Pesquisa

domingo, 14 de agosto de 2011

De onde eu vim?

Objetivos: Levar o grupo a :
- Sensibilizar-se (interessar-se) para o estudo do tema.
- Estudar os conceitos doutrinários para conhecer e compreender a resposta espírita para as seguintes questões a respeito de como construímos nossa bagagem espiritual, isto é, por que somos do jeito que somos:
Por que existem, em cada um de nós, características morais boas e más, isto é, defeitos (nas suas diversas gradações) e qualidades (nas suas diversas gradações)?

- Refletir acerca da importância de compreender como adquirimos qualidades e defeitos.

- Aplicar à sua própria condição para avaliar a dificuldade de adotar hábitos e atitudes que possam contribuir para combater os defeitos e aperfeiçoar as qualidades.
- Concluir pelas mudanças necessárias no modo de pensar, sentir e querer, para ser mais feliz.


Atividades Iniciais / Sensibilização:
Gravuras de livros ou revistas sobre comportamento animal, mostrando comportamentos semelhantes aos do homem:
- Comportamentos que revelam os rudimentos do desenvolvimento da faculdade de sentir: cuidado com os filhotes e outros.
- Comportamentos que revelam os rudimentos do desenvolvimento da faculdade de pensar: estratégias para fugir do predador ou para pegar a presa, diversos comportamentos próprios da luta pela sobrevivência.
- Comportamentos que revelam os rudimentos do desenvolvimento da faculdade de querer: comportamentos intencionais no sentido de obter um resultado desejado.


Estudo: Focalizar os comportamentos, mostrando como se parecem com os das pessoas:
Dramatização de bons sentimentos: a partir do que foi visto nas gravuras, dramatizar: amor (pela mamãe e outras pessoas queridas, pelo animal de estimação, etc.), carinho, amizade, etc.
- É bom sentir amor, carinho, amizade, etc.?
Identificando, no homem, o comportamento do predador:
Relembrar as cenas de comportamento animal em que aparece a luta pela sobrevivência e associar a comportamentos violentos no homem ou na criança (sem reproduzir esses comportamentos, apenas fazer comentários):
- O que parece isso?
- Vocês já viram alguém fazendo alguma coisa parecida? (por exemplo: atacando outra pessoa por estar com raiva dela, igual aos animais que atacam para comer?)
- Já viram alguma coisa parecida em desenhos animados de super heróis?
- Vocês às vezes “atacam” os colegas como esses animais atacam suas presas? E é para comer, igual aos animais? É porque estão com fome?
- Está certo isso?
- Com quem vocês ficam parecidos quando fazem esse tipo de coisa?
- É bom ser “atacado” por alguém que está com raiva da gente?

       A maneira como construímos nossa bagagem espiritual (pensamentos, sentimentos e vontade), através da passagem do ser espiritual pelos minerais, vegetais e animais:
Vamos ouvir uma música que explica porque a gente age igual aos animais:
- Música, dramatizada e utilizando pedras, plantas e animais para exemplificar a construção do sentir, do pensar e do querer: Cd “O Caminho da Felicidade”, faixa “Muito Obrigado”.
- A letra música se encontra em anexo.

Aproveitamento:
         Usar o material natural e dramatizar as situações cantadas na música.
         Demonstrar a sensibilidade da planta ao toque, ao calor, ao frio.
         Demonstrar a mesma sensibilidade na criança: ao toque, ao vento, ao calor, etc.    
         Não é necessário explicar as ideias para as crianças nessa faixa etária (3 a 6). Basta que elas tomem contato com as ideias e vão se habituando a ouvir referências ao fato de o espírito já ter estado associado aos seres materiais no mineral, no vegetal e no animal.
A compreensão desse processo só se dará mais tarde, no entanto, por meio da música já se pode ir introduzindo o assunto de forma sutil.
Existem, no mesmo Cd, outras letras referentes ao mesmo assunto: O segredo da pedra, O segredo da planta, O segredo do animal.


Reflexão
Vocês gostaram de ver como os animais sabem se comportar como gente?
Vocês viram como é que às vezes as pessoas se parecem com os animais que atacam outros animais?
É bom parecer animal? Por que ?
É bom ser atacado como um animal?

Aplicação
É difícil ter bons sentimentos: amor, amizade, etc.?
É difícil não atacar o outro como um animal quando a gente tem raiva?

Conclusão
O que fazer para não parecer um animal?


 “Muito Obrigado”

Hoje eu sei que já fui pedra
Já fui planta
Animalzinho
Aprendi em cada um
Um segredo do caminho

Quando eu estava na pedra
Aprendi a me ligar
Hoje eu estou ligado
Sou feliz de estar ligado
Você me ensinou a me ligar
Pedrinha, muito obrigado

Hoje eu sei que já fui pedra
Já fui planta
Animalzinho
Aprendi em cada um
Um segredo do caminho

Quando eu estava na plantinha
Eu aprendi a sentir
Hoje sinto a chuva e o vento
Isso é muito bom curtir

Sinto  o sol e o calor
Sinto  o perfume da flor
Sinto  o frio e o mormaço
Como é bom sentir um abraço
Sinto a brisa de mansinho
Que carinho delicado
Você me ensinou a sentir
Plantinha muito obrigado!

Hoje eu sei que já fui pedra
Já fui planta
Animalzinho
Aprendi em cada um
Um segredo do caminho

Quando eu estava no animal
Eu comecei a pensar
Hoje eu penso em mim e em ti
penso em Deus e na verdade
penso até nesse caminho
que leva à felicidade
penso no que foi passado
e no futuro lá prá frente
penso até que um dia posso
ser feliz completamente
Você me ensinou a pensar
Animalzinho, obrigado

Hoje eu sei que já fui pedra
Já fui planta
Animalzinho
Aprendi em cada um
Um segredo do caminho

Estar sempre bem ligado
Poder sentir e pensar
É um tesouro de verdade
é muita felicidade
Por  tudo, eu te agradeço
Meu Deus, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário