Pesquisa

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Candeia debaixo do alqueire

OBJETIVO: A criança deverá ser levada a sensibilizar-se para o estudo a partir de situações do seu dia-a-dia, reconhecendo na Doutrina Espírita o Consolador Prometido por Jesus para esclarecer a humanidade.

Estudar o tema de o E.S.E. (cap. XXVI, itens 1 a 7) a fim de conhecer e compreender o ensinamento de Jesus.

Refletir a cerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios para a criança, de reconhecer o Espiritismo como o cumprimento da promessa de Jesus de enviar um Consolador que viria esclarecer e ensinar o que naquela época os homens não entenderam. 

Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como desconhecimento, descrença e desinteresse. Buscando através do seu comportamento, divulgar o que aprendemos com Jesus e a Doutrina Espírita

Concluir pela necessidade de mudar esses hábitos, atitudes e comportamentos, substituindo-os por outros que facilitem a vivência dos ensinamentos, tais como estudo, atenção, participação, etc., nas atividades e estudos no Centro Espírita.

Sensibilização:
Trazer um livro e mostrar as crianças perguntando:
Quem gosta de ler?
Qual a importância de um livro?
Se mantivermos um livro fechado ele tem utilidade?
Você faz bom uso dos livros que você tem?
O que você gosta de ler?
Devemos ter cuidado com o que lemos, a leitura deve ser um momento de prazer e esclarecimento para a nossa alma.

Estudo: Os exemplos e os ensinamentos de Jesus
         Distribuir um livro de histórias sobre Jesus para cada dupla de crianças.
         As crianças que não sabem ler, deverão ser auxiliadas. Propor que façam a leitura em duplas ou conforme o evangelizador achar melhor.
         Escolher um representante de cada grupo para contar à turma a história que foi lida, e o ensinamento que foi passado através da história verdadeira sobre Jesus.
         Perguntar às crianças: Qual o nosso dever diante de todo esse conhecimento que estamos tendo a partir de agora sobre Jesus?
         R: O nosso dever é divulgar esses ensinamentos
         Como podemos divulgar?
         R: Sendo bons, agindo no bem, convidando amigos, parentes e outros para virem participar conosco da evangelização na Casa Espírita.
         É preciso que conquistemos as pessoas com a nossa transformação, procurando ser obedientes, disciplinados, caridosos, etc.
         Não esquecer que Jesus nos disse:
       “Os meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem.”
         Convidá-los a fazer uma homenagem a Jesus cantando músicas e ao final todos juntos farão uma bonita prece de agradecimento a Deus por ter nos enviado Jesus para nos ensinar o caminho da felicidade.

Atividade: Um grande cartaz. O meu presente para Jesus
         Trazer o desenho da silhueta de um corpo humano, pedir que as crianças se desenhem nesse corpo e escrevam no peito desse desenho o que gostariam de dar de presente a Jesus. Cada boneco deverá ser colado nesse grande cartaz e embaixo de cada boneco colocar o nome da criança. (A criança poderá enfeitar o boneco como quiser)

Nenhum comentário:

Postar um comentário