Pesquisa

domingo, 26 de junho de 2011

Médiuns e Mediunidade - 8-10 anos

OBJETIVOS:  Informar da realidade da comunicação entre encarnados e desencarnados; Identificar no médium o intermediário, o instrumento através do qual esta comunicação acontece; Refletir na importância do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus para a compreensão dos fenômenos mediúnicos.


SENSIBILIZAÇÃO: Exploração de figuras e diálogo
            Mostrando às crianças a figura 1, desenvolver um breve diálogo baseado nos itens a seguir:
-  Aqui temos pessoas encarnadas e desencarnadas; seus nomes são...;
- O que está fazendo Chico Xavier? Por que ele está escrevendo de olhos fechados?
-   Vocês já ouviram alguém falar a palavra médium? Sabem o que significa?
-   Chico Xavier, Divaldo Franco, são médiuns espíritas; estes Espíritos desencarnados, cujas fotos estamos vendo, se comunicam conosco através deles.

ESTUDO: Médiuns e Mediunidade

Conversar com as crianças:
  • Qual a diferença entre um Espírito encarnado e um desencarnado?
  • Pelo fato de morarem em outro plano de vida, os Espíritos desencarnados estão impedidos de se comunicarem com os encarnados? (naturalmente que não, assim como nós não estamos impossibilitados de nos comunicarmos com alguém que esteja, por exemplo, explorando o fundo do mar).
  •  Assim como temos instrumentos para nos comunicarmos com quem está distante de nós (Quem poderia citar alguns deles? Telefone, rádio, cartas, computador... O evangelizador poderá apresentar gravuras destes objetos), também a comunicação entre os dois planos da vida – o Plano Espiritual e o Plano físico, se pode fazer através de pessoas que tem o dom da mediunidade, isto é, tem uma percepção maior e melhor do Mundo Espiritual.
  •  As pessoas que têm essa capacidade desenvolvida são chamadas médiuns, ou seja, intermediárias. Embora não sejam simples instrumentos (o médium participa da comunicação, tem a sua vontade para exercer de maneira boa ou ruim a tarefa), funcionam de modo parecido.
  •  Chico Xavier é um grande médium espírita, assim como Divaldo Franco... Eles usam a mediunidade para trazer até nós ensinamentos dos Espíritos Superiores, através da escrita e da palavra falada (apresentar fotos destes médiuns).

Nós convidamos para conversar com vocês uma pessoa que é um(a) médium espírita. Mas, antes de chamá-la para nos responder, vamos escrever as perguntas e decidir quais de nós iremos apresentar as questões.

O evangelizador deverá ter convidado, com antecedência, um médium da Casa, que se expresse com clareza e objetividade e que, sobretudo, seja uma pessoa estudiosa e conhecedora da mediunidade, consciente de suas responsabilidades, que exerça seu trabalho com alegria e humildade. O evangelizador ajudará as crianças a escreverem as perguntas (se possível, uma para cada criança) e providenciará um microfone (de verdade ou de brinquedo), para que elas sejam os “repórteres”.

     O convidado será apresentado à turma como um trabalhador da Casa, sem formalidades, devendo a entrevista transcorrer em clima de descontração.

      Ao final, o evangelizador agradecerá a presença do convidado, e voltando a apresentar a figura 1, mostrará às crianças, exemplares de algumas obras psicografadas pelos médiuns que passaram a conhecer, obras que poderão ficar expostas para serem manuseadas pelas crianças. Será interessante que entre os livros expostos existam alguns infanto-juvenis.


CONCLUIR que médiuns sempre existiram; não são uma criação do Espiritismo. Existem médiuns que não são espíritas, e os espíritas não são todos médiuns. O médium espírita é aquele que vai usar sua condição sempre para o bem, para o progresso das criaturas e seu próprio. Exercerá a mediunidade de acordo com os ensinamentos de Jesus.

ATIVIDADE: A entrevista

MATERIAL DIDÁTICO: Figura anexa, obras psicografadas, microfone (ou MP3),  papel para escrita, lápis ou caneta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário