Pesquisa

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Allan Kardec e o Espiritismo - 0-4 anos

OBJETIVOS:
* Definir o que é o Espiritismo – Doutrina Espírita (O Consolador Prometido);
* Conhecer quem foi Allan Kardec e o que fez;
* Informar a importância de Allan Kardec para a concretização da vinda do Consolador prometido por Jesus.

SENSIBILIZAÇÃO: Jogo de Adivinhações
            Convidar as crianças a participarem da brincadeira da adivinhação. Escolher uma criança e pedir que fechem os olhinhos e tentem descobrir o objeto que será colocado em suas mãos. O evangelizador poderá usar os próprios brinquedos que foram utilizados. Pedir que as crianças ajudem com dicas, a monitoria nesse momento será muito importante para “auxiliá-los com as dicas”. É importante que nesse momento seja passado para as crianças, que as dicas estão servindo para a criança descobrir o objeto que está nas suas mãos.
            Procure fazer a brincadeira com todas as crianças que quiserem participar. Após a brincadeira converse com as crianças ressaltando a importância da ajuda do outro nesse momento, que as dicas dos amiguinhos nos revelaram o que realmente estava em nossas mãos.
É importante ressaltar a palavra “revelar”, dando o seu significado – REVELAR – fazer conhecer; divulgar (Dic. Mini Aurélio)
            Comentar ligeiramente que seria muito ruim se tivéssemos dúvidas, perguntas, para as quais não houvessem respostas ou que tivessem respostas erradas; permaneceríamos na ignorância, ou seja, ficaríamos sem saber das coisas. Ressaltar para a criança que é por isso que estamos na Casa Espírita estudando a Doutrina Espírita. Vamos agora tentar descobrir quem é o amigo que está escondido nesse cartaz.

ESTUDO: Jesus promete outro Consolador
(O evangelizador deverá trazer um cartaz (coberto) com a gravura de Jesus e Kardec com os dizeres abaixo:
            Agora quem vai dar as dicas é o evangelizador, para que a criança descubra que o amigo que está escondido no cartaz é Jesus e Allan Kardec (Não será preciso ler os dizeres, mas sim explicar o que Jesus falou).
“Se me amais, observai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai, e Ele vos enviará um outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e porque não o conhece. Vós, porém, o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós. Mas o consolador, que é o Santo Espírito, que meu pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.” ... “Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras.”    (João 14: 15-17 e 26; 16: 12,13)

Conversar com as crianças:
- Quem é esse Consolador Prometido por Jesus?
- Como surgiu a Doutrina Espírita e o que ela representa?
- Quem foi Allan Kardec?
- Qual a importância de Kardec para nós?
- Qual a importância da Doutrina Espírita em nossas vidas?

CONCLUIR que o Espiritismo nos esclarece, trazendo a certeza da imortalidade da alma e a vida futura; aprendemos o caminho da felicidade; e entendemos as palavras de Jesus: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim.” (Jo 14: 6)

ATIVIDADE: Percorrendo o caminho com Jesus - Trazer num cartaz um caminho desenhado onde a finalidade é chegar até Jesus e Allan Kardec. As crianças deverão colar nesse caminho todas as gravuras de boas ações que nos levará a alcançar esse objetivo. Trazer uma gravura de uma casa que representaria a Casa Espírita.
Estimular as crianças a participarem da atividade e a cada colagem conversar com as crianças sobre a importância de cada boa ação na nossa vida.

 MATERIAL DIDÁTICO: Figuras Jesus e Kardec, brinquedos para auxiliar na Sensibilização, cartolina ou papel 40k para realizar a  Atividade, lápis de cor ou de cera, canetas hidrográficas.

MATERIAL DE APOIO PARA O EVANGELIZADOR
O Espírito progride sempre, e Jesus permanece atento à nossa evolução. Sendo Ele o Diretor Espiritual da Terra e tendo Deus nos confiado aos Seus cuidados, o Senhor, sempre que estamos em condições de aprender algo novo, faz com que os ensinamentos nos cheguem de alguma forma. Ele mesmo veio para nos ensinar a Lei do Amor, cujo aprendizado é essencial ao nosso progresso.
Passados muitos anos depois que Jesus havia regressado ao Mundo Espiritual, as pessoas foram esquecendo o que Ele havia ensinado, foram confundindo outras tantas, além de aparecerem fatos novos requerendo novas explicações. A inteligência do homem, em constante desenvolvimento, requeria, como requer, respostas lógicas às indagações.
            Jesus, então, percebeu que estava na hora de enviar às criaturas algo que lhes respondesse as indagações e que pudesse relembrar a elas Seus ensinamentos. Aliás, Ele havia prometido isso antes de desencarnar.
            Vários Espíritos Superiores que trabalham com Jesus começaram, através dos médiuns (pessoas que têm condições de perceber o Mundo Espiritual, de ver, ouvir, sentir os Espíritos desencarnados com nitidez, e nos passam as informações deles), a trazer aos encarnados os esclarecimentos necessários. Isto depois de chamarem a nossa atenção para sua existência, por meio de fenômenos como as mesas que giravam.
            Um homem muito sábio e bom, que havia reencarnado com a missão de tornar real a promessa de Jesus, auxiliando o progresso humano, organizou os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de perguntas que lhes fazia e que eles respondiam (pelos médiuns). Tudo foi colocado em um livro, a que denominou O LIVRO DOS ESPÍRITOS. Este homem era o professor Hyppolite Léon Denizard Rivail, que usou o pseudônimo de ALLAN KARDEC para realizar o extraordinário trabalho de codificar (organizar) a Doutrina chamada Espiritismo, que é a religião dos espíritas.
O evangelizador deverá levar exemplares de “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese” para mostrar às crianças. (EXPLICAR O QUE CADA OBRA TEM COMO CONTEÚDO)
            Nestas obras estão os ensinamentos de Jesus redivivos e mais uma série de outros ensinamentos necessários à nossa evolução.
            Chamamos o Espiritismo de Terceira Revelação porque são verdades divinas reveladas aos homens pelos Espíritos. A Primeira Revelação foram os Dez Mandamentos, revelados por Moisés e a Segunda Revelação foi a revelação do amor ensinado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário