Pesquisa

domingo, 12 de junho de 2011

Esquecimento do passado – Motivos de resignação

Objetivos:
* Compreender a justiça das aflições.
* Entender que nossas aflições têm uma causa justa, pois derivam da justiça divina.
* Concluir que a paciência e a resignação nos aliviam as provas e nos reservam alegrias futuras.
* Distinguir o que é atitude positiva de resignação diante do que não pode ser mudado, de atitude de acomodação e de conformismo.

Sensibilização:  
Pedir que as crianças fechem os olhos, e a medida que o evangelizador tocar em seus ombros deverão falar: “Neste momento estou na evangelização.” (a maioria se conhecendo, vai facilitar a sensibilização). Pedir que todos prestem muita atenção, pois os evangelizandos deverão dizer o nome de quem falou.

Perguntar às crianças: Foi difícil descobrir quem era a criança? Por quê? Quando tivemos mais facilidade para descobrir? Explicar que a convivência uns com os outros vai nos facilitar no reconhecimento. Dialogar com o grupo que, à semelhança da brincadeira temos também muitas chances para nos melhorarmos, convivendo melhor uns com os outros. Nascemos, vivemos, morremos e Deus nos dá a “chance” de renascermos tantas outras vezes. Em cada existência, temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, o que demonstra o amor de Deus por nós.

Desenvolvimento: História (Creche e 4/6 anos): “Jesus consola os aflitos” (baseada na história do livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo para Crianças Cap. 5, pg 45)

Aprendendo na evangelização.
Bruna: Tia, quando a gente nasce de novo, a gente lembra da outra vida que teve?
Tia Sandra: Não, Deus faz com que esqueçamos para que possamos crescer pelos nossos próprios méritos, ou seja pela nossa própria vontade, pelo nosso próprio esforço.
Maurício: Por que tem pessoas que sofrem tanto?
Tia Sandra: Todos nós passamos por dificuldades, uns mais outros menos, mas Deus dá oportunidades para todos nós progredirmos. Por exemplo: Quando estamos na escola, às vezes aprendemos com muita facilidade uma matéria que a professora ensina, em outros momentos temos dificuldades em outra matéria.
Na nossa vida também assim, aqui é uma escola, onde cada um de nós está aprendendo algo para ser uma pessoa melhor.
Vocês sabem o que é ser uma pessoa melhor? (ouvir as crianças)
Às vezes nós mesmos complicamos a nossa vida. Quando não tomamos cuidado com as coisas que fazemos. Ex. Não temos cuidado ao atravessar a rua sozinhos; brincamos com coisas que podem nos machucar, como brincar com fogo; esquecemos de lavar as mãos antes de comer qualquer alimento, não tomamos banho, ficando assim doentes. E também tem aquelas coisas erradas que só nós sabemos como: mentir, enganar. Nós até podemos achar que enganamos a mamãe, o papai, a professora, mas aos amigos espirituais ninguém consegue enganar, porque eles conhecem as nossas maiores dificuldades e tentam de todas as maneiras nos ajudar, porque DEUS QUER QUE SEJAMOS FELIZES.           
Bruna: Nós não devemos então reclamar das dificuldades, não é tia?         
Tia Sandra: Sim, Bruna, o que passamos é porque precisamos ainda aprender algumas lições. Como na escola, quando não entendemos ou aprendemos algo, precisamos voltar e rever. Às vezes até repetimos de ano...
Bruna: Como é bom estar aqui na evangelização aprendendo tanta coisa.
Tia Sandra: Vocês conhecem o Sermão da Montanha, que Jesus trouxe para todos nós?
As crianças: Conte-nos, Tia Sandra!
Jesus numa pequena montanha falava consolando os aflitos. Esse lugar é chamado Monte das Bem-Aventuranças.
Ele disse:”Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados”.
Maurício: É quando a gente chora porque caímos e machucamos o joelho?
Tia Sandra: Ele fala dos que choram pelas dificuldades da vida, sem se revoltar, sem ficar se queixando. Deus não quer que soframos, mas este mundo em que vivemos é ainda um Mundo de Provas e Expiações.
Maurício: Por que algumas pessoas tem mais dificuldades do que outras?
Tia Sandra: Como a Tia já falou Maurício, todos nós nascemos para sermos felizes, e para isso é preciso despertar a cada um de nós para a nossa própria modificação. Então cada um de nós passa por aquilo que Deus acha necessário para o nosso próprio progresso como espírito imortal. Todos, um dia seremos felizes como Jesus
Bruna: Deus é um pai muito bom não é tia?
Tia Sandra: Deus é muito bom. A dor faz parte da nossa evolução. Vocês já sentiram dor de dente? Incomoda não é? Mas ela é necessária? Por que?
R: Porque ela nos mostra que um dentinho está nascendo, ou algum dentinho está precisando de cuidados. Já pensou se não sentíssemos dor?
Vejam... entender que a dor é necessária ao nosso crescimento, faz com que não vejamos nessa dor um sofrimento. O que devemos fazer? Cuidar para cada vez sentir menos dor. Não adianta chorar, é preciso buscar a solução, para a dor não voltar. Por isso Deus permite que reencarnemos quantas vezes forem necessárias para que possamos aprender a lição e não errar mais. Estamos todos no mesmo caminho, aprendendo uns com os outros a buscar a nossa felicidade. Que é construída pelo ESFORÇO DE CADA UM DE NÓS!

Perguntar: Será que nós estamos aproveitando a nossa nova chance?

Atividade: Coletivamente as crianças deverão descobrir a frase: A PRECE É UM APOIO PARA ALMA.
Obs.: Não utilizar a palavra forca.

Trazer numa folha este modelo: __     __ __ __ __ __      __    __ __   __ __ __ __ __   __ __ __ __   __ __ __ __ .

Concluir:
·      As provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus (cap. V: 18);
·      Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem (cap. V: 11);
·      O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. (cap. V: 12);
·      As vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa (cap. V: 3).

HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE - Fazer relaxamento e respiração da forma habitual. Pedir que visualizem um local bonito e tranquilo, que traga bem-estar.       
MEDITAR:
Sou um espírito imortal e a cada dia torno-me melhor.

2 comentários: