Pesquisa

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conhece-se a árvore pelo fruto. Missão dos profetas

Objetivos:
*Sensibilizar-se para o estudo a respeito do trabalho no bem, uma oportunidade de crescimento para o espírito. *Reconhecer no homem de bem aquele que tira boas coisas do seu coração, e o mau aquele que tira as más.

Sensibilização: Trazer gravuras de boas e más ações. Distribuir essas gravuras para as crianças e pedir que elas separem as gravuras de acordo com o que representa.
Ex. Juntar as gravuras que representam alegria, as que representam tristeza, as que representam uma família feliz e etc. Deixar que as crianças façam a sua própria seleção. Pedir que façam um cartaz, e coloquem um título nesse cartaz (deixe que as crianças escolham conforme o que entenderam).
            Peça ao grupo que fale sobre o resultado do trabalho. O que representa cada cartaz. O que sentem quando olham cada cartaz. Qual o cartaz que lhes causa mais paz, mais alegria? Qual o cartaz que lhes causa mais tristeza? Qual o que escolheremos para permanecer na sala passando para todos nós PAZ E ALEGRIA?
            O que precisamos fazer para manter esses sentimentos no nosso coração?
            O que será que Jesus quis nos ensinar quando disse: “Conhece-se a árvore pelo seu fruto.”

Estudo: Para desenvolver o estudo sobre os diferentes frutos colhidos nos respectivos cartazes, contar com simplicidade a passagem contida no E.S.E. cap. XXI item 1
“O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas VI : 43 a 45)

Perguntar ao grupo:
a)      Dos dois cartazes, quais os frutos que não são bons. Por que?
“Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Conhecereis a árvore pelo seu fruto.”
Produzirão bons frutos no nosso coração as sementes conquistadas pelo espírito. (Que sementes são essas? Ver o cartaz que representa essas sementes).
Os frutos que não apodrecem, são aqueles conquistados pelo Espírito.
a)      Que frutos devemos colher? (Lembrar que para colher, é preciso plantar)
b)      É difícil ter os frutos da árvore que representa o coração de Jesus?
c)      Como conquistaremos essas sementes? Através dos ensinamentos de Jesus

Concluir que:
“Reconhece-se o plantio de uma boa árvore pelas ideias, pelos valores e pelos seus resultados. Conhece-lá-eis pelos seus frutos.”
“A boca fala daquilo que está cheio o coração.”

Atividade: Pedir às crianças que falem uma virtude que inicie com a letra do nome do colega que está sentado à sua esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário