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domingo, 14 de agosto de 2011

Quem sou?

“EU SOU ASSIM...” (todas as faixas etárias). TEXTO DE APOIO
O conteúdo do estudo deste tema foi selecionado e organizado para atender ao objetivo específico de levar a criança a perceber-se como um espírito que usa um corpo para se expressar na Terra e, a partir dessa percepção, aprofundar seus conhecimentos acerca de si mesmo, como espírito que é, segundo a visão da Doutrina Espírita.
Como temos por princípio trabalhar conceitos sempre a partir da realidade do dia a dia de nossa criança, situamos o estudo dos conceitos em relação à imagem que a criança faz de si mesmo. Para isso, selecionamos os seguintes itens a serem abordados segundo as possibilidades de cada faixa etária e de cada turma em particular:


A imagem que a criança tem de si mesmo:
- Em relação às suas características físicas.
- Em relação às suas características espirituais.

Conceitos doutrinários:
- O corpo.
- O Espírito.
- A relação entre nós (o Espírito que somos) e o corpo físico que usamos para expressar-nos.
- O elemento intermediário nessa ligação: o perispírito.


1. Sensibilização: Crianças de 3 a 10 anos:
Nosso objetivo na sensibilização, em relação às características do corpo, será fazê-las identificar as partes do corpo e aspectos do seu funcionamento: os órgãos dos sentidos (as janelas do Espírito para o mundo).
     Nosso objetivo em relação às características espirituais será o de evidenciar a impossibilidade de localizar os sentimentos, os pensamentos e a vontade como parte do corpo.


1.1.    Atividades Iniciais:
- aproveitar o horário das atividades iniciais para cantar músicas que falem do corpo. ex: cuidado mãozinha no que pega..., etc.

Imagem do corpo no espelho:Convidar a criança a se olhar no espelho, de corpo inteiro (deverá haver um espelho especialmente para isso): Quem gosta de se olhar no espelho? Quem quer se ver no espelho? O que você está vendo no espelho?
Levar a criança a dizer que está vendo o seu corpo: cabeça, braços, pernas, etc., que são as partes do seu corpo.


Brincadeira de cabra-cega:

- Conversar com o grupo sobre a função de cada um dos órgãos dos sentidos:

Para que servem os olhos? E os ouvidos? E a língua? E o nariz? Etc.
- Vendar os olhos de uma criança e pedir que ela identifique objetos: pelo tato, pelo odor, pela textura, pelo sabor, pelo som, etc.
- Repetir a experiência com outras crianças. Testar alguns sentidos com cada uma, não há necessidade de testar todos os sentidos de todas.

Com essas atividades a criança terá tido oportunidade de tomar consciência do seu corpo e de como pode usá-lo para conhecer o ambiente (não será preciso explicar isso, ela terá vivido isso. Nessa faixa etária, é o suficiente).

Espírito:
O dono do corpo é o espírito, que pensa, sente e quer e, em função disso, usa o corpo para agir e comunicar esses pensamentos, sentimentos e vontades.

2.2.    Atividades
Para passar essa ideia às crianças, desenvolver as seguintes atividades (não é para explicar as ideias sobre o corpo com palavras. As crianças assimilarão essas ideias vivenciando as experiências sugeridas nas atividades):
Jogo de adivinhação:
- Convidar as crianças: Vamos brincar de adivinhar pensamento?
- Pedir que cada criança pense, por exemplo, num animal (ou um brinquedo, etc., que seja algo concreto), mas não diga a ninguém. Dar um tempo. Depois que todos afirmarem que já pensaram, pedir a uma criança que vá para frente do grupo e diga bem baixinho, no ouvido da evangelizadora, qual foi o animal (ou outra coisa que tenha sido proposta) em que pensou.
- Pedir à criança que se olhe no espelho e veja se aparece no espelho o animal em que pensou.
- Repetir com outras crianças.
- Pedir a cada criança que indique uma outra para adivinhar qual o animal em que pensou.
- Repetir com outras crianças.
- Perguntar:
Por que não se consegue ver o que o outro ou a gente mesmo pensa?
R: Nesta faixa etária a criança não saberá responder precisamente a essa pergunta, o evangelizador terá que induzir ou mesmo afirmar a resposta: Não se vê o pensamento porque ele não é do corpo, ele é do espírito.
Quem (o que) é o espírito? (espera-se que esta pergunta surja naturalmente no grupo, caso isso não aconteça, induzir).
R: É o dono do corpo, porque o corpo não pensa, é o espírito pensa. Todo corpo tem um espírito que é o dono dele. Mas não se vê o espírito no espelho, porque os olhos do corpo não conseguem ver o espírito.


Teste do Espírito:
O pensamento:
Dizer às crianças que vai fazer um teste para mostrar que cada um ali é um espírito que é o dono do seu corpo.
Pedir que pense na mamãe (ou qualquer outro exemplo). Dar um tempo.
- Quem conseguiu pensar na mamãe, etc.
- Todo mundo conseguiu?
Então todo mundo é um espírito (porque é o espírito que pensa). E tem um corpo para poder ver todas as coisas que existem no mundo, sentir os cheiros, etc.

O sentimento:
Repetir o teste com o sentimento.
Pedir às crianças que pensem com carinho na mamãe (ou outra pessoa de quem gostem), que sintam o carinho pela pessoa.
Pedir que olhem no espelho para ver se conseguem ver o carinho que estão sentindo.
- Por que não estão vendo o carinho no espelho?
Não se vê o carinho (o amor, a saudade, a raiva, etc. - pedir às crianças outros exemplos de sentimentos que não se consegue ver no espelho) porque os sentimentos também não são do corpo, são do espírito, e o que é do espírito não se vê, porque os olhos do corpo não conseguem ver o espírito.
- Todo mundo sentiu carinho?
Então todo mundo é um espírito (porque é o espírito que sente carinho, amor, etc.). E tem um corpo para poder dizer o que sente para a pessoa de quem gosta, poder abraçar, beijar, etc.
Abraçar algumas crianças e beijá-las, para demonstrar o carinho que sente por elas.

A vontade:
Repetir o teste com a vontade.
- Eu estou com vontade de uma coisa. Quem adivinha de que eu estou com vontade?
- Por que vocês não estão vendo a minha vontade?
Vocês não conseguem ver a minha vontade porque a vontade é do espírito.
- Quando vocês querem comer, ver televisão, brincar, passear, etc., basta ter vontade e a mamãe já sabe que vocês estão querendo essas coisas? Ou primeiro vocês pensam que estão com vontade e depois tem que falar com a mamãe, se não ela não sabe que vocês estão com vontade de comer, etc.
- Por que a mamãe não vê a vontade de vocês?
Não se vê a vontade porque a vontade também não é do corpo. A vontade é do espírito. E o que é do espírito, não se vê, porque os olhos do nosso corpo não conseguem ver o espírito.
- Todo mundo aqui sente vontade? De que? Eu não estou vendo!
Então todo mundo aqui é espírito e tem um corpo para dizer aos outros qual à vontade que está sentindo ou então, para fazer o que está com vontade.
Por exemplo: a vontade que eu estava sentindo (e vocês não viram) era de beber água. Agora eu vou usar o meu corpo para fazer o que eu estou com vontade (pegar um copo d’água já deixado previamente à mão e beber a água).

Obs: Ver referências de “O Livro dos Espíritos”

3. Reflexão:

A importância de se perceber como um Espírito que usa um corpo para se expressar.
- É bom ter um corpo para poder conhecer tudo o que existe no mundo?
- É bom ter um corpo para poder falar o que está pensando?
- É bom ter um corpo para poder abraçar e beijar as pessoas por quem a gente tem carinho, amor, etc.
- É bom ter um corpo para fazer o que a gente tem vontade de fazer?

Sugerir que se coloque fotos de crianças no mural, em homenagem e agradecimento ao corpo que é tão importante para nós.
Colocar gravuras coloridas, retiradas de revista ou pedir, previamente, às crianças para trazerem fotos suas para colocar no mural.
Usar a legenda (ampliar o texto e imprimi-lo para colocá-lo no mural).



   
Fotos de espírito com o seu corpo.

Só se vê o corpo porque os olhos do corpo não conseguem ver o espírito.


4. Aplicação
A dificuldade de agir de acordo com o que sabe: 
E quando a gente pensa sente ou tem vontade fazer o que não deve, é para usar o corpo para fazer?


5. Conclusão
As mudanças no modo de pensar, sentir e querer, influindo sobre o modo de agir:
- Agora você já sabe que o espírito manda no corpo e que ele obedece:
- Lembram da música que a gente cantou no início? Pois é, o nosso pensamento, o nosso sentimento e a nossa vontade é que mandam na mãozinha, na boquinha, no pezinho, etc. Então, quem tem que tomar cuidado?


6.Recursos Materiais:
       Para a execução desse plano, será necessário providenciar os seguintes itens:
- Uma música que fale no corpo (uma fita ou Cd ou a letra para ser cantada, ou uma que você saiba).
- Um espelho de tamanho que dê para a criança se ver de corpo inteiro.
- Material para o jogo da cabra-cega: vendas e material para o manuseio.
- Um copo d’água para o teste da vontade.
- Fotos ou gravuras coloridas de crianças.
- Legenda das figuras (ver acima)
- Titulo do mural
Quem é você?

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