Objetivos: Entender o que acontece com a alma após a morte, que ela mantém a individualidade, se sente envergonhada se praticou o mal e se regozijada se praticou o bem e que ela passa por alguma perturbação ao chegar ao mundo espiritual.
Sensibilização: Observar a figura do Sol atrás das nuvens. Fazê-las refletirem que mesmo que nós não estejamos vendo o Sol, sabemos que ele esta lá. Assim, é o mundo espiritual, nós não o vemos, mas, sabemos que ele está lá com muitos amigos, parentes, nos amparando e nos ajudando dia-a-dia.
Estudo: narrar a história “A separação” – usar fantoches ou dramatizar a história com as crianças.
D. Simone andava muito preocupada com André; seu avô paterno havia desencarnado há algum tempo e ele estava muito triste.
-- André, meu filho! Não fique assim, sei que você sente muito a falta de seu avô, mas é preciso que você encare esta separação de outra forma, ela é temporária, nós já conversamos sobre isto.
-- Eu sei mamãe; eu entendo que nós somos eternos, que só nosso corpo físico morre, e que nós iremos nos reencontrar um dia. Mas fico preocupado com o vovô, lá no plano espiritual sozinho; como será que ele está se sentindo?
-- André, ele não está sozinho. Vamos pensar um pouco: Deus é tão bondoso e se preocupa tanto conosco, que Ele sempre coloca ao nosso lado, um Espírito amigo e protetor, com quem sempre podemos contar nas horas mais difíceis, não é verdade?
-- É mamãe!
-- Então, você acha que lá no plano espiritual não há ninguém para cuidar de seu avô?
-- Acho que você tem razão! Mas quando desencarnamos o que acontece conosco mamãe?
-- O Espírito se desliga do corpo físico e nós vamos para o plano espiritual. Deus sempre coloca Espíritos amigos e protetores ao nosso lado, para nos ajudar neste momento, às vezes, são amigos ou parentes que já se foram que irão nos receber em nosso novo lar.
-- Mas todo mundo vai para o mesmo lugar?
-- Eu já lhe expliquei que não existe céu nem inferno; o que acontece é que somos atraídos para lugares que têm uma energia parecida com a nossa. Um espírito que tem bom coração vai para perto de Espíritos iguais a ele; os Espíritos que ainda são maus vão para junto de Espíritos semelhantes a eles.
-- Estes Espíritos maus serão sempre assim?
-- Não, meu filho! Deus dá a todos uma nova chance. Quando um Espírito que errou compreende seu erro e se arrepende ele sente um grande remorso e depois sente a necessidade de reparar este erro. Seu coração, através da vontade de fazer o bem a quem magoou, se enche de energias boas e isto o leva para perto de bons Espíritos.
-- Vovô é tão bom, acho que ele está bem, não é mamãe?
-- Claro meu filho! Seu avô é um ótimo espírito, sempre fez o bem, ajudou muitas pessoas, não tem maus sentimentos e já compreende os ensinamentos de Jesus. Para o bem dele, você não pode ficar aí triste para sempre. Toda vez que pensamos em quem já desencarnou, nos ligamos a este Espírito e nossos pensamentos transmitem-lhes nossos sentimentos de alegria, otimismo, saudade, dor, tristeza; por isso sempre devemos nos lembrar dele de uma maneira feliz e otimista, para que estes pensamentos possam ajudar e alegrá-lo no plano espiritual. Sempre que pudermos, devemos fazer uma oração, pois a oração lhe faz bem, ilumina seu coração e mata a saudade que ele também sente de nós.
Os olhos dele se iluminaram, ergueu suas sobrancelhas demonstrando que tivera uma grande ideia.
-- Já sei, vou agora mesmo fazer uma oração para o vovô, assim ele vai saber que sinto saudades e não estou tão triste como antes!
André fez sua oração e sentiu que seu coração se enchia de esperança e alegria, pois agora já entendia esta difícil separação.
Concluir: A alma após a morte volta a ser espírito, isto é volta ao mundo dos espíritos, donde se apartara momentaneamente. A alma após a morte conserva a sua individualidade, jamais a perde. A alma passa algum tempo em estado de perturbação, após deixar o corpo. Essa perturbação depende da elevação de cada um.
Atividade: pintar a gravura do Sol atrás das nuvens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário