Pesquisa

O Livro dos Médiuns

ANO 2010
 
Aulas
Temas
Aula 1
Abertura
Objetivos: Definir o que é o Espiritismo – Doutrina Espírita (O Consolador Prometido); Conhecer quem foi Allan Kardec e o que fez; Informar a importância de Allan Kardec para a concretização da vinda do Consolador prometido por Jesus.
Aula 2
Médiuns e Mediunidade
Objetivos: Identificar no médium o intermediário, o instrumento através do qual a comunicação espiritual acontece; Refletir na importância do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus para a compreensão dos fenômenos mediúnicos.
149 anos do Livro dos Médiuns – 15/01/1861
Aula 3
Allan Kardec e o Livro dos Médiuns (LM – Introdução)
Objetivos: Reconhecer que a prática do Espiritismo pode apresentar dificuldades e tropeços, e que no Livro dos Médiuns há as explicações necessárias para que o médium se esclareça.
12º Encontro Espírita sobre a Gênese – Gabriel Delanne (24/01/10)
Aula 4
Existem Espíritos? (LM – itens 1 e 2)
Objetivos: Entender que há vários lugares para onde vão os Espíritos, e que essa divisão depende da elevação moral de cada um deles.
Aula 5
Existem Espíritos? (LM – itens 3 e 4)
Objetivos: Compreender que as manifestações espíritas constituem a prova da existência e da sobrevivência da alma; Estabelecer a diferença entre corpo, perispírito e espírito, demonstrando a função de cada um deles.
20º Encontro Espírita Medicina Espiritual – Ignácio Bittencourt (07/02/10)
Aula 6
Existem Espíritos? (LM – itens 5 e 6)
Objetivos: Constatar que o Espírito pode comunicar-se com o homem; Verificar a importância do perispírito no processo da comunicação.
Aula 7
O Maravilhoso e o Sobrenatural (LM – itens 7 a 17)
Objetivos: Compreender que nada há de maravilhoso e de sobrenatural na atuação dos Espíritos, tudo está na lei natural; Compreender o significado de milagre e a impossibilidade de que um aconteça.
Aula 8
Método (LM – itens 18 a 35)
Objetivos: Entender que o ponto de partida do Espiritismo é a existência da alma, e não os fenômenos espíritas; Tomar conhecimento da missão do verdadeiro espírita.
Aula 9
Ação dos Espíritos sobre a Matéria; Mesas girantes (LM – itens 52 a 64)
Objetivos: Compreender que os Espíritos são seres inteligentes que vivem no nosso meio, que podem ou não apresentar-se a nós (perispírito); Reconhecer que o fenômeno das mesas girantes foi o ponto de partida da Doutrina Espírita, e um dos primeiros observados por Kardec.
Aula 10
Manifestações Inteligentes (LM – itens 65 a 71)
Objetivos: Compreender que todo efeito inteligente deriva de uma causa inteligente, como no fenômeno das mesas girantes que exprimiam intenção ou respondiam às perguntas e pensamentos.
2º Encontro Espírita Yvonne A. Pereira (21/03/10)
Aula 11
Teoria das Manifestações Físicas; Manifestações Físicas Espontâneas (LM – itens 72 a 86)
Objetivos: Compreender que os Espíritos necessitam do fluido do médium para atuarem sobre a matéria, e que as manifestações físicas têm por objetivo chamar-nos a atenção; Compreender que os Espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações, e que se servem dos Espíritos inferiores para produzi-las; Entender que as manifestações podem ser provocadas, ou produzidas espontaneamente, sem intervenção da vontade e até mesmo contra a vontade.
Aula 12
Manifestações Físicas Espontâneas – Arremesso de objetos e Fenômeno de Transporte (LM – itens 87 a 99)
Objetivos: Compreender que para realização do fenômeno de ‘arremesso de objetos’, voluntária ou involuntariamente, há a necessidade de uma pessoa dotada de aptidão especial; Compreender que o fenômeno de transporte consiste no trazimento espontâneo de objetos inexistentes no lugar onde estão os observadores; Compreender que os fenômenos de transporte são muito raros, porque é muito difícil de realizarem as condições para a produção do fenômeno.
Aula 13
Noções sobre as Aparições (LM – itens 100 a 113)
Objetivos: Compreender que existem duas maneiras de um Espírito se manifestar: durante o sono (através dos sonhos) e através de médiuns videntes (este meio é mais raro); Entender que estamos cercados de Espíritos, e que vê-los a todo instante, só causaria perturbações e embaraços.
23º Encontro Espírita sobre Leon Denis (11/04/10)
Aula 14
Tema Extra – A Casa Espírita
Objetivos: Reconhecer a importância da Casa Espírita no acolhimento e divulgação dos ensinos de Jesus, relembrados pelos Espíritos e codificados por Allan Kardec; Identificar o “Clarêncio” como a nossa Casa Espírita, que é uma Casa ligada ao Centro Espírita Léon Denis, onde crianças e jovens aprendem noções de religiosidade e conceitos doutrinários; Valorizar e manter o espaço físico preservado, pois é importante para todos aqueles que vêm em busca do melhor.
15 Anos do Centro Espírita Irmão Clarêncio (12/04/1995)
Aula 15
Tema Extra – O Livro Espírita
Objetivos: Perceber os benefícios que o livro espírita nos traz; Compreender a importância do livro espírita no aperfeiçoamento íntimo em nossa caminhada evolutiva, em nossas vidas.
146 anos do Evangelho Segundo o Espiritismo – 15/04/1864
153 anos do Livro dos Espíritos – 18/04/1857
21º Encontro Espírita Medicina Espiritual - Ignácio Bittencourt (Atualidades-25/04/10)
Aula 16
Bicorporeidade e Transfiguração (LM – itens 114 a 125)
Objetivos: Conceituar bicorporeidade e transfiguração; Compreender que estes fenômenos também se baseiam nas propriedades do perispírito, estando o Espírito encarnado ou não; Entender que estes fenômenos não estão fora da ordem dos fenômenos naturais.
Aula 17
Laboratório do Mundo Invisível (LM – itens 126 a 131)
Objetivos: Compreender que o Espírito atua sobre a matéria e retira do fluido cósmico universal, os elementos necessários para formar, segundo a sua vontade, objetos que tenham a aparência dos que existem aqui na Terra; Entender que os objetos que são formados pelos Espíritos têm existência temporária subordinada a sua vontade ou a uma necessidade, e pode fazê-los e desfazê-los livremente.
Aula 18
Lugares mal-assombrados (LM – item 132)
Objetivos: Entender que não existem lugares assombrados, o que existe são manifestações espontâneas dos Espíritos; Compreender que estar preso a casas ou objetos é sinal de pouca elevação espiritual, e que devemos nos esclarecer para termos a compreensão correta dos fatos; Entender que iremos atrair os bons Espíritos para perto de nós, e afastar os maus, com a prática de todo o bem que pudermos fazer.
Aula 19
Natureza das Comunicações (LM – itens 133 a 138)
Objetivos: Compreender que a natureza das comunicações varia de acordo com o grau de evolução moral e intelectual do Espírito comunicante; Conhecer o modo como Kardec classificou-as: grosseiras, frívolas, sérias e instrutivas.
20º Encontro Espírita Eurípedes Barsanulfo (23/05/10)
Aula 20
Sematologia e Tiptologia (LM – itens 139 a 145)
Objetivos: Entender que as comunicações estabelecidas através da sematologia (linguagem dos sinais) e da tiptologia (linguagem das pancadas) foram o início das comunicações espíritas; Compreender que a comunicação por meio de pancadas não caracteriza inferioridade do Espírito que se comunica, e caso haja necessidade, os Espíritos Superiores se utilizarão deste meio de comunicação.
Aula 21
Pneumatografia ou escrita direta e Pneumatofonia (LM – itens 146 a 158)
Objetivos: Definir o que significam pneumatografia e pneumatofonia; Identificar os meios pelos quais são necessários para que o fenômeno da escrita direta se produza (concentração, prece e evocação); Entender que os sons pneumatofônicos exprimem pensamentos, e isso nos faz reconhecer que são devidos a uma causa inteligente e não acidental.
Aula 22
Médiuns (LM – itens 159 a  177)
Objetivos: Compreender que todo aquele que sente num grau qualquer a influência dos Espíritos é médium; Compreender que esta faculdade está por natureza ligada ao homem e não constitui desta forma privilégio exclusivo; Verificar que a faculdade não se apresenta da mesma maneira, em todos; Entender por médium de efeito físico aquele capaz de particularmente produzir fenômenos materiais, como os movimentos de corpos parados, ou ruídos, etc.
Aula 23
Médiuns Escreventes ou Psicógrafos (LM – itens 178 a 184)
Objetivos: Conceituar psicografia; Compreender que de todos os meios de comunicação a escrita manual é o mais simples, cômodo e completo, e é a faculdade mediúnica mais suscetível de se desenvolver pelo exercício.
Homenagem a Chico Xavier – 2/04/1910 a 30/06/2002
Aula 24
Médiuns Especiais I (LM – itens 185 a 188)
Objetivos: Compreender que Kardec, com ajuda dos Espíritos, observou que todas as espécies de faculdades mediúnicas são uma variante de duas categorias: a dos médiuns de efeitos físicos e a dos médiuns de efeitos intelectuais.
17º Encontro Espírita sobre Mediunidade – Ernesto Bozzano (27/06/10)                                                                           
Aula 25
Médiuns Especiais II (LM – itens 189 a 192)
Objetivos: Refletir acerca dos efeitos físicos, efeitos intelectuais, variedade dos médiuns escreventes, desenvolvimento da faculdade e sobre as comunicações.
7º Encontro Espírita sobre a Família (04/07/10)
Aula 26
Médiuns Especiais III (LM – itens 193 a 195)
Objetivos: Compreender que os médiuns especiais, constituem variedades de aptidões dos médiuns, e que essas variedades apresentam uma infinidade de graus em sua intensidade: comunicações científicas, históricas, médicas e outras; Analisar as qualidades físicas e morais dos médiuns.
Aula 27
Médiuns Especiais IV (LM – itens 196 a 199)
Objetivos: Caracterizar e exemplificar Médiuns Imperfeitos e Bons Médiuns; Compreender que as características do Bom Médium devem ser o objetivo do médium responsável.
Aula 28
Desenvolvimento da Mediunidade (LM – itens 200 a 219)
Objetivos: Entender os “cuidados” que se deve ter no desenvolvimento da psicografia; Compreender as relações fluídicas existentes entre o Espírito comunicante e o médium; Concluir pela necessidade da seriedade no desenvolvimento da mediunidade e da sua aplicação.
Aula 29
Tema Extra – Evangelização
Objetivos: Entender a importância da Evangelização para o progresso espiritual; Constatar que o Centro Espírita é uma casa de trabalho com Jesus; Refletir sobre a oportunidade de convivência fraterna dentro da Casa Espírita;
Reunião de pais e responsáveis pelas crianças e jovens da Evangelização (Meimei, Scheilla e André Luiz - 31/07/10)
Aula 30
Perda e Suspensão da Mediunidade (LM – item 220)
Objetivos: Identificar as razões pelas quais podem ocorrer a perda ou a suspensão da faculdade mediúnica; Compreender que a mediunidade nos foi oferecida pela Providência como missão.
Aula 31
Inconvenientes e Perigos da Mediunidade (LM – itens 221 e 222)
Objetivos: Destacar os inconvenientes no que diz respeito ao exercício da mediunidade sobre a saúde, sobre o cérebro e sobre as crianças; Entender que o recolhimento é a condição para se lidar com Espíritos sérios; Entender que as evocações feitas de forma irresponsável facilita o acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos.
Aula 32
Papel do Médium nas Comunicações Espíritas (LM – itens 223 a 225)
Objetivos: Perceber a possibilidade da influência pessoal do médium nas comunicações espíritas; Conhecer a causa da preferência dos Espíritos a determinados médiuns.
21º Encontro sobre Bezerra de Menezes (22/08/10)
Aula 33
Influência Moral do Médium (LM – itens 226 a 230)
Objetivos: Verificar se há relação entre o desenvolvimento da mediunidade e o desenvolvimento moral dos médiuns; Verificar que a mediunidade é um dom de Deus, e analisar as conseqüências naturais do mau e do bom uso dessa faculdade.
Aula 34
Influência do Meio (LM – itens 231 a 233)
Objetivos: Constatar a relação existente entre o meio em que se encontra o médium e as manifestações mediúnicas; Entender que para atrair os Espíritos não é necessário ser médium, pois tudo está subordinado à lei de afinidades; Reconhecer a condição essencial para atrair os bons Espíritos.
Aula 35
Obsessão – Variedades, Causas e Cura (LM – itens 237 a 254)
Objetivos: Definir o que seja obsessão; Conhecer as causas da obsessão e os meios de se combatê-la; Reconhecer a importância da prece para nossa proteção, mas entendendo que devemos estar vigilantes.
Aula 36
Identidade dos Espíritos (LM – itens 255 a 261)
Objetivo: Conhecer os meios pelos quais podemos provar a identidade dos Espíritos.
Aula 37
Modos de Distinguir os Bons dos Maus Espíritos (LM – itens 262 a 267)
Objetivos: Compreender que a linguagem utilizada pelos Espíritos está sempre em relação ao grau de elevação em que se encontram; Conscientizar-se de que é necessário sempre submeter as comunicações recebidas ao cadinho da razão.
17º Encontro Espírita sobre Jesus (26/09/10)
Aula 38
Questões sobre a Natureza e a Identidade dos Espíritos (LM – item 268)
Objetivos: Compreender a razão de Deus permitir que maus Espíritos se comuniquem; Identificar os sinais através dos quais reconhecemos a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos; Entender que, quanto mais elevado é um Espírito, mais dilatada é a sua irradiação.
Aula 39
Homenagem a Allan Kardec – 3/10/1804 a 31/03/1869
Objetivos: Conhecer um pouco mais sobre a vida de Allan Kardec, e a sua importância na Codificação do Espiritismo; Reconhecer suas qualidades morais.
Aula 40
Questões sobre Evocações (LM – itens 282 a 285)
Objetivos: Reconhecer a possibilidade de atraírmos tanto os bons quanto os maus Espíritos; Conhecer as condições necessárias para as evocações.
21º Encontro Espírita Medicina Espiritual – Ignácio Bittencourt (Doutrinária, Científica I e II - 17/10/10)
Aula 41
Perguntas que se Podem Fazer... (LM – itens 286 a 290)
Objetivos: Entender que as perguntas dirigidas aos Espíritos devem ser claras, de forma encadeada e não devem ser de natureza a pôr em prova os Espíritos; Identificar que tipos de perguntas encontram simpatia ou antipatia por parte dos Espíritos, no caso de serem bons ou maus.
Aula 42
Perguntas que se Podem Fazer... (LM – itens 291 a 296)
Objetivos: Refletir sobre que tipos de interesses podemos nos aconselhar com os Espíritos (sobre saúde, invenções, descobertas, tesouros ocultos e outros mundos); Compreender que os Espíritos não nos isentam do trabalho da inteligência.
Aula 43
Contradições (LM – itens 297 a 303)
Objetivos: Perceber que as contradições apontadas pelos adversários do Espiritismo são de origem humana; Entender que os Espíritos superiores jamais se contradizem.
Aula 44
Charlatanismo e Embuste (LM – itens 304 a 323)
Objetivos: Entender a diferença entre um médium sério e um médium embusteiro; Entender que a faculdade mediúnica não foi dada ao homem para ser ostentada nem exibida, e sim para um fim sério e útil; Compreender que o absoluto desinteresse é a garantia contra o charlatanismo.
Aula 45
Reuniões Espíritas (LM – itens 324 a 333)
Objetivos: Entender que uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades resultam das de seus membros; Conscientizar-se de que o recolhimento e a comunhão dos pensamentos são as condições essenciais de toda reunião séria.
Aula 46
Sociedades Espíritas (LM – itens 334 a 350)
Objetivos: Entender que os mesmos princípios que valem para as reuniões espíritas também valem para as sociedades espíritas; Compreender os meios de se evitarem as discórdias dentro das sociedades espíritas; Identificar a sociedade espírita que estiver no melhor caminho, utilizando um critério infalível: que tenha por divisa Amor e Caridade.
6º Encontro Espírita sobre “O Céu e o Inferno” – Sanson (28/11/10)
11º Encontro Espírita Joanna de Angelis (28/11/10)
Aula 47
Transfiguração (GE cap. XIV: 39 e XV: 43 e 44)
3º Seminário sobre Cristo “O Consolador”- O Espírito de Verdade (05/12/10)
Objetivos: Compreender como se dá o fenômeno da transfiguração; Distinguir o fenômeno da transfiguração do fenômeno das aparições propriamente ditas; Entender que todas as faculdades reveladas por Jesus não estão fora das leis da Natureza e podem ocorrer com qualquer pessoa.
Aula 48
Possessos (GE cap. XV: 29 a 36)
Objetivos: Entender que muitas curas são obtidas através da evocação e moralização dos espíritos obsessores, sem magnetização nem medicamentos (desobsessão – atendimento espiritual); Reconhecer a autoridade moral de Jesus ao lidar com os obsidiados e possessos.
Aula 49
Curas (GE cap. XV: 10 a 25)
Objetivos: Verificar que o fluido magnético pode ser emitido pela ação da vontade ou de forma espontânea; Entender que o bom fluido atinge o desequilíbrio orgânico de forma terapêutica; Compreender que a fé é um dos princípios mais importantes da mediunidade curadora; Compreender que nem sempre a cura é instantânea, podendo ocorrer de forma gradual, e em alguns casos, nem ocorrer; Constatar que a enfermidade decorre de uma enfermidade da alma, cessando a causa, o efeito tem que cessar; Deus concede a nossa cura porque considera o que há no fundo do nosso coração.
Aula 50
Curas (GE cap. XV: 10 a 25)
Objetivos: Verificar que o fluido magnético pode ser emitido pela ação da vontade ou de forma espontânea; Entender que o bom fluido atinge o desequilíbrio orgânico de forma terapêutica; Compreender que a fé é um dos princípios mais importantes da mediunidade curadora; Compreender que nem sempre a cura é instantânea, podendo ocorrer de forma gradual, e em alguns casos, nem ocorrer; Constatar que a enfermidade decorre de uma enfermidade da alma, cessando a causa, o efeito tem que cessar; Deus concede a nossa cura porque considera o que há no fundo do nosso coração.
Aula 51
Aparição de Jesus após sua morte (GE cap. XV: 56 a 63)
Objetivos: Estudar o fenômeno das aparições ocorrido com Jesus, em diversas situações frente aos seus discípulos; Perceber e conscientizar-se de que mais importante do que os fenômenos produzidos por Jesus (prodígios, curas, etc.) foram seus ensinamentos.


ANO 2008

Aulas
Temas
Módulo 1 – Apresentação do Livro dos Médiuns
Aula 1
Abertura
Objetivos: Definir o que é o Espiritismo (Doutrina Espírita). Tomar conhecimento de quem foi Allan Kardec, o que fez, e qual a sua importância para nós.
Aula 2
Médiuns e Mediunidade
Objetivos: Entender os conceitos de Médium e Mediunidade; Refletir na importância do estudo da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus para a compreensão dos fenômenos mediúnicos.
Aula 3
Allan Kardec e o Livro dos Médiuns (LM – Introdução)
Objetivos: Perceber a diferença entre Espiritismo Experimental e Espiritismo Filosófico (Ciência e Religião); Identificar o Livro dos Médiuns como sendo um guia para os médiuns e evocadores; Reconhecer que a prática do Espiritismo pode apresentar dificuldades e tropeços, e que no Livro dos Médiuns há as explicações necessárias para que o médium se esclareça.
Módulo 2 – Noções Preliminares
Aula 4
Há Espíritos? (LM – itens 1 e 2)
Objetivos: Compreender que a crença na existência dos Espíritos, baseia-se na existência de um princípio inteligente fora da matéria; Entender que há vários lugares para onde vão os Espíritos, e que essa divisão depende da elevação moral de cada um deles; Identificar a diferença entre alma e espírito.
Aula 5
Há Espíritos? (LM – itens 3 e 4)
Objetivos: Compreender que as manifestações espíritas constituem a prova da existência e da sobrevivência da alma; Estabelecer a diferença entre corpo, perispírito e espírito, demonstrando a função de cada um deles.
Aula 6
Há Espíritos? (LM – itens 5 e 6)
Objetivos: Constatar que o Espírito pode comunicar-se com o homem; Verificar a importância do perispírito no processo da comunicação.
Aula 7
Do Maravilhoso e do Sobrenatural (LM – itens 7 a 17)
Objetivos: Compreender o significado de maravilhoso e de sobrenatural; Compreender que nada há de maravilhoso e de sobrenatural na atuação dos Espíritos, tudo está na lei natural; Compreender a necessidade do estudo sobre o Espiritismo, para entendermos cada vez mais os fatos que acontecem à nossa volta, e que nada têm de maravilhosos e sobrenaturais. São perfeitamente explicáveis; Compreender o significado de milagre e a impossibilidade de que um aconteça.
Aula 8
O Método (LM – itens 18 a 26)
Objetivos: Entender que o ponto de partida do Espiritismo é a existência da alma, e não os fenômenos espíritas; Distinguir a diferença entre Materialista, Espiritualista e Espírita.
Aula 9
O Método (LM – itens 27 a 35)
Objetivos: Verificar a importância do estudo para nos auxiliar a compreender, aceitar e mudar; Tomar conhecimento da missão do verdadeiro espírita.
Módulo 3 – Manifestações Físicas
Aula 10
Ação dos Espíritos sobre a Matéria (LM – itens 52 a 59)
Objetivos: Compreender que os Espíritos são seres inteligentes que vivem no nosso meio, que podem ou não apresentar-se a nós; Tomar conhecimento de que há no homem três componentes: a alma, o corpo e o perispírito; Entender que o Espírito é o princípio intelectual e moral, ao qual não se pode atribuir forma determinada, por isso se apresenta sempre revestido de um envoltório (perispírito); Entender que o perispírito pode tomar a forma e a aparência de acordo com a vontade do Espírito.
Aula 11
Manifestações Físicas – As mesas girantes (LM – itens 60 a 64)
Objetivos: Compreender o significado de manifestações físicas; Entender que as manifestações físicas podem dar-se de forma espontânea ou provocada; Reconhecer no fenômeno das mesas girantes o efeito mais simples, e um dos primeiros observados por Kardec (foi o ponto de partida da Doutrina Espírita); Conhecer os detalhes do fenômeno das mesas girantes (giros, pancadas, posições, elevação no ar, etc.).
Aula 12
Manifestações Inteligentes (LM – itens 65 a 71)
Objetivos: Compreender que todo efeito inteligente deriva de uma causa inteligente, como no fenômeno das mesas girantes que exprimiam intenção ou respondiam às perguntas e pensamentos.
Aula 13
A Teoria das Manifestações Físicas (LM – itens 72 a 81)
Objetivos: Compreender que o fluido universal sofre modificações, e que os Espíritos necessitam sempre do fluido do médium para atuarem sobre a matéria; Entender que o tipo de manifestação dos Espíritos varia de acordo com a sua evolução espiritual; Compreender que a matéria não é obstáculo aos Espíritos.
Aula 14
As Manifestações Físicas Espontâneas (LM – itens 82 a 86)
Objetivos: Compreender que as manifestações físicas têm por objetivo chamar-nos a atenção para alguma coisa, e convencer-nos da presença de uma força superior ao homem; Compreender que os Espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações, e que se servem dos Espíritos inferiores para produzi-las; Entender que, embora possam ser provocadas às vezes se produzem espontaneamente, sem intervenção da vontade e até mesmo contra a vontade.
Aula 15
As Manifestações Físicas Espontâneas – Arremesso de objetos (LM – itens 87 a 95)
Objetivos: Compreender que para realização desses fenômenos (arremesso de objetos), voluntária ou involuntariamente, há quase sempre a necessidade de uma pessoa dotada de aptidão especial, e que também há necessidade da permissão dos Espíritos Superiores; Compreender que tais manifestações raramente ocorrem em lugares ermos (desertos), se produzem em sua maioria em casas habitadas; Entender que nesses casos não se deve ter medo, pois a presença desses Espíritos pode incomodar, mas não é perigosa.
Aula 16
As Manifestações Físicas Espontâneas – Fenômeno de Transporte (LM – itens 96 a 99)
Objetivos: Compreender que o fenômeno de transporte consiste no trazimento espontâneo de objetos inexistentes no lugar onde estão os observadores, e que são quase sempre flores, não raro frutos, joias, etc.; Entender que é necessário que entre o Espírito e o médium influenciado exista certa afinidade, certa semelhança capaz de permitir que a parte expansível do fluido perispirítico do encarnado se misture com o do Espírito que queira fazer o transporte; Compreender que os fenômenos de transporte são muito raros, porque é muito difícil de realizarem as condições para produção do fenômeno.
Aula 17
Lugares Assombrados (LM – item 132)
Objetivos: Entender que não existem lugares assombrados, o que existe são manifestações espontâneas dos Espíritos; Compreender que estar preso a casas ou objetos é sinal de pouca elevação espiritual, e que devemos nos esclarecer para termos a compreensão correta dos fatos; Entender que iremos atrair os bons Espíritos para perto de nós, e afastar os maus, com a prática de todo o bem que pudermos fazer.
Aula 18
A Sematologia e a Tiptologia (LM – itens 139 a 145)
Objetivos: Entender que as comunicações estabelecidas através da sematologia (linguagem dos sinais) e da tiptologia (linguagem das pancadas) foram o início das comunicações espíritas, e teve caráter impactante para que fosse voltada a atenção às comunicações espíritas; Compreender que a comunicação por meio de pancadas não caracteriza inferioridade do Espírito que se comunica, e caso haja necessidade, os Espíritos Superiores se utilizarão deste meio de comunicação.
Aula 19
A Pneumatografia ou escrita direta e a Pneumatofonia (LM – itens 146 a 158)
Objetivos: Definir o que significam pneumatografia e pneumatofonia; Identificar os meios pelos quais são necessários para que o fenômeno da escrita direta se produza (concentração, prece e evocação); Entender que os sons pneumatofônicos exprimem pensamentos, e isso nos faz reconhecer que são devidos a uma causa inteligente e não acidental.
Aula 20
Laboratório do Mundo Invisível (LM – itens 126 a 131)
Objetivos: Compreender que o Espírito atua sobre a matéria e retira do fluido cósmico universal, os elementos necessários para formar, segundo a sua vontade, objetos que tenham a aparência dos que existem aqui na Terra; Entender que os objetos que são formados pelos Espíritos têm existência temporária subordinada a sua vontade ou a uma necessidade, e pode fazê-los e desfazê-los livremente.
Módulo 4 – Manifestações Visuais
Aula 21
Noções sobre as Aparições (LM – itens 100 a 113)
Objetivos: Compreender que existem duas maneiras de um Espírito se manifestar: durante o sono (através dos sonhos) e através de médiuns videntes (este meio é mais raro); Entender que estamos cercados de Espíritos, e que vê-los a todo instante, só causaria perturbações e embaraços.
Aula 22
Bicorporeidade e Transfiguração (LM – itens 114 a 125)
Objetivos: Conceituar bicorporeidade e transfiguração; Compreender que estes fenômenos também se baseiam nas propriedades do perispírito, e que o perispírito conserva estas propriedades estando o Espírito encarnado ou não; Entender que estes fenômenos são variantes do fenômeno das manifestações visuais, e que não estão fora da ordem dos fenômenos naturais.
Módulo 5: Psicografia
Aula 23
Médiuns Escreventes ou Psicógrafos (LM – itens 178 a 184)
Objetivos: Conceituar psicografia; Compreender que de todos os meios de comunicação a escrita manual é o mais simples, cômodo e completo, e é a faculdade mediúnica mais suscetível de se desenvolver pelo exercício; Comentar que existem vários tipos de médiuns escreventes e que suas características variam; Citar os mecanismos de cada tipo de escrita segundo as características dos médiuns, tais como: mecânico, intuitivo, semimecânico, inspirado ou involuntário, de pressentimentos.
Aula 24
A Natureza das Comunicações (LM – itens 133 a 138)
Objetivos: Compreender que a natureza das comunicações varia de acordo com o grau de evolução moral e intelectual do Espírito comunicante; Entender que Kardec analisou as comunicações e dividiu-as em quatro categorias principais, segundo seus caracteres mais acentuados, a saber: grosseiras, frívolas, sérias e instrutivas; Reconhecer as principais características de cada tipo de comunicação classificado por Kardec.
Módulo 6: Médiuns
Aula 25
Médiuns de Efeitos Físicos (LM – itens 159 a 163 [164 a 177])
Objetivos: Compreender que todo aquele que sente num grau qualquer a influência dos Espíritos é médium; Compreender que esta faculdade está por natureza ligada ao homem e não constitui desta forma privilégio exclusivo; Verificar que a faculdade não se apresenta da mesma maneira, em todos; Entender por médium de efeito físico aquele capaz de particularmente produzir fenômenos materiais, como os movimentos de corpos parados, ou ruídos, etc.
Aula 26
Médiuns Especiais I (LM – itens 185 a 188)
Objetivos: Entender o que os Espíritos esclarecem sobre os médiuns especiais; Compreender que Kardec, com ajuda dos Espíritos, observou que todas as espécies de faculdades mediúnicas são uma variante de duas categorias: a dos médiuns de efeitos físicos e a dos médiuns de efeitos intelectuais; Entender que há espécies comuns a todos os gêneros de mediunidade, que são: médiuns sensitivos, naturais e facultativos.
Aula 27
Médiuns Especiais II (LM – itens 189 a 192)
Objetivos: Entender o que os Espíritos esclarecem sobre os médiuns especiais; Refletir acerca dos efeitos físicos, efeitos intelectuais, variedade dos médiuns escreventes, desenvolvimento da faculdade e sobre as comunicações; Identificar as dificuldades que a prática da mediunidade apresenta; Concluir pela necessidade de estudar sempre acerca da mediunidade, para que essas dificuldades sejam vencidas.
Aula 28
Médiuns Especiais III (LM – itens 193 a 195)
Objetivos: Compreender que todos os matizes dos médiuns especiais analisados por Kardec, constituem variedades de aptidões dos médiuns, e que essas variedades apresentam uma infinidade de graus em sua intensidade; Entender que os médiuns que têm aptidões especiais para comunicações científicas, históricas, médicas e outras, as quais nesta existência não tenham conhecimento, possuíram tais conhecimentos em existências anteriores; Analisar as qualidades físicas e morais dos médiuns.
Aula 29
Médiuns Especiais IV (LM – itens 196 a 199)
Objetivos: Caracterizar e exemplificar Médiuns imperfeitos e Bons médiuns; Compreender que as características do Bom médium devem ser o objetivo do médium responsável.
Módulo 7: Formação dos Médiuns
Aula 30
Desenvolvimento da Mediunidade (LM – itens 200 a 219)
Objetivos: Entender os “cuidados” que se deve ter no desenvolvimento da psicografia; Compreender as relações fluídicas existentes entre o Espírito comunicante e o médium; Concluir pela necessidade da seriedade no desenvolvimento da mediunidade e da sua aplicação.
Aula 31
Os Inconvenientes e Perigos da Mediunidade (LM – itens 221 e 222)
Objetivos: Destacar os inconvenientes no que diz respeito ao exercício da mediunidade sobre a saúde, sobre o cérebro e sobre as crianças; Entender que o recolhimento é a condição para se lidar com Espíritos sérios; Entender que as evocações feitas de forma irresponsável constituem verdadeira profanação, facilitando o acesso aos Espíritos zombeteiros, ou malfazejos.
Aula 32
Perda e Suspensão da Mediunidade (LM – item 220)
Objetivos: Perceber que a faculdade mediúnica poderá sofrer intermitências ou suspensões temporárias; Identificar as razões pelas quais podem ocorrer a perda ou a suspensão da faculdade mediúnica; Compreender que a mediunidade nos foi oferecida pela Providência como missão.
Módulo 8: As Influências
Aula 33
O Papel do Médium nas Comunicações Espíritas (LM – itens 223 a 225)
Objetivos: Perceber a possibilidade da influência pessoal do médium nas comunicações espíritas; Conhecer a causa da preferência dos Espíritos a determinados médiuns; Compreender como se dá a comunicação dos Espíritos com o espírito do médium, analisando quando há dificuldades ou não.
Aula 34
A Influência Moral do Médium (LM – itens 226 a 230)
Objetivos: Verificar se há relação entre o desenvolvimento da mediunidade e o desenvolvimento moral dos médiuns; Verificar que a mediunidade é um dom de Deus, e analisar as consequências naturais do mau e do bom uso dessa faculdade.
Aula 35
A Influência do Meio (LM – itens 231 a 233)
Objetivos: Constatar a relação existente entre o meio em que se encontra o médium e as manifestações mediúnicas; Entender que para atrair os Espíritos não é necessário ser médium, pois tudo está subordinado à lei de afinidades; Reconhecer a condição essencial para atrair os bons Espíritos.
Aula 36
A Obsessão – Variedades, Causas e Cura (LM – itens 237 a 254)
Objetivos: Definir o que seja obsessão; Reconhecer a obsessão como um dos obstáculos à prática do Espiritismo; Conhecer as causas da obsessão e os meios de se combatê-la; Reconhecer a importância da prece para nossa proteção, mas entendendo que devemos estar vigilantes.
Módulo 9: Natureza dos Espíritos
Aula 37
A Identidade dos Espíritos (LM – itens 255 a 261)
Objetivos: Entender que a identidade dos Espíritos é, depois da obsessão, uma das dificuldades na prática do Espiritismo, embora seja uma questão secundária; Tomar conhecimento de que à medida que os Espíritos se purificam e elevam, os caracteres distintivos de suas personalidades se apagam, de certo modo, na uniformidade da perfeição; Conhecer os meios pelos quais podemos provar a identidade dos Espíritos.
Aula 38
Modos de Distinguir os Bons dos Maus Espíritos (LM – itens 262 a 267)
Objetivos: Compreender que a linguagem utilizada pelos Espíritos está sempre em relação ao grau de elevação em que se encontram; Identificar os atributos dos Espíritos depurados e dos imperfeitos, e suas características nas formas de manifestação; Conscientizar-se de que é necessário sempre submeter as comunicações recebidas ao cadinho da razão.
Aula 39
Questões sobre a Natureza e a Identidade dos Espíritos (LM – item 268)
Objetivos: Compreender a razão de Deus permitir que maus Espíritos se comuniquem; Identificar os sinais através dos quais reconhecemos a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos; Entender que, quanto mais elevado é um Espírito, mais dilatada é a sua irradiação.
Aula 40
Questões sobre Evocações (LM – itens 282 a 285)
Objetivos: Estudar sobre evocação de Espíritos, reconhecendo a possibilidade de atrairmos tanto os bons quanto os maus; Conhecer as condições necessárias para as evocações; Compreender o que Kardec chamou de telegrafia humana, e entender o por que de não ser praticada por todos.
Aula 41
Perguntas que se Podem Fazer... (LM – itens 286 a 290)
Objetivos: Entender que as perguntas dirigidas aos Espíritos devem ser claras, precisas, de forma encadeada e não devem ser de natureza a pôr em prova os Espíritos; Identificar que tipos de perguntas encontram simpatia ou antipatia por parte dos Espíritos, no caso de serem bons ou maus; Compreender o inconveniente de se perguntar aos Espíritos sobre o futuro; Entender que os Espíritos somente nos revelam fatos de existências passadas com o objetivo de instruir-nos.
Aula 42
Perguntas que se Podem Fazer... (LM – itens 291 a 296)
Objetivos: Refletir sobre que tipos de interesses podemos nos aconselhar com os Espíritos, e se podemos pedir esclarecimentos quanto a sorte dos Espíritos; Entender a possibilidade de nos aconselharmos com os Espíritos sobre saúde, invenções, descobertas, tesouros ocultos e outros mundos; Compreender que os Espíritos não nos isentam do trabalho da inteligência.
Módulo 10: Contradições e Mistificações
Aula 43
As Contradições (LM – itens 297 a 303)
Objetivos: Tomar conhecimento de que as contradições apontadas pelos adversários do Espiritismo são de origem humana; Entender que os Espíritos superiores jamais se contradizem; Conhecer a opinião dos Espíritos Superiores acerca das contradições; Conceituar o que seja mistificação, reconhecendo o meio de evitá-la.
Aula 44
Charlatanismo e Embuste (LM – itens 304 a 323)
Objetivos: Entender a diferença entre um médium sério e um médium embusteiro; Reconhecer as condições necessárias para que uma pessoa sirva de intérprete dos Espíritos; Entender que a faculdade mediúnica não foi dada ao homem para ser ostentada nem exibida, e sim para um fim sério e útil; Compreender que o absoluto desinteresse é a garantia contra o charlatanismo.
Módulo 11: Reuniões Espíritas
Aula 45
Reuniões Espíritas (LM – itens 324 a 333)
Objetivos: Conhecer os diferentes tipos de reuniões espíritas com suas respectivas características; Entender que uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades resultam das de seus membros; Conscientizar-se de que o recolhimento e a comunhão dos pensamentos são as condições essenciais de toda reunião séria.
Aula 46
Sociedades Espíritas (LM – itens 334 a 350)
Objetivos: Entender que os mesmos princípios que valem para as reuniões espíritas também valem para as sociedades espíritas; Compreender os meios de se evitarem as discórdias dentro das sociedades espíritas; Identificar a sociedade espírita que estiver no melhor caminho, utilizando um critério infalível: que tenha por divisa Amor e Caridade.
Módulo 12: JESUS
Aula 47
Transfiguração (GE cap. XIV: 39 e XV: 43 e 44)
Objetivos: Compreender como se dá o fenômeno da transfiguração; Distinguir o fenômeno da transfiguração do fenômeno das aparições propriamente ditas; Entender que todas as faculdades reveladas por Jesus não estão fora das leis da Natureza e podem ocorrer com qualquer pessoa.
Aula 48
Possessos (GE cap. XV: 29 a 36)
Objetivos: Compreender que processos obsessivos podem ser confundidos com doenças patológicas em determinadas condições (surdez, epilepsia, catalepsia, etc.); Entender que muitas curas são obtidas através da evocação e moralização dos espíritos obsessores, sem magnetização nem medicamentos (desobsessão – atendimento espiritual); Reconhecer a autoridade moral de Jesus ao lidar com os obsidiados e possessos.
Aula 49
Curas (GE cap. XV: 10 a 25)
Objetivos: Verificar que o fluido magnético pode ser emitido pela ação da vontade ou de forma espontânea; Entender que o bom fluido atinge o desequilíbrio orgânico de forma terapêutica; Compreender que a fé é um dos princípios mais importantes da mediunidade curadora; Compreender que nem sempre a cura é instantânea, podendo ocorrer de forma gradual, e em alguns casos, nem ocorrer; Constatar que a enfermidade decorre de uma enfermidade da alma, cessando a causa, o efeito tem que cessar; Deus concede a nossa cura porque considera o que há no fundo do nosso coração.
Aula 50
Curas (GE cap. XV: 10 a 25)
Objetivos: Verificar que o fluido magnético pode ser emitido pela ação da vontade ou de forma espontânea; Entender que o bom fluido atinge o desequilíbrio orgânico de forma terapêutica; Compreender que a fé é um dos princípios mais importantes da mediunidade curadora; Compreender que nem sempre a cura é instantânea, podendo ocorrer de forma gradual, e em alguns casos, nem ocorrer; Constatar que a enfermidade decorre de uma enfermidade da alma, cessando a causa, o efeito tem que cessar; Deus concede a nossa cura porque considera o que há no fundo do nosso coração.
Aula 51
Aparição de Jesus após sua morte (GE cap. XV: 56 a 63)
Objetivos: Estudar o fenômeno das aparições ocorrido com Jesus, em diversas situações frente aos seus discípulos; Perceber e conscientizar-se de que mais importante do que os fenômenos produzidos por Jesus (prodígios, curas, etc.) foram seus ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário