Pesquisa

domingo, 14 de agosto de 2011

Situação do Espírito Reencarnante - 7 a 10 anos

Objetivo: Compreender que a reencarnação é a oportunidade que Deus nos concede de progredirmos junto aqueles que nos amam; Entender a programação reencarnatória como a oportunidade para reparar os nossos erros e juntos desenvolvermos o sentimento do amor uns pelos outros.


Sensibilização: Perguntar às crianças – Quem é filho único? Você gostaria de ter irmãos? Quem tem irmãos, gostaria de ter mais? Por que? É bom ser filho único? Por que? Você gosta de dividir as suas coisas com os seus irmãos? Quais as suas maiores dificuldades na convivência familiar? Vocês saberiam explicar por que Deus criou a família?

R:”Quis Deus que por essa forma, os homens aprendessem a amar-se como irmãos.” (LE 774)


Estudo: Narrar a história – Um filho especial
Rafael, filho mais velho do seu Agenor, estava sentado no jardim com jeito de muito aborrecido.
            Jorginho que passava por ali, percebeu o estado de Rafael e aproximou-se. Talvez pudesse ajudá-lo. Sentou-se a seu lado e puxou conversa com o seu jeitinho muito especial.  O rapaz abriu o coração:
        - Não acho direito toda a família passar necessidade para poder cuidar de uma criança que veio do orfanato. Afinal, eu e minha irmã é que somos filhos. Temos nossos direitos!
            - E qual a necessidade que você está passando? – perguntou Jorginho.
           - Ora, o frio já chegou. E veja como o meu casaco está surrado! E também fora de moda.
            - Apenas isso? – perguntou Jorginho.
         - Apenas isso? E o dinheiro do cinema? Agora só uma vez por mês! ... Economias forçadas para comprar remédios para Netinho! ... Por que meus pais não escolheram um menino mais forte, que desse menos trabalho e menos despesa?
         - Por certo porque Netinho era mais necessitado. E poucas pessoas querem uma criança assim. Rafael ...

            O diálogo prosseguiu, mas Rafael parecia não mudar o seu ponto de vista, resultado do egoísmo que dominava seu coração ...

Explorar a história, levando o grupo a refletir e expressar-se a partir de questões como:
- Por que Rafael estava sentado no jardim, tão aborrecido?
- Isso acontece com frequência nas famílias?
- A economia necessária, naquela ocasião, era por um motivo justo ou não?
- Se aplicarmos o que Jesus nos aconselhou de “fazer aos outros o que queremos que nos façam” qual decisão será certa?
- Rafael mudou sua opinião?
- Será que você conseguiria ajudar Rafael a perceber o quanto estava errado?
- Que argumentos você usaria para orientar Rafael? E que final você daria à nossa história?

Converse com as crianças sobre a necessidade de nos melhorarmos para sermos felizes. Ser feliz é irresistível. Uns aprendem mais cedo e se decidem logo pelo bem, outros demoram mais um pouco, mas ninguém fica para sempre no erro e, por isso, ninguém sofre para sempre. Deus nos dá sempre a oportunidade de consertarmos os nossos erros e aprendermos cada vez mais.
Cada um de nós reencarna com o necessário para o nosso aprendizado. A reencarnação é sempre oportunidade de evolução para o Espírito.
O momento da nossa infância é muito importante para o nosso crescimento como espírito, pois é nesse período que os pais, os professores, os evangelizadores tem a oportunidade de nos auxiliar com estudo, esclarecimento e muita educação, para domarmos as nossas más tendências.

Vamos refletir como é importante o momento que estamos vivendo hoje, no lar, na escola e na Casa Espírita. Estamos valorizando realmente esse momento? Estamos procurando aprender para não cairmos nos mesmos erros do nosso passado de espírito imortal? O que é mais difícil para você nesse momento? O que você já consegue exercitar? Vamos lembrar a mensagem de Jesus sobre o semeador?
“Quanto mais o bem se faz mais rico de bem se fica..”
Estamos colhendo hoje o que semeamos no passado, mas ainda continuamos a semear para o futuro. O que você tem semeado?
Vamos fazer um exercício juntos, para verificar o nosso aprendizado?


Atividade 1: Pedir que as crianças completem a frase com a sua consequência.
(Trazer as frases soltas, conforme as respostas vá colando num cartaz cada frase, auxilie as crianças que não sabem ler, nesse momento há necessidade do auxílio dinâmico da monitoria, interaja com os seus monitores) Se houver possibilidade trazer gravuras que possam ilustrar o cartaz.

1 – Quando brigo com alguém, fico ....
2 – Quando obedeço aos meus pais, eu fico .......
3 – Quando eu estudo para a prova minha nota é .... e isso me deixa muito ......
4 – Quando ajudo alguém fico muito .....
5 – Quando  alguém briga comigo eu ....
6 – Fico feliz quando ....
7 – Fico triste quando ....
8 – Preciso me esforçar muito para .....
9 – Sou uma criança muito ..... por isso no futuro serei ....
10 – Quando eu faço o que Jesus ensinou eu .....


Atividade 2 : Desenhar o final da história escolhida pelo grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário