0 a 6 ANOS
Objetivo: Reconhecer que Deus deu ao homem a inteligência para que através dela ele progredisse. Deus quer que usemos nossa inteligência para o bem de todos. Quem abusar dessa faculdade assume débitos.
Sensibilização: Mostrando gravuras sobre situações da vida das crianças, conversar com elas, que é preciso usar bem a nossa inteligência, nossa perseverança, da alegria no momento em que conseguimos vencer dificuldades: Ex.: aprender a ler e escrever; aprender a dar laço no tênis; aprender a guardar o material da escola, roupas e brinquedos de modo organizado.
História: utilizar um fantoche para contar. Joãozinho queria muito sair no jornal da escola. Um dia houve uma festa e uma gincana no colégio. Joãozinho ficou empolgado e queria participar. A tarefa era conseguir alimentos para serem doados num orfanato e o prêmio seria sair no jornalzinho numa foto com as crianças do orfanato. Joãozinho tentou um pouco, mas logo desistiu. Ninguém conseguiu convencê-lo a continuar. Quem ganhou foi um menino mais novo que ele, mas muito perseverante, decidido a ganhar, sem medos e fazendo bom uso da sua inteligência: pediu doações a seus vizinhos, amigos e parentes e dava uma flor como forma de agradecimento.
Falar com as crianças que a perseverança e o bom uso da inteligência são condições indispensáveis para o progresso.
Concluir:
*O que caracteriza um espírito evoluído é o seu progresso intelectual e moral.
*Deus em seus desígnios nos fez nascer num meio onde pudéssemos desenvolver a nossa inteligência, pois quer que a utilizemos para o bem de todos.
*A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada.
*Se todos os homens que a possuem se servissem dela em conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os espíritos, a tarefa de fazer que a humanidade avançasse.
*O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que concedeu.
*A inteligência é um poderoso instrumento de progresso, quando utilizada com bons sentimentos e voltada à causa do bem.
7 a 8 ANOS
Objetivo: Reconhecer que Deus deu ao homem a inteligência para que através dela ele progredisse. Deus quer que usemos a nossa inteligência para o bem de todos.
Sensibilização: Todos de mãos dadas, em roda e voltados para dentro. Pedir que todos se voltem para fora da roda sem soltar as mãos. Podem experimentar e trocar ideias, até conseguir. Incentivar o grupo. (A solução é passar pelo espaço entre dois participantes, que levantarão os braços, possibilitando a passagem de todos sem soltar as mãos).
Reflexão: Estimular o grupo a falar sobre a experiência para que concluam:
* Sempre há uma solução para resolver ou melhorar situações difíceis.
* Não devemos ter medo de tentar, de experimentar, depois que estudarmos as possíveis soluções e escolher a que nos pareça melhor.
* Frequentemente necessitamos trocar ideias para acharmos a solução dos problemas.
* Sempre há uma solução para resolver ou melhorar situações difíceis.
* Não devemos ter medo de tentar, de experimentar, depois que estudarmos as possíveis soluções e escolher a que nos pareça melhor.
* Frequentemente necessitamos trocar ideias para acharmos a solução dos problemas.
Estudo/ Atividade: Desenvolver o estudo através desta brincadeira. Trazer o modelo pronto numa folha.
COMO APLICAR: *1. Formar dois grupos com as crianças, sendo um grupo do xis e o outro o da bolinha. Defina uma pergunta para cada coordenada: Ex.: A-1, A-2, etc. *2. Os grupos responderão às perguntas alternadamente (quem começa pode ser definido por sorteio). A equipe escolhe o quadro desejado antes da pergunta ser feita. Ex.: B-2. *3. Se acertar, o seu símbolo será colocado no quadro apontado. Se errar, será colocado o símbolo do outro grupo.
Modelo:
Perguntas a serem feitas (o evangelizador ao fazer as perguntas deverá desenvolver o assunto, comentando, explicando, ouvindo as crianças):
A1: Há muitas pessoas que dizem ser pobres de recursos e ficam ociosas por qual motivo? (Pelos seus medos)
A2: Que medos as pessoas geralmente têm? (Medo de trabalhar, medo de estudar, medo de sofrer, medo de perder amigos, medo de amar e sofrer decepções, medo de viver, medo de morrer) – pode ser umas dessas respostas.
A3: O que o medo pode fazer com uma pessoa? (Torná-la irresponsável, fraca, sem iniciativa)
B1: As pessoas dominadas pelo medo, não melhoram sua existência, não pela situação de dificuldade que as faz sofrer, mas pela falta de - - - - - - - - - - - que as domina. (Coragem)
B2: Quando temos plena confiança em Deus para superar nossos medos, devemos estar atentos aos nossos _ _ _ _ _ _ _? (Sentimentos) - Auxiliar o grupo a distinguir coragem de outros sentimentos.
B3: Ser corajoso é o mesmo que “ser valentão”? (Não, quem vive provocando ou enfrentando brigas não é corajoso; é irresponsável e agressivo)
C1: A _ _ _ _ _ _ _ _ é um poderoso instrumento de progresso, quando utilizada com bons sentimentos e voltada à causa do bem. (A inteligência)
C2: Se _ _ _ _ _, em seus desígnios, nos fez nascer num meio onde podemos desenvolver a inteligência, é que quer que a utilizemos para o bem de todos. (Deus)
C3: Se todos usassem a inteligência de conformidade com a vontade de Deus, seria fácil para os Espíritos fazerem com que _ _ _ _ _ _ _ progredisse. (A Humanidade)
Concluir com as crianças:
* Inteligente é o que trava lutas silenciosas dentro do próprio coração.
* Abandona o caminho errado e sustenta a decisão de uma vida digna.
* Não age por impulso, mas reflete e analisa as consequências de seus atos.
* Aprende com os insucessos da vida e corrige-se.
* Age corretamente quando todos agem de modo diferente.
* Reconhece os próprios erros sem jogar culpa em ninguém.
* Abandona o caminho errado e sustenta a decisão de uma vida digna.
* Não age por impulso, mas reflete e analisa as consequências de seus atos.
* Aprende com os insucessos da vida e corrige-se.
* Age corretamente quando todos agem de modo diferente.
* Reconhece os próprios erros sem jogar culpa em ninguém.
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