, saúde e harmonia no Lar. Papai e Mamãe nos darão pelo trabalho diário, tudo o que precisamos e nossa vida decorrerá normal. O importante é saber disso: Estudar para aprender, ser bondoso e humilde para viver feliz. Não será essa a felicidade que todos procuramos?
          VAMOS JUNTAR TESOUROS PARA A ESPIRITUALIDADE.
Avaliar a compreensão através de perguntas:
·         Por que Lúcia e Marina são diferentes?
·         O que você achou das atitudes delas?
·         O que é juntar tesouros para a espiritualidade?
Compreendendo como fazer para fazer o que Jesus ensinou:
  • Você sabe qual foi a lição mais importante que Jesus ensinou? Você sabe por que?
  • Jesus também ensinou como se deve fazer para praticar esse mandamento. Você sabe como?

Falando das dificuldades para aplicar a lição de Jesus ao seu dia a dia:
  • Você nem sempre faz ao outro o que gosta que o outro faça com você? É difícil?
  • Qual a dificuldade? É o egoísmo, ou o que?

Atividade: Trazer um cartaz com tiras onde deverão estar escritos vários sentimentos, comportamentos, atitudes: positivos e negativos.

 AMOR           CARIDADE     PREGUIÇOSO     PACIÊNCIA   HUMILDADE   

ESTUDIOSO             LEAL      ESPERANÇA      OTIMISTA

GENTIL                MENTIRA                 EDUCADO                             AMIZADE        

RESPEITO       DESOBEDIENTE      TEIMOSIA      MALCRIADO     PESSIMISTA

Obs.: procure ir explicando cada conceito.
 Em outro cartaz dividido ao meio escrever: cultivar no coração e jogar no lixo. As crianças, orientadas pelo evangelizador, irão colando as tiras no lugar adequado

Cultivar no coração
Jogar no lixo



Obs.: “Jogar no lixo”, está no sentido figurado: evangelizadores reflitam: O que jogamos no lixo? Por que jogamos no lixo? Quando jogamos no lixo?
Jogamos o que não serve mais. Jogamos fora o que não devemos guardar no coração.

Conversar, explicando aos evangelizandos sobre este ponto de maneira compreensível e fácil.
  • O que devemos cultivar no coração? Por quê?
  • O que é jogar no lixo?
  • O que devemos jogar no lixo?

Concluindo pela necessidade de mudança:
  • Vamos mudar um pouquinho?
  • Que hábitos a pessoa precisa ter para fazer ao outro o que gosta que o outro faça com ela?

  • Orarmos sempre, pedindo a Jesus e ao nosso anjo da guarda, que nos orientem e auxiliem, para conseguirmos cada vez mais, aumentarmos este cultivo.

Um comentário: